23.10.11

Tenho receio de ir para cozinha. E agora?

Aprendi a cozinhar porque desde pequena acompanhava minha mãe na cozinha. Foram anos vendo como ela cozinhava e conforme fui crescendo, ela  passou e me dar pequenas tarefas: pedia pra eu mexer o arroz, experimentar pra ver se estava bom de sal, temperar a salada, pedia pra eu ler as receitas, até que com o passar do tempo, senti confiança para cozinhar sozinha. Não foi um passe de mágica, mas sim um processo.

O mesmo pode acontecer com você que casou (ou está indo morar sozinha (o)) e nunca se aventurou na cozinha. Eu digo se aventurou na cozinha, pois cozinhar pra mim é sinônimo de aventura, descoberta, viagem nos sentidos... sentir novos sabores, escutar o barulhinho da cebola no azeite, sentir o perfume dos alimentos.

casamenteiras1

Pra você que vai começar a se aventurar na cozinha a primeira dica é: não tenha medo das panelas! Não tenha receio de testar receitas. Pode ser que no começo seu prato não fique perfeito, talvez você exagere na quantidade de sal, deixe passar um pouco do ponto, mas tudo é questão de prática.

Dica 2: de início não escolhas receitas de difícil execução. Caso não dê certo, as chances de você se frustrar e desanimar acabam sendo maiores. Que tal começar com uma panquequinha pra café de manhã? Aos poucos você vai percebendo que pode cada vez mais se aventurar em pratos mais elaborados.

quitandoca.com

Dica 3: esta dica pode tomar um pouco do seu tempo, mas pode facilitar a vida da iniciante: faça um planejamento do cardápio, pesquise receitas que você quer reproduzir durante a semana, faça as compras no supermercado, você já vai focada no que precisa comprar: evita comprar “besteiras” e aquela dúvida “cruel”: O que iremos comer hoje?

Dica 4: Pode parecer clichê, mas é muito diferente cozinhar simplesmente pra matar a fome de cozinhar com carinho. Tudo que a gente faz com amor, com paciência fica com um gostinho melhor.

A 

Não existe mágica pra aprender a cozinhar, mas você vai aprender se você testar, experimentar e arriscar (eu até diria que a vida é assim).

Beijos, Glau
Ps: Post colaborativo para o Casamenteiras
Ps: Fotos Quitandoca

18 comentários:

Decor'ação disse...

Com certeza, não sou grande cozinheira, mas adoro me arriscar a fazer pratos novos ou reinventá-los. Porém confesso que sempre que é pra cozinhar pra alguém morro de medo de errar.
Bjão e ótima semana, Lú

Ah estou te seguindo e ficarei mega feliz se me seguires.

disse...

Oi Glau...
Aprendi a cozinhar sozinha... Minha mãe, nunca deixava a gente( eu e meus irmãos) irem para a cozinha...
Quando ela saía, eu me aventurava com o fogão... Primeio, comecei a fazer café( ferver água é super fácil, rsrsrsr). Depois, fiz uma sopinha... E assim foi...
Adoro cozinhar, mesmo que às vezes, não dê certo...
Amo fazer uma visitinha em seu cantinho... Me dá empolgação para i na cozinha e agradar os meu três homens(marido e dois filhos lindos)...
Então, deixo aqui, um MUITO OBRIGADA, pela sua contribuição para o meu desenvolvimento na cozinha...
Beijinhos!!!

Guloso e Saudável disse...

Glau,
É essa a evolução normal de todo o aprendizado, é maravilhoso ter como mestra a mãe.
Lindo post.
Beijo
Vânia

Fê Dutra disse...

Opa!!!!
Partilho do grupo que morre de medo de encarar a cozinha.
Ainda bem que existem blogs como o seu que nos estimula a domar o medo.
Um beijo

Gleici Schiavo disse...

Oi querida. Adoro suas receitas! Amei as dicas. por favor já perguntei e vou te perguntar novamente, desculpe. como faço para tirar foto do jeitinho q esta a garrafa com as flores? é aquela configuração de primeiro plano? bjus

Glau disse...

Meninas, obrigada pelos recados. Fico feliz em saber que vcs gostaram do texto.

Gleice, olá. É complicado eu te explicar... eu tenho equipamento profissional de fotografia, trabalho com isto. Teria que te explicar sobre abertura de diafragma, velocidade do obturador. Entrei no seu blog (como entro em todos que me deixam recado aqui) e é mto provável que sua camera seja compacta (tipo estas sony cyber-shot) e dai fica um pouco mais complicado de vc conseguir este "efeito". Se vc curte fotografia vale a pena vc dar uma pesquisada em algum curso.

Aqui eu falo um pouco mais sobre este assunto: http://www.quitandoca.com/2009/01/quer-saber-mais.html

Bjo

Cleo DC Rosa disse...

uou frô...vai espero q faça mesmo o bolinho de laranja...hummmm é muito bom...eu faço direto..ontem mesmo rolou um por aqui...já tentei de todas as formas mas a q mais gostei foi usar 2 laranjas, uma inteira como a receita pede e outra descascadinha...sem a pele...pra facilitar corta com 4 partes e retira da casca...hummmmm isso fica divino linda...faz aí e tomamos com aquele suco ok? brigadim pela visita...bjus

Juju Bombana disse...

Como diz o ditado, falou e disse!!! Tudo é uma questão de prática, de confiança, e de querer aprender!!! Temos que cozinhar de coração aberto, pra sentir o que a comida e o ato de cozinhar pode nos trazer...
Boa semana.
Beijinhos

Anônimo disse...

Glau, lindo post e lindas fotos!
Realmente começar a cozinhar é um processo, não adianta querer aprender tudo e fazer coisas elaboradas de uma hora pra outra.. mas pra mim tem sido um processo muito gratificante ao longo dos últimos anos da minha vida!
Boa semana para você!! Beijos
http://temperaria.com.br

Jô Bibas disse...

Glau,
Tuas dicas vieram no momento certo. Estou "produzindo" cadernos de receita em série. Fiz um para minha filha Marina do Confissões de uma Doceira Amadora quando foi morar em NY, com as receitas preferidas de casa. Espero que ela esteja aplicando por lá. E agora estou fazendo outros dois para as minhas irmãs, que só agora resolveram se aventurar na cozinha. Vou copiar essas dicas nos cadernos delas!
Boa semana,

Jô Bibas disse...

Glau,
Tuas dicas vieram no momento certo. Estou "produzindo" cadernos de receita em série. Fiz um para minha filha Marina do Confissões de uma Doceira Amadora quando foi morar em NY, com as receitas preferidas de casa. Espero que ela esteja aplicando por lá. E agora estou fazendo outros dois para as minhas irmãs, que só agora resolveram se aventurar na cozinha. Vou copiar essas dicas nos cadernos delas!
Boa semana,

lulu disse...

Seu site é lindo e suas receitas deliciosas! Virei fã =*

Jaque Sobral disse...

Lindo post!

Hoje, com 7 anos de casada, me sinto mais segura na cozinha!
Graças também a blogs lindos como este!

Bjinho!

Glau disse...

Oba! Que bom que vcs gostaram das dicas! Muito obrigada pelos recados. Bjao

kelly disse...

Olá Glau, amo seu blog.
Faço o básico em questão de cozinhar, apesar de as vezes querer mudar. Mas descobri que tenho um certo receio. Mas depois de ver a receita de nhoc, resolvi por a mão na massa e não é que deu certo?
Venho agradecer por esse blog, ele é inspirador!

Meira disse...

Oi Glau, td bem?!
Passa tempo, dias e sempre me lembro de visita-la. Seu blog é um daqueles que a gente lê ai...tem tanta coisa pra fazer que por algum tempo não retornamos. Mas esquecer jamais. Seu modo de escrever está cada vez melhor, viajo nas entrelinhas da sua escrita. É perceptível o seu carinho e amor naquilo que se dispõe a fazer. Bjinhos e obrigada por compartilhar um pouco de suas vivências e aprendizados.
Meira

Daniii disse...

Oi Glau,

Conheci teu blog por essa postagem que uma amiga me mandou, e amei o texto. Aliás, amei o blog. Vou entrar sempre por aqui par ver se faço alguma coisa 'comestível' na cozinha. Beijo

Katia Bonfadini disse...

Que legais as suas dicas, Glau! Eu acho mesmo que ir pra cozinha é uma aventura porque só sei fazer petiscos e canapés. Quando chega a hora de preparar um prato "normal", eu tremo nas base, rsrsrsrs! Vou preparar um risoto no Sábado e passei a semana pesquisando receitas e descartando as mais "complexas". E, na hora H, vou contar com a ajuda de uma amiga porque nunca fiz nem arroz na vida!!!!! Um grande beijo!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin