1.3.11

Geléia de nectarinas

Eu tinha comprado umas nectarinas por um preço ótimo, só que eu me enganei achando que comeria todas e elas ficaram rodando de um lado pro outro na geladeira. E dai me lembrei de uma leitora (daqui de Brasília) que na pesquisa disse que gostaria de ver mais geléias por aqui (infelizmente ela não se identificou). E como eu também adoro geleinhas, resolvi aproveitar as frutas, colocar tudo numa panela e ver o que dava.

_DSC1655

Geralmente a medida de açúcar é a metade do peso da fruta, mas eu coloquei no olhômetro, experimentei, vi que precisava mais e acrescentei.

Geléia de nectarinas, morango, limão e baunilha
- 4 nectarinas
- 4 morangos (esta quantidade mesmo! era o que eu tinha)
- 1limão siciliano (suco e raspas de meio limão)
- fava de baunilha
- 1 colher (chá) de extrato de baunilha
- açúcar

Lavei bem as nectarinas tirei a casca e piquei. Coloquei numa panela com os morangos, acrescentei suco de 1 limão (eu tinha um siciliano ficando velho na geladeira e aproveitei), mas você pode colocar o tahiti, coloquei açúcar (no olhômetro), peguei uma fava de baunilha usada (hahaha é verdade, ela estava dentro do açúcareiro. Fazer mal não ia, no máximo ia dar um gostinho) e pra enganar coloquei 1 colherinha de extrato de baunilha. Liguei o gás bem baixinho e fui mexendo. Quando a fruta derreteu um pouco, achei melhor bater tudo no liquidificador. Desliguei o gás, peguei o liquidificador, triturei tudo e voltei pra panela. Liguei no fogo baixo e fiquei mexendo até chegar o ponto de geléia.

Ponto de geléia: inicialmente a geléia fica bem ralinha e escorre, depois ela vai ficando mais espessa e começa a cair em gotas. Quando a geléia está no ponto ela começa a cair em placas. Confusa esta explicação?


_DSC1661

Dai tinha sobrado massa folhada, cortei em 3 pedaços, coloquei no forno, cobri com queijinho prato e na hora de comer coloquei a geléia. Delícia.

_DSC1665

Se você curte geléias como eu, olha estas outras receitas que eu já postei:
- Geléia de Morango, framboesa e baunilha
- Geléia de Jabuticaba
- Geléia de Goiaba
- Geléia de Morango e Blueberry
- Geléia de Amora
- Geléia de Framboesa

17 comentários:

Milena disse...

Essa geléia deve ter ficado boa...
E esse prato?Lindo demais.
Post anterior cheio de poluição visual,quisera eu ter por todos os lados,poluição visual bela.

Bj e março tem mais,não é?

Rashmi Tara disse...

Não sei o que tá mais bonito, se a geléia vermelha que parece um vidrinho, ou a foto da geléia vermelha que parece um vidrinho!!!
Beijo Grande, Luz e Devoção!!!

Mila Bomtempo disse...

Hummm delícia!
Adoro geleinhas! Me lembram uma fase delícia da minha vida! hehe

Bejooo!

Fernanda N. G. Giuliani disse...

Glauzita, geléia especial essa hein! Nectarinas com morangos,limão...nossa...ameeeii!!!
Bjao querida
Fe. ;)

Tássia disse...

Hummmm delícia de geléia, achei legal vc ter aproveitado os 4 morangos, o único limão siciliano, a fava de baunilha usada... rsrs.... tem que usar a imaginação mesmo!
Uma boa dica pra saber o ponto de geléia é colocar um pouquinho em um pires, leve ao freeezer por 1 minutinho, daí levanta o pires deixando-o em pé, a geléia está no ponto se escorrer só um pouco formando uma gota mas sem sair do lugar, sem escorrer pelo pires, sabe?!. Se estiver assim é só tirar do fogo, se ainda estiver mole voltar ao fogo mais um pouco. Xiiii... será que ficou confuso?! Beijos

Ateliete® disse...

Hmmmm adoro nectarina! A geleia deve ter ficado deliciosa. Adorei as fotos.
Excelente dia.
Eliete

Tatiana disse...

Que cor linda! Nunca fiz com nectarinas, deve ficar uma delícia!!!
Bjs

Ana Matusita disse...

Isso é sacanagem... primeiro a Si me manda os sabores dos ovos de Páscoa; depois, venho aqui e vejo geléia com jeito de azedinha, bem como eu gosto... e, pra piorar, ganho um monte de broa de milho de uma amiga daqui (que ficaria perfeita com a sua geléia)!
Minhas amigas me engordam... hahahaha!
bj

Bebela disse...

Uau! A geléia ficou com uma cor linda! Os 4 moranguinhos deram mesmo sua graça!
Quando leio você contando de receitas no "olhometro" lembro de quando era menor e pedia as receitas pra minha Mãe e ela dizia que não sabia pq foi adicionando os ingredientes no olho... Odiava isso! Com o tempo eu também comecei a cozinhar no olho e hoje a maioria das receitas que faço vão assim, na base do "olhometro".
Acho que as vezes tem gente que pensa que é pq não quero dar a receita, revelar aquele "tcham", o pulo do gato... :P Ainda posso passar de chata! kkkkkkkkkkkkk Mas, fazer o que né? Tento explicar o máximo que dá!
Beijooo :*

Bianca Moraes disse...

Consegui visualizar os pinguinhos e as placas! Hhuihoa :)

Pelos ingredientes, pareceu MUITO boa essa geléia! Eu quero quero quero!!
Na próxima vez que for ao mercado, comprarei nectarinas! o/

Beijinhos!

Tamy disse...

Oi Glauzita, não sou muito de nectarinas, mas acho que esse moranguinhos podem acabar me convencendo. Só uma perguntinha, a nectarina tem que ser bem madura?

Beijok

disse...

Amiga, já to apegada! quero um potinho lindo da glau! pidona modeon!
bjs

A Cozinha de HG disse...

Oi Glau! Primeiro, queria dizer que adoro teu blog, e que nos últimos dias testei duas receitas tuas: a panqueca de manteiga de amendoim e a sopa branca, que ficou divina!
Essa geleia talvez venha a ser testada em breve!!
Beijos,
Heide

Marta disse...

É claro que deve ter ficado bom pacas.. e essas panelinhas são linndas!
Beijocas

Katia Bonfadini disse...

Foto, geleia, texto: tudo perfeito, como sempre!!!! Bjs!

liloca, liloquinha disse...

Teclado molhado!!!! Babei!!!!
bjus
liloca

suspiros disse...

Seu blog é lindo, e tem receitas divinas, parabéns!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin