21.5.12

Boa semana!

Fiquei pensando se eu deveria colocar este post, afinal, mais uma receita de risoto. Mas resolvi colocar pq assim é uma oportunidade da gente conversar um pouquinho. Como tenho falado bastante pra vcs, eu não estou conseguindo cozinhar no ritmo de antes. Todo dia por aqui tinha uma receita nova, um biscoito, um bolo, um prato salgado... eu adorava buscar algo novo pra fazer e hoje em dia meu tempo e disposição está bem mais restrito. E o blog tem acompanhado meu ritmo na cozinha. Isto não quer dizer que vou parar de postar, só estou dizendo que o ritmo está mais lento, simplesmente isto.

Este risoto foi feito com uma linguicinha defumada que ganhei das minhas amigas quase alemãs em Porto Alegre. Pois é, eu trouxe linguiça defumada na mala!!! E uma vez aqui em Brasília, resolvi fazer um risoto. Modo de fazer é o mesmo de sempre. 

Quitandoca-2

Risoto (receita básica)
Rende 6 porções (reduzi para 2 porções)
- 120g de manteiga sem sal gelada
- 15g de cebola em brunoise (picadinha)
- 350g de arroz arborio
- 100ml de vinho branco seco
- 1,250 litro de fundo claro (usei um tabletinho)
- 50g de parmesão ralado
- coloque o "recheio" que quiser

Separei 3 linguiças, cortei em rodelas e coloquei pra fritar na manteiga, coloquei bastante orégano na hora de fritar. Quando ela estava quase dourada, coloquei a cebola, quando ela estava quase transparente, foi a vez do arroz e dai a forma de preparação foi a de sempre.

Acrescente o arroz e toste até que os grãos fiquem envoltos na manteiga e bem quentes. Acrescente o vinho (adoro o aroma que exala neste momento) e deixe secar completamente. Adicione uma concha de fundo, mexendo sempre. Coloquei o tomate quando o risoto estava pronto. Quando secar, acrescente outra e assim será feito até que o arroz esteja al dente. Desligue o fogo, acrescente a manteiga, os tomates picados e o queijo parmesão. Usar um queijo de boa qualidade faz toda a diferença! Sirva logo na sequência.

Beijos e ótima semana, Glau

15 comentários:

Teresa Brum disse...

Olá querida!
Que delícia vou fazer para meu bem...beijinhos e linda semana

harumi disse...

oi, glau! hj vai rolar um risoto no almoço, em sua homenagem!!! :-D

disse...

Oi Glau...
Adoro visitar o seu cantinho... Suas receitas são magníficas.. E não me importo que seja, como diz você: risoto de novo!!!
Pois cada foto é diferente, cada post tem uma história... Se você fizer risoto todo dia... Todo dia eu venho te visitar... Rsrsrs!!!! Amo muito tudo isso!!!!

Beijinhos!!!

Carla Colombo disse...

suas fotos e suas receitas são sempre encantadoras, fico sempre maravilhada quando entra aqui! parabéns!
Bjoss

Carla Colombo
www.brisandonacozinha.blogspot.com

Ruby Fernandes disse...

Saudadíssimas de vc tb amiga linda! Super tô precisando marcar um café aqui em casa pra gente bater papo.
Bjo e ótima semana =)

andrea disse...

Glau, um beijo da Belgica para vc, continuo vindo aqui, mas tbm ando sem tempo, entao te entendo... ah! comprei um livro de risotos e me lembrei de vc :o) bisous bisous

andrea disse...

sera que foi meu comment? senão, te mando um beijo da Belgica e dizer que continuo vindo aqui :o)

Juliane disse...

Glau!!

Sinto muito a falta de você e de suas receitas aqui no blog. Imagino o quanto é complicado buscar inspiração todos os dias e com a correria, complica mais. Tenho uma sugestão, pq você não clica algo legal (um lugar, comidinha) durante a sua correria e posta pra gente. Acho que nós leitoras adoraríamos ver o seu olhar sob as coisas. Pense nisso. Ótima semana
beijos Juliane

Glau disse...

Obrigada, meninas

Juliane, olá. Agradeço seu recado e fico feliz em saber que vc gosta do meu blog. Postar, escrever um texto, um mini texto que for, fazer uma foto, tratar, subir pro site tudo isto leva tempo e energia. Já me cobrei pq gostaria de estar mais presente aqui, mas hoje eu respeito o meu momento. Em algumas fases nossa energia fica voltada mais pra outros projetos e estou deixando o barco seguir. Posto quando dá vontade, quando tenho algum assunto que tenho vontade de compartilhar. Tudo na maior alegria, sem cobranças e com o maior prazer. O blog é pra mim tbém e deve ser encarado como motivo de alegria e não um ponto para eu me cobrar. :)

Beijos e obrigada por ter escrito

Diana disse...

O que eu mais gosto do seu blog, é o modo como vc consegue se expressar com suas fotos. Eu tiro uma fotinha, talvez eu edito ela e pronto. mais vc não! Consegui ir mais além. bjs

Patricia disse...

Adorei a mesa!!! :)

Juliane disse...

Obrigada Glau!!

Compreendo o trabalho que dá e sinto que o que vc faz é com muito amor. Obrigada, Juliane.

Juliane disse...

Obrigada Glau!!

Compreendo o trabalho que dá e sinto que o que vc faz é com muito amor. Obrigada, Juliane.

Anônimo disse...

Glaucia,

Olá!
Fiz sua receita hoje, e acrescentei a ela abobrinha. Ficou ótimo! Adorei! Adoro risoto, mas nunca havia feito pra comer.
Gostaria só de uma dica: como faço pra queimar menos embaixo? Explico: quando fritei as linguiças na manteiga, mesmo com o mexer e o abaixar do fogo, o fundo da panela queimou. Tive que trocar a comida de lugar, pra que o gosto não pegasse. Mas, mesmo assim, o fundinho queimou de novo. Usei panelas de inox.
Adoro este blog e o das fotografias. Ambos de muito bom gosto!
Beijos,
Renata Martins Domingos

Glau disse...

A minha nunca queimou, mas mesmo aquele "grudezinho" que fica, eu gosto. Queimar, queimar nunca aconteceu. Geralmente eu uso a panela da Le Creuset pra fazer risoto. :)
beijos

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin