23.8.11

Coisa de brasileiro

Depois do comentário de ontem fiquei pensando cá com meus botões o que a pessoa quis dizer com a frase: "Bem coisa de brasileiro mesmo!"?  

O que seria "coisa de brasileiro"? 
Pra mim o verdadeiro brasileiro é aquele que tem alegria de viver; que ama o calorzinho do sol;  que não mede esforços pra ajudar o outro; aquele que trabalha o dia inteiro pra dar o melhor pros filhos; que mesmo na maior das dificuldades sempre tem uma palavra de incentivo pra dividir; que sempre está com sorriso de canto a canto da boca; aquele que fica feliz com um churrasquinho no quintal com a presença dos amigos; aquele que curte uma bola; que valoriza a diversidade de comida disponível no nosso país; aquele que valoriza a nossa cultura, nossa diversidade de crenças... 

Vocês conseguem imaginar como o nosso país é rico? Meu sonho de consumo é colocar minha máquina fotográfica debaixo do braço e viajar o país inteirinho... ver gente, ver como vivem as pessoas, as histórias que elas tem pra contar, saber o que elas valorizam, ver culturas, conhecer suas tradições.. ver, ouvir, sentir, comer, rir, chorar, dividir..

Enquanto eu sonho, resolvi preparar uma sopinha .. diria que bem brasileira. Abóbora com linguiça. 

sopa-3

Cremimho de abóbora com linguiça
Porção pra duas pessoas

- meia abóbora japonesa descascada e cortada em cubos
- uma linguiça (coloque quanto quiser)
- meia cebola cortadinha em cubinhos
- tempero a gosto (coloquei um tabletinho destes prontos)
- 1 caixinha de creme de leite
- água (o suficiente pra cobrir os ingredientes) 

Na panela de pressão, coloquei a linguiça e a cebola pra dar uma fritadinha. Quando estava douradinho, acrescentei o tabletinho e a abóbora já lavada e cortada em cubos. Cobri com água quente o suficiente pra cobrir os ingredientes e ainda deixei mais um dedo de água pra cima. Depois de uns 10 minutinhos na pressão, desliguei o gás e vi que a abóbora já estava molinha. Bati no liquidificador com um pouco do caldo (não tudo pq ia ficar aguado demais. Não bati a linguiça, separei antes). Voltei pra panela, acertei o sal e acrescentei o creme de leite e mexi em gás bem baixo. Servi em potinhos e cobri com queijo ralado. 

Estas mini abóboras bem como o potinho branco eu comprei em Pedreira, interior de SPaulo. A rendinha minha mãe me trouxe de Fortaleza e a palhinha eu comprei numa loja de 1,99 aqui no planalto central. 

  sopa-2

E ontem, enquanto preparava este jantar, liguei o Ipod e coloquei no shuffle e tocou esta música, queria dividir com vocês. A letra é muito boa :) 



Cada um de nós compõe a sua história 
Cada ser em si 
Carrega o dom de ser capaz 
de ser feliz

E minha volta pelo Brasil vai ter parada em Porto Alegre, dia 01 eu chego. 
E você que mora ai, em todos os cantos do Brasil, não me convide pra ficar na sua casa pq eu aceito! :) 

Beijos pra você, Glau

42 comentários:

Juliana disse...

Babei com essas miniabóboras Glau! Que legal que tu vens pra Porto Alegre! Pouso não te ofereço, porque aqui em casa não tem lugar, mas se tu quiser uma guia motorizada, serei com maior prazer! Sou uma portoalegrense apaixonada pela minha cidade e posso te mostrar bastante coisa legal por aqui! Beijão, Ju

Katima disse...

Oi, Glau.
Fiquei emocionada com o que você escreveu, pois penso como você sobre ser brasileiro.
Adoro o meu país e suas belezas, viajo sempre que posso de carro para parar em todos os cantinhos interessantes. Boa viagem!
A música é linda, sempre escuto Paula Fernandes no carro.
Beijos,Kátima.

Carol disse...

Ah Glau, está super convidada para vir comer um bolinho na minha casa =) moro a 40km de Porto Alegre, uma cidade de interior chamada Portão. Aparece aqui... vai ser bacana! =)

Lílian disse...

Que delícia essa sopa, deu uma vontade. Vem me visitar em Morrinhos - Goiás. Beijos...

Andrea Araujo disse...

Oi Glau !
Delícia ser brasileiro, eu dispenso a batata por uma comida com aipim ou milho, e uma sopinha de aipim...hummmm ! Delícia !E a sua sopa deve estar maravilhosa!

Ana Paula Lazzarotto disse...

Oi, Glau
Penso exatamente como tu! Mas infelizmente tem gente com o pensamento muito "convergente", focada em um único aspecto, que não consegue ver a amplidão do nosso povo,da nossa cultura, do nosso chão...Um beijo!

Dani Zaraya Confeitaria Artesanal disse...

Oi Glau!
Esse post foi fofo demais! Um carinho não só com os seus leitores mas também com todos os brasileiros que são (acredito também) tudo aquilo que vc falou e muito mais!
Tem também aquela pequena parte diferente, que não é nada disso, que é invejosa, mal amada, rancorosa, amarga... como essa pessoa que escreveu o comentário mais infeliz de todos os tempos... felizmente ela faz parte de uma minoria, pequena em todos os sentidos!
Vc deu um show mais uma vez!
Beijos,
Dani

Milena disse...

Eu não tinha visto o seu post de ontem,dãaaaaa!!Eu fui buscar um antigo para mostrar ao meu marido.
Agora sim!!
Estou com uma abóbora me esperando ma geladeira,mas cadê tempo????
Deve ser por isso que estou "esmagrecendo"como diria a mãe de um amigo mineiro queridíssimo e brasileiro.

bj

Tati Abreu disse...

Bom dia, Glau! Concordo c/ vc em tudinho e com a Ana Paula tb (tb estava assistindo o Mais Vc rsrs). Tenho uma dúvida: o q é abóbora japonesa? Tem como colocar uma foto?
Qdo vier ao Rio é só avisar que está super convidada. bjs

Bárbara disse...

Mii, fiz um comentário e ele sumiu :( Sou porto alegrense, daquelas bem bairristas, que acham que a sua cidade é a melhor hehe. Se quiser algumas dicas de passeios, é só falar comigo! Beijos

Cae Fernandes disse...

Vem congelar aqui em Curitiba, vem!!!rsrrsrs
Bjos

lugastal disse...

Te espero com o mate quente! Conhecer as tradições implica em prova-las!!!! Quitandoca vai gostar...

Receitas para a Felicidade disse...

E viva o povo Brasileiro, invejo voçês pela alegria que mostram no rosto, nas palavras, nos sorriso. Um país lindo e que eu adoraria conhecer. Ahh e se quiser vir a Portugal está convidada, tem espaço aqui para voçê Glau,

beijos e obrigado pela partilha dessa sopinha deliciosa!

Débora Rios disse...

Quando vier pra Bahia,vou adorar ter vc aqui na minha casa em Ilhéus,vou levá-la pra conhecer a beleza dessa região,bjos!!!

Gi Abreu disse...

Glau,que coincidência...Acabei de chegar da natação com minha filhota,e no caminho viemos cantarolando essa música...
Entro aqui e me deparo com ela, que sensação gostosa,energia boa vc tem.

Isso,a sensação de alegria que senti agora, é coisa de brasileiro...rs

Beijo!

Gi

Docecarlotta disse...

Moro no interior de São Paulo, em um sítio e...sinta-se convidada!!!! A casa é simples...mas o coraçao é grande!!!! Pois veeenha!!! bjos no coraçao!!!!

Thais disse...

Glauguete,fofolete!
Olha, quero começar dizendo que ontem fiz uma geleinha linda e brilhante de morango com receita aqui do seu blog. Lanchei sozinha, mas mesmo assim, arrumei a mesinha da cozinha com pratinho bonitinho e paniho colorido inspirada em voce...
Quanto ao comentario da criatura naquele seu post, eu acredito q mesmo com super carros e onibus espaciais, o sonho escondido da pessoa, deve der justamente as coisas simples, singelas, sopinha de abobora, cheiro de mato, uma linda imagem eternizada em uma fotografia, a bela musica da Paula Fernandes com a qual vc nos presenteou hj, senao, a criatura nao teria vindo parar aqui no delicioso QUITANDOCA, hora bolas!!!!
Ah!!!! O meu sonho e com todo o direito q Deus me deu e fazer um picnic com a geleinha linda e brilhante de morango em uma graminha la em Paris, junto do meu marido e meus filhotes.
PS, DESCULPE A FALTA DE ACENTOS. PROBLEMAS NO TECLADO.
Super abraço, GLAUGUETE!!!
Thais

Leticia Lamera disse...

Que bom que vc vem pra cá!!!!
A_DO_RO teu blog, conheci vc quase sem querer, passeando por blog de decoração, mas vc é FANTASTICA em tudo o q faz... Nunca comento, mas já q vc vem pra minha terra, me emocionei, rsrsrs.
Voce será muito bem vinda a Porto Alegre, embora aqui seja muito frio o povo é muito acolhedor, isso eu garanto!!!
Beijinhos
Leticia Lamera (titalamera@uol.com.br)

Carol Nobrega disse...

Venho aqui quase todos os dias mas nunca comentei!!
Não se liga nessas pessoas sem futuro não!! Você é maior que isso, e muito melhor!! Coisa de brasileiro é ter sempre sonho! Como aí em Brasília onde os contrutores da capital deixaram aquelas mensagens de uma grandeza sem fim, pessoas simples com uma grandeza de alma sem fim! Isso é coisa de brasileiro!!

ana cristina disse...

Tô me tornando uma fã sua, qualquer dia se te encontrar na rua aqui em Brasilia vou até ¨pagar o mico¨ de pedir um autografo

Clau disse...

Eu também queria viajar para todos os cantinhos do nosso país, há tanta coisa linda e interessante que que poucos conhecem e valorizam.Muitas pessoas só dão valor às coisas de países estrangeiros, não que não sejam interessantes,mas acho que em primeiro lugar devemos conhecer o nosso país,nossa cultura!Boa viagem Glau,tenho certeza que vais gostar de Porto Alegre,na verdade eu prefiro ir lá essa época do que no verão heheheh,Bbjussssss

Adriane Pinhate disse...

Nosso Brasil é rico mesmo! E muito lindo esse post. Uma homenagem ao Brasil de cada um!

Vc é minha ídola na fotografia e na cozinha!

Cada post mais lindo que o outro. Como vc mesma diz: "sufoquinho" de tudo de bom para vc, Glau!!

Bjs
Adri

karina inamine disse...

Já convidei uma vez e convido de novo...quando vier pra São Paulo...vem me visitar!
Desse jeito, seu sonho vai se realizar muito fácil e muito rápido...já tens abrigo em muitos lugares...é só ir riscando no mapa.
beijo
Karina

Fabiana Freitas disse...

Glau,
Você viu o tanto de comentários para te defender?
Você faz parte da rotina de muitas pessoas anônimas como eu(não nos conhecemos pessoalmente)que começam o dia abrindo o seu blog e vendo suas receitinhas, suas criações... fazendo com que o dia fique mais alegre! É isso que penso do seu blog.

Até mais ver!!!

Fabiana Freitas

kaci disse...

Quando for fazer umas comprinhas no Paraguai,isso é programa de brasileiro!!!
Passa na minha casa ou melhor na casa da minha sogra ela é o tipo de pessoa que faz bem a gente conhecer!
Amei esse lacinho de corda!

EdwïgesMRéscïa disse...

Um comentário infeliz teve o seu lado bom. Esta sua reflexão foi maravilhosa!
Agora meu bem, esqueça os negativos e continue ligada em quem te ama! Afinal só existe uma infeliz entre tantas que te seguem.
AH! O meu sonho de consumo tbm é linda batedeira. Tomara que eu consiga realizá-lo.
Um abraço, te visito há muito tempo, mas é o meu primeiro comentário.

EdwïgesMRéscïa disse...

Só teve um lado positivo este infeliz comentário, a sua reflexão.
Parabéns!
Bjs

Mina disse...

Seu blog é fantástico, acabei de chegar e já dei de cara com comidinha gostosa! Nesse frio que tá Sampa, vai muito bem, depois um bolinho de chuva para finalizar! beijos!

Dri Dauzacker disse...

Oi Glau, adorei o post de hoje!
Nem preciso falar (mas vou) que a produção das fotos ficou linda...
Bom, já que se eu convidar vc aceita, pode anotar ai, qdo vier pra Uberlândia faço questão de recebê-la aqui em casa, mas isso até janeiro...kkkk... pq depois o convite muda de cidade e vai pra Campinas...mas continua valendo...
Bjim

Ilka disse...

Bravo!
Pela pessoa que és e pelos teus sonhos serem sublimes, mostras a verdadeira riqueza que é a interior....
Imagino que excelente resultado esta tua viagem pelo Brasil vai nos proporcionar. Seja muito bem vinda á Florianópolis na casa de uma maranhense que morou por 25 anos em São Paulo...mistura total de aromas e paladares...rsrs
Abraço aconchegante, Ilka

Cacau disse...

Glau,

Tudo lindo no seu blog. Menina, venha pra Floripa! vais enlouquecer com o cenário e com as pessoas! Coisa fofa de se ver guria, quer ver os pescadores chegando do mar com as canoas cheias de peixe! Venha, bato um bolinho pra vc na mão pq acabei de casar e não tenho batedeira (nem mequetrefe), passo um cafézinho de coador e te mostro o blog que eu tenho mas não conto pra ninguém! rsrsr
Um beijão e boas andanças!
PS: O convite é de verdade hein?
Beijao!

Gourmet e Gourmand disse...

Oi Glau! Eu acho que esse comentário de ontém foi feito pela esposa do dono da Kenwood hahahaha!
Se vier a Salvador já sabe onde podes ficar hehe! Mas vai se preparando... sabe aquele conteúdo de seu post do 16.08, promessa é divida hihi! Já estou pensando o que quero mudar por aqui...
Um abraço

Glau disse...

hahah vcs são mto fofas!

Andréa de Paula disse...

Olá!
Sou uma advogada carioca apaixonada por culinária, que vive se metendo à besta na cozinha.
Leio seu blog every day, já fiz várias receitas aqui postadas, dentre elas o brownie do Bergamo, que é sucesso absoluto por aqui. Todo almoço na casa da irmã, jantar na minha casa, café na vizinha e está lá "nosso" brownie!
Minha grande derrota enquanto chef nas horas vagas eram bolos (atenção ao ERAM!). Daí que hoje cheguei em casa com uma fome de bolo sem limites, passei o olho na receita de bolo de banana da Letícia, resolvi que valia o risco e fui com gana pra cozinha.
Vou te contar que acabou de sair do forno, lindo, fofinho,delicioso, perfeito... Está quente pra caramba, mas não consigo parar de comer e sentir orgulho da maravilha que acabei de fazer com sua ajuda.
Vai um muito obrigada, de boca cheia, aqui do Rio de Janeiro para você.
Beijos!

P.S.: A Kitchen Aid também é um sonho de consumo na minha vida. Esse mundo está cheio de gente azeda. Se limões fossem, ainda prestavam como ingrediente para fazer os biscoitinhos amanteigados com papoulas. Mas nem pra isso, né?!

Beta Tiossi disse...

Que post lindo Glau! Igual a você, igual ao seu blog!

Pedreira é uma perdição, dá vontade de trazer tudo!

Bjs e viva nosso povo barsileiro!

Thalita Cunha disse...

Quando passar por Curitiba não deixe de passar aqui em casa pra comer um bolo de fubá com goiabada!!!


Beijo minha linda,


Thali
www.asbriselas.blogspot.com

Ana Matusita disse...

A casa dos brasileiros aqui tá te esperando também, viu?
Me coloca na lista!
Também sou bem brasileira, na comida e nos sonhos... e ontem teve sopa de abóbora na minha panela também!
Bj,
Ana

Tecidos e Crafts disse...

Oi Glau.
Essa sopinha tá com uma cara deliciosa e diríamos que agora ela é meu sonho de consumo kkkkkkk.
Quem sabe eu consigo provar um pouquinho se eu também for convidada para um tour com o ônibus espacial daquele ser especial (e olha que não pode ser pastel heim!).
Pena que não sou do Sul, pois seria um prazer recebê-la.
Bjs

Jô Reis disse...

Sopinha bem brasileira hein Glau, tudo de bom!!!
Bjs
Jô Reis

a disse...

Olá Glau
Amei esta sopinha bem brasileira ;), gostei de ler as suas palavras. O Brasil é um país lindíssimo e cheio de gentre muito bonita, humilde e sempre pronta a ajudar o próximo, pessoas sempre com muito energia para a vida e encarando sempre a vida com um belo sorriso no rosto...(mesmo não sendo brasleira, é o que sinto)
Um beijinho

Anônimo disse...

Oi Glau!
Adoro essas coincidências dos blogs, hoje eu também postei uma sopinha :)
Suas fotos neste post estão espetaculares (são maravilhosas sempre, mas hoje estão demais!). Muito lindo mesmo, a produção, iluminação, tudo. Parabéns!
Beijos, Vivian.
www.temperaria.com.br

Anônimo disse...

Amiúga,

Bombou de comentários hem! Morri de rir com o final, vc anda mto oferecida Glaucia Macedo, kkkk!!!

beijos

Amiúlga mascarada kkkkkkkkkkk

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin