1.1.09

Torta de Tomate-Cereja e Fundos de Alcachofra

Receita postada dia 15-Set-08 no Madames

Lembra que eu contei aqui que ganhei um vidro de fundos de Alcachofra do meu pai?
.
Então, estava em busca DA receita, pensei, procurei, matutei, refleti, ponderei, analisei... até que me encantei com esta Torta de Tomates Cereja da minha querida amiga Renata, do Geléia de Rosas (ela, por sua vez, tirou a idéia daqui). Troquei apenas a cebola caramelizada para usar os fundo de alcachofras tão desejados. Em breve farei a versão com cebolas, que também deve ser uma perdição!
.
Bom, vamos a torta...
.
O que vai na massa?
.
- 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 xícara (chá) de salsa fresca
- folhas de 1 galho de alecrim
- 100g de manteiga gelada em pedacinhos
- 1 ovo
- uma pitada de sal
Ao invés da salsa fresca e do alecrim, troquei por uma colher (sopa) bem cheia de Herbes de Provance. Uh, lá, lá!

Como fazer?
>
Soque a salsa e o alecrim num pilão. Peneire a farinha, junte as ervas maceradas (no meu caso acrescentei as Herbes de Provance), a manteiga e o sal. Amasse com os dedos até formar uma farofa úmida. Acrescente o ovo e misture até formar uma massa homogênea. Enrole em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.
>
O que vai no recheio?
.
- 1 vidro de fundo de alcachofras
- 1 caixinha de tomate cereja
- 100g de parmesão ralado (dos bons)
Cortei os fundinhos de alcachofra ao meio e refoguei com bastante azeite a alho. .

Como montar a torta?
Tire a massa do plástico, coloque sobre uma superfície enfarinhada e abra com um rolo até que fique um círculo maior que a forma. Coloque a massa aberta dentro da forma e acerte as laterais. Espalhe os fundinhos de alcachofra já frios, coloque o queijo parmesão ralado e por fim arrume os tomatinhos lado a lado até que cubra toda a torta. Finalizei com um fiozinho de azeite e sal rosa do Himalaia, c´est trés chiq!
.
Asse em forno pré-aquecido por volta de 30min ou até que as bordas fiquem firmes e douradas (não é necessário pré-assar a massa). Usei 2 formas pequenas de 7 cm de diâmetro.
.

Almocei com uma vista linda ao fundo!

Fiquei contentíssima com o resultado final, utilizei os fundos de alcachofra da maneira como queria! A torta ficou maravilhosa!
Um grande beijo e boa semana! Glau

Um comentário:

Mônica Monte disse...

Oi, Glau!!!
Tomei a liberdade de pegar a receita desta torta de alcachofra. Achei interessante.... Nunca comi. Parece ser maravilhosa!!!
Depois conto como ficou...
Bjs....

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin