26.10.11

Receita básica de risoto

Os dias estão passando e eu vejo que minha criatividade na cozinha está indo por água abaixo. Ou rola sopa ou escondidinho ou risoto por aqui. Me dá fome, não sei o que cozinhar, não quero comer besteira e opto por uma das 3 opções acima. Comida boa, honesta e quente! Tudo que meu corpitcho precisa. 

O bom destas receitas é que vc pode adaptar e colocar o que tiver na geladeira. Desta vez usei presunto royalle (ia comprar presunto de Parma, mas o preço é tão salgado que eu desisti), tomate uva e finalizei com umas folhinhas de manjericão.

Vou passar uma receita básica de risoto e dai vocês colocam o "recheio" que quiserem, tá? Não tem erro!

quitandoca-2

Risoto (receita básica)
Rende 6 porções (reduzi para 2 porções)

- 120g de manteiga sem sal gelada
- 15g de cebola em brunoise (picadinha)
- 350g de arroz arborio
- 100ml de vinho branco seco
- 1,250 litro de fundo claro (usei um tabletinho)
- 50g de parmesão ralado
- presunto royalle
- tomate-uva

Derreta e manteiga e sue ligeramente a cebola. Acrescente o arroz e toste até que os grãos fiquem envoltos na manteiga e bem quentes. Acrescente o vinho (adoro o aroma que exala neste momento) e deixe secar completamente. Adicione uma concha de fundo, mexendo sempre. Coloquei o presunto cortado em fatias e quando o risoto estava pronto, coloquei tomatinho picado (queria mais crocante mesmo). Quando secar, acrescente outra e assim será feito até que o arroz esteja al dente.

Desligue o fogo, acrescente a manteiga e o queijo parmesão. Usar um queijo de boa qualidade faz toda a diferença! Sirva logo na sequência.

quitandoca 

Gente, e não é que fica bom! Pra mim não precisa de mais nada. O Ale sentiu falta de um bifinho, mas só o risoto já é o suficiente pra fazer minha barriga feliz.

quitandoca-3 

Pode parecer difícil, mas é super tranquilo mesmo de preparar. Eu acho que o vinho branco seco faz toda a diferença no sabor do prato, mas se você não curtir, pode fazer sem.

Beijos e boa 4a. feira, Glau
Ps: Outros risotos que já rolaram por aqui: bacalhau, legumes, frango, camarão, aspargos, limão, abóbora com linguiça, risoto de nada.
Ps2: Se você chegou agora, corre lá no Quitandoca Fotografia que tem ensaio novo no ar.

16 comentários:

Luiza Coelho disse...

fiz meu primeiro risoto da vida esse ano, esse mês! Foi de cogumelo (funghi e shitaki) e adorei... não coloquei o vinho pq nao tinha mas quero testar desse jeito. Eu acho risoto gostoso mas meio enjoativo (será que por isso as porções são pequenas?) mas piquei um tomate fresquinho e coloquei no prato e comi junto... deu uma quebrada e eu amei... ñão sei se chefs aprovariam essa combinação mas eu amei... Tõ doida pra fazer um que vi com morangos... será que fica bom?
Você bem que um dia podia fazer aqui um post sobre caldos naturais... vegetais ou não... acho uma ótima dica e ajudaria muita gente! Bom, sobre os posts, acho que vc varia sim! Você mostra biscoitinhos, bolos, café da manha... e tem receitas que as vezes uma pessoa pensa: ah esa é fácil, já falei, nem precisa falar e tal mas que pra quem tá arriscando, começando agora na cozinha ou em determinado prato, é super importante. beijos

Jô Reis disse...

Glau, também sou fã de um risoto acho tão prático.Estou testando várias marcas de arroz arbóreo, já tem umas na minha lista negra, porque ví que faz diferença. Qual marca você mais gosta? Essa semana comprei um italiano da marca De Cecco , você conhece? É bom? Ainda não testei.
Beijos!!
Jô Reis

Glau disse...

Lu, eu faço tanta coisa que imagino que os chefs ficaram de cabelos em pé: corto cebola com garfo e faca (hahaha um horror), pico cebolinha com tesoura. Entre outras cositas.

Já expliquei aqui como faz caldo de frango http://www.quitandoca.com/2011/03/capeletti-in-brodo.html

Sei que vc é vegetariana, mas fica a dica pra quem ler este recado! hahaha

bjos
Ps: estes recados "bem que vc poderia fazer..." me dão um frio no estômago. hahaha

Glau disse...

Jô, comprei um ontem da marca Tio João. Não conheço este seu.. bjos

Fê Dayrell disse...

Glau, risoto é muito bom e nunca é demais uma receitinha sempre tem uma coisinha ou outra que a gente não coloca.
O seu ficou muito apetitoso.
Bjo

Guloso e Saudável disse...

Glau,
O vinho é um tempero obrigatório em casa, as bebidas alcoólicas, fazem a diferença em muitas receitas doces e salgadas.
Muito bom risoto.
Beijo
Vânia

Glau disse...

tbém acho

ELIANE disse...

Oi Glau,
Coincidência, ontem também fiz risoto. O que rolou por aqui foi o de abóbora com lingüiça, que as filhotas e marido adoram. Depois vou experimentar este aí de bacalhau.
Abraços
Eliane Rodriguez

ELIANE disse...

Glau,
Coincidência, ontem também fiz risoto. O que rolou por aqui foi o de abóbora com lingüiça, que minhas filhas e o marido adoram.
Abraços.
Ps: adorei você ter postado a fotinha do meu filé de salmão com gergelim no seu Facebook. :)

ELIANE disse...

Lembrando que a escolha do risoto que fiz ontem a noite foi por ter visto o seu post.

ELIANE disse...

Lembrando que a escolha no risoto feito no jantar de ontem foi por ter visto seu post.

Bebela disse...

Glau, quando não tem vinho (quase sempre! hahahaha) eu uso cerveja! :D Fica bom também e dá um gostinho bem legal! Eu adoro!

Já fiz com vodka também!

Bebela disse...

Outra... De Cecco é uma das melhores marcas de massas italianas. JÔ, acho que vc vai se dar bem! hehehe O preço é que costuma ser meio salgadinho!

Eu uso o arroz da marca La Pastina, era o que vendia no Big Box perto de casa! Um da caixinha vermelha! É bem bom!

Cacau disse...

Ô Glau, uma ideia boa pra quem não curte o vinho branco ou nao tem na geladeira é substituir por suco de laranja ou cachaça. Jà fiz com os dois, dá super certo. Fiz com suco de laranja e caldo de legumes e no final acrescentei umas abobrinhas em cubinhos. O de cachaça fiz com caldo de camarão e camarão salteado no final. Fica beeem gostoso, e sem gosto forte de cachaça! Experimenta!

Katia Bonfadini disse...

Ai, Glau... esse risoto parece delicioso e vc arrasa nas foto! Tá quase na hora do almoço e bateu aquela fominhaaaaaaa! Bjs!

Carla Wie disse...

Não sei fico babando pela receita ou pelas fotos.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin