13.8.11

Na terra de Botero, gula não é pecado!

Quem não conhece a loirona linda e talentosa da Lu Gastal? Assim que me mudei pra Brasília fui pesquisar o que tinha de bom pra fazer e ver por aqui - até que nas andanças pela internet vi um trabalho lindo, de encher os olhos. Num primeiro momento, achei que fosse trabalho de  alguma gringa, mas pra minha surpresa era da Lu Gastal e ela estava aqui em Brasília! 

Não sei porque raios eu só a vi uma vez antes dela voltar para Porto Alegre. Encontrinho rápido, nada de ficar sentada jogando conversa fora e falando da vida, coisa que a gente adora! Dá pra perceber, né? 

Mas foi que depois que ela se mudou que nossa amizade surgiu! Falamos da vida, falamos abobrinhas, viagens, de próximos encontros.. e num dos emails a Lu me contou que foi pra Colômbia e se lembrou de mim! Não é bom ser lembrada? E dai resolvemos compartilhar com vocês um pouquinho só da nossa conversa!

Colômbia ... pelas lentes e textos de Lu. 

Em pequenos ambientes muito simples e rústicos, é oferecido o que há de melhor na culinária colombiana, as fritangas - alimentos fritos ( banana, batata, embutidos e algumas vísceras). A banana leva um nome especial - Puerquitas, e é frita e recheada -  eu provei com goiabada e queijo mas prefiro a brasileira banana à milanesa.

taperia Foto: Lu Gastal

restaurante Foto: Lu Gastal

mix 
Foto: Lu Gastal
  milho Foto: Lu Gastal
  fritando a banana Foto: Lu Gastal

Olha ai a banana recheada
 banana recheada Foto: Lu Gastal

Chá de coca. É amargo, Lu?
cha de coca Foto: Lu Gastal

Tive vontade de provar outras novidades, mas a coragem também não foi das maiores (ousadias e desconhecidas experiências gastronômicas me dão um certo receio!!!). O almoço foi sopa de legumes com batata e abacate (que provei e aprovei), e ainda me esbaldei numa espiga de milho assada -os grãos são graúdos e muito saborosos (trouxe na mala um pacotinho de formigas salgadas , os nativos asseguram que é delícia pura – pretendo provar, não prometo!!!)

ai que coisa boa Foto: Lu Gastal
  abacates Foto: Lu Gastal

Amo retratos! chica Foto: Lu Gastal

  tela bottero 
Foto: Lu Gastal

Eu não posso ver estas coisas pq eu já tenho rodinha nos pés e dai fico doida de vontade de rodar a América Latina inteira.. comendo, vendo n pessoas diferentes, conhecendo novas culturas e fotografando muito! Ê coisa boa!

Lú, fiquei curiosa com estas formigas? Come-se como aperitivo? Tem que provar sim! Como dizia meu avô: Formiga faz bem pros olhos!! Beijos e super obrigada por dividir com a gente estes momentos tão bacanas! 

Ps: O título deste post é em homenagem ao pintor e escultor colombiano Fernando Botero.

7 comentários:

Ju Padilha disse...

aaah amei!!!
as duas qeridas, a loirona e entusiasta do rímil!!!! kkkk
as fotos da Lu estão lindas e eu fiquei com muita vontade do milho tostado!
beijinhos para as duas!

Unknown disse...

Parceria bacanérrima!
Bjos :)

Ana Christina S. e Tetê disse...

Adorei o post! :D
beijos

Giovanna disse...

que interessante, adoroo conhecer outros países nem que seja pela web
beijos
likehappydream.blogspot.com

Katia Bonfadini disse...

Amei esse post! Tive o imenso prazer de conhecer a Lu no ano passado, quando estive em POA. Mulher linda e extremamente simpática, além de ser talentosa demais!!!!! Amei as fotos, quanta coisa colorida e suculenta! Fiquei curiosa pra experimentar a banana recheada... Bjs!

Renata disse...

Oi! Estou visitando o blog por indicação de uma amiga que é seguidora. Estou morando na Colombia, e por isso, ela me indicou esse post. Mas fiquei curiosa de saber onde foram tomadas essas fotos, porque até agora eu não vi essas bananas recheadas, nem muito menos formigas assadas. Acho que isso deve ser de uma cidade, porque, pelo geral que conheci, não comi dessas coisas.
A culinária aqui é muito rica. E eles usam muito ingredientes que usamos no Brasil, mas preparam de outras formas. Eles comem bananas (tem vários tipos) na sopa, na comida... o abacate é um legume de salada...
Mas o que mais merece destaque pra mim é a "bandeja paisa", que é um prato que, se não fosse pelo abacate, poderíamos dizes que é brasileiro: arroz, feijão, carne moída, linguiça, banana frita, abacate, ovo frito e torresmo!!!

Tays Rocha disse...

Que delícia de post, vim conhecer o blog e vou ficando! Adorei tudo aqui, as comidinhas, as fotos e teu bom humor!

Beijos ♥

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin