6.4.11

Dicas básicas para preparar sopa/caldos em casa

Eu tinha legumes pra chuchu em casa resolvi fazer uma sopa surpresa. Surpresa pq você come e não sabe decifrar o que tem dentro dela. Bom, pra fazer sopa é aquele velho esquema que vocês estão carecas de saber de tanto que falo aqui. Mas como nem todo mundo é obrigado a saber e tem alguns leitores novos, vou explicar como eu faço.

Lápis e papel na mão e vamos lá!

_DSC1403

Dicas básicas para fazer sopas

1) Você vai usar os ingredientes que gostar e tiver em casa
2) O ideal é você usar caldo caseiro. Ideal, meu povo. Se não tiver, use o caldinho que você encontra no supermercado sem culpa!
3) Uso panela de pressão, é mais rápido e gasta menos gás
4) Tire a casca, lave bem os legumes e corte em cubos
5) Geralmente eu coloco um fiozinho de azeite e dou uma leve douradinha nos legumes. Se for usar pedaços de carne bovina ou de frango, frite bem antes de adicionar os legumes.
6) Cubra com água fervente o suficiente pra cobrir os legumes e carnes
5) Experimente a água pra ver se está bom de sal e temperos. Se estiver faltando, adicione.
6) Feche a panela e deixe pegar pressão
7) O tempo de cozimento dependerá dos legumes. Por exemplo: beterraba demora muito mais que batata. Pra sopa ficar pronta, demora em média entre 10 e 20 minutos na pressão.
8) Desligue o gás e tire a pressão da panela (ou você espera parar de chiar completamente ou você coloca só um cantinho da panela na água corrente - aprendi isto com minha mãe - não mexa na válvula pra sair a pressão mais rápido).
9) Veja se os legumes estão bem molinhos. Se não estiver, volte a panela para o fogo. Eu sempre deixo pegar a pressão novamente.
10) Os legumes estão molinhos, ótimo. Com cuidado, pegue uma espumadeira e "pesque" os legumes e coloque no liquidificador (se tiver carnes, não coloque para bater). Com uma concha, adicione a água do cozimento. Não adicione tudo pq pode ser que fique muito aguado. Bata. Se perceber que está muito grosso, adicione mais caldo.
11) Se sobrar caldo, você pode congelar e usar em outra sopa.
12) Volte tudo para a panela, experimente o sal e veja se precisa adicionar mais temperos.
13) Se gostar, você pode adicionar requeijão ou creme de leite.

Dúvidas:

- Meu caldo ficou muito ralo, o que eu faço
Eu avisei pra você colocar o caldo aos poucos, mas ok. Faz o seguinte, você pode cozinhar sua sopa por mais tempo, em fogo baixinho com panela destampada. Mexa sempre pra não grudar no fundo. Se você estiver com pressa ou com fome, você pode colocar meio copo americano de leite e adicionar uma colher (sopa rasa) de maizena, dissolva bem no leite e adicione na sopa. Deixe cozinhar bem, sempre mexendo, pra não ficar com gosto de maizena (aprendi com minha mãe).

- Não tenho liquidificador e ai não posso fazer sopa em casa?
Você tem mixer? Pode usar! É uma mão na roda. Ultimamente tenho dado preferência ao liquidificador pq fica mais cremoso. Você também não tem mixer? Você pode usar aqueles espremedores de batata. Não tem espremedor de batata?  Vai para a próxima pergunta.

- Não gosto de cremes, prefiro tomar sopa com pedaços de legumes.
Quando for cortar os legumes, corte em cubinhos menores. Preste atenção no tempo de cozimento de cada ingrediente. Por exemplo, você pode colocar primeiro a cenoura e por último a batata. Se você não tiver liquidificador, nem mixer, nem espremedor prefira por este tipo de sopa. Você pode amassar no garfo se quiser.  Pra tudo tem solução! :)

- Quero colocar arroz ou macarrão na minha sopa, posso?
Claro que você pode, meu bem. Eu não sou muito fã. Como disse na pergunta anterior, fique atenta ao tempo de cozimento dos ingredientes, o mesmo vale para o arroz e o macarrão.

- Minha sopa não tem gosto de nada. O que eu faço?
Experimente sempre! Adicione sal com cuidado,  prove novamente. Se gostar de pimenta, coloque. Coloque os temperos de sua preferência. Noz moscada raladinha fica uma delícia (ela entra qdo você já tiver batido todos os ingredientes no liquidificador).

_DSC1394

- Preciso servir a sopa em potinhos fofos?
Não, mas se você arrumar tudo bem caprichadinho, te digo: parece que a sopa fica até mais gostosa! Tente! 

Meu povo, este é o jeito que eu aprendi e que eu faço. Não sei se está "certo" ou "errado". Você pode ter outros jeitos de fazer que também dão certo! O importante é você tentar e ficar sem medo de cozinhar! Eu já testei muitas sopas, veja no menu as outras sugestões. Com certeza terá uma que vai lhe agradar! 

_DSC1399

Nesta sopa da foto eu coloquei meia beterraba, 1 batata grande, 1 cenoura, 1 chuchu, meio inhame, meia batata-doce, meia cebola e usei um caldinho de frango. Na hora de comer, coloquei queijo ralado por cima. Segui os passos descritos neste post.

Ufa, o post ficou gigante! Espero que tenham gostado.
Beijos, Glau

Ps: Estas cumbuquinhas vermelhas eu ganhei da minha mãe. Não falei que eu ganho bastante louça? Veja esta dica de compra

27 comentários:

Kakau disse...

Glau, eu sempre havia torcido o nariz para as sopas cremosas.Não tinha provado ainda alguma que me agradasse. Daí vi no seu blog estas sopas tão fofinhas, a composição das fotos dava uma sensação tão aconchegante, tão apetitosa que decidi que iria experimentar. A primeira que fiz foi a sopa branca. Me surpreendi com o sabor! Depois disso não parei mais, faço toda semana, sempre variando os ingredientes. E o melhor de tudo é que por causa da dieta tive que abandonar o tradicional sanduíche do meu jantar, e substituí pelas sopinhas cremosas, que não coloco creme de leite e o mínimo possível de azeite. Já foram embora 4 quilinhos, sem muito esforço, aliás, está sendo bem gostosa essa dieta. Adoro!!!!! Por isso agradeço a você, por ter me apresentado essas delícias...Bjos

Glau disse...

Kakau, que graça seu recado. Muito obrigada. Fico feliz que eu tenha contribuído com algo bacana para sua vida. Eu que agradeço o seu recado, o seu carinho! Beijos, Glau

Isa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Adriane Pinhate disse...

Deu erro nas fotos! Pena :(
Mas volto aqui sem problemas, é sempre um prazer!

Luiza Coelho disse...

Eu amo sopa... quando era baby eu parei de mamar bem cedo e minha mãe se desesperou pois não tomava leite (não gosto até hoje dele puro ou com achocolatado, só de vitamina) e sabe o que ela fez? Fazia sopa cremosa e punha na mamadeira e dava pra mim e Karlota tomarmos... Resultado: somos amantes de sopa!
Sabe o que faço pra temperar a sopa? Eu sou contra caldos de supermercados (eca eca eca e faz mal) então eu tempero com cebola, alho e os temperos naturais da minha preferência... eu refogo a cebola e o alho no azeite, coloco minhas ervinhas e depois jogo o caldo por cima! hmmmm fica ótimo! E quando faço de legume sem bater, sempre coloco um feijãozinho temperadinho (com coisas naturais) no caldo... fica muito bom! Adoro colocar macarrão spagheti quebrado ou macarrão fininho de arroz (bifum). Tem gente que só faz sopa com caldo pronto, tipo meu pai... e torce o nariz e diz que fica sem gosto se não colocar o "veneninho"... acho que temos que apurar nosso paladar e sentir o gosto das verduras... isso tudo é questão de hábito e educação alimentar... tive que ser reeducada pois antigamente, usava sopões prontos como base das minhas sopas... depois de um pouquinho de pesquisa sobre os males do glutamato monossódico, e um poquinho de vontade de melhorar a saúde junto ao amor pela cozinha, vi que não é díficil comer com saúde!
Basta mandar o preconceito embora!
Tõ querendo fazer um caldo de mandioca hoje... hmmmm delícia qualquer dia... faça frio ou calor!
P.S: toda vez que te leio falando de beterraba eu fico com peso na consciencia... eu ignoro a dona rosinha no varejão... preciso fazer um caldo a la Barbie... nunca fiz! beijos!

.Sté. disse...

Glau olha que delícia
http://www.joythebaker.com/blog/2011/03/cinnamon-sugar-pull-apart-bread/

Adriane Pinhate disse...

Comprei couve-flor para fazer a sopa branca para minhas filhas a noite! Espero que fique boa quanto a sua!

Anônimo disse...

Adorei as dicas! Depois vou ler com mais calma. Esses dias cometi o erro de bater a carne junto com os legumes. Ficou saboroso, mas cheia de fiozinhos de carne, nao curti.
Bjokas, De!

Anônimo disse...

Hummmmmm adoro sopas.
Uns dias atras fiz uma dietinha basica de uma semana so tomando sopa e aprendi fazer umas sopas deliciosas ;-).
E otimo pois nos sentimos mais leves.
Adorei as dicas.
bjos enormes
Fabi

Ana Telma disse...

Adorei Glau! (e por acaso tem algum post aqui que eu ainda nao tenha adorado? rs)
Você faz parecer tãããooo fácil fazer sopa... rs Eu AMO sopar, mas ODEIO descascar ou picar os legumes... :( Eu já tentei até comprar aqueles pacotinhos de legumes diversos picados no supermercado, mas achei o gosto esquisito... Não se eles colocam algum treco pra eles durarem mais... É um gosto meio de vinagre, sei lá. Não é bem isso... rs
Eu tb acho que usar potinhos legais, louça bacana, dá OUTRO gosto na sopa e em qualquer refeição. Nunca tomo sopa em prato fundo, sempre em cumbuca bacanas. :)
Próxima vez que eu animar a fazer uma sopinha, vou fazer comoessa daqui! :)
Um beijão!

Kesia Rozzett disse...

Sou uma amante das sopinhas cremosas, mas sem creme. Só o legume cozido, batido no liquidificador, bem temperadinho.. hum!

Obrigada pelas dicas, Glau!

Anônimo disse...

Oi Glau, é a primeira vez que faço um comentário. Parabéns pelo seu blog! Muito lindo!

Bjs

Simone disse...

deliciaaaaa!
amo sopa e faço bem do mesmo jeitinho, fica 10!
bjinho

Anônimo disse...

Oi Glau, é a primeira vez que faço em comentário. Parabéns pelo seu blog, muito lindo!

Bjs

ana cristina disse...

Nossa adorei, pois faço desse mesmo jeitinho. Fica uma delícia mesmo.

Bebela disse...

A mesa caprichada dá uma outra cara pra sopinha!
Como sempre, tá lindo!
Beijo :*

Joy disse...

Huummm, amo sopa!!!! Glau, fiz o brownie tradicional e grudou tudo na forma, minha forma não é de teflon mas untei com bastante manteiga.. será que tem que ser forma de teflon? mas não tem problema, o sabor ficou ótimo e comemos assim mesmo, hehe... Vou tentar fazer de novo, sou brasileira e não desisto nunca... beijos!

harumi disse...

ah, eu adoro sopa!!!!
e agora com as suas dicas super-super, posso fazer uma pra chamar de minha!!! :-D
obrigada por compartilhar, Glau!!!

Manu disse...

Glau amei as dicas, confesso que achava que sabia fazer sopa, depois do post preciso rever meus conceitos... hahaha

JULIANA disse...

Oi Glau...

Adoro seus posts sobre sopas. De diferente só faço duas coisinhas: uma é dar uma leve queimadinha nos legumes - bem leve - porque acho que fica mais saboroso... outra é uma dica da vovó: um raminho verde - se salsa, cebolinha, até coentro que já solta um super sabor.
Hoje tô na vibe da sopinha, vou passar ho hortifruti no caminho de casa e me abastecer. Valeu muito pela inspiração.

♥ Li ♥ disse...

Oi Glau

Mais uma sopa "com carinha" apetitosa. Ai que delícia! Vai entrar para a lista aguardando sua vez.
Seu blog é viciante. Tenho que passear por aqui no mínimo a cada dois dias!
Não gosto só das receitas, gosto de seu jeito, das fotos, e aquelas florzinhas fofas de tecido que você usa para decorar... que graça! Vou ser obrigada a copiar um vasinho desses para enfeitar meu cantinho craft.
Ontem fiz para o jantar o Gratinado de abobrinha com batatas e fez o maior sucesso! A receita de hoje será a famosa Sopa Branca que fiquei com água na boca, só não fiz ainda pq esta dificil encontrar alguma Couve-Flor bonita aqui em SP. Hoje quando vi uma não resisti. hehe
Nunca fui muito fã de sopa, e quando fazia era sempre a mesma! Agora estou testando várias. E adorei sua dica da panela de pressão, não tinha pensando nisso. Minha mãe fazia quando colocava alguma carne, ou frango, como sou vegetariana acabava fazendo sempre na panela comum, mas você tem razão gastamos mais gás e mais tempo. Vou testar essas e outras dicas e receitinhas por aqui é claro. rsrs
Beijinhos
Li

Lari/Jê disse...

Ainda não fiz nenhuma sopa =(
Mas com essa sua explicação detalhada fica fácil... Nem vou precisar ligar pra minha mãe e perguntar como faz =D

Beijos
Lari

Marta disse...

Muito bom... uso o mixer em casa e é super prático! Adorei essas dicas... vou tentar um dia desses!
Minha mãe ensinou igual a sua com a panela de pressão!
Beijocas

Mara disse...

Oi Glau, meu nome é Mara e faz tempo q entro no seu blog p pegar receitinhas e tbem p admirar as fotinhas, as dicas,tudo é perfeito e sem te conhecer te admiro muito. Moro em uma cidade no norte de Goiás chamada Niquelândia, não fica muito longe de Brasília. Olha desejo tudo de bom p vc e continue postando receitinhas gostosas, boa sorte e fique c Deus!!

Unknown disse...

Oi Glau, desde a batata recheada eu nao comentava aqui, mas sigo todas as postagens do seu blog, e toda vez que quero fazer algo interessante venho aqui, o endereço já tá salvo aq no cel. Aproveitando o clima ameno (algO muito raro no Sul do Pará acredite) a receita de hoje aq em casa é sopa, vai ser a primeira vez que farei tipo creme como vc sugere, vou fazer um caldinho de frango e depois vou colocar alho poró, batata, cenoura, beterraba, pimentão e cebola, claro, e talvez Brócolis, será que vai ficar bom? Que pena que ainda nao tenho panelinhas lindas como as suas, vou ter que esperar a próxima viagem (talvez pra Bsb msmo) pra comprar as minhas. Estou curiosíssima para fazer a sopa branca mas escontrar couve-flor aqui é que é dureza... É isso. Um super beijo e Fique com Deus, obrigada por compartilhar suas receitas e suas imagens lindas conosco...

Jessica disse...

Oi Glau! Estou salvando todas as suas receitas de sopa, parecem deliciosas.
Fiquei na dúvida de como colocar o creme de leite nela. Ele é misturado ao creme da sopa? E o requeijão, como colocar?
Beijos

Unknown disse...

Euuu amo fazer sopas coloco feijão batido também fica ótimo hummmmmm a beterraba eu não ponho pq ela adora soltar suas cores na sopa rsrs é muito gostoso sopa nesse friuzinho

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin