13.4.11

Como preparar bolos perfeitos?

Eu realmente não sei hahaha, mas vou passar algumas dicas pra nos ajudar a não solar o bolo, a não grudar no fundo da forma. Se você tiver alguma outra dica, me passe, ok? De onde eu tirei estas informações? Algumas da minha experiência em fazer bolos, outras fuçando meus livros. 

Dicas básicas

1) Use sempre produtos de boa qualidade. Eles fazem toda diferença no seu bolo.
2) Quando for usar farinha, peneire antes de usar. Não é somente para retirar resíduos, mas também para aerar a farinha e fazer com que o bolo cresça melhor.
3) Cada receita pede um tipo de açúcar, geralmente é o açúcar refinado. Peneire antes de usar e não exagere na quantidade, ela pode tornar o bolo pesado e prejudicar o crescimento.
4) Algumas receitas pedem leite ou iogurte, eles servem pra deixar o bolo mais úmido.
5) Manteiga não é margarina. Use sempre manteiga, até para untar a forma. A margarina tem origem vegetal, passa por um processo de hidrogenação que converte uma parte das gorduras insaturadas em trans-saturadas (gordura trans). Apesar de falarem que muitas margarinas não passam por este processo. Para saber mais, clique aqui.

DSC_1070

6) Se a receita pedir óleo, dê preferência ao de girassol ou canola. Dará certo se você fizer com o de soja, porém o de canola ou de girassol não deixam nenhum sabor residual e deixam a massa mais leve. 
7) Use os ovos sempre em temperatura ambiente. Quebre um a um antes de colocar na massa, assim você se certifica que eles não estão ruins. Se a receita pedir claras em neve, acrescente-a levemente ao bolo, sua função será de aerar e dar leveza ao bolo.
8) Fermento em pó: fique sempre atenta ao prazo de validade. Geralmente o fermento é o último ingredientes que você vai adicionar à massa. Sempre incorpore lentamente.
9) Quando a receita pedir cacau em pó não troque pelo achocolatado. Você terá um bolo diferente!

DSC_0277

10) Forma do bolo: cada receita pede um tamanho de forma. Fique sempre atenta ao escolher a sua, verifique a quantidade de ingredientes. Não deixe a massa alcançar o topo da forma, já que sei bolo irá crescer e as chances dele vazar são grandes.
11) Prepare a assadeira ou forma. Unte bem com manteiga e depois cobra com farinha. Acenda o forno antes de começar a fazer a massa do bolo. O forno sempre deverá ser pré-aquecido (pelo menos 10 minutinhos antes) 
12) Depois de colocar o bolo no forno, não abra a portinha por pelo menos 15 minutos, pois o ar mais frio pode fazer com que o bolo não cresça como deveria.
13) Fique atenta à temperatura e ao tempo de cozimento indicado para que seu bolo cozinhe por dentro e fique douradinho na parte de cima. Se o forno estiver quente de mais, a massa pode ficar crua por dentro. 
14) Para saber se o bolo está pronto, faça o teste do palito. Ele deverá sair sequinho.

_DSC0746

15) Se você achar que o bolo está muito corado e a massa inda muito líquida, faça o seguinte, cubra a forma com papel alumínio e aguarde mais alguns minutos, faça o teste o palito depois de alguns minutos.
16) E na hora de desenformar, segure a ansiedade e espere o bolo esfriar. :)

Se vocês tiverem mais dicas, truques divida com a gente nos comentários!

Queridos, queria agradecer os recadinhos que recebi ontem. Nossa, fiquei radiante com o tanto de carinho, de felicitações! Muito obrigada mesmo! De coração! Sintam-se beijados e muito abraçados! Amei.

Bjos, Glau

Ps: Muito obrigada pra quem realmente acreditou que eu fiz 21 anos! hahaha Fiz 32.
Ps2: Mando um beijo e um abraço bem apertado mesmo pra Dani.. que está lá em Recife!
Ps3: Quer ver mais dicas preciosas? :)

- Como preparar sopas
- Dicas de congelamento de líquidos
- Como lavar roupas

37 comentários:

NamorandoNaCozinha disse...

Dicas precisosas da Glau hein. Quando me aventurei a fazer bolo aos 9 anos, cometi a maioria destes erros. Mas isso foi bom. Hoje não erro mais (quer dizer, tento não errar mais). A natureza do bolo as vezes conspira. Mas isso é cozinha! Ah e Feliz dia do beijo. Hoje tenho uma receita americana chamada KISS. Namorado que fez Glau. Chique ne???

Anônimo disse...

tem que ter pitada de sal.rsrrss
aprendi a fazer bolos e doces com a vó do meu marido.hoje ela tem 90 anos e lembra fisicamente a dona Benta do livro.muito mesmo.
cabelos branquissimos ,bem cheinha,bem vó.e quase tudo que ela faz tem a antiiiiga pitada de sal,coisa de vó mesmo.não sei se é meio nostalgia ou sei lá o que.só sei que faz diferença ,pelo menos pro meu paladar.
só não consegui tirar da danada a receita "toucinhos do céu".é o doce preferido de uma das netas. aprendeu e todo ano faz no aniversário da bia ,.faz a 7 chaves.as duas esperam por esse dia,por causa do doce .é muito,muito lindo.

coisas de vó...
e a bia diz que é o melhor toucinho do mundo.
coisas de neta...
perguntei tem pitada de sal né???
não minha querida.esse não leva sal.leva muito amor.

Isa disse...

Glau... uma vez me disseram que pra não fikar embatumado eu deveria colocar um tanto a menos de oléo do que o que pede a receita. Acha que tem alguma coisa a ver ??

Não fiz o teste.. rs

Marmita disse...

ADOREI o teu blog.. desde as imagens às receitas.. tudinho! Vou te seguir sem pedir permissão :)

beijo da Marmita

Pimenta Biquinho - Adriana disse...

Adorei a dica de cobrir a forma com papel aluminio, algumas receitas assam por fora mas ainda continuam crus por dentro, mas acho que isso deve ser por causa do forno tbm né!

kaci disse...

Que post precioso!
Obrigado!

Christina Frenzel disse...

Glau, não consegui passar aqui para deixar meu recadinho, mas falei no Orkut, néam? rssss
Olha, quando o bolo é de chocolate, costumo untar a forma com manteiga e cacau, não fica com aquela casquinha esbranquiçada! ;)
De resto, dicas maravilhosas, viu?

Beijos

Anônimo disse...

Obrigada pelas ótimas dicas.
Beijo:)
Janice

Carol disse...

eu fui uma dessas que acreditou no 21!!.. rs..
Adorei as dicas.. e as fotos, como sempre, perfeitas!!

Dica disse...

Bom dia Glauce
Adorei as suas dicas para fazer bolo. Adoro fazer bolo e as suas receitas são ótimas. Estou procurando uma receita de bolo para fazer no aniversário da minha mãe, ela vai fazer 70 anos e quero fazer um bolo de abacaxi com coco bem gostoso. Você tem alguma dica pra mim?
bj

JULIANA disse...

Glau,
Um verdadeiro manual para as menos ajeitadas (como eu). Eu tinha desistido de bolos até que consegui pegar a manha do meu forno. Hoje em dia até que gosto dos meus bolinhos. Aliás... vontade de um de fubá. huuuuuummmmmm

Glau disse...

Juliana, tem um bolinho de fubá receitinha da minha avó que é muito gostoso! Muito mesmo.

Bjao

Carol Silva disse...

Como esse post deu certo com meu dia de hoje.. Desde a semana passada estou com uma receita de bolo sua pra fazer e como estou gestante, acabo deixando pra depois pois quando chego em casa estou bem cansada.
Hoje acordei cedinho e corri pro supermercado pra comprar o que faltava, e a noite o bolo sai! Rs.
Meus bolos muitas vezes não dão certo, por isso as dicas caíram tão bem. Vamos ver se hoje da certo.. Rs.
Beijo

Renata Neris disse...

Ai, moça! Graças à Deus eu faço tudo isso com meus bolos e todo mundo lambe os dedos. Uma coisa que tenho feito ultimamente é bater a clara em neve, reservar, fazer a massa e só juntá-la ao final e mexer bem devagar. O bolo fica fofíssimo! Bj

Letrícia disse...

Pra mim, a dica mais difícil de seguir é a de esperar esfriar para desenformar... De vez em quando me dá uma impaciência danada, sempre punida com um bolo quebrado :-/

Beijo!

Milena disse...

Glau,o ítem 10 é importante,não é?
Olha,tem uma dica que aprendi:mesmo o fermento estando na validade,jogo na bancada com um pouco de água para ver se ele está fazendo aquele efeito.
Se borbulhar murchinho,não uso!
Bjks

Márcia disse...

Tem uma coisa que faço que acho bem legal também, quando tirar o bolo do forno não coloque em uma superficie plana, coloque sempre em cima da grade do fogão ou outro lugar onde não abafe a parte de baixo.

Anônimo disse...

se eu não estiver num vibe boa, não tem dicas que façam o meu bolo ficar legal.esse peso passa todo pro bolo.juro.
daí eu nem tento sei que vai ficar uma porcaria mesmo.
bjus

Cae Fernandes disse...

Muito bonito, hein?! Nos enganando...rsrsrrs.
Adorei as dicas, principalmente o lance sobre a margarina...
Bjooos
Cae

Nane Cabral disse...

Dicas são sempre ótimas Glau! adorei sobre a idade, rs... Bjinhos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

Lúcia disse...

Oi Glau!

Tô sumidinha, né?
Primeiro, feliz aniversário atrasado!

Agora, tenho umas dicas sim! Hahahaha de bolo eu entendo!

-Cuidado pra não bater demais o bolo, a massa fica pesada. O ideal é bater só até incorporar os ingredientes, nem um segundo a mais. Inclusive eu misturo a farinha na mão mesmo, com uma espátula e com cuidado. O bolo fica bem mais leve!

-Normalmente o fermento entra ao mesmo tempo da farinha. Se for o caso, é legal peneirar tudo junto (fermento+farinha), aí já fica bem misturadinho.

-Manteiga SEMPRE à temperatura ambiente, a não ser que a receita diga explicitamente o contrário. Não adianta botar a manteiga dura na batedeira e achar que vai amolecer lá dentro, ela talha (SIM, eu já tentei essa proeza).

-Normalmente gosto de usar o que os americanos chamam de "cake flour". Faz assim: pra cada xícara de farinha de trigo, tire duas colheres de sopa e substitua por Amido de Milho (mais conhecido como Maizena). Pode fazer isso sem medo, o bolo fica mais fofinho ainda.

Por último, sobre desenformar bolos: você está certíssima, temos que esperar esfriar. A não ser no caso do Pão-de-ló, que deve SEMRPE ser desenformado assim que sair do forno, ou ele continuará cozinhando na forma.

Adorei o post!
Beijos!

Luciana Betenson disse...

Olha, quando eu vejo que o bolo não assou no tempo indicado e que está ficando corado demais por cima, abaixo o forno para o mínimo - no meu fica em torno de 150ºC - cubro com o papel alumínio (com cuidado pra não encostar no bolo) e coloco a forma do bolo em cima de uma assadeira. Levo de volta ao forno e espero assar :-) Bjs,

Dica disse...

Eu esqueci de perguntar, qual a receita desse bolo lindo da foto que você fez? bj

Glau disse...

A primeira foto e a última são as fotos de um bolo de iogurte de mel e o do meio de chocolate sem leite. As receitas estão ai no menu do blog: :D

bjos

Jana Marson disse...

EXCELENTE!

Nessa gravidez, atacou a síndrome do bolo. Quero fazer, fazer, fazer... Às vezes até como!


Brigada pela generosidade!
Vou espalhar geral!


MUAH!

Unknown disse...

Oi Glau, primeiro que cai direitinho no 21,rsrsrsrs, segundo minha dica é ao invés de usar farinha na hora de untar uso açucar, o bolo fica mais molhadinho , eu acho mais gostoso, e terceiro ameiiiiiiii todas as dicas, são sempre muito preciosas!!
Adoro teu blog!
bjos

thais cavalcanti disse...

dicas devidamente anotadas! olha, sou um zero a esquerda na cozinha. como cozinheira sou uma ótima fotógrafa. mas dia desses me inspirei lendo este blog e resolvi fazer a receita do brownie, e não é que ficou uma delícia! me senti a dona do lar!!! adoro acompanhar o seu blog. suas fotos (e as produções) são lindas. dá até vontade de frequentar mais a cozinha. parabéns! e parabéns por ontem! beijo

Andreia Braga disse...

Adorei suas dicas Glau. Realmente para fazer bolo tem todo uma tecnica e se na tomar cuidado, estraga mesmo a reeita.Eu ja perdi muuuitas receitas por bolo solado entre outras coisas, mas até q hj já estou mais experta na arte de fazer bolo. Ah e adorei a dica do papel aluminio, nao sabia disso. Gostei, pois sempre acontece comigo, ele fica douradinho em cima e esta liquido, vou fazer o teste da proxima vez.

Bjs

Andreia Braga

Fernanda disse...

Amei as dicas.

Amo cozinhar, com as suas dicas e receitas tudo fica muito mais maravilhoso.

Obriagda.

Bjs, fê

ANDRÉA disse...

Adorei as dicas pois são preciosas!!!

Parabéns atrasado c/ votos de mta saúde e felicidades.

Seu blog é bem lindo!!!

Bjs,
Andréa Castanhola

Andrea Vanzin disse...

Oi Glau,
Adoro teu blog, sempre com dicas úteis e receitas gostosas!
Parabéns pelo aniversario! Muita saúde e paz, sempre.
Quanto a desenformar o bolo frio...desenformo sempre quente e deixo esfriar em um salva bolos. Mas tenho uma forma de silicone decorada que posso desenformar frio ou quente e o bolo sai quebrado.
Bjs

kalina morena disse...

a primeira foto ta muuuuito linda!

Marta disse...

Que lindoooo e gostoso tb.... adorei!
Beijocas

Decor'ação disse...

Seu blog realmente dá água na boca, das fotos às receitas, tudo maravilhoso.
Parabéns!
Bjos da Lú do blog decor'ação

Juli disse...

Galu, use forma de silicone. São excelentes. O bolo assa mais rápido, fica numa cor linda e ainda dá para desenformar quente sem quebrar.

Abraços,
Juli

Ariel disse...

Meu deus guria, tu tem que fazer uma página no Facebook do seu blog, ele é muito bom!!!

Anônimo disse...

Olá, tenho uma duvida que nao sei se é comum....mas olha, tenho uma forma de bolo com o fundo removivel, e sempre quando vou assar um bolo ela nao veda bem e infelizmente a massa comeca a vazar. Oque eu posso fazer??, preciso mesmo de ajuda!!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin