8.9.11

Primeiros passos na cozinha...

Eu aprendi a cozinhar pq ficava na cola da minha mãe na cozinha quando criança. Foram anos que a acompanhei na cozinha. Ela pedia pra eu mexer o arroz, experimentar pra ver se estava bom de sal, temperar a salada e muitas outras pequenas/grandes funções. No começo me sentia insegura, mas com o tempo fui adquirindo confiança e muito gosto e foi assim que aprendi a cozinhar: testando, experimentando, arriscando. (eu até diria que a vida é assim)

Eu curto muito ter crianças na cozinha, claro que com os devidos cuidados. E no domingo passado tive a honra de participar de um jantar preparado por duas queridas. Ops, pelo chef e pelo Monsieur.

_DSC0044-3

O jantar preparado pelas chefs foi macarrão do Mickey com molho (pré-preparado) de queijo.

  _DSC0013-3

_DSC0007-3

 Ah, de entrada teve pãozinho com azeite e sal. 

_DSC0034-3

_DSC0037-3

De avental Lu Gastal e touca. :)

_DSC0065-3 

 No final, o Monsieur calculou a conta! Ficou em R$7,40. Achei tão bom o preço que virei "freguesa" da casa. Foi uma noite maravilhosa!  

  _DSC0082-3

Impossível resistir a estes olhinhos... 

_DSC0097-3  

E vocês, minhas queridas leitoras que tem filhos pequenos, vocês incentivam seus filhos a irem pra cozinha com vocês? E o que vocês costumam preparar? 

28 comentários:

Chris disse...

Adoro esse tema...tenho uma companheira na cozinha que vc nem imagina! Maria Paula hoje me ajuda a fazer um escondidinho de calabreza e purê de mandioca ( aqui da horta )...salada verde e suco maluco...manga, morango, laranja e hortelã! Show de bola...E tudo meio correndo...hoje tem aula na escola e balé!!! Bjim Glaucia e parabéns pelo post e fotos!!!!

Cristina disse...

Os campeões são os cookies mas rola panqueca, sanduiche. Dou roeferencia a coisas que não fiquem indo e voltando do fogo. É muito legal.

Juliane - Ju Arte na Praia disse...

Oi Glau,
Eu sou a favor de estimular as crianças a participarem das atividades tanto na cozinha, como no jardim, na organização, em tudo.
A atividade favorita do meu pequeno na cozinha é fazer bolo. Ele se diverte.
As meninas da Lu são umas fofas!
Beijos!

Jocineide disse...

Oi Glau,
Sou sua fanzoca.
Na minha cozinha tem um futuro chef de 12 anos. O Nícolas. Ontem recebi uma amiga em casa por conta do feriado e ele fez uma nega maluca super fofa. Uma delícia!
Beijos!

Carol disse...

Ahahahaha.. que lindas!!!!! Imagino que foi um jantar suuuper divertido!!!
Sou muito a favor de estimular, foi assim que eu e meu irmão aprendemos a pegar gosto pela coisa.... em casa ele sempre foi o especialista em pudim!!! E eu, em mousse de maracujá!!!....

Bebela disse...

AAAAAAAAA que tchutchuco esse macarrão do Mickey! Puro glamour esse jantar! :D Adorei as fotos!

Eu não sou Mãe, mas foi a minha que sempre me incentivou a cozinhar. Quando li seu post, parecia como era aqui em casa... Eu ajudava a mexer o bolo, a provar o sal, a amassar a massa de pão. E se eu gosto tanto tanto de cozinha eu devo tudo a minha Mãe que nunca proibiu, nunca forçou e sempre tava do lado!

Espero que quando eu tiver meus filhos, eu seja assim tb!

Beijo :*

Ale disse...

Olá Glau. Apesar de olhar teu blog sempre, não comento muito não. Mas Não posso deixar de falar o quanto estou contente que tu estiveste aqui no meu sul e na minha Porto Alegre e conheceste a Lu Gastal, tbem a conheço e ela é uma pessoa muito especial. Quero te agradecer de todo o coração sobre os posts que tens feito sobre nosso povo gaucho.Serás sempre bem vinda!
Bjos no coração
Alessandra

Unknown disse...

Ai, que gracinha! Eu me apaixonei pela cozinha por causa da minha vó, e hoje ela fala que eu tô com 20 anos e já cozinho melhor que ela, hahaha. Minha mãe é uma negação, HAHAHAHAH, comida dela é horrível, ela detesta cozinhar. Quando muito necessário, faz um macarrão e mal sabe ver se tá bom, fica mole demais, HAHAHAHAH.

Elice Hadassa disse...

Eu tambem aprendi a cozinhar assim. Na cola de minha mae.Batia omelete, recheava o arroz, depois vinheram os bolinhos de caixinha Depois a coragem em arriscar o que nunca fiz, e é assim que se aprende... e sempre teremos o que aprender!

Fernanda Giuliani disse...

Ai Glau achei super fofa esse post! Acho super bacana crianças na cozinha! É uma alegria que só!
Saudades querida
Bjao

Guloso e Saudável disse...

Glau, também sou a favor de incentivar, nossos jovens a no mínimo terem conhecimentos básicos na cozinha.
As fotos estão belíssimas.
Beijo.
Vânia

Nivia Claudino disse...

Tenho um baixinho de 7 anos que adora me ajudar a fazer nhoque e massa fresca ele conta que vai ser um chef quando crescer além de piloto,cantor,skatista...e por aí vai!

Claudia disse...

Amei o post! Minha filha, Luíza, de 17 anos, adora fazer coisas fofas: bolinhos, cupcakes, brigadeiros, tudo decorado, nada dela é básico.

Meu filho, Pedro Henrique, de 5 anos, faz cookies, bolos, tortas, gelatinas, é um super ajudante de cozinha.

Neste post, tem foto do filhote fazendo os biscoitinho:http://sefossenaminhacasa.blogspot.com/2010/12/o-natal-e-uma-delicia.html

Como vc, cresci ajudando minha mãe na cozinha e com meus filhos tem sido igual.

kaci disse...

Oi Glau!
Também aprendi a cozinhar assim de espiar os outros...mulher do pai,madrinha,sogra,amigas...
Minha mãe era do tipo que não deixava criança muito na cozinha só quando ela não estava mexendo com fogo! E ficou invalida quando eu tinha 11anos,por isso não aprendi muito cm ela mas ainda desejo e muito comer alguma comidinha preparada por ela!
Meu filho Miguel tem 2anos e 9meses e já tem vontade de me ajudar e de
vezem quando eu deixo ele jogar orégano na pizza e brincar com a massa de pastel, ele fica todo orgulhoso e eu também!!!

Renata disse...

Que coincidência ler esse post nesse minuto. O André me pediu um bolo e eu disse "se vc quer bolo, vc que vai fazer". Ele colocou todos os ingredientes, mexeu bem e colocou pra assar.
Eu sempre levo os dois pra fazer as coisas comigo e eles adoram!! :-))
beijos

Unknown disse...

Glau, sou mais que a favor de crianças na cozinha. Foi observando e ajudando minha avó e minha mãe que eu tomei gosto pela coisa. Claro que você não vai dar tarefas complexas pra uma criança, mas descascar uma batata com aqueles descascadores especiais ou bater o tempero no liquidificador, já estimula e muito. Este é um tema que eu adoro, pois sei o quanto foi importante para a minha formação. Hoje, aqui em casa, minha esposa não frita um ovo. kkkk Ela é excelente na cozinha: queima uma água como ninguém. :o)
Tá mais que apoiada no tema! Eu assino onde?
Abraços e sucesso!
Túlio

** Marcela Lima ** disse...

Lindo post, glau!! Lindas fotos, como sempre.

Amo crianças e não vejo a hora de poder ter as minhas saracuteando na cozinha, tal como eu fazia desde cotoco na cozinha encantada de mamãe!!

E essa Monsieur de olhos espertos e apaixonantes, hein?? Coisa mais fofa do mundo!! ;)

Beijos*

Lucia Dias disse...

Sempre incentivei.
Já estão bem grandinhos mas, continuam gostando de se arriscar.
Nesse momento tem uma filha por lá, fazendo brownie de chocolate a lá Quitandoca.

Delícia.

Voce está sempre por aqui incentivando.

Beijos!

Carol Silva disse...

Glau,
precisava te contar aqui a minha experiência!
Sempre adorei cozinhar, desde pequenina mesmo, só que de uns tempos pra cá meus bolos tem todos dado errado, corro pra cá, leio de novo e de novo tuas dicas, mais parece que a bruxa esta solta dentro do meu fogão.
Resolvi que não ia mais fazer bolos.. Semana passada estava num desejo de brownie, e como tive o Pedro à 3 meses não consigo sair de casa pra fazer meus desejos mais.. Corri pra cá de novo e peguei uma receita, abri a despensa e lá fui eu fazer o brownie.. Para a minha surpresa ficou muuuito bom! Mandei no outro dia alguns pedaços para os amigos do marido e foi um sucesso!
Antes de ontem foi a vez da torta de frango, nunca tinha feito e vi uma receita sua de torta de liquidificador.. Fiz o frango todo bonitinho, desfiei, temperei.. Tudo lindo e gostosinho. Até que o filhote que tinha tomado duas vacinas de manhã entrou num berreiro só. Febre, dengo.. e só peito de mamãe resolvia o problema. O marido chegou e ficou com ele no colo enquanto eu terminava a receita. Resultado: Esqueci de colocar os ovos! Entrei em desespero, não sei quem reclamava mais se era eu ou o Pedro.. Foi pro forno assim mesmo e jantamos. Pasme, a torta ficou muito boa, meu marido amou.. No outro dia levei pra casa da minha vó e mesmo gelada fez muito sucesso!! Fiquei muito feliz! rs..
Bom, é isso.. Adoro as tuas receitas moça!

Parabéns pelo blog.
Beijos

Glau disse...

queridas, obrigada pelos recados. Leio todos sempre e adoro! :)
Bjao pra vcs, Glau

Anônimo disse...

Que criança fofa, e que olhos lindos!
Não tenho filhos, mas tenho 3 enteados (duas meninas e um menino). Eles sempre estão comigo na cozinha me ajudando no preparo dos pratos (para uma, a que mais gosta da cozinha, compramos até um avental da Minnie). Acho importante ensinarmos as crianças desde pequenas, já que comigo também foi assim, aprendendo desde criança.
Beijos

GAbis disse...

O GUI já curte lavar uma louça... Imagina a bagunça que fica minha cozinha!!! Beijos Gabis...

Ivanilde Roque disse...

Também tenho uma CHEFinha aqui em casa... adora se meter na cozinha.É uma delícia! Agora diz para todos que cozinha melhor que eu. Essa minha Valentina promete. Combinamos de fazer seus sequilhos esse fim de semana. A irmã mais velha Maria também vai participar. Compramos até forminha para fazermos com formato de coração. Vou te enviar a foto! beijos

Mari Abreu disse...

Glau, "caí" no seu blog há dois dias e estou completamente apaixonada! É incrível como minha fase atual bate exatamente com sua vibe! Adoro cozinhar, meu sonho de consumo é uma Kitchen Aid (ainda preciso realizá-lo), curto demais esses detalhes decorativos para a casinha e suas ideias de presentes/lembranças para as amigas são absolutamente delicadas e repletas de criatividade e amor! O mais bacana de tudo é que você mora na minha cidade!!! Adoraria conhecê-la e espero aprender muito, mas muito mesmo, com você! Também tenho um blog, mas totalmente diferente do seu! Chama-se Perdeu, Playboy e conta histórias irônicas e exageradas dos relacionamentos! Beijos e prazerzão!

Mari Abreu disse...

Glau, "caí" no seu blog há dois dias e estou completamente apaixonada! É incrível como minha fase atual bate exatamente com sua vibe! Adoro cozinhar, meu sonho de consumo é uma Kitchen Aid (ainda preciso realizá-lo), curto demais esses detalhes decorativos para a casinha e suas ideias de presentes/lembranças para as amigas são absolutamente delicadas e repletas de criatividade e amor! O mais bacana de tudo é que você mora na minha cidade!!! Adoraria conhecê-la e espero aprender muito, mas muito mesmo, com você! Também tenho um blog, mas totalmente diferente do seu! Chama-se Perdeu, Playboy e conta histórias irônicas e exageradas dos relacionamentos! Beijos e prazerzão!

Ana Rita Vitória disse...

'Amei seu blog! Acabo de conhecer!
Já virei sua perseguidora! Beijos!!

Marta disse...

Que máximo.. e adorei a massa em forma de mickey!!!!
Beijos

Mi disse...

muito, muito, muito, e adoro!!!
Hoje fizemos um bolo de cenoura com cobertura de chocolate, e ela quer participar de tudo. As vezes combinamos de cozinhar pro papai, ou para alguma visita, as vezes para nós mesmas, e ela sempre curte. Já fizemos biscoitinhos, panquecas, pão de queijo, folhados de forno (com massa pronta), chocolate quente, omelete e outras coisas, mas geralmente é bolo. Ela tem quase 5 anos e há alguns meses lhe dei o "Juju na cozinha do Carlota" e foi um sucesso, ela curtiu mais do que eu imaginava.
As vezes sumo, mas nunca fico longe muito tempo. Adoro saber suas novidades.
bjs,
Mi

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin