17.11.11

Antepasto de berinjela

Quando eu morava em São Paulo da janela da minha lavanderia eu via um cachorrinho que morava na casa que ficava bem nas costas do meu prédio. Todo dia, lá de cima, eu aparecia na janela pra ver como o cachorro estava, mesmo quando ele estava escondido eu dava uns assobios pra ele aparecer. Rapidamente ele aparecia, olhava pros lados, pro alto, dava uns latidos e eu adorava isto. Eu o chamava de "meu amiguinho". Às vezes ficava só olhando pra ver se o velhinho (era assim que eu chamava o dono dele) tinha dado comida e pra ver a relação entre os dois. Era uma graça! Quando tive que me mudar, senti em ter que deixar os dois apesar deles nunca imaginarem que da minha janela tinha alguém que gostava tanto deles. Tem dias que "do nada" me pergunto se o cachorro ainda vive ou se o velhinho ainda vive.

Eu me lembrei desta história quando vi a foto da cebola. (?) Não sei que raios de associação eu fiz na minha (doida) cabeça. Mas eu fiquei pensando no quanto uma simples cebola roxa é bonita. Af, papo de louco, né? Bom, esta cebola foi usada num antepasto de berinjela que é uma coisa de louco de tão bom.

quitandoca

Antepasto de Berinjela
Receita: Faby - Rainhas do Lar
- 3 berinjelas
- pimentão verde, amarelo e vermelho (desta vez só usei o amarelo)
- 1 cebola grande
- dentes de alho
- muito azeite
- 2 colheres (sopa) de vinagre branco
- sal
- orégano
- pimenta calabresa (opcional)
- opcional: alcaparras, azeitona preta, nozes, passas

Modo de fazer
Pegue as berinjelas lave bem e tire a casca, corte (pelo comprimento) fatias e depois em tirinhas, conforme vc vai cortando, vá colocando no escorredor de macarrão e jogue sal generosamente (é o sal que irá cozinhar suas berinjelas). Vai verter bastante água, ok? Reserve. 

Corte tirinhas de pimentão... vermelho, amarelo e verde. Corte cebola (usei a roxa, mas pode ser a outra) e alguns dentes de alho (sempre a gosto, ok). Numa panela, refogue bem a cebola e o alho em bastante azeite, adicione os pimentões e encha de temperos - o que tiver em casa! Coloquei bastante orégano, mostarda em grãos, pimenta calabresa, coloquei um restinho de alcaparras que tinha na geladeira e bastante azeitona preta e nozes. Coloque vinagre de vinho branco e deixe evaporar bem.

quitandoca-2

Lave bem sua berinjela em água corrente.... lava, lava e lava. Tire todo o excesso de água - espremendo com a mãos, adicione ao refogado, acerte o sal e a pimenta e se preciso coloque mais azeite! 

quitandoca1

Quem me pergunta sobre mimos para presentear no Natal. Facilmente eu daria um pote destes como presente. Embale bem bonitinho, imprima a receita num papel bonito, deixe um recado (escrito à mão, por favor) e entregue. Simples e muito querido. 

Beijos

Ps: Este carimbo eu comprei numa feira de scrap que teve em Bsb. Não sei aonde vende.
Ps2: A mocinha do carimbo sou eu.
Ps3: Vocês viram o post novo do Quitandoca Fotografia? Corre lá! 

24 comentários:

Ozenilda Amorim disse...

Adoro antepasto de berinjela e fiz um delicioso esse fim de semana, na panela de pressão, fácil, rápido e muito gostos. Mas minha receita original é feita no forno, ele fica crocante e agrada muito, além de surpreender quem come.
;)

Glau disse...

Nossa, nunca tinha ouvido falar em antepasto na panela de pressão :) bjos

Quarto de Despejo disse...

Esse antepasto é M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O!!!!!!! E facílimo de fazer. Aqui em casa não fico mais sem ele. Ainda tem um pote grande na geladeira.

Uma dica para tirar a água da beringela mais facíl: aperte no espremedor de batatas!

Bjk,

Lucia

Milena disse...

Meu pai faz uma deliciosa!!!
Eu amo,
beringela é delícia!
E estou muito inclinada a dar biscoitos de presente de Natal!!!

bjs

Unknown disse...

Adorei a história do seu amiguinho.Aqui do lado de casa tinha um bar destes "xexelentos", que tinha uns gatos( 6 a 8) no telhado e eu ficava daqui de cima chamando eles.Era uma diversão! O bar foi derrubado e os gatos desapareceram na obra do novo restaurante(oi?)...
Quanto ao antepasto , adorei. Eu adoro berinjela e vou tentar fazer sua receita.
Ah! E a cebola roxa é linda mesmo!! Viajante!!
Bjosss

Glau disse...

Flavinha, ainda bem que vc entende minhas viagens.... agora eu cismei com um passarinho preto que sempre aparece aqui perto. Cara, ele é louco.. pia, arranja briga com um marronzinho, fica nervoso! hahah Parece que eu não faço nada, mas quando eu não faço nada fico de olho ao que tem ao meu redor :)

brigadeiro de papel disse...

SOCORRRRRRROOOO!!!
Amo isso e sempre fico me perguntando como fazer.
Minha boca encheu de água.

Quero quero!!!
Beijinhosssssssss

Você é demais!

Sâmia disse...

Glau, aqui em casa sempre faço esse antepasto tbm, mas nunca tirei a água da beringela. Eu corto ela em cubinhos sem tirar a casca e refogo junto com o restante dos ingredientes. Eu gosto de acrescentar colorífico (pra não deixá-lo muito pálido) e tomates secos picadinhos...hummmmmmm fica bom demais!!!
E quanto mais tempo ficar na geladeira, melhor ele vai ficando, né???
Bjim!!!

Guloso e Saudável disse...

Glau,
Meus filhos sempre tiveram o amiguinho em casa, tivemos canil...
Adoro pratos com berinjela, o antepasto ficou ótimo, juntaria as nozes.
Beijo
Vânia

Bebela disse...

Mamãe faz uma nesse estilo, só que no forno. Demora... mas fica bom demais pra comer com pão!

Adorei o seu eu no carimbo!

p.s- só gosto de azeitona no pastel ou patê de azeitona. kkkkkk

Lica disse...

Glau,minha querida, este seu antepasto me salva todo natal (desde aquela vez que vc fez para presentear o chefe do Alê), mas este ano eu vou presentear o povo com geléia.
Depois que aprendi a fazer geléia caseira com vc, minha fábrica não parou mais, e como as geléias feitas em casa são menos doces do que as industrizalizadas, vai ser sucesso na certa.
Quase não deixo comentários, mas tô sempre aqui bisbilhotando seu blog.
Beijo no coração.

Glau disse...

Lica, faz muuuito tempo que vc não me deixa comentários. Tá tudo bem por ai?

Belinha, tá chegaaaannnnnnnnndo!

maria disse...

O seu estava uma delicia, e como eu disse, cheguei em casa e fui fazer. Mas sabe como é, preguiça de tirar a casca, e o resultado é que ficou ruim!! Não sei se foi a casca, ou se eu não deixei o tempo suficiente a berinjela com sal... :( Da proxima vez vou tentar essa ideia de espremer a berinjela. Bjo!!

Fabiana Freitas disse...

Uma palavra só... Perfeito!

Bjus

Fabiana Freitas

Fernanda Reali disse...

delíciaaaa
é o único jeito que eu como berinjela, muito bom

beijooo

Ana Paula disse...

Eu só comia cebola roxa, em saladas. Comprei certa vez para acompanhar um hamburguer no molho de cheddar. nunca mais deixei de comprar..como eu morava sozinha descobri que ela dura tres vezes mais que a cebola normal.. sem contar o sabor!!
Beijos
Ana ( queridasideias.blogspot.com)

Cheiro de Vanilla disse...

Ah que delicia, ja fiz varias vezes, mas quero tentar sua receita, parece divina.
Bjs....

Lívia Monnerat disse...

Costumo fazer antepasto de berinjela no forno. Testei esse e ficou delícia! Até marido que é meio fresco com berinjela adorou :)
Valeu a receita!
Bjos!

Glau disse...

que bom que seu marido curtiu! esta receita fica mto gostosa :) beijos

Rafaela Tavolaro disse...

Conte-nos desse carimbo da cozinheira! EU quero!!!

Glau disse...

está escrito lá no post sobre o carimbo :)

Marta disse...

Adoro esse antepasto!!!
Beijos

Thalita Cunha disse...

Muito obrigada por suas idéias!!! Espero poder fazer muitas coisas lindas assim pro Natal.

Beijo,

Thali

Liége disse...

Ola,
Pesquisando na internet sobre receitas de antepasto de berinjela, encontrei a tua e achei bárbara! Só me bateu uma dúvida : a berinjela só entra qdo o refogado estiver pronto, e não volta mais ao fogo. É isso? Vou me aventurar no final de semana! Eu como quilos de antepasto de beringela, e antes de ir à falência, vou aprender a fazer eu mesma!
Bjs, Liége (PoA)

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin