Só sei que por aqui rolou uma feijoadinha. Não sei se daria pra chamar de feijoada mesmo porque não rolou aquele mundaréu de carnes dentro do feijão (eu gosto), por isto chamei de feijoadinha.
Achei que fosse dar um trabalhão, mas foi muito mais simples do que eu pensava. Vai ser complicado passar medidas porque eu fiz pra 2 pessoas (e ainda sobrou um monte). Vou explicar como fiz: deixei o feijão preto de molho de um dia para o outro.
No dia seguinte, escorri a água, coloquei na panela de pressão com mais água. Só isto! Na panela: feijão + água. Ficou apenas 10 minutos na pressão (tempo contado a partir do momento em que a "panela" começa a chiar). Retirei a pressão e vi que meu feijão estava mole, mas não no ponto que eu queria. Como eu sabia que iria cozinhar com os temperos e as carnes, não coloquei mais na pressão, apenas deixei em fogo baixo com a panela destampada.
Numa outra panela, coloquei pedaços de bacon e coloquei pra fritar. Na gordura deste bacon (fiquei impressionada o tanto de óleo que saiu) - fritei pedaços de linguiça portuguesa e paio. Deixei fritar bem (ficou bem douradinho). Dai juntei estas carnes ao feijão, sem aquele óleo todo que soltou.
Numa outra panelinha fiz um super refogado com 1 cebola grande picadinha e uns 3 dentes de alho também picadinhos. Acrescentei bastante orégano, tempero pronto, um pouquinho de pimenta calabresa. Misturei ao feijão. Mexi, mexi, mexi, experimentei e o sal estava na medida certa.
Fiz arroz fresquinho e couve refogadinha no azeite e alho (depois de pronta coloquei alho fritinho ainda por cima).
Cortei uma laranja em gominhos e estava pronto!
Cortei uma laranja em gominhos e estava pronto!
Por eu ter dourado as linguiças antes de colocar no feijão, minha feijoada não ficou nada pesada. Na verdade, eu diria que fiz um feijãozinho preto com linguiça. Ficou MUITO gostoso! E foi assim meu almoço de dia dos pais. Sem meu pai por perto, mas um almoço que foi feliz!
E você? O que rolou de gostoso na sua casa?
Beijos e ótima semana! Glau
21 comentários:
Humm!!
Aqui rolou costelinha de porco com mandioca...
Boa semana.
Kátima.
Curto demais couve. Bemmm fininha que nem essa que tu fizeste. =) Tá linda a feijoadinha.
Bjs
Glau querida,
acho que eu iria amar sua feijoadinha, pois gosto muito mais do feijão do que aquele mundo de carnes! na real sempre fico "pescando" o feijão no meio das carnes!!!
amei o prato tbm, da coleção Monte Sião, certo?!!! amo o azul com o branco!!!
beijoquinhas e uma ótima semana!
Glau, sempre visito seu blog, adoro, mas acho que nunca comentei. Ontem aqui em casa rolou receitinha sua, o escondidinho de linguiça com abóbora. Foi um sucesso absoluto. Parabéns pelo blog, beijo grande.
Oi Glau! Adorei essa feijoadinha sem mundaréu de gente e de carne!
Meu marido me pediu de presente de Dia dos Pais um pato assado, ai, ai...ficou bom... Deixei marinando de um dia para o outro e fiz ontem no forno durante 3 horas. É muito amor mesmo, porque demora! Fiz no molho de laranja com umas vagens, farofinha e batata assada pra acompanhar. Modéstia que me parta estava uma delícia! :-) Não sobrou nem um pratinho sujo pra contar história! Bjsbjs
Aqui em casa teve um churrasquinho =)
Alguns amigos e foi bem divertido. Apareceu 4 passáros lindo. Um espécie de tucanos. Lindos ;*
Amo feijoada. Já comi com tudo, com pouca carne. Até vegetariana (com glúten defumado e abobora) Fica boa ;*
Também passei esse dia longe do meu Pai! O coração chega dói de saudade!
Parte da minha família é do Rio, então lá em casa sempre tem feijão preto. Acho que por isso eu sou louca por feijão marrom! hahahaha Pq não é o que sempre róla lá na nossa mesa, o diferente atrai né!
Aliás, tô pra fazer feijão tem um tempinho... Vou ver se hoje deixo o bichinho de molho pra fazer amanhã! Ficou com uma cara ótima a sua feijoadinha!
Beijooooooo :*
Sabe aquela casa aconchegante com cheiro de comidinha caseira, e que você sente a vontade, de sentar e tomar um café?! Assim é seu blog, parabéns pelo seu trabalho e pela sua visão tão especial de ver a simplicidade da vida. Seu blog com certeza virá a ser mais um dos meus blogs de receita.
Um grande abraço!
Fhancine lins
Hummmm... Glau, fiquei com vontade... eu tb gosto de feijoada desse jeito, só com as linguiças...
Boa semana pra vc!
Bjim
Olá Glau! Ainda bem que em dias chatos (como o meu de hoje) as pessoas podem derrepente encontrar teu blog (no blog é mamão com açúcar) e sonhar um pouco!
Seu blog é especial e não vou nem mais escrever nada para não desmanchar meu encanto pelo Quitandoca.
Um forte abraço
Menina, adorei seu blog, pena que não sou nada chegada em cozinhar, apenas em comer...rs...rs....
Me fala: que maçarico é esse? Adorei...
Bjs e parabéns
Sobre o maçarico eu falo aqui ó: http://www.quitandoca.com/2011/04/macarico-culinario.html
Baianinha linda (procurei que nem uma doida seu nome no seu blog, mas não achei), amei seu recado! Super obrigada
Glau,
Eu queria uma feijoada no domingo, mas o churrasco venceu. Aqui no Rio, tudo termina em Churrasco. Essa feijoada sem aquelas carnes doidas, eu chamo de "Feijoada maluca" (Pq não tem pé nem cabeça...rs)
Bem do jeito que eu gosto, sem pelancaiada e com couve e laranja!
Que gostosura hein? Fiz uma feijoadinha supimpa também por aqui, mas no começo de julho, pro aniversário da minha mãe.
Beijo minha linda,
Thalita Cunha
www.asbriselas.blogspot.com
Humm, que delícia, frô!
essa feijoadinha Marido comeria rezando! rs
Xerinhos
Paty
Oi Glau,
confesso que venho toda a semana aqui "roubar uma receita" ,sempre soube que posso ser uma boa cozinheira,mas me faltavam ideias e inspiração,mas desde que descobri o teu blog virei a doceira de plantão daqui do escritório,faço as tuas receitas e trago para aprovação do pessoal, e como aqui a nossa comida é muito parecida a vossa,não é nada dificil,há muitos ingredientes que não aparecem ou são muito dificeis de encontrar.
Obrigada por partilhares as tuas receitas com todo o mundo,garanto-te que aqui em Angola fazem muito sucesso.
Beijos,
Lina
Olá Glau,
É o nosso feijão do dia a dia, light, gostoso e muito saudável, com a couve então fica melhor ainda, a feijoada está linda, as fotos também.
Parabéns.
Oi, Glau! Eu adooooooro feijoada, é meu prato preferido de todos os tempos! Comida tipicamente brasileira, é nosso cartão postal gastronômico e sua foto me fez ter vontade de comer feijoada hj... mas ainda é terça? Será que encontro em algum lugar???? Bjs!
Que feijoada hein!!!
Nanda
Hummmmm.. eita comidinha boa!
Beijos
Postar um comentário