2.7.11

Pastel de Belém em Belém

Eu amei Portugal de um tanto que vocês não imaginam. Foram só 2 dias, mas super bem aproveitados e que eu curti demais. Comi como se não houvesse amanhã e bebi muito vinho verde geladinho pra combinar com o céu azul e calorzinho que fazia! Demos uma super sorte de chegar bem no dia de Santo Antônio, padroeiro de Lisboa. Ou seja, a cidade estava em festa, mas este será assunto para um próximo post. 

Eu não tinha programado nadica de nada pra esta parte da viagem, mas uma coisa eu sabia: iria comer pastel de Belém em Belém. 

Tá, antes de irmos direto pro pastel, vamos fazer um pouco de turismo pela cidade? Mosteiro dos Jerónimos construído no século XVI, na época dos descobrimentos. 

_DSC0064

Olha por dentro. Bonito demais.

_DSC0062

Obra em homenagem aos descobrimentos

_DSC0151

_DSC0146

Apesar de ter Oliveira no nome, eu nunca tinha visto uma de perto! E ainda carregada de olivas. Achei chique!

_DSC0125

Tudo é muito pertinho, é só atravessa a pracinha que você chega na tão sonhada fábrica dos pastéis.

_DSC0101

_DSC0065

Não precisa de legendas, né?

_DSC0080

Tava lotado! Você pode pedir e comer em pé ou procurar uma mesa dentro dos salões - é bem grande lá pra dentro. Estes rapazes colocam os pastéis dentro de uma caixinha - estes são pra levar pra casa.

_DSC0077

Tabela de preços - tudo infinitamente mais barato que na França

_DSC0069

Na boa...este foi um dos doces mais maravilhosos que comi em toda minha vida! Sem exageros. A massa é um pouco folhada, crocante no ponto, o recheio de creme de leite e ovos é indescritível. Doce na medida certa, cremoso na medida certa. Impressionante! 

_DSC0091

Polvilhadinho com açúcar e canela. É incrivelmente bom!

_DSC0095

Dá pra comer uns 15 seguidos...

_DSC0097

Não se esqueça: quando você for pra Portugal se você pedir pelo pastel de Belém eles vão dizer que não tem, afinal Pastel de Belém só em Belém! Peça pelo pastel de natas.

Ai, ai passei mal de tanto salivar... 

20 comentários:

Adriane Pinhate disse...

Nossa! Eu também salivei agora!! Achava que era doce, muito doce. Geralmente os doces portugueses são assim! Ou pelo menos eu achava que era. Achava que não iria gostar, mas agora que vc falou que nem é tão doce assim... quero experimentar na fonte um dia! rsrrsrsrsrs

ale disse...

Comer pastel de natas em Portugal, com um cafezinho e uma boa companhia é tudo!!!
Morei em Portugal e quando voltei a morar no Brasil, não resisti e fiz em casa. Deu muito certo!

Versão tarte:
http://www.alessandrarigazzo.com/2010/09/tarte-de-pastel-de-natas.html

Versão normal:
http://www.alessandrarigazzo.com/2010/09/pasteis-de-natas.html

Bjo

Ju Padilha disse...

de todos os lugares que já visitei, Lisboa é de fato, um dos preferidos!!! a luz é linnnnda!!!!
fiquei com vontade!!!
beijinhos!

Patricia disse...

Deu água na boca!!!
Lindas fotos, como sempre!

ciao ciao

Marta disse...

Glau.. eu sou suspeita, pois amo Portugal! Minha família mora toda lá.. meus pais são portugueses!
As fotos são lindas e os pastéis bons demais!
Na próxima vc fica mais tempo!
Beijos

Clau disse...

Glau, eu quero muito conhecer Portugal e claro comer o pastel de belem rrsrs conheci uns portugueses que tinham um restaurante aqui e provei o tal pastel,divino!Bjus.

Elô Bueno disse...

Glau, um combo desses de 50 pra mim tava bom pra começar...aff, morro de vontade de comer!
Saudade de tu!

Cozinha Perfumada disse...

Glau, que delicia esses pastéis!!Hummm Acho que faz diferença os pastéis de natas dos pastéis de Belém em Belém...Os de Belém são DEMAIS!! Quando fui a Portugal amei e comi muito bem em todos os lugares que fui! Fui super bem tratada...que delicia! Esses pastéis com o açúcar e canela que vc mostrou ficam divinos! Aquela embalagem de 6 pasteis para mim viram lanchinho...adoro aquilo ali!! Lindo post com lindas fotos do Mosteiro do Jerónimos !Vc foi ao Castelo de São Jorge?? Beijos Tereza

Roberta Mello disse...

Lisboa é nossa segunda casa, já moramos por lá e amooooooo, lá devo ter engordado uns bons quilinhos só de pastel de natas!!! Mas o original, o de Belém é inigualável!!! Beijocassss

Virginia Hortela disse...

Delícia de país!!!! Sou filha de portugueses meu pai morava lá ele era da Serra da Estrela distrito da Guarda Norte de Portugal. País de povo muito hospitaleiro e adoram nossas novelas(eu não assisto) e ficam indignados com isso...kkkk. Quando tiver oportunidade experimente toucinho do céu, pastel de santa clara e baba de camelo...bom eu adoro, minha tinha faz doces como ninguém e não dá para resistir. Fico feliz por ter gostado da santa terrinha...Beijos, Virginia.

Kátia Cristina disse...

Eu tbm adoro Portugal!!!
Pelo menos 2 vezes no ano vou até la a trabalho. De turismo mesmo só fui uma vez.
As coisas por la são muito mais baratas que aqui em Barcelona.

O pastel de Belém é uma maravilha!!!!!

Beijos

Vanda Fernandes disse...

Olá, fico contente que tenha gostado de Lisboa e de certo que com mais tempo iria ainda gostar mais... Os nossos pásteis de Belém são realmente únicos, uma receita secreta e exclusiva desta fábrica desde 1837... Espero que para a próxima possa conhecer mais deste nosso cantinho que é Portugal.
Bjs

Ana disse...

Os pasteís de nata são muito melhor que os de belém!!!Mas fico contente q tenhas gostado de Lisboa que merece sem dúvida uma visita com mais tempo. Beijinhos

Andréa Potsch disse...

Huuummm! Babei geral! Comer esses pastéis autênticos estão em meus planos faz tempo! Só não sei quando... hihih
bjs

Katia Bonfadini disse...

Oi, Glau! Menina, eu perdi essa oportunidade quando estive em Portugal há dois anos com minha vovó Carmota, por puro preconceito. Preconceito contra ovo! Pois é, eu não como ovo e me recusei a experimentar os pasteis tidos como os melhores do mundo! Hoje me arrependo porque uma mordidinha não me faria mal e quem sabe eu até iria gostar do sabor???? Amei suas fotos de viagem, me deixaram um gostinho de "quero mais"!!!!! Bjs!

Marta disse...

Amo Portugal.. sou suspeita, pois minha família mora lá e já fui várias vezes!!!!
Beijos

Joseane disse...

Oi!! qdo fui para Portugal comi os pastéis de Belem, são maravilhosos mesmo!! fiquei com água na boca agora!! bjs

Os meus momentos favoritos disse...

Ainda bem que gostaste, os nossos pastéis de Belém são divinais.
Beijinho

Joy of life disse...

Não há nada como os pastéis de Belém, da fabrica de pasteis de Belém. Eu que nunca fui fã aqui no Brasil, me acabei e prometi para mim, que só voltaria a comer lá...porque não há, nada igual!

Joy of life disse...

Não há nada como os pastéis de Belém, da fabrica de pasteis de Belém. Eu que nunca fui fã aqui no Brasil, me acabei e prometi para mim, que só voltaria a comer lá...porque não há, nada igual!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin