9.4.12

Bolo delícia de clementine

Olá, como foram de Páscoa? Por aqui foi tudo bem! No início do feriado, preparei um bolinho pra ter a disposição dos moradores desta casa. A receita é a mesma do bolo de limão da Rita Lobo, mas no lugar do limão usei uma mexerica (usei uma chamada Clementine - ela tem a casca bem laranja e não acho tão ácida quanto a nossa mexerica). Ficou maravilhoso.

Quitandoca Fotografia-3

Bolo delícia de limão - troquei pela Clementine e fiz meia receita! Esta que passei está inteira. 
Fonte: Panelinha

- 3 xícaras de farinha de trigo
- 2 xícaras de açúcar
- 200g de manteiga em temperatura ambiente
- 1 xícara de leite
- 4 ovos
- 2 colheres (chá) de fermento em pó
- 1/2 colher (chá) de sal
- raspas de 2 limões (Clementine)
- manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a forma

Aqueça o forno em 180 graus. Na batedeira, bata bem a manteiga até que ela fique bem fofa. Acrescente o açúcar e misture. Adicione um a um os ovos batendo bem a cada um que você colocar. Adicione a farinha e o sal já peneirados alternando com o leite, bata apenas o suficiente para misturar. Por último, incorpore o fermento e as raspas de limão (clementine). Coloque na forma e depois no forno. Por volta de 45 minutos fica pronto, mas depende de cada forno. Faça o teste do palito. Desta vez preferi usar a forma de bolo inglês, mas já fiz também naquela de "buraco no meio".

Quitandoca Fotografia

Calda: misture 1/3 xícara de suco de clementine + 2/3 xícara de açúcar. Misture e coloque por cima do bolo já desenformado. Eu fiz a cobertura, mas não fiz foto dela.

Quitandoca Fotografia-2

Esta receita é imbatível! O bolo fica MUITO fofinho. Gostei de ter usado a clementine. Quebrou o doce. Muito bom. Beijos e boa semana, Glau.

8 comentários:

Cristina Junqueira disse...

Glau, deve ter ficado maravilhoso! O de limão eu já fiz, mas com tangerina deve ficar muito bom! No sábado fiz o tal do bolo indiano e amei? Você conhece? Se quiser, posso te enviar a receita. Beijos e boa semana. Cris Junqueira

Luisa Alexandra disse...

O aspecto é do melhor!
Adoro os bolos assim simples e bem aromáticos.

Anônimo disse...

Hum...parece-me delicioso...
Beijo:)
Janice

Sandra Negrão disse...

Imagino que tenha ficado uma delícia.
Eu adoro um gosto azedinho... hummmmm....delícia!
Beijocas

Erivania disse...

Glau, a receita com limão eu fiz e ficou simplesmente o bolo mais macio que eu já fiz... E agora vou ter que caçar essa mexerica, porque fiquei com agua na boca!! rs

beijos!

Glau disse...

eu tbém acho.. foi um dos bolos mais fofinhos que já fiz. Não conheço, Cris.

Beijos

Cristina Junqueira disse...

Glau, vou te mandar a receita por e-mail. É muito bom! Beijos

Anne disse...

Oi Glau!

Adoro suas crônicas e fotografias!

Assim como você também moro no Planalto Central e te pergunto: onde é que você faz a feira nessa cidade? Estou louca atrás de frutas diferentosas, mas no super aqui perto de mi casa a coisa anda bem mais ou menos, sabe?!

Beijos e muito sucesso!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin