5.7.11

Baião de dois por Ju Padilha

Já falei da Ju Padilha por aqui... pra refrescar a memória, eu apareci no blog dela sobre as Meninas Prendadas, mas antes disto nos tornamos amigas. Ela é uma fofa, faz um trabalho lindo de viver e agora está se soltando cada vez mais na cozinha! Eu propus que ela fizesse uma receitinha e ela topou! Está ai o resultado! Repara como ela é fofa! 
Texto e fotos deste post: Ju Padilha

"Glau! Missão cumprida!
Pela primeira vez na vida fiz feijão! Hahaha depois que encarei a panela de pressão, um novo mundo se abriu!!! Quando vc me propôs fazer uma receitinha para o Quitandoca, fiquei tão animada que já pensei na receita, peguei o passo a passo com minha sogra Jackie e convidei os amigos, sem nem ao menos saber se a coisa daria certo, mas isto era apenas um detalhe!

Pedro é cearense e uma das coisas que ele mais gosta de comer, depois de carangueijo é Baião de Dois! Já fazia um tempinho que eu estava com vontade de tentar esta receita e o convite me pareceu a oportunidade perfeita!

4feij¦o
Foto: Ju Padilha

Na receita original vai feijão verde, arroz branco e queijo coalho... aqui na Ribeira foi impossível achar o feijão verde e olha que fui até o mercadão, acabei usando o feijão de corda.

1 feij¦o
Foto: Ju Padilha

O arroz branco eu substitui pelo arroz 7 grãos, integral e que eu amo a textura! Quanto ao queijo coalho, optei por um pouco de parmesão!  Para acompanhar, linguiça calabresa fatiada, refogada com muuuita cebola e erva doce!!!! Sim, a erva doce combina super com a linguiça!

Comprado os ingredientes era hora de colocar o plano em ação! só uma observação, eu achei o máximo separar o feijão, me senti aquelas cozinheiras das antigas, capazes de identificar a menor das imperfeições!!!! kkkkkkk

2feij¦o
Foto: Ju Padilha

3feij¦o
Foto: Ju Padilha

Bom, a verdade é que acabei cozinhando para 7 pessoas, mas para o Baião sempre use a mesma medida de arroz e feijão... ou seja, dá para adaptar a receita para mais ou menos pessoas, bem facinho! Bom, vamos lá:

Baião de Dois
(para 7 pessoas e o dia seguinte!)
4 xícaras de feijão de corda (se tiver o verde, melhor)
4 xícaras de arroz 7 grãos ( ou branco)
2 cebolas picadas
4 dentes de alho grandes picadinhos
1 macinho de coentro
1 potinho de caldo de legumes
1 pote de requeijão
queijo parmesão ralado
sal e pimentas a gosto, usei um mix de pimentas: branca, do reino e rosa

Comece cozinhando o feijão na pressão, antes tinha deixado o mesmo de molho na água, o que fez o cozimento ser bem rápido... quando estiver cozido, separe o feijão do caldo, este será usado para cozinhar o arroz... numa panela coloque um pouco de azeite, metade do alho e da cebola, doure e junte o arroz, refogue e aos poucos vá acrescentando o caldo do feijão para cozinhar o arroz, junte também o potinho de caldo de legumes... quando o arroz estiver quase pronto, desligue... em um panelão, coloque o restante do alho e da cebola e refogue no azeite, deixe bem douradinho, junte o feijão e refogue... depois junte o arroz e cubra com o restante do caldo de feijão, se precisar complete com água... junte o coentro picado... fique mexendo para não grudar no fundo... depois que estiver tudo cozido, deligue o fogo e coloque o requeijão e o parmesão... pronto!!!!!

Segundo meu amigo Jacó o Baião de Dois é um risoto de feijão!!! Isto porque ele deve ser bem úmido e é tão gostoso que dá para comer só ele, mas com a linguica calabresa acebolada de acompanhamento ficou perfeito! e rende!!!! comemos em 7 e ainda sobrou muito!!!

6feij¦o
Foto: Ju Padilha

Segundo a Jackie, o Baião combina com caipirinha e forró pé de Serra!!!! E tenho que dizer que é a mais pura verdade!!!" 

5feij¦o
Foto: Ju Padilha

A Jú, além de ser uma fofa, de ser minha amiga e de ser mega talentosa, ela é uma das anunciantes aqui do blog. Eu aaammmmo o trabalho dela. Teve um casamento que eu fui com uma de suas tiarinhas e dei uma de presente pra minha amiga. A minha é modelo Georgette. 

_DSC0064

Pra conhecer e pirar com o trabalho da Jú é só clicar aqui e o blog aqui.
Juju, obrigada pela receitinha! Amei! Amei o encontro de amigos.. adoro mesa cheia!

Beijos, Glau

14 comentários:

Jeferson Cardoso disse...

Olá Glau!
Nem passou o café da manhã e já estou pensando no almoço (riso), culpa do baião de dois. (sorrio)
Tenha uma abençoada terça-feira!

Quero lhe convidar para ver e comentar ‘Esquizofrenia’ no http://jefhcardoso.blogspot.com

“Que a escrita me sirva como arma contra o silêncio em vida, pois terei a morte inteira para silenciar um dia” (Jefhcardoso)

Mirna - Coisas do Rei Arthur disse...

Bom dia, Glau!
Não acredito q vc é amiga da Nivea!!!
Q coincidência... aliás 2 já.. pq não sei se vc lembra mas saltitando entre suas receitas encontrei uma foto sua aqui na minha cidade (Águas de Lindóia).. e agora acabo de ver uma foto sua com a Nivea, minha amiga de colégio... q delícia...
Coisas da vida...
Bjão
Mirna

Glau disse...

haha que engraçado Mirna! Adoro a Nívea!

Bia Lima disse...

Hummmm, eu não sou nordestina, mas sou filha de nordestinos... esse prato é maravilhoso, e ela não ficou devendo nada, nem parece que ta começando agora... Nossa esta com uma carinha maravilhosa, anoetei a receitinha!
Um abraço!

YES we Cooking disse...

Como tenho família nordestina fico louca com esses pratos! E ficou com um aspecto ótimo! Adorei! Beijos, Cecilia

Markito Mesquita disse...

Maior que a água na boca, só a inveja de quem estava ali saboreando a comida e a presença tão especial da Jú, Pedro e a turminha das fotos.

O talento e o capricho dessa menina são de doer.

Ai! Deu fome!!!

Cozinha Perfumada disse...

Que delícia Glau!! Tradicional pratinho do meu querido Nordeste!! Humm ficou lindão a receita da sua amiga! beijos Tereza

Claudia Mendes disse...

Glau adorei a receitinha, deve ter realmente ficado uma delícia. Aqui no Rio tb não vou achar o feijão verde vou tantar fazer como vc fez com substituições.
Maridão é da Bahia e adora esse prato.
Parabéns, vou entrar no blog dela tb.
Beijinhos!

Helena disse...

Glau, o que acho mais legal no teu blog é a tua generosidade em abrir o teu espaço pra tanta gente boa poder postar coisas tão lindas! Além disso, as tuas receitas são DIVINAS e muito chiquetosas. Parabéns!
Um beijo, Helena.

Renata Neris disse...

Filha, que louça linda é essa? Arrasou!

Laís Ferrari disse...

Oiii Galu,

Adorei o blog! Estou seguindo!

Beijinhos,

Laís F.
www.laisf.blogspot.com

Mauro Homan disse...

Ficou delicioso. Parabéns Glau pelo blog e parabéns Ju pelo baião. Fantástico!

Ana Claudia disse...

Glau,
Como baião muitas vezes no mês, e com uma paçoca de carne seca (farofa) fica dez, meus pais são cearenses e moram também em Bsb.. parabéns Ju, e agora estou de férias em Fortaleza e já me esbaldei nesse prato que tem gosto de infância.

Jeorgette Stella disse...

Oi Glau, sigo seu blog anonimamente faz um tempão, mas agora não resistí, uma tiarinha linda com meu nome, rs, de onde será que ela tirou a inspiração, pq eu não conheço outra Georgette (só que o meu é com J)...bjs, parabéns por tudo, continue assim!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin