7.10.11

Gnocchi, Nhoque, Inhoque, Nhoq, Nhoc-nhoc

Só sei que meu hóspede nunca mais vai poder dizer que eu sou uma farsa... explico: eu vou pra SP e nunca quero preparar nada, morro de preguiça e dai ele sai espalhando pelo mundo afora que o que eu posto aqui no blog só pode ser mentira já que em SP eu não cozinho nada! Depois de ontem nunca mais serei caluniada! Preparei gnocchi caseiro.

Não vou dizer que não dá trabalho pq dá um trampo sim, mas ó: fica bom pra caramba! Em função do trabalho e da fome não fiz nenhuma produção pras fotos. Fica bom! Agarantio

manjericao_quitandoca1-4

Gnocchi
A receita vem da minha amiga Stef.

- 1kg de batata
- noz moscada ralada na hora
- aproximadamente 300g de farinha de trigo (eu tive que usar bem mais)
- 2 gemas
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 4 colheres (sopa) de parmesão
- sal e pimenta do reino (omiti)

Modo de fazer
Lave bem as batatas e coloque em água fria para cozinhar (não precisa tirar a casca), tampe a panela. Quando começar a ferver, diminua o fogo e deixe por mais uns 20 minutinhos, até que elas estejam bem cozidas. Escorra a água. Descasque as batatas com elas ainda mornas e esprema com a ajuda de espremedor (fui de garfo mesmo). Passe para uma tigela grande, junte a noz moscada e o sal. Acrescente metade da farinha, as gemas, manteiga e o queijo. Misture delicadamente e o mais rápido pra massa não perder a leveza. Adicione mais farinha se for preciso (o meu precisou de muita farinha!). 

manjericao_quitandoca1-2

Retire a massa da tigela e passe para uma superfície limpa até que forme uma massa suave e maleável. Se preciso, coloque mais farinha. Divida a massa em 3 partes e faça rolinhos da largura de um dedo. Corte em pedaços pequenos. Passa para uma assadeira forrada com farinha e deixe descansar por uns 10 minutos.

Numa outra panela, coloque água pra ferver com um pouco de sal. Assim que ferver coloque os gnoccis pra cozinhar, assim que eles subirem à superfície estão prontos.

manjericao_quitandoca1-3

Fiz um molho bem simples com tomate pelado, cebola, sal, orégano e manjericão. Coloquei um fiozão de azeite e bastante queijo. Delícia! Sugiro este molho aqui, este também, este aqui e o melhor ever.

Dai pra dar um charme ao prato, coloquei manjericão. Olha que ideia bacana. Comprei no super e coloquei numa jarra

manjericao_quitandoca1

Fofo, né? Quem me acompanha no facebook do Quit. já deve ter visto esta foto! rs 

Aliás, falando nisto.... ai, gente, olha só.. eu amo os recados que vcs me deixam aqui, mesmo! Eu juro que tento responder, mas nem sempre rola! E outra coisa importante, eu entro no blog de todo mundo que me deixa recado, mas como muitos que passam aqui só pra ler, o mesmo acontece comigo. Não fiquem chateados! Me desculpem se vcs nao se sentem prestigiados, mas eu valorizo pra caramba vocês! E saibam que eu me esforço pra sempre ter posts novos aqui, me esforço pra deixar recados, mas nem sempre agrado! (e que bom, né?) 

Beijos, Glau

28 comentários:

Cecilia e Helena disse...

Ai, que vontade de tentar... será que arrumo coragem? =)))) Lindo prato, Glau!
Beijão,
Helena

Glau disse...

A coragem é só no start, depois que coloca a mão na massa, não tem mais volta :)

meu hóspede contou que tinha ido num restaurante badalado em SP e comeu um nhoque bom, mas disse que o meu tava muuuito melhor!

É trabalhoso, mas vale a pena! bjos

Milena disse...

Glau,com essa cabeçada daqui,não me animo não...
Mas que é uma delícia,isso é!
Meu pai sempre faz macarrão caseiro e é infinitamente diferente e melhor.

bj e bom fim de semana

Ciane disse...

Ai! Deu saudades da mama agora no Brasil. Ela fazia e final de semana, juntas: eu , mamae e irma! Vc me inspirou agora , já imprimir a receita e vou fazer com minhas filhas! O jarro com majericao, tá lindo! Bjus

Receitas para a Felicidade disse...

Ficaram com um aspecto delicioso Glau, também ando para fazer mas me tem faltado a coragem hehehe

beijos e obrigada por partilhar!

Elisa disse...

Oi Glau.
Se eu sair falando pra Campinas inteira que você é uma fraude você vem aqui pra provar o contrário? De preferencia na minha casa, tá? Eu até deixo você ficar aqui o tempo que quiser, usar minha cozinha e meu computador.
Brincadeiras à parte, sou sua fã e jamais iria denegrir a sua imagem, mas se você vier pra cá não vou achar ruim. Beijos.

Guloso e Saudável disse...

Glau,
Nunca tentei, não estou disposta a tentar, mas ficou lindo e delicioso.
Beijo
Vânia

Bebela disse...

Vô te falar que eu nem curto seu blog e nem vc, eu venho aqui só por causa das letrinhas amarelas! Então... ignore-me! hahahahahahahahahahahahahaha Mentiiiiiiiiiiiraaaaaa! :D

Tenho uma dica supimpa pra te dar! E que vai fazer vc usar menos farinha, aí fica maaaais leve o gnocchi! Não cozinha a batata na água!
Ou cozinha ela embalada em papel alumínio no forno, ou no microondas!!! Eu fazia no forno, mas minha Mãe, um ser dotado de mega inteligência e conhecimento profundo da humanidade (Mãe é assim né?) me lembrou que se a gente cozinha batata no micro pra fazer recheada, pode cozinhar pra fazer gnocchi!
Glau! Mega fácil, poupa tempo, poupa louça, poupa farinha, poupa tudo! Testa depois pra vc ver!
E o legal é que aí as vezes eu cozinho uma batatinha só e faço gnocchi só pra mim! (pessoas, não, eu não sou egoísta, é que quase sempre almoço sozinha, tá?)
Pra mim funcionou que foi uma maravilha! Pq qnd a gente cozinha a batata na água, mesmo com a casca, ela acaba "chupando" uma aguinha, e aí tem que usar mais farinha pro gnocchi não ficar grudento! ;)
É isso... Por hj tá bom né, falei de mais pra quem nem gosta de vc e do blog! hahahahahahahahaha
:******

Stefânia Barreto Tissot disse...

Olha que lindo! Acordei com dor de cabeça...entrei no seu site...vi essa receitinha...e a dor de cabeça? Que dor? Não tem mais! Por que? Por que fiquei muito feliz em ler o post.

Que bom que você gostou do gnocchi Glauzita, essa receitinha é especial para mim por que é da minha sogra e o Alê adora.

Beijo bem grande para você!

Marília disse...

Hummmm que delicia! :)
Bjks e um ótimo final de semana.
Marília

Cozinhar é Preciso - Cintya Maria disse...

Oi Glau!

Massa é sempre bem-vinda aqui em casa, já que ambos somos de família italianas. Preparadas em casa então, nem se fale!

Gnocchi lembra a minha avó paterna que já partiu...
Ela era uma grande cozinheira! E esse era um dos meus pratos favoritos, pois a massa dela fica muito leve!

Confesso que nunca tive coragem de fazer aqui em casa pelo trabalho que dá, mas esse seu post me mostrou que pode ser simples.

Obrigada pela receita!

Beijocas e um ótimo fim-de-semana pra vc!
Cintya Maria

Adorei!

Carol disse...

Ahh que delicia!!!
Aposto que esse seu hóspede está passando muito bem nessa semana ai.. .rs..
Beijos!

Ananda Moura disse...

Flor!!!Adorei a receita!!! Como sempre maravilhosassss descobri seu blog por acaso e estou viciada todos os dias entro para ver sua novidades, amo cozinhar!!! Linda gostaria de algumas sugestões suas de comidinhas mais leves estamos eu e meu noivo, querendo perder a barriguinha para começarmos nossa vida de casados em forma, rsrsrs então gostaria de sugestões suas de receitinhas gostosas e leves, pode me ajudar!? Desde de já lhe agradeço e muito sucessooooo Bjokas

Glau disse...

Gatona, ó, faz assim... na lateral aqui do blog tem um espaço de procura - coloca lá abobrinha, berinjela, mandioquinha que dai vão aparecer as receitinhas mais leves que tenho no blog!

Tem um escondidinho vegetariano que fiz que ficou muito gostoso!

O melhor jeito que achar receita aqui no blog é assim pq eu não conheço o gosto de vcs e dai vc encontra a receita que mais lhe agradar. Combinado?

Obrigada pelas visitas! :)
Bjos

Thais Hannuch disse...

Glau,quem entende de cozinha aqui é você,mas tenta fazer o teste do nhoqui com a batata asterix (a de casca rosa) e cozinha ela no microondas - coloca a batata,já descascada num saquinho limpo,faz uns furinhos no saquinho pra não explodir e microondas até as batatas ficarem molinhas.Em geral dá certo pq esse tipo de batata solta menos água e se for no micro, menos ainda! Aí vc precisa de menos farinha!

Bj

Glau disse...

Thais, eu não entendo nada não! hahaha minha cozinha vai de feeling! A Belinha já tinha passado esta mesma dica e eu amei. Muito obrigada!

Bjos, Glau

Pati disse...

Uhmmm, meu parto ppredileto é nhoque (abrasileirado mesmo, hehe)há alguns dias convidei uns amigos para jantar aqui em casa e mesmo sem muito tempo resolvi fazer o benditinho! Aí eis que surgiu uma idéia bacana para poupar tempo, nem amassar a batata eu amassei, joguei quante na batedeira, coloquei o trigo, ovo, etc e bati com batedor d massa pesada. Joguei no saco de confeitar sem bico e fui apertando sobre a panela com água fervente e cortando com tesoura, dá pra imaginar? Ficou lindo e delicioso, além de não dar trabalho!!! hehe Bjão lindaaaa!!!!

Eu disse...

Oi, Glau!
eu A-M-O de paixão o seu blog!!!! Vc é uma fofa!!!
Uma vez eu comi um gnocchi feito de aipim. Vc sabe se é só trocar pela batata?
Mil bjks,
Martha

Glau disse...

ótima ideia, Pati!

Unknown disse...

Tratando bem o hóspede! Pontos para a Glau!! rs
Bjoss

Marta disse...

Eita prato bom!!!! Hummmmm
Beijos

Luciana Penido disse...

Recado dado rsrs tudo entendido!Bjs e bom final de semana delícia de nhoque.

Anônimo disse...

Oi GLAUUUUUUUUUUUU!!

AMOOOOOOO Gnocchi!!Amo tudo que vc faz.Tudo lindoooo!!O teu hospede eh um SORTUDOOO!!Bjkasss e bom FINDI!!!

Eliane(Lili Teretete)

Cecilia e Helena disse...

Achei a dica do microondas sensacional. Glau, marido e eu vamos experimentar fazer o gnocchi este fim de semana. Depois conto!
Beijo
Helena

Carla Maciel disse...

Oi glau!!! Mas que idéia maravilhosa esta da jarra!!! eu tenho uma leiteira linda de Monte Sião e precisava comprar ervas frescas hoje, mas sempre fico na dúvida porque jogo fora mais da metade!!! Agora com a sua idéia é só colocar água na jarra e ter aquele cheirinho das ervas que sobraram na cozinha... amei!!!
Grande abraço!!!
www.arquitrecos.com

Glau disse...

fica fofo, né? mas nao dura uma eternidade, mas ao invés de ficar escondido dentro da geladeira, eles enfeitam a cozinha

Unknown disse...

Oi Glau adoro suas receitas... parece tudo tão fácil... E suas fotos são belíssimas! Tudo isso fez crescer em mim o desejo de fazer uma comidinhas mais gostosas e bem apresentadas em casa... Estava procurando uma receitinha de batata recheada, não tem? (juro que não tô cobrando, só fiquei curiosa na maneira como vc apresentaria viu?) bjocas e sucesso!!

Glau disse...

Gerliane, infelizmente nao tenho receita de batata assada! eu adoro e quero fazer logo mais.

Obrigada pelo seu recado

Ps: coloca no "procurar" daqui do blog batata com alecrim! É super gostosa e facílima.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin