24.1.12

Filé de pescada com amêndoas na manteiga

Estou mudando minha ideia em relação a cozinhar peixe. Sempre achei que iria deixar a casa, a roupa, o cabelo cheirando a peixe, mas me enganei. Fiz um peixinho que não deixou cheiro. A receita vem de uma leitora querida, a Carina, lá do Guarujá. 

Como ela já me conhece, ela enviou uma receita facílima. Juro. Não deu trabalho algum e ficou incrivelmente gostoso.  Como não tive trabalho pra preparar a comida, resolvi pegar a energia que sobrou e arrumar a mesa e ter um almoço digno. Simples, mas digno.

Com direito até a prendedor de guardanapo
quitandoca-2

Guardanapo de papel, mas ficou bonitinho
quitandoca-3

Bom, o peixe... comprei filé de linguado congelado. A querida Carina usou merluza e a receita ela retirou da própria embalagem do peixe. Ela diz que mora no Guarujá, mas mesmo assim acaba comprando peixe congelado.

Pescada Amandine
- 400g de filé de merluza
- 100g de manteiga
- 1/2 xícara de amêndoas picadas
- 1/2 colher (chá) de sal

Coloque os filés numa assadeira. Leve ao forno pré-aquecido a 175 graus durante 15 a 20 minutos, mas como sempre digo, depende de cada forno. A parte derreta a manteiga e adicione as amêndoas e o sal. Deixe derreter, mexa e cobra os filés assados.

Segundo a Carina, a receita pede para colocar os filés na assadeira sem nada, sem nenhum tempero, mas eu fui teimosa e coloquei pimenta, um pouco de sal e um fiozinho de azeite.

quitandoca

Coloquei no forno e soltou bastante líquido, deixei secar um pouco e deixei o filés levemente dourados. Acrescentei a manteiga derretida e deixei mais uns 15 minutos no forno.

quitandoca-4

Se ficou bom? Ficou maravilhoso! Fiz um arroz branco e foi um hiper almoço. Adoro receitas práticas e super saborosas. A textura da amêndoa, mais crocante, combinou super bem com a carne macia do peixe. E manteiga. Ah, eu amo manteiga.
Carina, um beijo em vc, neguinha! Amei a receita! Obrigada!

Queria aproveitar e dividir com vocês um dos dias mais emocionantes e felizes da minha vida. Tive a oportunidade de registrar o nascimento de 2 gêmeas, a Maria e a Isabella, filhas da querida Tati. Aguardo a visita de vocês no Quitandoca Fotografia.

quitandoca11

Clique aqui para se emocionar. 
Beijos, Glau

16 comentários:

zelia bolos e doces disse...

Por que será que quando vejo uma receita sua fico com água na boca heim??????????hum!!!!!!!!!!!quando crescer quero fazer uma receita gostosa como a sua !!hummmmmmmmmmmmmmmm!!!!!!!!!!!!!!!eu quero!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

rose japan disse...

Hummm deve ter ficado uma delicia...
Bjs rose japan

Ateliê de Artes - Dri Queiróz disse...

hummmmmmmmmmm, amo...essa vou testar com certeza e vou lhe encaminhar um e-mail de uma receita vapt vupt de peixe também, delícia.
Bjs
Dri

Tretswelt disse...

oi,manda um pedaco p mim!!!Bju.Lu.

Anônimo disse...

hummm...adoro peixe! Este então facim e uma mistura gostosa e nutritiva, peixe e amêndoas!

bjus
Cris

Sheila disse...

Adorei a receita, de encher a boca de água,rsrsrsrs.
Parabéns pelas fotografias das gêmeas. Ficou linda, imagino a emoção.
Beijos

Raquel Netto disse...

Glau queridona!
Meu dia sempre fica melhor depois que dou uma passadinha por aqui...Teu jeito de falar e fazer as coisa me encantam..a fotografia então! Uau!
Nessa tua última postagem das meninas da Tati, me fez lembrar com muito carinho e emoção o parto da minha irmã, que foi no mesmo hospital!Eu fui a fotógrafa..hehehe...bom, tentei ser para registrar tudo para minha mana e também fiquei com essa sensação gostosa por dias e voltei a sentir ao ver suas fotos...
Parabéns por seu trabalho, seu empenho e por deixar meu dia mais bonito!
Beijoca boa pra vc!

Bebela disse...

Achei fofíssima a argolinha de flor pro guardanapo!

Carina Brandão disse...

Fiquei super feliz de ver a receitinha no seu blog!! Vou fazer da próxima vez com a sua sugestão de colocar pimenta, que eu adoro. Muito obrigada!!! bjsssssssssssss

Rosita Vargas disse...

Me encanta la merluza y éste pastel está exquisito es una delicia,abrazos y abrazos.

Luiza disse...

Peixe+manteiga+amêndoas é uma combinação imbatível! Já fiz algo bem parecido com truta e só de lembrar dá água na boca...
Para você que também é fã de abóbora, fica uma delícia fazer uma "cama" com abóbora japonesa em fatias por baixo do peixe. Aí para mim a refeição já está mais do que completa.
Beijão e parabéns de novo pelas fotos do parto, muita emoção, muita beleza, muita alegria...

A cozinheira disse...

Oiii!! Esse prato serve quantas pessoas?? :)

A cozinheira disse...

oiii!! serve quantas pessoas?? :)

Erika/SP disse...

Glau, que receita gostosa!!! Adoro peixe!!! Vou testar!!! :) Beijos, Erika/SP

Fernanda disse...

Tambem Adorei a receita

Pati disse...

Amilgue,

Até hoje não fiz aqueles filés de merluza que comprei (até te liguei do mercado, do you remember??) vou fazer agora no armoço e vim fuçar aqui a receita, e vi que tem a quantidade de sal... isso me emociona tanto, porque toda vez que qualquer receita fala sal a gosto tenho vontade de pular do pé de alface! kkkk
beijos se ficar bom eu te conto kkk, ah não tenho amendoas vai com castanha do Pará mesmo kkkk

Amilgue mascarada

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin