7.12.11

Bolo mármore incrivelmente bom

Sorry pelo sumiço. Final de ano é assim mesmo. Super correria por aqui, minha cozinha praticamente não funcionou estes dias, mas ontem eu me enchi, larguei tudo e fui fazer um bolo. Bolo bom pra comer logo cedo, pra tomar com café! Adoro! Adoramos! 

A receita vem da Letícia e ela retirou do livro Baking: From my home to yours da Dorie Greenspan. Bolo mármore. Olha que lindo!

quitandoca-4

Bolo mármore incrivelmente bom
- 2 xícara mais 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 1 1/4 de colher (chá) de fermento em pó
- 1/2 colher (chá) de sal
- 180g de manteiga
- 1 xícara de açúcar
- 4 ovos
- 1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
- 1/2 xícara de leite
- 120g de chocolate amargo, derretido e morno

Preaqueça o forno a 163°C. Unte e enfarinhe uma forma média de bolo inglês.
Numa tigela, peneire juntos a farinha, o sal e o fermento. Reserve. Na tigela da batedeira, bata a manteiga em velocidade média até que ela fique cremosa (por uns três minutos). Adicione o açúcar e bata por mais dois ou três minutos. Acrescente os ovos, um de cada vez, batendo bem a cada adição. Como bem avisa a Letícia, parece que a massa desandou, fica molenga, mas não se preocupe! Misture, por fim, coloque o extrato de baunilha.

Reduza a velocidade da batedeira e adicione, alternadamente, a mistura de farinha com o leite. Não bata demais, é só para incorporar. Divida a massa que você acabou de preparar em duas partes iguais. Numa metade, misture o chocolate derretido.

bolo

Despeje a massa na forma de bolo inglês às colheradas, alternando uma camada de massa simples e outra de chocolate. Com uma faca, faça alguns movimentos de ziguezague na forma para dar o efeito de mármore

Leve ao forno por 1h30 ou mais, até que o bolo passe no teste do palito. A Letícia dá uma dica boa: se o bolo bronzear muito rápido no topo, cubra-o frouxamente com papel alumínio.

Este bolo é maravilhoso! O sabor delicioso, macio. Achei perfeito.
Aproveito a visita e convido vocês a verem o novo ensaio lá no Quitandoca Fotografia, da minha quase xará Glau. Olha como ela é linda! Clique aqui.
  quitandoca6

Beijos e bom dia pra você, Glau

12 comentários:

Nane Regulle disse...

Humm...bolo mármore, pra mim, tem gosto de infância!! Minha avó sempre fazia, em assadeira com furo no meio, e como ela na maioria das vezes o preparava enquanto eu estava na escola, eu ficava quebrando minha cabeça de como ela conseguia fazer aqueles lindos desenhos com a massa do bolo hihihi coisas de criança...Boas lemabranças:D E mais uma vez, parabéns pelo delicioso blog, que amo visitar sempre hihi
bjooo

Guloso e Saudável disse...

Glau,
O bolo de mármore é mesmo incrivelmente bom, fácil e sempre contenta todos.
Beijo
Vânia

Livia Luzete disse...

A manteiga...é o toque divino a qualquer receita. Em vez do quase plástico chamado de margarina. Sim margarina para virar plástico só falta uma molécula!

Manteiga,sou muito fã dela. E bem antes de cair por terra que ela é o monstro da alimentação saudável,principalmente para cardíacos. Se a pessoa comer de forma adequada e não se empanturrar, pode comer sem problemas.
A foto ficou maravilhosa, dá até para sentir o perfume!!!
Boa semana.

Luisa Alexandra disse...

O efeito marmoreado desse teu bolo é mesmo perfeito!

Akemi disse...

Glau, ao ler o título do post até pensei que coincidência porque a Letícia havia postado um bolo mármore faz alguns dias e entrando aqui não é que era o mesmo bolo! rss
Se já estava nos planos experimentar este bolo quando vi na Lê, agora me deu mais vontade! Seu bolo ficou com um mesclado lindo!
Bjss

Milena disse...

Adoro esse bolo,fiquei com água na boca!!

bjs

Carol disse...

Bom dia! Glau, vc traz umas receitas com gosto de infância, esse bolinho é eterno,né? Menina, acredita que nunca fiz bolo em forma de bolo inglês? Acho tão lindo, sábado fiz o pavê da sua sogra e foi só sucesso,viu?
bjo grande

Scrap disse...

que delicia !!!! hummmm ! vamos ver se tento fazer em janeiro, meus homens adoram bolo no café da manha !
bjs

Andréa Potsch disse...

PErfeito o bolo Glau!! Também estou precisando fazer (e comer!) um bolinho assim!
bjs

Patricia disse...

Glau,


Fim de ano é muita correria!!!! Sempre leio seus posts, mas sem tempo para comentarios!!!! Mas, não resisti e, precisava te dizer o quanto amo este bolo. Acho que é uma das coisas que mais me lembra infancia, mãe, chá da tarde. Minha mãe adora fazer este bolo e, consequentemente eu também!!!!! Linda foto!!!!!!!!!!!!!! Tava com saudades de deixar um oizinho!!!!!! bj

Buquê de Broches disse...

Nossa... Acabei de conhecer o blog e estou, digamos assim, APAIXONADA!

Mil vezes parabéns :-)))

Está marcado no Buquê para sempre :-)))

Beijinhos :*

Anônimo disse...

Que delícia... Vou fazer essa semana! Só uma pergunta, posso usar a forma de pão?
Obrigada pela receita,
Thatiana Bandeira

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin