29.5.12

Molho à bolonhesa

Era quase 9 da noite e eu resolvi fazer molho à bolonhesa! Juro. Fui cortar cebola e esquentar um pouco a barriga no fogão. rs A receita escolhida foi o "melhor molho bolonhesa ever". Parece que é complicado de fazer, mas não é. Eu juro de novo!

quitandoca-3

Molho à bolonhesa
Livro da Marcella Hazan: Fudamentos da Cozinha Italiana Clássica

Ingredientes
- 1 colher (sopa) de óleo (usei azeite)
- 3 colheres (sopa) de manteiga
- 1/2 xícara de cebola picada (usei 1 e meia)
- 2/3 xícara de salsão picado (omiti)
- 2/3 xícara de cenoura (omiti)
- 350g de carne moída (coloquei meio quilo)
- sal a gosto
- pimenta a gosto
- 1 xícara de leite integral
- 1 xícara de vinho branco seco
- 1 1/2 xícara de tomate em lata (aquele Italiano, sabe? Sem peles! Usei 2 latas)
- queijo ralado
- acrescentei orégano

quitandoca

Coloque o azeite, manteiga e cebola na panela e ligue o fogo médio. Salteie a cebola até ficar transparente, adicione a cenoura e salsão e cozinhe por cerca de 2 minutos, mexendo bem. Adicione a carne com uma boa pitada de sal e pimenta. Espalhe a carne e mexa até que ela perca o vermelho de carne crua. Coloque o leite e deixe cozinhar em fogo baixo até evaporar completamente! Adicione uma pitadinha de noz moscada. Chegou a hora do vinho, coloque a xícara e deixe cozinhar até secar. Coloque os tomates e mexa muito bem., deixe o gás super baixo e cozinhe com panela destampada. Enquanto o molho cozinha é bem possível que a água seque e a gordura começar a separar da carne, vá adicionando água sempre que necessário. No final deve sobrar pouca água. Experimente sempre, corrija o sal, acerte a pimenta e se quiser acrescente outros temperos de sua preferência.

quitandoca-2

Dicas da autora do livro:
- Para fazer um moho ainda mais saboroso devemos adicionar sal na carne asim que ela começar a saltear, pois ajuda a carne a liberar seus sucos.
- Cozinhe a carne no leite antes de adicionar vinho e tomate protege contra acidez dos ingredientes.
- Utilize uma panela que retenha calor.
- Cozinhe no fogo mais baixo possível com a panela destampada (faz toda a diferença, viu!) nunca por menos de 3 horas de preferência mais!

Não deixei cozinhar por 3 horas desta vez pq eu comecei a fazer muito tarde. O sabor deste molho é muito gostoso! Ele fica bem encorpado como se fosse carne com molho e não molho com carne. Deu pra entender? :)

Beijos e bom dia, Glau 

15 comentários:

Cacau disse...

Hummm, fiquei com água na boca. Adoro esse molho.
Bjs

Daniela Mayumi Kodaira disse...

Mesmo cozinhando tarde voçê ainda conseguiu esperar pra tirar as fotos! que moça controlada! Tá tudo muito lindo como sempre, Glau! beijos

Luisa Alexandra disse...

Que delícia!

Anônimo disse...

Quanto tempo você deixou cozinhando? Não sei se aguentaria ficar 3 horas..rsrs.. Parece maravilhoso!
Ana..

Vanessa disse...

Glau....amei a dica pq sempre acabo fazendo molho com carne e não carne com molho como você mesma disse.

Bjs

Artes da Mel disse...

Vc estava mesmo animada pra começar a cozinhar as 9hs da noite!!! Pelo visto valeu a pena! Ótima receita!
Bjossss
Mel

vida disse...

LINDO SEU PRATO E DEVE ESTAR DELICIOSO MAS ESTA BONECA ARRASOU,UMA DELICIA ALMOÇAR DO LADO DELA ADORARIA RECEBER SUA VISITA ,BJSSS

Mariana Balieiro disse...

E eu com uma fome!!!!! Vendo essa foto quase lambi o monitor RSRSRSRS

Hercília Bauer disse...

Tá com uma cara ótima! Acho que vou fazer aqui em casa... mas me diz uma coisa, você sabe se dá pra congelar? Como fica o sabor? Parece que rende bastante e aqui em casa somos só 2... se não ficar bom depois de congelado é melhor reduzir as quantidades, né?
Obrigada!

Glau disse...

eu congelo

Flavia Cola disse...

Glau, tenho um blog e queria te propor uma coisinha!
Com o dia dos namorados chegando , tive a idéia de pedir dica de algum prato para um jantar ou para algum programa que ache bacana para o dia dos namorados.

Vc que escolhe alguma receita que vc já tenha postado ou inédita por aqui tbm e me manda!
Super obrigada desde já!!!

Beijos mil

Glau disse...

Obrigada, Flavia. Não tenho interesse
Beijos

Patrícia Oliva disse...

Glau,
fiz esta receita hoje, mas usei tomates picados, ao invés dos pelados, e ficou ótimo! Marido adorou! Vou mandar foto para o seu email!
Valeu pela receita! Beijão!

Sophia Saito disse...

Oi Glau,
Será que dá pra usar vinho tinto no lugar do branco? O resto dos ingredientes já tenho em casa. Vou fazer essa receita hj à noite!...

Sophia Saito disse...

Fiz e ficou ótimo! Maravilhoso mesmo! Como comecei a fazer às 20h, tb não esperei as 3h pra comer (comemos com 1h de fogo), mas depois deixei o restante completar as 3h. Realmente nunca comemos uma bolonhesa tão boa, o cheiro e o sabor são deliciosos. Usei o vinho tinto e deu certo, da próxima vez vou tentar usar os tomates naturais sem pele, acho mais saudável tb. Um bjo e obrigada por compartilhar essa receita com a gente!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin