2.1.09

Torta Santiago

Receita postada no Madames dia 13-Out-08

Assim que me deparei com o novo desafio da Fer, doces finos, logo me veio à cabeça aquela mesona enorme de doces de casamento. Adoro brigadeiro e camafeu, mas nos casamentos arrisco comer os outros tipos de doces, muitos dos quais não faço a menor idéia do sabor antes de prová-los!
.
Para este desafio queria preparar um docinho diferente! Matutei, procurei bastante e me deparei com uma torta belíssima do Chef Francisco Gameleira, do Figueira Rubaiyat (restaurante bem bacana aqui de SP), chamada Torta Santiago.
.
Diz a história que esta é uma sobremesa tradicional da Espanha, oriunda de Santiago de Compostela, daí o nome! A primeira notícia que se tem datada da "criação" desta torta foi 1577, durante uma visita de D. Pedro de Porto Carrero à Universidade de Santiago de Compostela, ainda que naquela altura fosse denominada "torta real". (fonte Wikipédia)
.
Nada mais fino, não? Assim, madame que sou, resolvi preparar mini tortinhas Santiago para este Desafio tão bacana!
O que você irá precisar?
Para preparar a massa
- 80 g de manteiga
- 50 g de açúcar
- 2 gemas
- 175 g de farinha de trigo
.
Para o recheio
- 3 ovos
- 150 g de açúcar
- raspas da casca de 1/2 limão (usei limão siciliano)
- 1 colher (chá) de canela em pó
- 400 g de farinha de amêndoa
- 1 colher (sopa) de manteiga derretida
- 1 colher (chá) de essência de amêndoa
- 1 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro (para polvilhar)
.
Como preparar a massa?
Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar até formar um creme bem homogêneo. Acrescente as gemas e a farinha de trigo e misture com as mãos até a massa não grudar. Abra a massa com um rolo sobre um plástico e assente no fundo de uma fôrma untada e de fundo falso. Leve para assar em forno preaquecido a 180ºC por 12 minutos. Fiquei impressionada como é uma massa fácil de trabalhar! É uma massa linda e super gostosa!
.
Como preparar o recheio?
Novamente na batedeira, bata os ovos com o açúcar até dobrarem de volume. Acrescente as raspas de limão, a canela e continue batendo. Por último, acrescente a farinha de amêndoa, a manteiga derretida e a essência. Despeje sobre a massa pré-assada e leve de volta ao forno por 18 minutos ou até que o recheio esteja firme. Espere esfriar e desenforme. Polvilhe com o açúcar de confeiteiro usando uma peneirinha fina e sirva.

Adorei! O gosto ficou incrível!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin