1.1.09

Bolo formigueiro


Tem horas que me bate muita saudades de tudo.. da minha família, do cheiro da minha (antiga) casa, da rotina que eu levava.. e me dá um aperto daqueles tão grandes que a garganta fecha e dá muita vontade de chorar. E pra deixar de lado o aperto resolvi que iria preparar um bolinho. Não queria nada que fosse difícil, mas algo simples, bem aconchegante e gostoso! Lembrei do bolo formigueiro! Não é tudo?

Daí, minha amiga Sarinha tinha preparado não faz mto tempo e resolvi preparar o mesmo bolo que ela.. ela, por sua vez, pegou a receita do blog da Pat Scarpim, que retirou do blog da Lica. Imagina se não tinha tudo para dar certo! Só não fiz de olhos fechados pq reduzi para meia receita! :)

É um bolo tranquilinho de fazer.. você vai precisar de:

- 3 ovos (impossible usar 1 ovo e meio- na dúvida preferi colocar 2)
- 1 1/2 xícara (chá) açúcar
- 1 xícara (chá) de manteiga
- 1 xícara (chá) de leite
- 2 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
-1 colher (sopa) de fermento em pó
- 5 colheres (sopa) de chocolate granulado

Cobertura (não estava com vontade de comer meu bolo com cobertura!)
- 150 g de chocolate meio amargo picado
- 200 g de creme de leite
- Chocolate granulado para polvilhar

Como fazer?
Vc vai utilizar a batedeira! Separe a clara da gema. Bata claras em neve e reserve. Bata as gemas, açúcar e manteiga até a mistura ficar um creme clarinho e fofa, adicione aos poucos a farinha de trigo Depois de bem batido, desligue e coloque o chocolate granulado e fermento em pó. Coloque as claras em neve e mexa bem slow-motion.
Como utilizei meia receita, usei uma forma de bolo inglês untada e polvilhada com farinha de trigo. Coloque para assar em forno pré-aquecido em 180 graus.

Para cobertura, segundo a Lica, "leve ao microondar por 40 segundos o creme de leite e o chocolate, retire do forno e mexa bem para que o chocolate derreta por completo. Só empregue no bolo e polvilhe com chocolate granulado."

Acredita que eu nem esperei esfriar para desenformar, tirei um pedação e comi quente mesmo? Era deste jeitinho que eu precisava! Muito bom! Meninas, obrigada pela receita!

Bjos e boa 4a.feira, Glau

4 comentários:

Luísa Alexandra disse...

Um simples bolo realmente faz milagres!
Está fantástico!

Dani - Paladar disse...

Oie!

Eu tenho uma amiga de trabalho q fala q sempre que estamos com problemas, tristes e tal não tem coisa melhor que bater um bolo pra esquecer e depois se alegrar com a primeira fatia...rs

Bjs

Iliane disse...

eu..imagino o que seja isso que você sente..doi tanto..tanto que a gente não controla..quando a saudade bate!nessas horas..realmente a cozinha é uma boa terapia mesmo..e..fazer bolo é a melhor delas!!!..depois de assado..aquele cheiro delicioso invadindo tudo e uma boa xicara de café..faz a gente respirar melhor e tocar enfrente..tá lindo seu bolo!bjus

Carol Rocha disse...

A minha filha me pediu um bolo, e eu fiz esse ontem pra ela. Foi minha primeira receita do quitandoca e como ficou pra lá de bom, não será a última. Beijos.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin