29.7.09

Carne de panela

Taí um prato que minha mãe fazia e eu torcia o nariz! Achava um saco quando chegava da escola e tinha carninha de panela com legumes! Que tonta!

Dia desses, perto da hora do almoço, falei com minha mãe via skype e dai perguntei o que ela tinha feito de almoço: "arroz, feijão preto, bifinho e salada de beterraba e seus sobrinhos vem almoçar aqui!". Pronto! Foi o start pra eu abrir o berreiro .. ai, ai, tem horas que me dá um aperto de estar tão longe :(

Enfim, e dai fui eu preparar minha carninha.. confesso que fui ultra influenciada pela propaganda do Momento Knorr, que um Chef vai na casa de umas pessoas e ensina os moradores a aproveitarem mais os benefícios do momento da refeição em família.

E me fala se esta carne não tem cara de refeição em família?
Vamos lá! Como fazer?

1 quilo de coxão duro (limpinho e cortado em cubos)
2 cubos de caldo de de costela
3 xícaras (chá) de água fervente
1 colher (sopa) de óleo
1 cebolas grande picada
2 dentes de alho
1 cálice de vinho tinto
3 batatas grandes em cubos grandes (queria ter colocado mandioquinha, mas não tinha! Você pode colocar cenoura, vagem.. o que você quiser!)

Faz assim..
Dissolva os cubos de caldo na água fervente. Reserve. Em uma panela de pressão, aqueça o óleo e doure a cebola e a carne. Deixei fritar bastante, até ficar bem escurinho. Dai, acrescentei o caldo e o vinho, tampei a panela e cozinhei em fogo baixo por uns 20 minutos. Quando saiu a pressão, coloquei a batata para cozinhar.

Fiz um arrozinho branco e couve no azeite e alho!

De sobremesa teve queijo branco ultra fresco com goiaba caseira. Comprei neste final de semana em Pirenópolis! A irmã da dona da pousada que faz! 5 pila um pedação gigante! :)
Estava precisando de uma refeição assim!

16 comentários:

Téia disse...

Amiga, que carne liiiinda. A gente é boba quando tem as facilidades de viver com a mamy, não é? AH, mas a gente aprende, na dor, mas aprende. Bjka.

Luisa Alexandra disse...

Que aspecto tão delicioso!

angela disse...

ficou linda sua carninha. bjs

Iliane disse...

eu amo carne de panela..e..aqui em casa toda semana tem que ter..já postei até lá no blog tambem...amei essa sua ..tá numa cor linda!..bjus

Dani disse...

Carne de panela é bom, principalmente por causa do tempero que fica mais forte.

E goiabada com queijo branco é a minha perdição...rs

Bjs

Tathyana disse...

Ai que delícia!!! Já te falei que sempre faço aqui em casa carne de panela, mas uso músculo e coloco milho, é claro rsss. E esse romeu e julieta??? Amoooo goiabada, ainda mais caseira. Qual pousada vcs ficam em Piri???

BJsssssssssss

Tamy disse...

adorei a carne tbm... ficou com uma cara ótima!!! que dia será o encontro no Daniel Briant????

beijos

guacira disse...

E como torcia o nariz !!!
Lembra??? Credo......Nâo gosto dessa carne !!! Sem graça !!
Deve ter ficado uma gostosura !
É uma delícia !!!


Beijos

Nana disse...

Glau,
carne de panela é comum na cozinha da mamãe, mas não existe coisa melhor quando queremos sentir pertinho de um passado tão bom!
Faça para os seus futuros filhos, toda criança precisa desse tipo de alimentação e não um sanduba sei lá o que cheio de gorduras ecati
Bjss

Glau disse...

Nossa Teinha, nem me fala.. e qta facilidade! até hoje quando vou pros meus pais, eu não faço nada! Bjao

Luísa, ficou bem gostosa mesmo! Bjao

Angela, obrigada!

Li, eu já vi sua carninha.. aliás, o seu hábito alimentar é mto parecido com o de casa! bjao minha querida

Daniii, e esta goiabada está ultra caseira e bem fresquinha! Comprei o queijo de um senhor e ele me disse ue estava ultra fresco tbém! mto bão! bjos

Tá, enquanto preparava a carne eu lembrei de vc.. até aonde estávamos quando falamos da carne de panela! eu procurei músculo, mas nao tinha! Amiga, a pousada é na casa de uma véia! ela aluga umas suítes.. baratinho, baratinho! vale a pena! se quiser passo o tel.. no quarto que costumo ficar tem uma cama de casal e uma de solteiro! :) bjao

Tamy, só falta marcar! a mulherada toda topou...bjos

Mãe, hahaha eu não gostava e ainda não sei se gosto! :) aliás, eu não gostava de comer nada.. saudades

Nana, eu reclamava, mas uma coisa eu tenho certeza.. farei igualzinho para oa meus filhos o que minha mae fazia pra gente.. era impressionante.. todo dia tinha arroz, feijão, uma carne, uma verdura, salada e um suco natural de frutas! sem contar que ela fizia ginástica, cuidava da casa, ia buscar na escola e ainda preparava tudo isso de almoço. Como ela dava conta eu nao sei... haha bjao

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Glau,
Essa carne tem a minha cara hehehe, faço muitas vezes no inverno, pois é um prato bem reconfortante, e se levar cenouras, para mim ainda melhor.
Bjs
Moira

✿ Tati Pimentel ✿ disse...

Glau,
Essa carne de panela me deu uma água na boca!!!
Deve ter ficado uma delícia!!!
Mil bjs,
Tati.

Giselle disse...

Oi Gla,

To morrendo de saudades !
Hj de manhã estava vendo Ana Maria Braga e ela fez uma receita de petit gateau de cenoura ....lembrei da época que faziamos nossos bolos de sábado, era de maracujá, cenoura ou torta de banana, mas fazíamos cada sabor até enjoar, lembra?
Fnfim, entra no site dela e pega a receita para testar; a cara era ótima !
Bjos

Raul Lara Resende de Carneiro disse...

Não tem quem não goste de uma bela carne de panela. Me arrisquei com um patinho com batatas e um acomanhamento de arroz ao curry e ficou muito bom.

http://entrereceitas.blogspot.com/2009/05/arroz-com-curry-e-carne-de-panela-com.html

Abracos

Emanuel disse...

Lembrança de vó. Nunca gostei de carne, mas dificil resistir a carninha preparada por ela. Obrigado pela lembrança.

Ethienne disse...

Oi Gau, encontrei seu blog esses dias procurando receitas de comida caseira para me inspirar e cozinhar pro maridão. Te confesso que tô viciada no seu blog!! Muito bacana!! E qdo descobri que vc "é" de BSB, me animei mais ainda!!
Em relação à sua carne de panela, eu adoro!! Com batata, sem batata, molhadinha, sequinha.. enfim!! Tudo de bom!!
Aprendi a fazer uma com minha mãe e ela usa músculo e deixa ficar bem sequinha. Muitas vzs, gosto de usar essa carne desfiada pra fazer escondidinho. Fica um pecado!!
No dia que tem carne de panela no almoço, na janta usamos essa carne pra misturar no cuzcuz de milharina. Fica perfeito!!
Enfim, estou adorando seu blog. Parabéns!!
Vou estar sempre por aqui, e por que não, trocar receitas!!
bjuss

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin