Acho engraçada como a vida é louca. Tem pessoas que não temos aquele contato diário, mas simplesmente gostamos muito. Tenho uma amiga assim.. é a Camila. Nem me lembro quantas vezes nos encontramos pessoalmente, mas gosto dela de um tanto. Sabe quando o santo bate e o papo fluí? Foi assim desde a primeira vez que nos encontramos. Gostei dela e ela de mim. Ontem conversamos como se não tivesse o amanhã e imagina se isso se associa a um vinhozinho? Af, nao tem pra ninguém. É assunto que não acaba mais.
Preparei um risoto de bacalhau para jantarmos. Fiz daquele jeito que faço comida, no olhômetro mesmo e ficou bem bom. A sobremesa comprei pronta! Comprei pastal de natas de uma padaria portuguesa daqui de Brasília, ora pois. Bacalhau combina com vinho que combina com pastel de natas.
Risoto de bacalhau
- 300g de lascas de bacalhau desalgada (tirei o sal trocando a água de um dia para o outro)
- azeite em abundância
- 1 cebola
- 1 xícara e meia de arroz árboreo
- 1 cálice de vinho branco seco
- 1 colher (sopa) de manteiga
- jardineira de legumes (comprei congelada)
- pitada de orégano
- pitada de sal
- pitada de pimenta
- queijo parmesão ralado
- 1l de caldo de legumes (usei o cubinho, mas se você tiver o caseiro fica infinitamente mais gostoso e saudável)
Refoguei bem a cebola no azeite, coloquei as lascas de bacalhau e deixei incorporar um no outro - soltou uma águinha, mas desencanei dela. Deixei secar e adicionei a seleta de legumes. Dai foi a vez do vinho seco. Qdo secou adicionei o arroz arbóreo e mexi. Numa panela separada coloquei 1 litro de caldo de legumes (desta vez usei o cubinho) e adicionei aos poucos no arroz. Ia secando e eu adicionando o caldo de legumes (no gerúndio mesmo) - adicionando, secando e mexendo - este é o ritmo. Ah, gás baixo. Sempre! Até ficar o arroz ficar al dente. Dai desligo o gás e adiciono a manteiga e o queijo parmesão. Coma na hora!
O bacalhau tava tão molinho que ele desfiou inteiro - achei que fosse comer pedaços, mas estava bom do mesmo jeito! Aliás, muito bom!
10 comentários:
a receita muito apetitosa e as fotos mais ainda, rsrsr
Eu tambem tenho uma amiga sim, já estudamos juntas, mais infelizmente nos separamos, mais hoje conversamos via Msn, e a vida vai seguindo...
Bjosss
hhhhmmmm.... acho que risoto é uma das melhores coisas da vida! hahaha
Pior que depois que a gente aprende a fazer, fica nojenta e exigente! rsrsrs
Adoro!
Oi Glau!!! acabei de chegar de um encontro entre amigas, só que o cardápio era japonês. Bom demais!!! Já marcamos um poquer para o "clube da luluzinha", então já vou dar uma viajada no seu blog para pensar no cardápio!!! Grande abraço!!!
www.arquitrecos.com
Glau,
As fotos lindas e o risoto delicioso.
Abraço.
Vânia
Hum...risoto é tudo! Um jantarzinho com charme, sempre. Adoro! Fotos que nos fazem comer pelos olhos :o)
Beijo
Oi, Glau. Bom dia!
Fiquei com água na boca, viu?
Beijos
Adoro risotos.. bom demais!
Beijos
Nossa cheguei em casa agora morrendo de fome e descubro seu blog, que perdição! Já olhei tantas receitas que estou salivando e pensando em correr para o supermercado comprar uns ingredientes. Parabéns pelo Blog.
Beijos
Oi Glau,
eu fiz ontem este risoto.... ficou uma delicia.
Receitinha otima, como gosto muitissimo de risotos amo qdo acho receitas otimas como esta. Ai estava com um pedaco de bacalhau no congelador e casou perfeito com esta receita.
Amo o seu blog, sempre comento e faco suas receitinhas..... ja bati o recorde de qtas receitinhas fiz...kkkk
Um bjao
Fabi
Parabéns pela simplicidade com que você ensina as receitas. Muito agradável! E as fotos são de uma elegância incrível!
Sobre o gerúndio, essa é a forma correta de usar mesmo (ação contínua). Acontece que as pessoas avacalharam tanto o coitado do gerúndio, que a gente nem lembra mais como se usa...
Postar um comentário