19.10.09

Viciada em amaciante

Já falei aqui no blog, no twitter e tenho falado todos os dias.. sou doida por amaciante de roupas! Adoro! Não existe coisa melhor que roupa bem lavada.. e roupa de cama então?

Quando me mudei pra Brasília (Bsb) me dei conta que nunca tinha lavado uma peça de roupa (calcinha não conta)! Sério! Pensei: "Beleza! É só jogar na máquina que está tudo resolvido!"

Ledo engano! Percebi que não sabia lavar roupas! Não sabia quanto tinha que colocar de sabão em pó, qual era a hora do amaciante, se podia colocar na mesma máquina toalha de banho com lençol, enxague extra em qual ocasião? Af, Maria!

Confesso que cheguei a fazer umas barbaridades.. manchei umas roupitchas e por incrível que pareça todas as roupas que manchei foram do Ale! Nenhuma minha! Um dia fui lavar uns tapetinhos (daqueles de cozinha) e não vi que duas camisetas brancas dele estavam juntas.. elas sairam rosas! Fiquei rosa de vergonha e fui comprar uma camiseta nova pra ele! (mas comprei um número maior e ele nunca usou)

E agora eu acho que sei lavar direito.. acho porque eu tenho problema com as camisetas brancas dele. Elas ficam manchadas! Não sei o que faço de errado! Olha só:
1) lavo as roupas claras separadas das escuras
2) coloco um pouco de Vanish (conforme as instruções)
3) coloco o sabão em pó na medida
4) já limpei aquele 'filtrinho' da máquina

Estou começando a suspeitar que é a malha das camisetas! =)
Mas, de verdade, alguém ai tem alguma dica pra me passar?

Ó, e pra quem não sabe, a hora de colocar o amaciante é no enxague (sai a primeira água, torce um pouco e depois a máquina enche novamente) - é nesta hora! E eu ainda deixo um pouco de molho pra roupa ficar mais cheirosa ainda! Será que é por isso que mancha?

20 comentários:

Vanessa Valadares disse...

Roupa branco e difícil mesmo...tenho os mesmos problemas que você. Dizem que o Vanish é bom....mas já ouvi minha mãe dizer que amaciante de for colorido e ficar de molho pode manchar sim.
Beijokas

Dani disse...

Glau, eu ainda to na mamata da roupa lavadinha e cheirosinha na beira da cama para guardar. Masssssssssssss em casa tivemos um probleminha com algumas roupas pretas que saíam da máquina com várias bolotas brancas coladas e algumas outras manchadas.

Achamos que era o sabão errado. Até que descobri, que de tempos em tempos, precisa-se lavar a máquina "vazia" usando amoníaco ou vinagre de alcool nessa lavagem, sabe pq? para tirar a crosta de amaciante que a máquina guarda e em muita quantia acaba depois atrapalhando o trablho dela.

Bom, espero ter ajudado.

Bjs

Glau disse...

iii Vanessa, será que a causa da mancha é o meu amado amaciante? eu uso aquele famoso azulzinho, sabe?
bjoka pra vc tbem

Glau disse...

ai Dani, pode ser... no começo aconteceu a mesma coisa com as roupas pretas, tipo umas bolinhas grudentas, né? Dai fiz o que vc sugeriu só que com água sanitária e resolveu.
Vou fazer de novo!
É uma delícia ter a roupa limpinha, né? mas se bem que é uma alegria a hora que tiro a roupa da máquina (exceto a parte de pendurar que é um saco) =)
bjao

Elô Bueno disse...

Aqui em casa as roupas brancas acabam manchando uma hora, sem avisar..rss...Tenho certeza que é do amaciante. Já comprei do branco, aí mancha as coloridas!
O lance é diluir muito bem antes de colocar na máquina. Mas a gente tem a vida corrida e nem sempre dá tempo de ser tudo nos mínimos detalhes, né?
bjs
Elô

Unknown disse...

Aqui em casa lavo o meu jaleco e o do meu noivo (e emais apetrechos médicos) simplismente com água sanitária e omo. Distribuo no balde, saculejo bem pra dissolver o farelinho do sabão (isso mancha). Depois que eu não sinto mais pózinho nenhum no fundo, coloco as roupas. Deixo por 2 horas e se tiver sol, vai pro solzinho tb. Depois enxáguo e coloco o amaciante branco (tb acho que os de cor mancham).
Saimos os dois branquinhos feito coco. Nunca manchou nadinha! =)

ameixa seca disse...

Deve ser do amaciante porque aqui a roupa branca é lavada com roupa branca e nunca manchou nada :) Não usamos amaciante... pode deixar a roupa mais cheirosa mas faz com que a roupa rasgue mais depressa :)

Helena disse...

Olá Glau!
Lavo muita camisa branca do marido e t'shirts dos filhos e nunca manchou,talvez porque não uso amaciador,será?
Eu gosto de amaciador,mas no meu caso,seco a roupa na maquina de secar e sai bem macia sem ele.
Beijos

Rosana Midori disse...

Oi Glau
Td bem?
Obrigada pela visitnha e pelo comentário - foi bem propício... rs.
Qto ao conselho sobre manchas e amaciantes, sinto muito, mas não posso te ajudar... rsrs.. aqui em casa quem faz td é mamis e a secretária do lar... Mas vou aprender!
Bjs e ótima semana.

Tathyana disse...

Amiga, quem lava as suas roupas em Sampa??? Olha só, eu não uso o Vanish mais não...ele deixa a roupas amareladas com o passar do tempo.
Diquinha: coloque as brancas de molho com água, sabão em pó e álcool. Ficam super brancas. E deixe o sabão em pó derreter todo antes de megulhar as roupas brancas. As do Fred ficaram manchadas com o sabão Ariel. Não compro mais essa marca.

Bjssssssss

Glau disse...

Ai, caramba, to achando que é o amaciante mesmo. Tô pensando aqui, cá com meus botões, quando a minha escrava for passar a roupa, pra ela dar uma borrificada de água com amaciante. Que tal? a roupa aqui em Brasília seca mto rápido e fica durona!

Ai, meninas, nao sei se tenho paciência de colocar roupa de molho! Dá um trabalhão! Vcs estão percebendo que eu só quero milagre, né =)

Quem lavava minhas roupas em SP era a Vagna, vulgo trator.

bjos

Juliana disse...

Parece loucura né, mas lavar roupa é uma ciência.
Eu já experimentei várias marcas de amaciante e não gosto muito daquele famosão! É cheiroso, mas muito espesso e melequento (vira um grudi na máquina).
Uso uma marca mais barata e agito bastante antes de colocar no dispenser da máquina (a de vocês não tem dispenser de sabão e amaciante?). O dispenser é legal, pois ele só libera amaciante na hora do enxague e com água, nunca puro sobre a roupa.
Sou viciada em Vanish. As minhas roupas não mancharam não.
A dica de lavar a máquina é bem legal, ajuda a tirara a tal crosta melequenta de amaciante.
AH, eu sei que não é muito ecológico, mas dois enxágues são fundamentais! Quando a máquina tem dispenser um é com água e outro com amaciante.
Diquinha...evite muito amaciante em toalhas. Elas não enxugam! :o)

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Glau o vanish bom é o de pó o outro nunca vi diferença, mas cuidado que ele pode estragar as roupas se passar do tempo de molho. As máquinas de lavar roupa sao ótimas, mas elas também precisam ser lavadas de vez enquando. Coisa doida, né?
beijos

Dani Dickel disse...

OI Glau, to sumida, né? Correria da vida!
Olha só: eu gosto de lavar a roupa branca à mão... JURO!!!! Passo sabão de coco com bastante vontade, pra ficar beeeeemmmm ensaboada, aquele de barra mesmo. Sempre soube que ele é o melhor pra lavar roupa branca. Na hora de enxaguar, coloco na máquina pra ela enxaguar pra mim. O amaciante mancha sim. Tem que ser bem diluído. Geralmente eu diluo num balde e só depois jogo na máquina. É mais trabalhoso, mas nunca manchei nenhuma roupa branca!!!
Saudades de você!!! Beijossssss
Dani :)
PS: O namoro tá ótimo! Mas ele ainda tá lá em Campinas!

Ana disse...

uma dica para quando as roupas mancharem: ferva que a mancha sai.
Amiga, roupas brancas para ficarem branquinha sinfelizmente precisam sim de molho1
Também não gosot do amaciante famosos não, omais baratinho é melhor. e ariel gruda na roupa que é uma porcaria!!!!

Anônimo disse...

Lavo roupas há anos. As camisetas(brancas) de minhas filhas sempre ficam manchadas, descobri que é pelo uso de desodorantes. Não há o que tire. Nem vanish. Ficam manchas nas laterais até a barra.Elas passam o desodorante e não deixam secar a pele antes de colocar a camiseta (a pressa). Já mudei o desodorante, comprei camisetas novas e novamente o problema persistiu. Nem quarar ao sol remove estas manchas. Um macete que tem ajudado a manter as roupas bem branquinhar é deixá-las de molho ensaboadas com sabão em pedra azul e depois coloco na máquina para passar por sua operação normal(roupas brancas).
bjs
m célia

Izabel disse...

Olá Glau

Bom, eu tenho pilotado máquinas de lavar roupas há mais de 30 anos, então vou te dar as minhas dicas:

1- qdo colocar o amaciante, sempre dissolva muito bem ANTES de colocar na máquina, senão ele produz nódoas que parecem com as manchas de água sanitária (eu tenho prá isso, um pote plástico, daqueles de sorvete e um palitinho de churrasquinho e dissolvo ali e guardo dentro da própria máquina, depois que termina a lavagem da roupa);

2- de 15 em 15 dias eu higienizo a minha máquina, fazendo um ciclo completo de lavagem usando apenas água e 1 litro de água sanitária;

3- prá tirar aquelas manchas amareladas de desodorante em camisetas brancas, faça uma pastinha com limão e sal e aplique nos "suvacos" da dita cuja e deixe por pelo menos uns 15 min (pode usar vinagre branco com sal, se preferir);

4- nunca misture sabão em pó com água sanitária, nem na roupa nem para limpezas gerais; o sabão de alguma forma neutraliza a água sanitária (aprendi isso com o SAC da Unilever, coisa de química mesmo). Portanto a nossa mania de lavar banheiro misturando água sanitária com sabão acaba sendo um desperdício de dinheiro, já que o poder bactericida da água sanitária se perdeu;

5- se vc tem roupas de malha/linha/lã para lavar, coloque-as na máquina dentro daqueles sacos de tule com zíper, que são super baratinhos e excelentes. E qdo for estender, se for em varal de teto, estenda por cima das varetas, deitada, prá não deformar. Se for em varal de corda, coloque a peça em cabide plástico, e faça como se fosse um franzido nos 2 lados dos ombros e prenda o tal franzido com um prendedor de cada lado, e pendure o cabide na corda do varal. Se vc prender desse jeito os ombros, vai evitar que a peça fique deformada depois. Vale a pena o "trabalho";

5- e na última água de enxague, feche a torneira de água que alimenta a máquina assim que ela encher, adicione 1/4 de copo de álcool e o amaciante pré-dissolvido, assim vc não terá aqueles jatos de água durante a centrifugação e sua roupa vai ficar mais macia depois de seca;

6- se possível, não deixe sua roupa secando no varal muito tempo depois de estar seca; excesso de varal acaba deixando as roupas meio tabuinhas :p

Chega né? virou um livro!

beijão e espero que vc tenha gostado

PS: Prá passar as roupas, eu preparo meu próprio passa-facil: 1 medida de tampa de amaciante de roupas (ou 2 se for amaciante muito fraquinho) e 2 medidas iguais de alcool. Coloque na bombinha e use até acabar. É excelente. Se vc tiver a "sorte" de ter um marido que usa aquelas camisas que precisam ser engomadas, adicione àquela misturinha, uma colher de sopa de goma líquida e sempre agite antes de usar.
Vc vai acabar abrindo uma lavanderia e ficando rica :P

Adriana disse...

Minha experiencia com lavagem de roupas vai algo mais alem de voces, eu acho. Morei muitos anos fora do Br e a agua lá era muito dura, demais. Lá aprendi que colocar amaciante era impressindível, mas tb. notei manchas por causa dele. Então, pesquisando muito entre a mulherada, me ensinaram a colocar VINAGRE BRANCO de maçã na garrafa do amaciante. Metade amaciante, metade vinagre. Então com 1 litro de amaciante, eu fazia 2 litros adicionando o vinagre. Nunca mais tive problemas de manchas, as roupas ficam sempre macias e perfumadas e, o melhor de tudo, o vinagre ajuda a limpar a maquina, ajuda a não formar crostas e pelinhos ou peluças. Provem e verão q dá bom resultado. Agora, até hoje ainda não sei como limpar as meias brancas de escola do meu filho. Ufaaaa... entre terra, a mancha que os tenis produzem e a sujeira propria, só esfregando na mão primeiro, molho e depois maquina !! Abraços a todas

Anônimo disse...

OLÁ! AQUI QUERO DEIXAR PRA VC(S) ALGUNS MACETES>>

Receita para Clarear Roupas Brancas


INGREDIENTES:

4 litros de água,
1/2 kg de sabão em pó,
1kg de bórax ou ácido bórico (compra-se em farmácias).

MODO DE PREPARAR:

Em uma vasilha coloque a água no fogo, quando estiver bem quente, junte o sabão em pó e mexa até dissolver.
Acrescente o ácido bórico ou bórax, mexa também até misturar tudo.

Espere esfriar, distribua em garrafas com tampa e guarde.

Quantidade para uso: para o tanque - 1 xícara (chá) bem cheia, para a máquina de lavar - 3/4 de xícara (chá)

Suas roupas vão ficar sempre branquinhas.

Alie a isso, a limpeza quinzenal da máquina de lavar roupas, que se faz com o ciclo completo da máquina + 1 litro de água sanitária, ou vinagre branco. como já foi citado...

Eu tenho uma dica para vc (vcs) minha mãe foi sócia de uma lavanderia enorme aqui em minha cidade e adquiriu com a outra que já era dona, alguns macetes básicos: todas as roupas dessa lavanderia saíam muito perfumadas e muito branquinhas, sabe o que era o segredo? (tirando essa receita aí de cima que tb era usada?)

vamos lá>>

1)O SABÃO EM PÓ>> Só usam o Tixan Ipê, azul, não pelo perfume, mas é o que menos mancha e o que mais teve eficiência em tirar manchas sem ter que esfregar todas antes!
Eu particularmente amo o Tixan Rosa dessa linha Ipê pelo perfume, mas ele tem cápsulas de bolinhas amaciantes que se não forem dissolvidas completamente podem grudar na roupa e isso atrapalha numa lavanderia ou até mesmo a gente, se estiver sem tempo em casa né? Pq ficar desgrudando as bolinhas rsrs, ou mesmo ficar lutando ali na água até elas desmancharem, não dá... Então por isso que usamos o azul, ou a cor que vc desejar desta marca eu recomendo por experiência própria!
E ainda sobra um troquinho perto das outras marcas que só são mais caras pelo nome, eu já usei demais estas outras marcas (OMO e Ariel) mas cheguei à conclusão no dia dia lavando as roupas, que não havia mais diferenças e o porque de continuar usando.

2) O Amaciante>> use de preferência o branco de qualquer marca, que não vai manchar as branquinhas, mas dilua muito bem, principalmente se for deixar mais de 20 minutos de molho, não use extrema quantidade porque vai manchar mesmo, fica tipo uma "gosminha" nas roupas e depois enbraquece o local! E pior: se for roupa branca aí a "gosminha" vai amarelar...


3)ROUPAS BRANCAS NO SOL >> Quanto mais secar no Sol, mais clara vai ficar.


AGORA FINALMENTE O SEGREDINHO> AQUELE QUE TODO MUNDO SENTE E ACHA QUE SUA ROUPA TÁ DIFERENTE DAS OUTRAS... Usamos o Coala, sabe aquele aromatizante que alguns tb usam como desinfetante?

CALMA NÃO SE ASSUSTEM! NÃO É AQUELE DE EUCALIPTO FORTÍSSIMO!


ENTÃO, para máquina cheia, 20 gotas no enxague final... eu uso o de essência Floral, sou apaixonada...Mas tem de o de Citronela que não recomendo, nem de eucalipto ou o Pinho, a não ser que vc goste de roupas parecendo banheiro de rodoviária recém lavado,kkk!

Mas sem brincadeiras agora: tem o essência de Talco, tem o de Lavanda que tb é uma delicinha...

Vc deixa o ciclo normal e no enxague 20 ou 25 gotinhas, vai dar um cheirinho agradável às roupas, não estraga a máquina nem as roupas, te garanto. Depois que comecei a fazer isso, até minha vizinha perguntou o que eu usava se era amaciante porque o cheiro das roupas no varal iam pro quintal dela e depois que seca não fica aquele cheirão enjoativo não. A casa ficou mais cheirosa, o perfume quando abrimos as gavetas e guarda roupas, quando pegamos um lençol, um edredom, hummm eu adoro!

Bom gente, enfim espero que vcs curtam essas dicas!

Até mais.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin