1.3.10

Panelas...panelas e panelas

Dizem que é panela velha que faz comida boa, mas, sinceramente, olhando pras minhas panelas eu tenho vontade de chorar.. e acho que esta frase está mais pra lenda do que verdade!

Minhas panelas têm exatos 2 anos de vida, ganhei de presente de 'juntada' e realmente são de uma marca boa e conhecida, mas olha o estado em que elas se encontram...

Tudo bem que elas foram muito utilizadas e eu assumo que não sou ultra cuidadosa... o cuidado maior que eu tenho é usar apenas talheres de plástico ou madeira para mexer a comida e usar esponja de aço somente na 'bundinha" delas.. mas confesso que já deixei caíram no chão, já risquei a tampa de uma delas (sem querer of course).. mas será que era para estarem neste estado deplorável? I don´t know!

Olha a leiteira! A alça caiu.. em SP é só ir na feira que facilmente encontraria alguém pra arrumar, mas aqui em Bsb não faço a menor ideia de onde mandar arrumar! Mas, sei lá, acho que tem coisas que é até melhor comprar uma nova!
E dai que panelas neste estado dizem que o material antiaderente é nocivo! Saco, né? Pq um jogo de panelas dos bons é bem caro! Bem caro mesmo!

E vcs, minhas queridas, que tipo de panela vcs usam no dia-a-dia? Alumínio? Cobre? Aço Inox? Antiaderente? Ferro fundido? Vocês trocam suas panelas com qual frequência?

Bjos pra vcs e ótimo mês, Glau
Já chegamos em março, hein?

44 comentários:

Sara Graciano disse...

Sabe que logo que me mudei eu comprei um conjunto bem vagabundinho de ''tefal'', porém ele foi pro ar em dois meses, horrível, soltava todo o 'negócio preto'. Foi então que eu resolvi investir num conjunto de Inox da Rochedo, foi duzentos e poucos dinheiros o conjunto com 5 panelas (sendo uma frigideira), porém é de outro mundo ne? Vc cozinha com mais prazer, tem fundo 4+1 (quintuplo?), conserva a 'quentura' um bom tempo depois de desligar o fogo, além de cozinhar uniforme e muito mais rápido. Pronto, eu amo a Rochedo!
É mais oou menos como esse: http://www.rochedo.com.br/produtos/inox/?produto=340
Eu acho que vale a pena investir, pois vc gosta de cozinhar, então...
Bjs!

Joelia disse...

Nossa Glau, as minhas panelas antiaderente estão iguais as suas, mais ou menos com esse mesmo tempo de uso, agora estou passando a usar as de inox da tramontina, são muito boas, mas pra limpar sempre tem que dar uma polida com um produto específico, porque fica com manchas, mas vale a pena o investimento.
Beijos!

JULIANA disse...

Pois é.... eu tenho dois jogos de panela (louca? - um pouco). Completei 13 anos de casada, e tenho um jogo de 13 anos. Esse é de uma marca que alguma coisa coc - marmicoc ou coisa assim... As panelas estão feias.... o pretinho de dentro já se foi todo, vez ou outra olho aquelas panelas e tenho vontade de trocar, mas as bandidinhas são boas... aí acabo desistindo. O outro jogo é de inox, as panelas são bonitas, mantém mesmo o aquecimento por mais tempo. Do meu ponto de vista, as desvantagens são: peso - lavar aquelas panelas é uma malhação pesada; manchas - precisa incorporar sapolio líquido e um treco para inox na sua pia de cozinha. Em casa adotei a estratégia de usar as de inox somento quando sou eu a cozinhar e lavar porque dificilmente se acha empregadas cuidadosas.
De qualquer forma, vai a dica - conserto de panelas: Núcleo Bandeirante - é onde costumo levar - comércio perto da polícia - vou achar o endereço certinho e te mando.

JULIANA disse...

Esqueci de dizer que as encomendas que fiz para minha mãe fizeram o maior sucesso. O de pistache virou HIT na família. Até mais!

isa disse...

Panelas, panelas, panelas, quando eu tiver dinheiro sobrando (oi?) vou comprar um jogo ultra lindo e caro, porque pode ter certeza, minhas panelas estão piores. Juntei todas as panelas que a minha mãe e a mãe do Thiago julgaram vergonhosas para as respectivas cozinhas. Então imagina o estado né, é cada uma de um jeito, de um jogo, amassadas, riscadas, sem os pegadores... tristeza!!!bjo bjoo

Aqui na Cozinha - Patty Martins disse...

Tenho vários tipos de panelas: inox, alumínio, teflon, barro, ferro. Mas no dia a dia uso inox. Detesto panela esmaltada, acho que fica toda queimada. E tem uma frigideirinha de alumínio toda detonada que é perfeita para algumas receitas.
Beijos
Patty Martins

Brena Costa disse...

iih menina, as minhas são de inox mas eu nao gosto mto. Esquentam rápido, ficam umas marquinhas. Quero mesmo é um jogo de antiaderente.

bjs

Unknown disse...

Vixe Maria... Até parece que são as fotos das panelas aqui de casa! Em breve vou trocar tudinho, mas ainda não sei qual... Vou ficar ligadinha nas dicas que aparecerem por aqui! ;)
Beijinho, Glaucitcha!

Carolina disse...

Eu tava usando de teflon, por dentro elas ainda estavam ótimas, mas por fora tava horrivel, eram brancas por fora mas foram ficando amareladas, manchadas, e não tem nada que tire essas manchas ... Daí como ganhei 3 conjuntos de panela de casamento, resolvi aposentar essas e comecei a usar de aço inox e tô achando ótimo ! Bjos

Bá Maglia disse...

Eu ganhei de casamento, há um ano, um jogo de inox. Gosto muito! Apesar do uso - beeeem frequente - elas ainda estão novinhas! O único problema é que mancharam um pouco por dentro e não consigo resolver de jeito nenhum! Mas acho que, ainda assim, são uma ótima opção!
beijos!

Juliana disse...

Eu tenho umas bem velhinhas de alumínio, que uso bastante. As que eu comprei parecidas com as suas estão no mesmo estado e no mesmo tempo. A que eu usava mais até joguei fora, pois tive receio daquele teflon soltando.
Eu não sei qual o melhor material, mas parece que tá todo mundo optando pelo inox.

Depois a gente não sabe porque uma Le Creuset custa os olhos da cara! As de ferro duram a vida toda! :(

Chris disse...

Eu desisti de panelas de tefal por isso. Por mais cuidado que a gente tenha é assim mesmo que elas vão ficar, como as suas. Agora eu estou trocando aos poucos por Inox. Dura bem mais. Dá mais trabalho pra mantê-las brilhando, mas eu não faco questão. Então está tudo certo. :-)))

Iliane disse...

oi Glau..tenho umas panelas assim..como estão as suas..mas..eu gosto muito de panelas com tefal sim!!apezar de causarem esses probleminhas..tenho inox!!mas..acho que cozinham rapido e você tem que tá sempre de olho no cozimento!!!mas..as melhores panelas para mim são da Rochedo!!amo!!bjus

Laura disse...

Eu já usei panelas de teflon e gostei. Mas também acho que a vida útil delas é pequena. A que estou usando atualmente é a de alumínio da Nigro e estou bem satisfeita.
Aproveito para dizer que fiz as florzinhas de tecido que vc ensinou. Já fiz várias!!!

Bjs,
Laura

Patricia disse...

Oiii, ai como gosto do seu blog!!!

Nem me fale das minhas panelas eu uso de aluiminio, mais eh um grosso... E so tenho 4!!!

Mais tenho esperanca de comprar um jogo bem novinho!

Gratissima disse...

Affe Glau, as minhas tambem estao assim...
E olha que eu nao uso muito... rsss...
Mas tô querendo trocar pelas de Inox... ai ai... vamos ver quando dá $$$...
bjo,
Ro Gratao

Ísis disse...

Ai Glau adorei a leiteira sem alça, ri muito porque fiquei tempos com uma assim! rs
Aconteçe nas melhores famílias, pode acreditar.
Estamos tentando aqui em casa só usar as de inox, que são as melhores, mas como reciclamos umas velhinhas a pouco tempo, às vezes usamos umas de vision, antiiiigas, enxoval da mãe. Quebram um galhão! :)
Beijos pra ti

Renata disse...

Oi Glau, tudo bem? Aqui é a Re, amiga da Be. Posso te fazer uma perguntinha?? Eu to fazendo em casa as lembrancinhas da Mari (minha princesa que vai nascer ja ja) e comprei uns mini baleirinhos. Vou colocar balinhas dentro e fazer uma tampinha de tecido amarrando com lacinho, tipo a embalagem de seus brigadeiros. Queria te perguntar como vc faz pra deixar bem esticadinho??? Vc coloca algum enchimento ou é só o tecido mesmo? ele vai colado na tampa??
Obrigada, querida.
beijos, Re

Lua Limaverde disse...

As minhas são bem parecidas com as tuas, mas estão em melhor estado; elas já têm quase 4 anos. Eu não uso colheres de plástico rígido, só plástico bem maleável e na maioria das vezes, silicone. Mas com certeza você deve usar bem mais que eu. Aço inox eu não gosto, são muito pesadas, tudo gruda, tenho apenas 2: uma espagueteira e uma panela média pra caramelo. Até hoje não precisei trocar, mas quando for provavelmente comprarei anti-aderente de novo. :D

Luciana B. disse...

Glau, comigo foi igual... na lista de casamento pus o conjunto de tefal e ganhei, ficou igual ao seu. A conselho de uma amiga gourmet e profa. de culinária, investi num conjunto (carinho) de inox com fundo triplo, mas de fato vale a pena pois duram uam vida!! E a gente se acostuma logo com o tempo de cozimento diferente. Bjs

Thiara Ney - Tuty disse...

Ó, as minhas são dessas, e são maravilhosas! Tenho há 1 ano e quatro meses, e estão novinhas ainda. =)
http://www.submarino.com.br/produto/18/21625224/conjunto+antiaderente+pyramid+vermelho+5+pecas+++galheteiro+7+pecas?menuId=218470

Daniela disse...

Ah, teflon brasileiro é sempre uma porcaria, né? Eu tinha umas panelas baratinhas que comprei na Macy's quando morava fora, elas passavam por todo tipo de abuso e o teflon continuava lá, impassível!
As minhas ainda tão conservadas, fazendo um ano agora, são daquela linha Paris da Tramontina. Mas não demora e elas descascam tb.
Olha, eu já vi muito lugar que arruma panela nas quadras do Plano Piloto, assim por trás do comércio. Fica de olho qdo vc parar em uma comercial, dá uma passada por trás dos blocos, de repente vc acha!

Bjos!

Ana Elisa Granziera disse...

Glau,
ganhei minhas panelas de casamento tbm. Aço inox, alemãs, fundo triplo. São pesadas prá dedéu, mas por isso mesmo, mesmo depois de quase 5 anos de uso, estão NOVAS. E eu USO as danadas, você bem sabe. Minha mãe sempre teve panelas mistas: algumas de ágata, algumas como as suas, e as de inox. As de ágata trincaram depois de uns 10 anos, as de alumínio com teflon, como as suas, foram para o lixo em 2 anos, e as que duram já 20 anos são as de inox. Minha mãe herdou uma panela pesadona de aço da minha avó que é ainda mais velha que isso. No fim, sai mais barato gastar num jogo de panelas MUITO BOM que dura a vida toda do que ter de substituir tudo a cada 5 anos. :)
Fora que eu acho a maior mentira isso de teflon não grudar. Se você esquentar bem a panela de inox, ela também não gruda, e se grudar, você pode esfregar! :)

Beijos,

Ana Elisa Granziera disse...

Ah, quase esqueci: inox só mancha se você deixar a panela molhada no escorredor. É só secar com um pano logo depois de lavar e tá nova. Como sou preguiçosa, as minhas estão manchadinhas. Mas isso não interfere no cozimento delas. Panela brilhando é prá quem usa panela de enfeite. Eu ligo mais é se ela funciona, e funciona muito bem! :)

bjs de novo!

Zezé disse...

Glau, estou adorando sua fase pós NY. Em Brasilia tem um lugar onde vc pode consertar suas panelas. Na 511 sul, ao lado da casa Nova Capital, tem uma banca de revista. No fundo da banca tem um pessoal que conserta panelas, arruma panela de pressão, coloca cabos, etc. O preço é bom e o serviço bem feito. Espero ter ajudado. Bjs. Precisamos nos encontrar.

angela disse...

bem eu tenho muita panelas, prefiro as de ferro fundido, as de teflon, as melhores são as francesas ou a as japonesas de tampas de vidros vendidas na liberdade. bjs

Vera Alves disse...

Minhas panelas são iguais as suas e estão no mesmo estado, acho que já passou da hora de trocarmos.Bjs

Lica disse...

Nossa, o post sobre panelas bombou!!!! As minhas estão no mesmo estado de calamidade das suas, só que a diferença é que o teflon do fundo durou apenas um ano (e olha que era da Tramontina). Pelos comentários acho que as de inox são as melhores. Você ia enlouquecer na Fábrica da Tramontina (Carlos Barbosa), tem panela de tudo quanto é forma e com 20% de desconto. Só não saí comprando tudo pq já estava com a mala lotada, mas da próxima vez que eu for para o Sul eu levarei uma mala vazia só para trazer as panelitas. Beijocas.

Bruno RK disse...

Parabéns pelo blog!!!

Bruno RK disse...

òtimo blog!!!

Unknown disse...

Glau,

Compre de inox é mais bonita e saudável, até porque os tais pretinhos" que desgrudam da panela de teflon fazem mal a saude, são metais pesados que se acumulam no organismo.

Unknown disse...

Gostei muito do Blog e li todos os comentários sobre a matéria. Como ouvimos falar que este ou aquele material de panela faz mal, resolvi testar todos os materiais que encontrei pela frente: o tradicional alumínio (o polido e o martelado = panela mineira), inox, teflon, ágata, ferro, cobre, vidro, porcelana, barro, pedra e o antimônio (cafeteira Bender). Todos têm seus prós e contras. Concordo com a colega que disse que o Teflon nacional é ruim. As verdadeiras Tefal (francesas) continuam de boa qualidade. Também tenho uma japonesa de tampa de vidro, como a xará, comprada na Liberdade, muito boa. Dizem que feijão de panela de ferro é ótimo para anemia. Mas sem exageros, pois os metais são cumulativos no organismo humano. Sem dúvida, dos metais (alumínio, cobre, ferro, antimônio e inox) o menos nocivo é o inox. As manchas são indícios de que não são tão inoxidáveis assim. Se não fosse pela fragilidade e peso, os melhores materiais para a saúde humana seriam porcelana, barro, pedra, vidro e ágata (sem lascados).
Na realidade eu entrei no blog para descobrir um endereço de conserto de panelas em Brasília, e estou aqui tirando as conclusões de minhas experiências com materiais de panelas, rss. Grande abraço.

Unknown disse...

Eu também estou atras de um endereço para conserto de panelas em ágata em Brasília, pois para mim são as melhores.Quem souber por favor, envie-me. ou divulgue, agradeço
avasconcelos

Unknown disse...

depois de 11 anos de casada, abri dois jogos de panela de inox da tramontina, eu usava de teflon, usei uns 3 jogos nesse período, que com o tempo foi saindo o teflon, tudo presente do casório. Estou adorando as de inox, além de serem lindas de viver.

Isa disse...

Cheguei mega atrasada nesse post aqui, mas acho que as melhores panelas são as Eternas da Nigro.

São PERFEITAS E LITERALMENTE ETERNAS!!

BETEDIB disse...

Tenho algumas panelas le creuset que precisam ser esmaltadas. Quem souber onde posso consertá-las, agradeço.


Bete

Anônimo disse...

comprei a onze anos as da Nigro eterna, elas ainda estão lindas, só o cabo que já soltou de algumas.
Comprei as da tramontinas fundo triplo, poucas veses de uso já manchou, mesmo eu secando e tendo muito cuidado. se grudar qualquer coisa já fica manchada. Não recomendo.

Anônimo disse...

Gente, aqui vai a dica de acordo com minha vivência, tenho 52 anos já fui proprietária das melhores panelas que pude adquirir no Brasil, Tramontina Solar, Rochedo, Panex e claro NIGRO.Experiência Própria, Teflal não prestam joguei no lixo, Tramontina inox, queima a comida, mancha e causa acidentes graves, cabo inox que num descuido normal dá problemas de queimaduras gravissimas. Rochedo alumínio fraco, cabo quebra com facilidade. Minha experiência melhor foi com as panelinhas nigro da linha eterna, aluminio grosso, polido, lindas, as caçarolas por causa dos cabos curtos são um charme a parte, amo as panelas ETerna NIGRO tipo caçarola, são as melhores do MUNDO....AH SÃO CARAS VIU, MAS VALEM PARA O RESTO DA VIDA...Bjos a todas e espero que tenha ajudado;....Mary

Tetê Macambira disse...

Hehehe.. tenho há nove anos um conjunto ótimo (nem sei a marca) de panelas esmaltadas que - finalmente! - terei que trocar; mas não encontro nenhum outro conjunto de qualidade similar às que eu tenho.
Venho usando, também, há um bom tempo, panelas de barro. Essas (eu as "curo" em casa antes de usá-las!)quebram e pedem outra em um prazo de uns 3, 4 anos. Mas são ótimas para cozer! - e a comida fica mais gostosa.
Também tenho a minha pequenininha, encomendada de Minas Gerais, de pedra-sabão. Maravilhosa!
Mas já estou de olho é em umas panelas de ferro... dizem que são ótimas pra frituras!

Mario Silvio disse...

Sempre acompanho esse blog, os comentarios sobre as panelas são excelentes.Gostei muito do Blog. Parabéns. Sou Cheff de Cozinha.

Anônimo disse...

Oi! Encontrei seu blog por acidente procurando informações sobre panelas, e vou te falar, viu, tem umas de teflon que são literalmente descartáveis afff... fora isso, meu maridinho me deu uma frigideira da "Tefal", tá, ele usava antes (por dois anos! o.O)e ela é simplesmente perfeita!!! (tá, desculpa q a indecente é made in France), mas aff se eu pudesse, se meu dinheiro desse rs ia ter só dessas, o antiaderente é perfeito (tá que pelo uso tem uns risquinhos na lateral, mas só), parece que o fundo é reforçado pq é pesada, mas pra cozinhar não tem melhor. Também gosto muito das de inox =)

Adri disse...

Nunca pensei que seria tão difícil escolher panelas.
Eu li tantas matérias sobre panelas que minha cabeça já está dando um nó... Percebi que não há opiniões formadas, cada um tem a sua, e é bem mesclado.
Estava decida em comprar a linha eterna da Nigro anti aderente, mas, devido a tantas matérias que eu li dizendo que o material é muito prejudicial , resolvi mudar .. Agora estou em dúvida novamente.
Vou acabar comprando de inox.
Abraços

canel disse...

Panelas devem ser de inox e de boa qualidade, do contrário é dinheiro jogado fora. Para aqueles que insistem em panelas de alumínio: há estudo que associam vários males à saude com o uso de panelas de alúminio, inclusive mal de alzheimer. Na dúvida melhor trocar. As minhas têm 25 anos de uso, tramontina com fundo triplo.bjs em todas.

Anônimo disse...

Boa tarde Meninas , estou também atrás de informações e experiências com a PANELA NIGRO ETERNA ANTIADERENTE . Pois o meu esposo só gosta de panelas antiaderente , tínhamos da Tramontina , porem da linha que nos tínhamos não era nada boa . Tenho umas da Eterna Nigro alumínio a mais de 35anos, sem palavras , continuam sempre lindas, elas vem de outras mãos . Porem gostaria de saber se a antiaderente possui a mesmo qualidade . Obrigada . Sou muito indecisa .Não encontro ninguém que já tenha usado . Grata .

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin