5.7.10

Creme de abóbora com gorgonzola

Aqui em Brasília tem feito um friozinho a noite..não é aquele friozão de bater os dentes, mas um friozinho gostoso.. suficiente pra me deixar com preguiça de sair de casa! E pra mim não tem combinação mais perfeita: friozinho a noite + final de semana = ficar em casa! Mas eu não aguento ficar parada (famoso siricutico, fogo no rabicó) e invento alguma coisa pra fazer... geralmente envolvem algo pra comer..

Aposto que vc pensou: Como vc consegue ser magra? Quer saber.. sou magra pq não tenho a mínima tendência a engordar (magra de ruim) e eu também não como muito, aliás como bem pouco! Troco um pratão de arroz com feijão por uma salada, uma sopa! E foi uma sopitcha, um creme de abóbora, que resolvi fazer...



Creme de Abóbora com gorgonzola
- Meia abóbora japonesa
- 3 batatas pequenas (coloquei pq achei que iria render muito pouco. Velho truque de "colocar mais água no feijão")
- queijo gorgonzola (a quantidade vai depender do seu paladar. Se quiser só dar um toque coloque uma fatiazinha)
- creme de leite fresco (pode trocar pelo de caixinha, mas ando tão, mas tão apaixonada pelo fresco.. coloquei no olhômetro)
- água fervente suficiente pra cobrir os legumes
- sal a gosto
- noz moscada raladinha na hora

Modo de fazer
Casca de abóbora é um inferno pra tirar, mas aprendi com minha leitoras que se colocar alguns minutinhos no micro-ondas, vc consegue cortar muito mais fácil! E é a mais pura verdade! Então tire toda a casca da sua abóbora, descasque as batatas e coloque numa panela. Cubra com água fervente e salgue. Deixe os legumes ficarem bem molinhos.. não escorra a água, mas se perceber que tem muita tire um pouco do excesso. Esprema os legumes (eu sempre uso o Mixer) e ligue o gás bem baixinho.. coloque um tanto de creme de leite, um pedaço do queijo gorgonzola, rale a noz moscada e se for preciso coloque mais sal. Arrume nas cumbucas e adicione um teco de creme de leite (um pinguinhos) e dê uma bagunçada com um garfo - só pra dar um clima de restaurante fino! :)



As quantidades da receita de hoje estão um horror... mas eu sempre digo e repito: faça com a sua cara! Não tem abóbora, mas tem mandioquinha, faça com a mandioquinha! Não quer colocar batata? Não coloque! Não gosta de queijo forte, não ponha! Troque pelo requeijão ou nenhum! Aqui ninguém é obrigada a nada, ok? :) Use os ingredientes que você gosta e tem na geladeira!

Mas que este creme fica bom demais, ele fica! Af, Maria..


A mesa arrumei assim... tirei minhas cumbuquinhas fofas do armário e lavei. Peguei 2 guardanapos laranjas que ganhei da minha mãe, ajeitei e coloquei 3 mandalinhas bordadas fofas que também ganhei dos meus pais (vieram de Fortaleza).. uma das mandalinhas foi para apoiar a colher! Peguei um raminho de alecrim da horta e voilá!







Bjos e boa semana, Glau

Ps1: Eu sou daquelas que arruma a mesa, mas fico de olho e tomo o maior cuidado pra não cair nenhum respingo de comida na toalha!
Ps2: Panelinhas daqui

26 comentários:

ELIANE TAVEIRA disse...

Deliciosa receita pra quando o inverno chegar por aqui!
Amei seu blog e já estou seguindo...
Bjos

Eliane

http://receitaserecipestop.blogspot.com

Ana Maria Braga disse...

Hum, esse creme de abóbora está com cara de gostosa. E o seu capricho em arrumar tudo ganha nota 10. Gostei do post. Bjs

Luiza Coelho disse...

hmmm... me pareceu muito bom esse creme aí... deu água na boca e vontade de tomar ele agora mesmo de café damanhã... ai, eu sou igual a você: magra de ruim. Eu amo comer mas tbm troco tudo por uma boa salada e uma boa sopa... AMO! Minhas amigas que afzem regime querem me matar por causa disso... Amei a decoração... carinha de inverno aconchegante! Tem coisa melhor?

Tathyana disse...

Amiga, vc é magra de ruim mesmo. Até porque as sopas que vc faz não são nada light né? Eu amo essa receita e se comesse tudo o que vc faz, posta e come, pesaria pelo menos uns 180 kg. Bjssss

Ps: vem aqui essa semana?

HELENA GASPARETTO disse...

Glau, essa sopa é um clássico, e das que mais aprecio! Muitos parabéns!! As fotos e apresentação estão espetaculares!!!!

Beijos
Lena

manjericota disse...

Glau, vc não deixa por menos na qualidade das suas receitas. O cenário para a foto, ficou lindíssimo. Ja te disse q sou apaixonada por essas mini caçarolas, fofíssimas!

Bjo gde, Dani :)

Unknown disse...

Oi Galu,
que delícia esse creme, perfeito pra quem tá no sul, rsrsrs... aqui o friozinho é pra valer e vai muito bem uma delícia dessa. A mesa ficou lindíssima!
Beijos!!!

Andréia disse...

Glau, aqui está um frio do cão e com certeza sua sopinha reinará na mesa do jantar aqui de casa :)
Que coisa mais linda que ficou sua mesa...super fofa! E as fotos também ficaram lindas!
Parabéns mais uma vez por este post cheio de inspiração!
bjs e boa semaninha

Bá Maglia disse...

Ai, Glau, essas suas panelinhas são uma coisa fofa!!! E a sopinha deve ter ficado uma delícia. Adoro queijos fortes e estou aprendendo a gostar de abóbora, um dia desses vou tentar.

Beijos!
PS: avise quando vier em setembro. Quem sabe não combinamos alguma coisa...

Milena disse...

Minha mãe faz um creminho de abóbora que amo.Aliás,li o seu post de ontem e também lembrei-me dela.Quando morávamos em Minas,mais precisamente em São João del Rei,ela sempre pegava galhos secos para enfeitar,típico da Zona da Mata.

bjks

Rachel disse...

O creminho deve estar uma delícia, ótima opção para esse friozinho!
As cumbuquinhas são um charme...linda apresentação, você é uma artista!
Bjuss!!!

Thiara Ney - Tuty disse...

Glau, vc definitivamente deveria ser mais ruim. Pq vc é mto boazinha para ser magra desse jeito! Como pode?!?!?
;)

Katia Bonfadini disse...

Glaucia, amei a receita!!!! Eu já comi essa sopinha, mas ainda não tinha a receita! E acho a combinação maravilhosa!!!! Parabéns pela receita e pelas fotos! Beijos!

ameixa seca disse...

Aqui está impossível comer sopa, 40ºC é demais. Só frutas e saladas :)

Francine Stein disse...

Hummmm, essa sopa parece deliciosa mesmo!!!!
Linda a foto e as panelinhas :-)
Pena que eu com as crianças é impossível deixar as toalhas limpinhas hehehe
BJS

Mara disse...

Oi Glau,
Também não tenho tendêcia a engordar, deu para notar naquele meu post, não é mesmo? ;)
Amei essa receita de creme, a mesa ficou linda...enfim, a felicidade custa muito pouco. Vou repassar essa receita lá no meu blog,ok?
bjss

Entre laços e amigas disse...

Ai que delícia que deve ser!
Preciso me inspirar!!rsrs
Primeiramente para cozinhar e "segundamente"rs para arrumar tudo com amor e carinho!!
Céus!Preciso aflorar esse lado "mulherzinha" meu!!
Parabéns querida!Tudo lindo e cheio de capricho!!
Beijos, Da menina do laço, Keka!

Tamy disse...

amore, essa neura com a toalha não é só sua!!!! Eu tbm tenho... hahahaha

beijos

Feito a Mão disse...

Gláucia, bem que a Kátia falou: suas fotos de comida realmente são lindas. Gostei muito do capricho com que vc apresentou um prato tão singelo quanto uma sopa de abóbora... e nesse friozinho não há nada melhor!

Daniela disse...

Glaucia, tu é phyna, rycah e chique. Amo suas produções. Aqui se eu faço isso tudo, tenho que lavar tudo no dia seguinte, tudo respingado, hehehe...

Beijo!

Thais disse...

Sopa sempre cai bem, né! E deliciosa desse jeito então...amei sua receita, Glau!!! Em casa sempre pinta uma sopinha de abóbora, mas nunca fiz com queijo (ainda mais gorgonzola que eu a-d-o-r-o!!!). Vou testar!
Beijos

Marta disse...

Adorei a receita. Já anoitei!!! Testarei um dia desses de inverno..rsss
E as imagens mais lindas ainda! Fiquei apaixonada por essas mini panelinhas!
Beijocas

Glau disse...

Queridas,super obrigada pelos recadinhos... adorei!

Bjokas, Glau

Beta Bernardo disse...

Glau, se eu te contar a saga da minha sopa de abóbora com gorgonzola tu não acredita!!! Só com muita calma e sem testemunhas!!! Foi um fiasco! ahahaha
Mas eu amo e sempre que tem disponível em algum lugar eu bato ponto!
Vou testar e dessa vez seguir à risca!
Bjks, Beta

Mara disse...

Glaucia, testei hoje essa receita e ficou uma delícia!! parabéns pela sugestão da receita.
bjs

Christina Frenzel disse...

Pois é, também AMO sopitchas e, a de abóbora (ou, sopa do pântano, como diz a Ciça) é uma das minhas tops. Não sei porque, eu fazia a minha com a "abróbra" assada, olha que dÃ! ;)
Depois de algum tempo resolvi fazer na panela de pressão mesmo rsss
Enfim, vim procurar uma receitinha de DOCE de abóbora, para fazer com o que sobrou dela...
Beijooos

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin