2.1.09

Bolo Mármore

Receita postada no Madames dia 24-Nov-08

Pois é, não falei que não iria desistir fácil? Então, cá estou eu com o bolo mármore (se bem que este ficou mais pra Corinthiano)! Mas vou confessar algumas cositas pra vcs... o tema do post anterior mexeu muito comigo em muitos aspectos! Primeiro porque eu sou extremamente exigente e perfeccionista, pode até não parecer pelo jeito brincalhão, mas eu odeio fazer as coisas "mais ou menos" quando sei que posso mais! (claro que não estou falando só de fazer bolos! :))



A receita tem algumas críticas quanto a proporção dos ingredientes, mas este ponto foi apenas um ponto em todo o questionamento que veio à tona...

As orientações que vcs me passaram foi de extrema importância, além de eu aprender, percebi o quanto minha cozinha é repleta de amadorismo! Errado isso? Claro que não, mas eu me dei conta o quanto eu não sei absolutamente nadica de nada de nada mesmo de técnicas! Eu sempre gostei de cozinhar e sempre agi no feeling, algumas regrinhas básicas já foram internalizadas desde a minha infância, mas nunca dei muita importância a alguns pontos extremamente importantes na preparação de um prato, como a temperatura dos ingredientes e o porque da receita exigir tal temperatura entre n outras questões.

Duas semanas atrás tive a oportunidade de escolher um livro fiquei com um de receitas a comprar um de técnicas! Olha que tonta! Talvez por querer escolher o caminho mais fácil, acabei escolhendo o que pode me dar mais trabalho e mais frustrações! Bom, é isso ai! Vivendo e aprendendo!

De todo modo, eu tento não ser cabeçuda (como falo para os meus adolescentes) e me esforço para aprender com os erros e com as situações! Já sei que meu próximo livro será de técnicas!Ale? Oi, tudo bem? :)

Voltando ao bolo.. segui as orientações de vocês e refiz o Bolo Marmóre! Fiz algumas alterações quanto aos ingredientes, mas o modo da preparação segui à risca assim como no bolo anterior!

Bolo Marmorizado
Pierre Hermé (Larousse do Chocolate) com adaptações

- 3 ovos
- 175g de farinha de trigo (coloquei 195g - orientação da Claudinha)
- 175g de manteiga (coloquei 150g em temperatura ambiente - orientação Goumandise Marcel e Nina Moori)
- 1/2 colher (sopa) de fermento em pó
- 200g de açúcar (continuo achando mto açúcar)
- 50g de cacau em pó (coloquei menos por volta de 35g, mudança que já tinha feito no outro bolo)
- 1/4 de xícara de leite (por considerar a massa muito pesada. Ana Elisa do La Cucinetta refere o mesmo quando preparou o bolo. Mas coloquei por conta e risco. Olha lá o amadorismo!)

1. Préaquecer forno a 180 graus
2. Quebrar os ovos e separar as claras das gemas. Bater claras em neve. Peneirar farinha e fermento e reservar.
3. Derreter a manteiga (pulei esta parte, lembra?) e bater com o açúcar, depois acrescentar as gemas e bater bem. Misturar a farinha e mexer. Acrescentar as claras e misturar lentamente.
4. Despejar metade da massa em outro recipiente e em uma delas adicionar o cacau.
5. Untar forma de bolo inglês (22cm de comprimento. Ok, a minha exatos 22 cm).
6. Despejar um pouco da massa com cacau e, sem seguida, um pouco da massa sem cacau.
7. Levar ao forno e deixar assar por 50 minutos ou até o palito sair sequinho.

O bolo ainda não ficou perfeito como eu gostaria, mas saiu! :) Assim ofereço um pedacinho à todos vocês que contribuíram pra minha receita sair!

Bjos e ótima semana pra nós! Glau

Ps: A querida Bia preparou o bolo conforme a receita original e o dela deu certíssimo! Se por acaso mais alguém se aventurar, por favor, volte aqui pra me contar!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin