26.5.11

Cookies de chocolate com flor de sal

Eu estou na fase dos biscoitinhos. Pra tomar com café não tem coisa melhor! Ainda mais com o friozinho que tem feito. Procurei receita de biscoitos em vários livros que tenho e um deles me deu vontade: Petits-fours de chocolate com flor de sal. Chique, né? 

_DSC0430

Ao invés de chamá-los de petit-fours resolvi chamar de cookies!

Cookies de chocolate com flor de sal
Fonte: Larousse do Chocolate - Pierre Hermé

- 175g de farinha de trigo
- 30g de cacau em pó
- 5g de bicarbonato de sódio
- 150g de chocolate amargo 70% cacau
- 150g de manteiga em temperatura ambiente
- 120g de açúcar demerara
- 50g de açúcar
- 3g de flor de sal
- 1 colher (café) de extrato de baunilha

_DSC0432

Modo de fazer

1) Peneire a farinha, o cacau e o bicarbonato e reserve. Pique o chocolate em pedaços pequenos. 
2) Numa tigela (eu usei a da batedeira) sove a manteiga com a colher de pau até adquirir uma consistência pastosa. Adicione o açúcar demerara, o açúcar comum, a flor de sal, o extrato de baunilha e misture (eu usei a batedeira - usei a pá própria para este tipo de massa). 
3) Em seguida, acrescente a mistura de farinha e o chocolate picado. Misture tudo rapidamente.
4) Divida a massa em rolinhos de cerca de 4 cm de diâmetro (eu vou no olhômetro). Embale em filme plástico e leve à geladeira por 2 horas. Mesma técnica destes biscoitos aqui
5) Pré-aqueça o forno a 170 graus.
6) Retire a massa da geladeira, desembale e corte em rodelas de 1 cm de espessura. Forre uma assadeira em papel manteiga, coloque as rodelas e leve ao forno. Deixe assar por 11 ou 12 minutos (mas fique atenta porque cada forno funciona de um jeito).

_DSC0452

Os cookies devem ficar semi-cozidos. Este é o segredo desta receita. Quando retirar do forno, deixe esfriar bem antes de guardar.

_DSC0510

Os cookies ficam crocantes e ao mesmo tempo molhadinhos. Receita super especial. Rende por volta de 50 cookies, mas tudo depende do tamanho que você fizer.

_DSC0523

Solzinho de final de tarde com perfume de cookies pela casa. 

_DSC0455

Pra quem não sabe o açúcar demerara é um açúcar granulado de uma cor mais amarelada, ele passa por um refinamento mais "leve" que o açúcar cristal e não recebe tantos aditivos químicos quanto o açúcar refinado. Sempre encontrei no supermercado. Eu não trocaria este açúcar por outro nesta receita, ele dá uma textura e sabor especial a este cookie.

Foi super difícil escolher as fotos para este post, mas foram fotos especiais, acredite! Espero que vocês tenham gostado! 

Beijos, Glau

22 comentários:

Ju Padilha disse...

bom dia querida!
as fotos estão muito lindas, achei a produção poética!!! amo margaridinhas!! nem preciso dizer que fiquei com vontade!
beijinhos!

Andréa Potsch disse...

Eu também estou na fase dos biscoitinhos... Mas cookies não posso fazer não!! hihihi Como todos! Os seus estão lindos!
bjs

Francine Melo Pêpe disse...

Glau, menina, eu adoro seu site. Qnd quero fazer uma comidinha e to sem ideia, recorro a ele! Ontem fiz a torta de liquidificador. Deliciosa! Ah, e suas fotos são lindas!
Bjus,

Fran

Cantinho da Mimi disse...

Nossa como ADORO seu blog!!!
PARABÉNS!!!
Bjs...
Michelle

harumi disse...

meudeus, as fotos estão um absurdo de lindas!
e os cookies, me deram água na boca... ah, o que vc faz com a gente, isso é cruel, Glau!!!
beijoconas.

Stefânia Barreto disse...

Eu tenho certeza que todas as fotos ficaram lindas! Aí fica difícil mesmo escolher, né?

Amiga, como te falei, tenho tudo em casa e vou tentar fazer!

Acho que você usa a flor de sal muito melhor do que eu...rsrsrs.

Beijocas!

Diana disse...

Tambem gostei da criatividade das fotos.
Não sou chegada em cookies mas esse deu vontade de experimentar.

Milena disse...

Já tenho projetinho-cozinha para o fim de semana.

As fotos,no words...

Bjs

Ruby Fernandes disse...

Glauzita sou super sua fã! Além de linda e prendada é uma fotógrafa sensacional! Eita mulher danada! hihihi
bjo mocinha =)

Cozinha delícia disse...

muito lindo seu carinho em fotografar as receitinhas.
Essa semana tirei uma receita em uma revista que agora nao me lembro o nome, mas sao tambem de chcolate com flor de sal, mas com certeza irei fazer o seu.
abracos,
ellen kanashiro

Sandra Reis disse...

Glau, gosto de vir aqui na sua quitandoca porque a gente come mais com os olhos do que com a boca (e eu estou numas de boca fechada, acredita?). Já me satisfiz com essas fotos lindas. Arrasou total!

beijocas

Dani Hoffmam disse...

Glau, depois dessas fotos maravilhosas até me encorajei a fazer cookies.
O amore AMA, mas os poucos que fiz não me agradaram.
Essa receita é espetácular!

Bjos,
Dani

Dica disse...

Ola Glauce

Faz tempo que não escrevo pra você né, mas isso não significa que não estou atenta as coisas que você faz, entro todos os dias para ver e ler o seu blog que adoro. Tenho uma boa notícia. Lembra que eu disse que ia mudar para Curitiba, então mudei já estou aqui de apto novo, com muito trabalho de organização e limpeza do apto e roupas rsrsrs. Lembra também que eu adorei a sua frase de quando você mudou para Brasilia? "Vou fazer valer essa mudança" Segui a risca a sua frase. Hoje fiz entrevista na melhor confeitaria de Curitiba e começo a trabalhar amanhã. Estou muito feliz, vou trabalhar no que mais gosto de fazer: bolos, doces, tortas etc. Quero agradecer pois você não sabe mas desde que conheci você mesmo virtualmente você tem me ajudado muito. bjs

Dica disse...

Dá para fazer sem a flor de sal? Será que dá muita diferença ou o glamour do cookies é a flor de sal?

Menina-Flor disse...

que gostoso, que gostoso... neste frio fica tudo de bom.. acompanhado com chazinho....
Delícia!
Bjos floridos

EVA CAROLINE | disse...

Glauzita do meu coração... Ru quase nunca escrevo por aqui né? Mas nesse post eu não resisti! Amei as fotos... a gente consegue perceber o quanto elas são especiais e aconchegantes e cheia de ternura! uma beijoca procê

A Dona da Cozinha disse...

Poxa amiga! Quanta sensibilidade para captar essas imagens! Parabéns! E esses cookies hein!? Devem estar deliciosos.
bjs,
Paula

Sarah Abreu disse...

Amo esse livro! Esse petit-fours são realmente ótimos! Assim como suas fotos! De uma leveza incrível!

Margarete disse...

Eu adorei o seu blog. A qualidade das suas fotos são impressionantes. Parabéns!! Quanto aos cookies, sobrou algum? rs. bjs.

Katia Bonfadini disse...

Amei, Glau! Outro dia comi um chocolate amargo com caramelo e flor de sal... que delícia! Seus cookies devem ter ficado com um sabor semelhante! Babei aqui! Bjs!

L Flores disse...

hmmmm
parece delicioso!
adorei a dica! obrigada!
ficou muito boa a ilustração tambem!
essas flores e livros deram um toque de carinho e delicadeza na receita!
beijos!
ótimo final de semana!

Marcio disse...

Oi Glau, meu nome é Marcio, já algum tempo acompanho seu blog e experimento as receitas.O strogonoff de frango ficou totalmente excelente, parabéns!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin