Maracujá é uma fruta que eu adoro.. lembra muito infância.. Quando éramos crianças e ficávamos secos pra comer um doce, minha mãe falava: "Abre um maracujá e coloca um pouco de açúcar!" e a gente obedecia!
Além disso, o maracujá é da família Passiflora, ou seja, calmante natural. Delícia, né? Às vezes, a gente precisa de um calmantezinho pra voltar ao nosso estado basal.
Daí procurei umas receitinhas e achei um bolo de maracujá, amêndoas e papoula no Grande Livro de Receitas da Claudia e resolvi fazê-lo, porém queria estrear minha nova forma... de mini muffins! Comprei em NY, mas acredito que se vc procurar, vc achará pra vender aqui no Brasil.
Massa
- 6 colheres (sopa) semente de papoula (é mta coisa! coloque bem menos)
- 1/4 de xícara de leite
- 180g de manteiga em temperatura ambiente
- 1 xíc. de açúcar
- 3 ovos
- 2 xíc. de farinha de trigo
- 1/2 xíc. de amêndoas
- 1/2 xíc. de suco de maracujá (usei a fruta e bati com um pouco de água e coei)
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
Cobertura (opcional)
- 1/3 de xíc. de água
- 2/3 de xíc. de suco de maracujá
- 1/2 xíc. de açúcar
Aqueça o forno em temperatura média. Numa tigela misture as sementes de papoula com o leite e deixe descansar por 20 min. Na batedeira bata o açúcar com a manteiga até formar um creme bem homogêneo, acrescente os ovos um a um e bata bem. Adicione a farinha de trigo, a amêndoa (no livro não especifica se é farinha.. eu tinha lâminas aqui em casa e coloquei pra bater), o suco de maracujá e o leite com a papoula. Desligue a batedeira e incorpore o fermento. Coloque numa forma untada de sua preferência.
Fiz meia receita e renderam 12 mini muffins e 12 muffins.
Papoula aqui no Brasil está proibida. Segundo a Anvisa, "só o cultivo de papoulas está proibido pq dá origem a entorpecentes como a heroína e ópio." (informação retirada daqui). Eu como já sabia disso, trouxe na minha malinha!
Este bolo não fica nada doce e fica fofinho :) O gosto da amêndoa some e a papoula dá uma crocância muito gostosa! Se vc não tiver papoulas, dá pra fazer sem!
Bjos pra vc, Glau
Este bolo não fica nada doce e fica fofinho :) O gosto da amêndoa some e a papoula dá uma crocância muito gostosa! Se vc não tiver papoulas, dá pra fazer sem!
Bjos pra vc, Glau
18 comentários:
ficaram um mimo e lindos!! devem ser deliciosos e com essas sementes que tanto adoro!! beijinhos
caraca, parece que ficou muito bom mesmo!!
e a estreia da sua forma nova foi um sucesso, pelo visto! eu tb trouxe uma dessas de MIA, achei uma loucura colocar na mala, mas trouxe toda feliz! bom, né?
beijocas,
da harumi
Que lindos ficaram!
As sementes de papoila são difíceis de encontrar à venda aqui em Portugal, mas por enquanto tenho conseguido sempre que preciso.
Vou experimentar esta receita, é perfeita!
Eu ainda um "tico" de sementinhas que guardo como um tesouro! Mas essa receita está me tentando, ficou icrível!!!
Bjs
Muito do mal isso!
Eu quero, muito!!!
=)
Que coisinhas mais lindas, o sabor deve ter ficado fantástico né! O que eu não daria para provar um desses hein??? Bjinhos
Glau querida, amei esta receita, são ingredientes que adoro. Você está impossível com esta viagem a Big Appel, kkkk...Sério, você aproveitou muito e trouxe coisas ótimas. Bjka.
Então é por isso que eu nunca mais achei.... aliás, você viu essa parte da matéria: "É aí que começa o calvário... Para importá-la, as empresas têm de acatar regras de uma resolução de 2002, a RDC 239. Entre as determinações, estão a necessidade de 1) apresentar um documento no qual conste que as sementes "provêm de cultivos lícitos"; e 2) provar que se tratam de "sementes sem capacidade germinativa, ausentes de entorpecentes e não-oriundas de apreensões".
KKKKK já pensou se pegam teu potinho na alfandega?
Beijinhos...
Sonia, nunca tinha comido um bolinho com papoulas e adorei! Bjos
Harumi, hahaha já te respondi por emails.. pelo visto eu trouxe mais formas que vc! bjao
Luísa, aqui no Brasil está impossível de achá-las! Este bolinho ficou bem gostoso mesmo! Bjos
Tati, isso ai... use com moderação! hahaha bjos
Thi, ai minha amiga, mandar pra vc pelos Correios não vai dar, só lhe resta fazer! hahah bjos
Paulinha, tbém adorei estas forminhas.. sabe o pedaço é grande a gente acaba comendo "pra não sabrar, sabe?" e dai um bolinho pequeno um só é o suficiente! =) Bjos
Teinha, te mandei email.. saudades de vc! Bjao
Ju, eu ia falar que não era meu... era pra uma amiga! hahah e dai sou presa como traficante! piorou! bjao
Que fofinhos :) Adoro maracujá e papoila, devem ficar óptimos!
Ficaram tão charmosos...
Eu tenho um saquinho de papoula aqui na geladeira, mas acho que já venceu faz tempo. Será que vence??
Acho que vou tentar fazer sua receita para experimentar minhas sementinhas,hehe.
Beijão
Ficaram fofos e o maracuja é dos meus sabores preferidos. beijinhos
Glau, que fofos esses muffins!!! E o sabor eu amei! Maracujá com amêndoa... duas coisas que adoro!!!
Beijocas!
ai Glau que lindos esses muffinzinhos rsrsrs,fofos,deve ta uma delícia!!!1
bjs
Ei Glau! NOssa, estão fofissímos esses muffins! Tô com maracujá perdendo na geladeira! Acho q vou fazer o teste! Depois te conto!
bjs e tudo de bom!
Oi, Glau! Seus bolinhos parecem deliciosos...
Vai rolar aqui em Brasília, creio que em maio, a feira "A arte do encontro", no Lago Norte. É uma exposição bem legal. Participei dela no final do ano passado e vou participar de novo agora. Por que você não participa com suas coisas maravilhosas? Se quiser, me manda um e-mail que eu tenho o contato da organizadora, ok?
Grande beijo!!!
Eu não consigo as sementes pelo motivo q vc já explicou, como não vou ao exterior tenho usado um recurso bem legal, bato o maracujá no liquidificador com um pouquinho de água e as sementes, o resultado é muito bom elas ficam crocantes... hummmm delícia !!!
Oi! Já fez com semente de chia?
Postar um comentário