Sabe aquelas imagens de desenho animado que tem algum bichinho andando pelo deserto, naquele seca sem fim, aquele sol de rachar o coco e a língua dele quase encosta no chão de tanto calor, seca e sede? Me sinto assim nesta seca de Brasília. Tudo bem que eu exagero nas minhas descrições, mas a seca que tem feito por aqui me faz ficar reclusa.
Nestas horas, pra evitar sair, aproveito tudo que tenho no congelador e desta vez retirei 2 peitos de frango. Temperei bem, coloquei na pressão e fiz um caldinho bem gostoso que usarei futuramente na preparação de sopinhas e risoto. Se você não souber como fazer, leia este post que eu explico tudinho, tá? Ps: este post é um que eu curto as fotos! :)
Tá, mas e dai? O que eu fiz com o franguinho?
Nada além de franguinho desfiado bem temperadinho com molho branco por cima e bastante queijo ralado. Super simples, mas muito, muito, muito gostoso!
Desfiei o frango (uma leitora me escreveu dizendo que desfia o frango quente na batedeira), eu usei as mãos mesmo. Refoguei no azeite (1 colher de sopa) meia cebola com um dentinho de alho, ambos bem picadinhos. Coloquei 1 colher (rasa) de tempero pronto, coloquei um teco de pimenta moída na hora, 1 colher (sopa rosa) de orégano, cebolinha fresca e só.
Preparei um molhinho branco.
Como faço? Com o gás bem baixo, derreto uma colher (sopa) de manteiga (não, eu não uso margarina), coloco 2 colheres (sopa) de farinha de trigo e mexo bem. Forma uma bolona, um grude só! Aos poucos, bem aos poucos mesmo vou adicionando leite e mexendo mto (uso fouet, mas se não tiver, vai de colher mesmo). Adiciono mais um tico de leite e mexo, vou repetindo esta operação até formar um creme ralo, continuo com o gás baixo e mexendo sempre até engrossar. Adiciono sal e noz moscada ralada na hora. Se você seguir estes passos, não tem como empelotar.
Como faço? Com o gás bem baixo, derreto uma colher (sopa) de manteiga (não, eu não uso margarina), coloco 2 colheres (sopa) de farinha de trigo e mexo bem. Forma uma bolona, um grude só! Aos poucos, bem aos poucos mesmo vou adicionando leite e mexendo mto (uso fouet, mas se não tiver, vai de colher mesmo). Adiciono mais um tico de leite e mexo, vou repetindo esta operação até formar um creme ralo, continuo com o gás baixo e mexendo sempre até engrossar. Adiciono sal e noz moscada ralada na hora. Se você seguir estes passos, não tem como empelotar.

Tem gente que curte refogar uma cebola (ou meia ou quanto quiser) na manteiga antes de colocar a farinha. Fica bem gostoso também. Quando o molho estiver praticamente pronto, pode adicionar queijo, requeijão. Pra mim não tem muita regra. Coloco o que tenho vontade e o que tenho na geladeira. Desta vez, coloquei o molho por cima do franguinho e enchi de queijo ralado.

Coloquei a panela no forno pra gratinar o queijo. Ficou incrivelmente gostoso! Comidinha simples, mas quentinha, bem temperadinha e juro que ficou pronto super rápido! Delícia! Só preparar um arrozinho, uma saladinha e está ótimo! Comida caseira! Comida de mãe!
Um beijo pra vocês! Ótimo final de semana!
Glau
Outras receitas com frango:
- Frango a parmegiana facílimo
- Torta fácil (de frango) quentinha e deliciosa
- Torta de frango com massa de batata
- Estrogonofe de frango
- Franguinho assado
- Franguinho simples com cara de luxo
- Franguinho pá pum
Agora espero sua visitinha no Quitandoca Fotografia :)
28 comentários:
Bom fim de semana.
Hummmm, fiquei com água na boca!
E aqueles pezinhos, parecem pãezinhos, coisa fofa!
Beijos e um ótimo final de semana!
Frango é bom de qq jeito!
Tem uma receita q faço parecida com essa e é bem fácil tb.
No refogadinho de frango, acrescento milho, azeitona e palmito. Coloco tomate bem maduro picadinho e um pouco do caldo do frango. O refogado tem que ficar bem úmido, com um pouco de caldo.
Numa travessa, fora o fundo com requeijão, coloca o refogado de frango, cobre com um pouco de creme de leite e muçarela e leva ao forno pra gratinar.
O caldinho que forma no fundo e a crostinha
me marido me mata se eu colocar milho e palmito, mas suas dicas são ótimas e super valiosas! Bjos
Faço uma receita parecida e facílima tb.
Nesse refogado do frango acrescento milho, azeitona e palmito. Coloco uns tomates bem madurinhos picados e um pouco do caldo do frango. O refogado tem q ficar bem úmido.
Forro o fundo de uma travessa com requeijão, coloca o frango, cobre com um pouco de creme de leite e muçarela. Leva ao forno pra gratinar. O caldinho q forma no fundo com o frango e o requeijão e a crostinha de queijo e creme de leite é tudo de bom.
Acho q é meu prato preferido... Hehehe
Acho q postei duas vezes... Rs
Eu gosto de colocar ervilha e nao ponho por causa do meu marido tb. Mas nao importa muito o que coloca, o que fica bom mesmo é o caldinho do frango misturado com requeijão e o queijo gratinado com o creme de leite. Amo!
Falta muito pro almoço? Hahaha
Beijos
Nossa que sensação horrível ao ler as primeiras linhas do post de hoje :(
O aspecto do frango está delicioso! Comida simples e gostosa é sempre bem vindo! Tá anotado :)
Beijão
Oi, Glau. Na receita do molho branco, a colher de manteiga que você coloca é beeem cheia?
Beijos e bom fim de semana!
é cheia, mas nao lotada
Hummm! Apetitoso, Glau! Ah, adorei vê-la no casamenteiras!! Muito legal! Você é demais!
Beijo!
Oi Glau! Descobri seu blog esses dias e agora acesso diariamente. Hoje já reproduzi uma de suas receitas, uma abobrinha de forno, com tomate e queijo. Amei, e ainda dei meus toques. Tb faço parte de um blog, e vou publicá-la lá, dando créditos a você, claro!
Óóóóóótimo Fiiiiiindi!!!!!!
Apetitoso este franguinho....huuuuuuuuuum..
Beeeeeeeeeeeeeijos.
Já estava com a cara boa até sem molho, hahaha. :P
Oi Glau, tudo bem?
Os biscoitos de canela estão no forno, perfumando toda a casa. Nunca vi uma massa tão perfumada, mesmo crua o perfume dela é inebriante.Se está assim antes de ficarem prontos, imagina quando eu for comer.
Depois venho contar.
beijos,
Laura Lyz
Oi Glau,
Os Biscoitos são maravilhosos! Super delicados. Queria levar alguns de presente para uma amiga, mas acho que não vai sobrar rsrsrsr.
Esqueci de falar que não tinha conhaque nem vinho branco, coloquei uma boa cachaça mineira. Simplesmente divinos. Agora terei que fazer todas as suas receitas de biscoitos. Parabéns.
beijos e ótimo final de semana.
Laura Lyz
Oi Glau achei esta sua receita ótima, mas toda vez que cozinho frago para desfiar depois, fica com um gosto forte, será que você tem alguma dica para me passar?
Beijos!
Anônimo, nunca senti este gosto forte que vc citou. Paladar é um "treco" tão difícil de discutir. Puxa, nao tenho nenhuma dica pra te passar. Bjo (Plis, coloca seu nome da próxima vez, tá?)
Glau, eu faço uma receitinha de frango desfiado com creme branco bem parecida com a sua, fica uma delícia! Na verdade não tem muito receita, porque eu meio que coloco tudo que eu tenho vontade na hora em que estou fazendo hehehe. Só que nunca gratinei, deve ficar ótimo!
(adorei a ideia de desfiar o frango na batedeira. Vou testar! Acho desfiar frango meio chatinho..)
Beijos, boa sexta para você!
Apetitoso!!!
Beijo e ótimo final de semana!!!
Thali
Glau,
Nem sempre as receitas mais complexas são as melhores, a verdade é que muitas vezes nós é que complicamos... rsrs
Fotos e receitas simples e linda, o sabor deve ter ficado delicioso.
Adoro suas receitas.Pena que esse fundo escuro dificulte para lê-las.
Minha mãe desistiu.
abraços
Anete
Amiúga,
Adorei o postiiii de hj, deu água na boca esse seu postiii, lindas as fotos.
Então, estou aqui com o Lalá esperando a Irene passar. Tinha altos planos para hj, mas por conta da moça estamos de molho em casa. Vou colocar fuet na minha lista da bed, bath e beyonds pq eu sou chique, vou fazer um MÔIO desses para o meu marido Oscar kkk.
Beijos do outro lado do hemisfério da
Amiúlga Mascarada kkkkkkkkkkk
To com fome, to com fome, to com fome... e agora? linda as fotos!! continuo com fome... bjs
Glau... vc não sabe o quanto seu blog tornou-se importante para mim!
bj kelly
oi Glaucia, irei por partes: sou seu leitor esporádico e sempre que posso venho ler suas postagens e anotar algumas receitas q me agradam. Não sou de comentar pois notei q homens não costumam deixar mensagens aqui e iria me sentir um peixe fora da água, então acabo evitando comentar, mas hj tenho q dar um toque: espero q nao interprete mau minha colocação, mas nos últimos posts está um excesso de "inhos" e "inhas" nos textos e nesse em particular, está um exagero. Para quem lê, soa muito estranho. Nao sei se é proposital de sua parte ter postado assim, de qualquer forma ficou muito, mas muito estranho mesmo ter toda a postagem com tantas palavras no diminutivo. Espero q nao se ofenda ok, mas fica feio demais esses diminutivos em exagero e vale a pena ater a esse detalhe quando estiver escrevendo.
Tudo de bom prá vc e bye
Augusto, claro que vc não ofendeu. Quando escrevo meus textos, acabo sendo muito espontânea e nem sempre me dou conta de certos exageros. hahah eu sou exagerada mesmo! Eu falo franguinho, carninha em casa e acabo reproduzindo no blog. Mas gostei da sua dica e vou prestar mais atenção! Afinal este blog não é só pra mulherzinha, ops, só pra mulher! Vou ver se faço uma receita pra cabra macho! haha
bjao e até mais
Glau.. delícia... eu adoro molho branco!!! Mas o que faço em casa não é com farinha.. faço com leite, um tantinho de maizena e acrescente creme de leite....
Beijos
Oi, o leite do molho branco vc coloca em qual temperatura? gelado, ambiente ou quente? meu molho sempre empelota!!!
Postar um comentário