6.10.11

Bolo formigueiro

E dai que ontem preparei um bolo formigueiro. Ia chegar um hóspede ilustre em casa e aqui é assim: se eu não preparo nada em especial, eu sou cobrada! Meus hóspedes são exigentes! Eles comparam, exigem, reclamam se eu preparo alguma coisa pra um e não preparo pro outro. Vocês não imaginam como eu sofro! hahah

Fiz um bolo formigueiro seguindo a receita do bolo da Ruby, este aqui com framboesa na massa, só que no lugar da framboesa coloquei granulado. 

bolo-2

Bolo formigueiro
Receita: Ruby

- 3 ovos grandes
- 2 colheres (sopa) de margarina em temperatura ambiente (substitui por manteiga)
- 2 xícaras de açúcar refinado
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícaras de leite
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- granulado (coloquei no olhômetro)

bolo

Bata os 3 primeiros ingredientes até formar um creme fofinho e claro (usei uma batedeira velhona da minha mãe). Depois acrescente aos poucos a farinha de trigo alternando com o leite, bata até adquirir uma massa homogênea, cremosa e consistente. Com a batedeira já desligada, adicione o fermento em pó e mexa. Por fim misture o granulado. Unte uma forma com "buraco no meio". Coloque em forno préaquecido em 200 graus.

Bem tranquilo de preparar e fica bem bom. Meu hóspede aprovou!
Beijos, Glau

Ps: este bolo é bem legal pras professoras que me acompanham e procuram receitas pra fazer com as crianças no dia de culinária na escola. :) 

24 comentários:

Jeferson Cardoso disse...

Olá Glau!
Esse bolo é ideal para um café.
Tenha uma excelente quinta-feira.
Abraço de blogueiro navegante.

Quero lhe convidar para que diga o que é pra você ‘Um dia comum’ no http://jefhcardoso.blogspot.com/

“Que a escrita me sirva como arma contra o silêncio em vida, pois terei a morte inteira para silenciar um dia” (Jefhcardoso)

Ruby Fernandes disse...

Bom dia amigaaa! Estou de volta a Bsb! Saudades de vc lindona =)
Esse bolo não tem erro né? Ficou maravilhoso!
bjo =^.^=

Thalita Cunha disse...

Ai ai Glau, hj eu faço esse bolo formigueiro, ando aguando desde o blog da Ruby até as suas alterações com framboesa huhuuhuhuh

Beijo e boa quinta!!

Teresa Newman disse...

pois é, sempre acostumamos mal, ou sei lá bem nosso queridos... aconteçe isso comigo se faço para um o outro cobra quando chega. é bom viver rodeado de amigos.

Cozinha Perfumada disse...

Glau, adoro bolo formigueiro! Tem gosto e cheiro de infância! ;) Ficou lindo! Humm adoraria um pedacinho dele aqui! rs Beijos!! Tê

Dri Dauzacker disse...

Glau, ficou lindo seu formigueiro!
Boa quinta!
Bjim

Fê Dayrell disse...

Ficou muito bonito o bolo e com jeito de estar fofinhho fofinho.
Bjo

Deborah Martin Salaroli disse...

Hum super fofinho. Salivei, queria poder lamber aquela massa caindo da batedeira.
Bjs e aparece mais...

Carol disse...

Ai Glau, esse bolinho é a cara da minha infância, levava na lancheira, sexta-feira a tarde com suquinho, bolo eterno,né? Adoro! Menina, acho muito engraçado essa história da expectativa que as visitas depositam na gente e rola mesmo comparação, é sempre uma farra!
bjos

Bebela disse...

Bolo ASSIM é meu calcanhar de Aquiles! Que mané bolo cheio de cobertura, chocolate, chantilly, e afins. O bom bolinho, simples, sem calda, sem cobertura, sem nada... Choro por um desses, e se deixar como metade!
Como ultimamente não tô comendo doce, quando vejo um bolo desses sinto o cheiro, o gosto e até fico salivando! hahahahahaha Delicioso! Amei!
Beijooooo :*
p.s- teu hóspede passa bem hein? :D
P.s 2- eu fiz a fina e almocei um risotinho hoje! (mas sem taça de vinho)

Bebela disse...

Outra coisa: visita boa é visita que ajuda a lavar a louça! hahahahahahaha #prontofalei

Rê Gallo disse...

Ótima lembrança, total cara de infância. Está aí, o bolo formigueiro saiu de moda!! (Na próxima Casa e Comida terá uma matéria minha sobre comidas demodê...rs)

Bjs!

Luciana Penido disse...

Oi Glau, mesmo nao comentando mais os seus posts eu passo aqui todos os dias,na verdade eu sempre interagir mais com você do que você comigo rsrs,ai disse para mim mesmo que nao ia mais comentar no seu blog,ia deixar o quintandoca de lado hahaha besteria minha!Ele é tao gostoso, tão lindo que viciei rsrs .Venho aqui todos dias espiar hehehe e acompanho seu outro blog de fotografias este eu leio,vejo, revejo(nao sei se existe essa palavra rsrs me emociono sempre )Abçs

Ana Luiza Rodrigues disse...

Essa é a receita de "bolo comum" da minha mãe. E a partir dela dá pra fazer vários outros. A única diferença é que ela costuma substituir uma xícara de farinha por uma de maizena. Fica mais leve.
Seu blog é uma delicia. Tem gostinho de saudade... De comida de mãe. Total confort Food!

Glau disse...

Luciana, te mandei email. Bjos

Tricia disse...

Oi amiga, tem receitas e aromas que nos remetem à infância. Comigo acontecesse isso sempre que vejo um bolo formigueiro. Minha mama fazia muito pra gente. Qualquer dia quero provar o seu hein? Bjs. Tricia

Chef Daniel Deywes disse...

Esse bolo combina com um cafézinho com os amigos ...

gostei d+

abraço
Daniel Deywes
http://feitonahora.blogspot.com

Sérgio Gomes disse...

Este bolo ficou um espanto! Sorte a dos seus amigos.

Beijos.

Graça disse...

Glau,
O universo conspirou a favor! Já explico: eu estava escrevendo um relatório de pesquisa sobre os hábitos alimentares dos brasileiros e estava exatamente na parte em que eu falava do cheirinho do bolo quente. Entrei no FB pra distrair um pouquinho e dei de cara com o seu bolo formigueiro. Corri pra cozinha e fiz um bolo tanajura, já que não tinha granulado em casa. Piquei pedacinhos de chocolate meio amargo e...ficou delicioso! Beijo!

Glau disse...

hahaha amei bolo tanajura!

Guloso e Saudável disse...

Glau,
É um delicioso bolo com sabor a recordações, a momentos passados, devido a fazer parte de todas as famílias.
Abraço
Vânia

Jaque Sobral disse...

Ah, então Glaucia... adoro seu blog, Nunca deixei nenhum comentário antes porque estava gastando minhas energias (e repondo depois com calorias, ^^) fazendo suas receitas, 2 delas na verdade.

A 1ª
o Bolo formigueiro com framboesa
Sem comentários!

a 2ª
Panquecas de bom dia!

Aprovadíssima, fiz uma pequena adaptação, acrescentei cacau em pó.

Fiz de sobremesa para amigas. As fiz na hora, comemos com nutela e dulce de leche La Salamabra, frutinhas (kiwi, morango e banana) e sorvete Kibom carioca! Pode isso ?!!

Obrigada querida por compartilhar carinho em forma de calorias!!

Bjo

Glau disse...

haha boa Jaque!

Bebela disse...

glauuuu, fiz ontem de manha pro namorido!!! fiz meia receita e dividi a massa em duas. numa das partes acrescentei chocolate em po! aih fiz um bolo formigueiro marmore!!! hahahahaha ficou muuuuuuuuuito bom! e a casquinha ficou perfeita, deliciosa! deu uma forma de buraco das pequenininhas, adorei!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin