2.1.09

Receitinha de Avó - Bolo de Fubá

Ontem eu cismei que era aniversário da minha avó.. liguei pra minha mãe, pra minha irmã pra elas confirmarem a data, mas não consegui falar com nenhuma delas! E pra não dar bola fora resolvi ligar pra ela!
"- Vóóó, é hoje seu aniversário?
- Não, filhinha, hoje seria o aniversário do seu avô, o meu é só em Julho!"

Ando super, hiper, mega saudosista, tenho chorado as pitangas de saudades da minha família o que já até me rendeu algumas "bronquinhas"! E foi muito bom falar com minha avó ontem.. nós duas ficamos muito felizes!

E pra relembrar irei repostar um bolinho super tradicional da minha avó: Bolo de Fubá! Ótimo pro chá da tarde de domingo.. pro Dia das Mães! snif.. estou longe da minha!

Ultimamente tenho lido sobre pessoas que querem reproduzir as receitinhas tão gostosas das avós, mas raramente conseguem preparar os quitutes como elas.. Até receitas mamão com açúcar não ficam iguais, parece que tem alguma coisa faltando e ai você pensa: “Mas eu fiz tudo tão direitinho! Eu segui todos os passos porque não consigo fazer igual ao dela?

Feche os olhos e pense em um segundinho no que significa “avó” pra você. Pelo menos pra mim vem um sentimento enorme de carinho, aconchego, casa com cheirinho de comida saída do forno, mimos. Todo aquele sentimento quente, que preenche o peito, que te protege!
Eu não tenho exemplo de avó que é aquela pessoa velhinha, de cabelinhos brancos, que anda encurvadinha.
.
Minha avó é uma super avó, até hoje ela pega sua bengalinha e vai bater perna na Antônio Agú. Todos os vendedores a conhecem, ela paga cachorro quente pros pedintes, faz compras no supermercado, paga as contas, ajuda os filhos e netos, faz aquela comida de avó. Sem contar nos quadros, hein Fifa?

Minha outra avó está no andar de cima! Ela sabe a falta que ela faz! Era tão teimosa, mas tão teimosa que até irritava. Mas a Dona Doida, era a Dona Doida... doida que só, mas única que só! Era a Dona Loide, Lourdes, Loida e Doida!

E assim como em muitas outras famílias, tem aquela receitinha marca registrada da avó. A minha, entre outras receitas, é a do Bolo de Fubá. Com ele vem toda a lembrança de férias no interior, vem toda uma história de família e todo o carinho da minha avó. Juro, já tentei fazer várias vezes e te digo: Não, não fica igual ao da minha avó! E acredito que nunca vai ficar! Mas quando bate aquela saudades, aquela necessidade de aconchego vale a pena fazer! E toda vez eu digo: mas o que minha avó faz... é muito melhor!

Bolo de Fubá da Vó Yone

3 ovos
2 xíc. de fubá
1 xíc. de farinha de trigo
2 xíc. de açúcar
1 colher (sopa) de fermento
1 xíc menos um dedo de óleo
Leite para dar liga (“Filha, coloca até dar o ponto!” Mas quanto, Vó? Tem que ficar nem tão mole, nem tão duro. No ponto, tá? Tá, pode deixar, vou tentar fazer igualzinho ao seu!)
Opcional: 1 sachê de chá de erva doce. (eu coloco pq o da minha avó tem!)

Modo de fazer
Bater bem os ovos com o açúcar no liquidificador. Depois coloque o restante dos ingredientes. Por último o fermento. Untar a forma (ela usa aquela com o furo no meio) e colocar no forno pré-aquecido em 200 graus. Desenformar depois de frio. Fácil, ne? Não, não é!

Post destinado às minhas avós e a Vôva do ano, minha mãe! Mã, plis, começa a treinar algum bolinho vai, a gelatina tem como fazer igual a sua!

11 comentários:

Luisa Alexandra disse...

Os bolos feitos com amor têem muito mais significado!

Iliane disse...

ah..o bolo das lembranças!!!..êsse são os bolos mais deliciosos que tem..é aquela receita feita com amor!que não sai das nossas cabeças..receita para uma vida toda..bjus...

Ana disse...

Q. bolo mais lindo!
Adorei seu blog,já estou te seguindo pra não perdê-la de vista rsrsr.
T+!!!!

Trocando Idéias com a Dênia disse...

Amo bolo de fubá!!! Vou fazer esse tb, pois já fiz um no final de semana e ficou ótimo. Estou seguindo o seu blog, gostaria q vc seguisse o meu tb.
bjs.

simone disse...

o blog (come-se)deu uma receita de bolo de fubá super fácil (mistura a mão mesmo) .não tem erro,faço todo final semana.
sem contar que ela já deixa os ingredientes secos pré-misturados em saquinhos de pão e depois é só acrescentar os liquidos(idéia genial)até minhas filhas(14 e 11 anos) fazem o bolo.eu sempre tenho os "saquinhos" no armário, é uma mão na roda. vai lá e dá uma olhadinha.
bjus

Ana Beth Lima disse...

minha flor com essas fotos eu consegui até sentir o cheiro do bolo e fui obrigada a fazer um senão as lombrigas iam ficar alvoroçadas...hum deixa eu lá comer depois cpento mais. bjs

Carol Cunha disse...

Oi! Conheci o Quitandoca ainda a pouco através do OrganizandoArrumando eFuçando vc sabia que a Cibele fez esse bolo de fubá, e eu aproveitei o tempinho frio e fiz agora, para o cafe da tarde (café com canela, mais gostoso). Realmente que bolinho de fubá delicioso! Estou amando tudo aqui! Parabéns! Me faz uma visita?!
Beijinhos e tenha um lindo fim de semana! http://matamorfoseambulante.blogspot.com/

Bebel Mendes disse...

Olá Glau,
primeira vez postando em seu blog. Você faz umas comidinhas tão chiques... Gosto de cozinhar também, mas queria ter este seu dom de fazer pratos bonitos. Fora as fotos que são obras de arte. Parabéns!
Vou fazer essa receitinha: bolo de fubá quentinho com erva doce e café passado na hora... Mineiridade Divina!!!

Tarcisia Lima disse...

Muito legal seu blog, parabéns!

Unknown disse...

Acabei de coloca o bolo no forno!!! Meu marido ama esse bolo😍
Parabéns e a segunda vez q faço 👏👏👏

Unknown disse...

Já e a segunda vez q faço esse bolo ,meu marido ama e uma delicia
Parabéns👏👏👏😋😋

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin