16.5.11

Estrogonofe de frango

Sexta-feira passada o blogger ficou completamente doido. Sumiu post, sumiram comentários, não entrou no ar um post que havia agendado. Enfim, um caos. E este post tinha desaparecido! Mas resgatei e postei novamente pra vcs!

A Dona Jussara é mãe de um dentista que, assim como eu, descobriu recentemente uma outra paixão: a fotografia. Mineiro de coração, super gente boa que eu tive o prazer de conhecer em Ouro Preto. Eu ainda estou esperando a receita da batata do Derli que jurou de pé junto que a sua batata é a melhor do mundo! Estou esperando até agora, mas quem me mandou primeiro uma receitinha foi o Edson Brow, filho da Dona Jussara. O prato foi feito lááááá no interior de Minas para o Dia das Mães.

Estrogonofe de frango da Dona Jussara

_MG_3366
foto: Edson Brow

- 2 peitos de frango
- 1 cebola grande ou 3 pequenininhas rs
- 5 dentes de alho
- 3 colheres de sopa de Shoyu
- 1 colher de chá de orégano
- 1 limão
- 2 latas de creme de leite
- 1 lata de milho verde
- azeitona verde, sal e catchup a gosto

Pique os peitos de frango em cubinhos. Tempere com o suco do limão, cebola e alho picadinhos, coloque o orégano, shoyu e sal a gosto. Leve ao fogo e deixe o peito fritar e corar (vai soltar água e depois secar). Quando ele estiver bem douradinho, coloque o catchup, milho e as azeitonas sem caroço e picadinhas. Deixe dar uma fervura. Desligue o gás e coloque as 2 latas de creme de leite com o soro mesmo. Sirva com arroz branco e batata palha.

_MG_3289
Foto: Edson Brow

_MG_3243
Foto: Edson Brow

_MG_3308
Foto: Edson Brow

_MG_3315
Foto: Edson Brow

_MG_3330
Foto: Edson Brow

_MG_3336-2
Foto: Edson Brow

_MG_3351
Foto: Edson Brow

Sei que existem outras maneiras de se fazer estrogonofe, tem gente que não coloca milho, alguns colocam champignon. Vou bater na mesma tecla: faça sempre com o ingredientes que mais gostar, tá?

Bom fazer post que a gente não tem trabalho algum, mas também não come! Queria ter experimentado este estrogonofe. A cara não ficou boa? Dona Jussara e Edson, muito obrigada! Derli, sua batata tá assando, é a próxima, viu? :) Marcinha, Cris, Verinha, Érica quero ver vocês na cozinha, hein?

Beijos, Glau
Ps: as fotos sao do Edson Brow

16 comentários:

Márcia Silveira disse...

Oi, Glau!
Eu na cozinha? Vixe...difícil... Só se for pra te mandar receita de miojo...rs
Brincadeirinha...
Gostei da ideia...prometo que um dia vou preparar alguma coisa legal e mandar as fotos e a receita pra você. ;)
Esse estrogonofe da dona Jussara parece ter ficado bom mesmo...hummm...
Beijos.

Cris Fernandes disse...

Hum, deu água na boca..
Hoje a quinta do cincão (festa tradicional do estúdio), vai ser na minha house, e como eu vou pra cozinha.. vou tentar fotografar tudo e passar a receita, prometo!

Agora, fala sério..
Eu e mais 1001 pessoas curtiram muito essa receita..

Parabéns Brow.. e Parabéns Glau..

Beijos mil.

Cris Fernandes

Priscila Oliveira disse...

Huummmm adoro strogonoff de qualquer coisa, frango, carne, amo! Adorei, parabéns para Dona Jussara!
Tô com água na boca, acho que já decidi o que fazer para o almoço! haha
bjs...

Carol disse...

Eu adoro estrogonofe... com muito cogumelo!!!

Manu disse...

Glau,

Imagine minha surpresa qnd fui fazer minha visita diária no quitandoca e encontro o post do estrogonofre de frango, justamente a comida que estava pensando fazer pra minha irmã que está vindo me visitar hj pela primeira vez. Confesso q não pensei em usar a azeitona e o milho, mas agora vou colocar um pouco sim, prq a cara ficou estupenda!!!

Um super beijo,
Manu

Rosana Remor disse...

Que coincidência!Meu almoço de hoje é exatamante este!Amei esta receita!!Vou lá fazer...té na hora!!Bjs!!

Tati Sabadini disse...

Digo e repito: ver essas fotos antes do almoço matam a gente! Vou tentar fazer a receita na minha versão forno, deve ficar uma delícia.

Bebela disse...

Eu sou chata, prefiro estrogonofe de carne! :P

Pra mim, a melhor batata do mundo é uma que eu faço no forno. Mas também, coloco alho, requeijão e parmesão... Num dava pra ficar ruim né! :)

Diana disse...

MInina fiquei bestificada com a beleza dessa receita.

Fernanda Reali disse...

Por coincidência, minha filha Helena pediu estrogonofe de frango hoje! As diferenças são poucos: não ponho shoyu, azeitona e molho. em vez disso ponho pedacinhos de champignon.

A vantagem de um estrogonofinho é que as crianças não usam bem faca + garfo, então facilita a vida das mães bastante quando tudo já está bem picadinho.

Adorei a foto do catchup combrinado com a blusa. Quem fez a imagem está de parabéns.

bjs

Tricolícia disse...

Glau,
Adorei a receita, tava querendo uma assim, sem molho de tomate e champignon.
Aqui na minha cidade tem um Lugar de gente feliz "verde" pelo que entendi é um mercado piloto da rede deles todo voltado a nao agredir o meio ambiente, e lá lembrei de você tinha umas panelinhas, forminhas iguais às suas, achei tão chic!
Assim minha cozinha vai ficar phyna, aos poucos comprando umas peças.
bjao Glau, e obrigada mais uma vez!

Unknown disse...

No "meu" dia das mães tb fui de estrogonofe. Porém coloquei champignon. Não entrou shoyo, nem azeitona, nem milho. Shoyo no estrogonofe nunca pensei (amo shoto e vou testa), azeitonas não tenho o hábito mesmo, sempre faço sem e o milho acho que faz virar fricassê, pra mim perde a característica... Mas a mistura parece bem da boa, isso sim! Isso que é bom! Diversidade na vida e na cozinha!
Bjo, Glau!

Telma disse...

Fazer do jeito que mais gostar é sempre válido, mas chamar de estrogonofe o que não é estrogonofe é errado com certeza, já que você tem um blog de receitas não pode ensinar errado para as pessoas que vem até aqui, assim vão pensar que estrogonofe pode ser qualquer coisa que tenha carne picada. Desculpa pela sinceridade. Telma.

Glau disse...

Telma, engraçado isto pq eu não estou aqui pra ensinar ninguém, estou aqui pra trocar, pra aprender, se aprendem comigo fico feliz, mas não é este o objetivo do blog. Vc foi deselegante com meus convidados e comigo. Desculpe tbém a sinceridade. Glaucia

Marta disse...

É um prato simples, mas que todo mundo gosta.... e esse daí ficou bom demais!!!!
Manda uma colherada..rsss
Beijos

Samael disse...

Meu marido fez a receita e ficou uma delícia! Muito legal seu blog Gláucia...

Telma, desculpe a sinceridade, mas se você acha que a Glau "ensina" errado, porque estava no Blog? Vá assistir Ana Maria Braga!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin