21.8.12

Torta de alcachofra com tomate-uva

Confesso que não estou mais com a menor paciência de ir pra cozinha. Virou obrigação! Juro. Aquela mega vontade de testar receitas novas se foi pra lá de Bagdá. Meus livros de culinária apesar de achá-los lindos estão com a simples função de decorar minhas prateleiras. Os livros da vez são outros! 

Mas, depois de muito tempo sem preparar massa caseira para torta, resolvi preparar uma. Super fácil. Até me assustei como foi simples e como sujou super pouca louça! Na massa coloquei ervas de provance e o recheio foi fundo de alcachofra coberto com tomate-uva e flor de sal. Delícia! Não foi a primeira vez que fiz não (veja aqui).

Quitandoca Fotografia-6

Massa 
- 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 xícara (chá) de salsa fresca
- folhas de 1 galho de alecrim
- 100g de manteiga gelada em pedacinhos
- 1 ovo
- uma pitada de sal
Ao invés da salsa fresca e do alecrim, troquei por uma colher (sopa) bem cheia de Herbes de Provance.

Modo de fazer
Soque a salsa e o alecrim num pilão. Peneire a farinha, junte as ervas maceradas (no meu caso acrescentei as Herbes de Provance), a manteiga e o sal. Amasse com os dedos até formar uma farofa úmida. Acrescente o ovo e misture até formar uma massa homogênea. Enrole em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.

Quitandoca Fotografia

Recheio (vc pode trocar pelo o que quiser)
- 1 vidro de fundo de alcachofras
- 1 caixinha de tomate uva
- 100g de parmesão ralado (dos bons)
Cortei os fundinhos de alcachofra ao meio e refoguei com bastante azeite a alho. .

Quitandoca Fotografia-2

Montagem da torta
Tire a massa do plástico, coloque sobre uma superfície enfarinhada e abra com um rolo até que fique um círculo maior que a forma. Coloque a massa aberta dentro da forma e acerte as laterais. Espalhe os fundinhos de alcachofra já frios, coloque o queijo parmesão ralado e por fim arrume os tomatinhos lado a lado até que cubra toda a torta. Finalizei com um fiozinho de azeite e flor de sal. 

Quitandoca Fotografia-4

Asse em forno pré-aquecido por volta de 30min ou até que as bordas fiquem firmes e douradas (não é necessário pré-assar a massa). Usei 2 formas pequenas de 18 cm de diâmetro cada. Queria ter colocado mais parmesão antes de assar a torta, mas esqueci.

Quitandoca Fotografia-5

Comemos com salada verde e uma outra torta! Esta semana coloco a receita por aqui. Chique este jantar, hein? Minhas visitas adoraram! Beijos

22 comentários:

Anônimo disse...

Ai Glau, se com preguiça fez essa maravilha, imagino animada! Volta vontade, volta de Bagdá( contando que já esteja em Bagdá, não prá lá!rsrs..).Suponho que o foco esteja na fotografia, o curso, que deve estar bem interessante!
Beijos, some não!
Ana...

Liza disse...

Que delícia,Glau! Vou fazer certo essa tortinha e depois te conto o resultado. A receita de ontem também achei ótima. Beijocas :)

Glau disse...

Rs acho que é uma viagem que nao tem mais volta.

Vera Ferraz disse...

Hum... parece deliciosa!

Anônimo disse...

Glau,
Entendo que as panelas agora estejam meio fora de foco, mas não deixe a cozinha de lado, não. Você é uma inspiração para nós, cozinheiras de primeira viagem, e sempre que quero fazer uma coisinha mais caprichada ou diferente, venho buscar aqui no seu cantinho. Aliás, sinto a maior falta quando você fica muito tempo sem aparecer... Já fiz várias receitas e todas ficaram deliciosas. Bom, espero que tenha te dado um incentivo para não sumir... Sentimos sua falta. Beijos, Isabel (leitora fiel e assídua).

Laurinha disse...

Glau, que linda essa torta!!! Nham nham nham...!
E as fotos... nem se fala, né? Amo... =)
Bjsss

Glau disse...

Isabel, abandonar o blog eu nao vou. Vou postar no meu ritmo, qdo der vontade. ;)
Muito obrigada pelo recado! Fico feliz em saber que vc gosta daqui. Bjos

Luisa Alexandra disse...

Quem gosta de cozinhar nunca perde o gosto. Pode andar com menos vontade, mas acredita que mais cedo ou mais tarde a inspiração aparece novamente!
Adorei a tua sugestão, bem simples e colorida!

Carol disse...

Glauzita... Sei bem como é a preguiça... rs.. Mas a torta ficou linda mesmo assim... e com certeza gostosa..
Beijos..

rute disse...

Glau amei a receita e quero fazer, uma perguntinha...na receita pede manteiga, posso usar margarina?

bjão
Rute

Simone Scalabrini disse...

Ai, que delícia!!

Pois eu fico numa tristeza sem fim em ler você assim, desanimadinha com a cozinha. Isso não combina com vc, menina!!

Nossa sorte é que tem uma infinidade de gostosuras ali, nos "Marcadores" e enquanto vc se encontra, rsrs, eu fico por ali procurando maravilhas pra fazer e surpreender meu maridinho a amigos.

Bjs!!!!!

Glau disse...

Já me encontrei....rs

Luciana Penido disse...

Delícia Glau,mas o que está acontecendo? Você gostava tanto de cozinhar passava e passa esse prazer para nós.Bjs

Luciana Penido disse...

Concordo com a Isabel e mais você passa essa coisa boa ao cozinhar e mostrar para gente e com isso vamos aprendendo com você.Amaaaamos o seu blog!

Suzana Tamassia disse...

eu tenho fases! Tem época que estou super no esquema de cozinhar, mas tem outras que fico tempos sem fazer nada muito elaborado!
Essa torta ficou linda!!
Amo esse tomatinho, como de baciada!!!
bjos

Anônimo disse...

Oi Glau!
Achei seu blog por acaso outro dia. Depois disso, te visito quase todo dia desde o ano passado. Espero que não desanime de nós, sua leitores fiéis :)

Um beijo enorme

Anônimo disse...

Oi Glau!
Achei seu blog por acaso outro dia. Depois disso, te visito quase todo dia desde o ano passado. Espero que não desanime de nós, sua leitores fiéis :)

Um beijo enorme

Maria Claudia disse...

Faço minhas as palavras da Isabel! Vou testar a receita no fim de semana!!
beijos

Luiza disse...

Glau, é muito bom ver você de volta! Seu bom humor, suas comidas deliciosas e suas lindas fotografias deixam nossos dias mais felizes!
Espero conseguir fazer a torta em breve, pois fiquei salivando por ela. Gostaria só de confirmar uma coisa, as formas que você usou tem apenas 7cm de diâmetro mesmo? Pelo tamanho dos tomates parece ser um pouco maior.
Beijos
p.s.: acho muito normal ter períodos de preguiça total com a cozinha, mas bom que você deve estar "namorando" muito a fotografia :)

Glau disse...

vc tem razao.. fui conferir. 18 cm Não sei de onde tirei este número. Vou corrigir no texto. Obrigada.

Sim, a fotografia não é somente minha paixão, mas minha profissão, meu sustento, minha vida <3

Luiza disse...

Coisa melhor do mundo é paixão com a profissão!
Obrigada, Glau! ;)

Maria disse...

Chique é este site inteiro, muito bom gosto, prosa simpática, fotos lindas e receitinhas fáceis e requintadas. Parabéns!"

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin