6.7.11

Abobrinha simples e gostosa

Queridos, ando numa preguiça danada de ir pra cozinha. Fui ao Ceasa no final de semana que passou, lotei a geladeira de legumes que eu gosto, achei que eu iria ficar toda animadinha pra cozinhá-los, mas tô numa preguiiiiiiiiiiiça! E nestes dias de preguiça, mas como fome eu preparei uma comidinha ultra rápida e do jeito que eu adoro. Fiz só pra mim, tá? Porque a única fã destes legumes aqui em casa sou eu. 

Lavei bem a abobrinha, cortei "de comprido" - você pode cortar em rodelas ou do jeito que gostar - coloquei numa travessa e reguei com azeite. 

abobrinha-1

Cortei tomate em cubinhos e temperei com mais azeite, sal e orégano (coloque o tempero que gostar, tá?)

abobrinha-2

No meio do caminho lembrei que tinha cogumelos frescos. Lavei, cortei e coloquei também. Lembrei do alecrim que eu adoro e coloquei também. 

abobrinha-3

Fiz uma outra camadinha - abobrinha, tomate, cogumelos + temperos

abobrinha-4

Cobri com queijo ralado e coloquei no forno.

_DSC0797

Depois de uns 15, 20 minutinhos estava pronto! Não tirei foto do prato pronto. Eu não sei vocês, mas eu amo refeição assim... comi esta travessa inteira no jantar. Foi uma abobrinha só e olha o tanto que rendeu!

Gente, esta é apenas uma sugestão de "mistura". Quem me conhece sabe que eu sou adepta a cozinha simples e usar os ingredientes que gostar. Às vezes recebo algumas perguntinhas do tipo: "Posso trocar o cogumelo por milho? E o orégano por ervas de Provance?". Não, não pode! hahaha Claro que você pode, minha gata! Eu só fico com pé atrás quando a receita pede creme de leite fresco e trocar pelo de caixinha e trocar manteiga por margarina. De resto, minha flor, eu adapto tudo! :) Não estou dizendo que eu estou certa, cada um funciona de um jeito, mas minha cozinha tem andado bem assim...

Uma bitoca pra vc e ótima 4a. feira!

Ps: Outros pratos que a abobrinha foi a grande rainha da festa
- Abobrinha fácil e deliciosa
- Abobrinha divina - comidinha de mãe
- Gratinado de abobrinha e batatas
- Macarrão com molho de abobrinha, tomate e azeitona
- Entradinha pra um almoço

21 comentários:

Luiza Coelho disse...

como boa vegetariana, aprendi a comer de tudo do reino vegetal, hahahaha! Detestava abobrinha e hj eu amo... hj sei que tudo depende do tempero, das combinações e da falta de preconceito (pq acho que tinha que ter uma lei que defenda alguns legumes contra nariz torto... isso é legumefobia... ai, to besta hj!). Ficou lindo seu prato e deu água na boca! HJ a noite vou de escondidinho e já acordei pensando nele (pq a sopa de segunda nao deu pra esvaziar a geladeira de legumes e tô com medo de perder). Bom, só mais uma coisa a dizer: adoro alecrim... mas o raminho chato de comer... toda vez que ele vem na minha boca, ele espeta, machuca (tá, fiz drama). Eu fico aqui pensando em inventar uns sachês de ervas tipo de chá pra comida salgada... aí vc põe lá e tira... isso já existe ou vou ficar rica? beijos

Clarinha Chastinet disse...

Bom dia amada!!!!!!!!!!!!!!!
Então, eu comungo da mesma tribo da amiga acima, a Luiza Coelho, né?! Vegetarianíssima, adoro qdo vc lança uma receitinha rápida, fácil e respeitosa!!!
Amei, tenho abobrinha na geladeira, e hj rola essa receitinha, amiga!!!
Além de lindo, fica mega elegante!
Beijo Grande, Luz e Entendimento,
Rashmi

Daca disse...

OI querida! Adorei a receita. Andei me aventurando com a abobrinha e ela é maravilhosa. uso muito lá em casa. Gostei muito que você tenha tocado no assunto do creme de leite fresco. Já fui no mercado e pedi creme de leite fresco e elas não sabiam o que era.Assim como eu? O que eu devo esperar? Agradeço se vc puder me esclarecer.
Um grande abraço da sua seguidora e admiradora.
Daca

Glau disse...

Daca, que estado você mora? Tenta pedir por natas. Bjoka

Sâmia disse...

Ai que delícia...deixou uma gravidinha com água na boca...hihihi

Bjim!!!

Renata disse...

Glau, pela cara do prato acho que comeria sozinha também!
Também ando com preguicinha, mas acho que é por causa do frio, colocar as mãos na aguinha gelada não é nada reconfortante.

beijosss

Juliana disse...

Hum, tenho uma abobrinha "marcando" na minha geladeira, amanhã minha refeição está garantida! Farei no almoço!

Parabéns pelo Blog!

Dri Dauzacker disse...

Oi Glau, adorei sua receitinha de abobrinha, super fácil de fazer, deve ter ficado deliciosa tb.
Boa quarta-feira pra vc!
Bjim

Patricia disse...

Opa... vou tentar por aqui tb!
Eu andei fazendo lasanha de abobrinha, fica ótima tb!

ciao ciao

Claudia Mendes disse...

Adorei, estou em plena dieta e abobrinha PODE...rsrsrrsrs. Tb tenho na geladeira e vou experimentar assim, eu fazia com beringela. Depois te conto como ficou..hehehe.
Como vc diz, bitocas!

Unknown disse...

Boa, Glausitcha! Gostei da sugestão! Tb tô na fase preguiga e é mto bem vinda receitinhas práticas e gostosas como a sua. vai pro caderno! rs
E não mudarei nadinha! Gostei da sua escolha! bjo.

Ana disse...

Adorei a sua receita ...já está anotada,obrigada!
Boa tarde t+!

Luana Cataldo disse...

Eu vi essa abobrinha de manhã e fiquei aguando... fiz pro jantar e amei!!! Vai parecer muitas vezes na minha cozinha... bjkas

Luciana Paola disse...

Arrasou, como sempre!!! Vou fazer em casa com certeza!
beijo!

Katia Bonfadini disse...

Glau, adoro abobrinha e todos os ingredientes que vc usou! Gosto muito dessas receitas simples e rápidas com apresentação linda! Um beijão!

Patricia disse...

Glau,

vai parecer papo de comadre, mas justamente ontém, eu tinha uma salada de abobrinha, que restou da terça. Olhei e, pensei será que dá pra gratinhar??? Quando vi seu post, não acreditei!!! Coloquei tomate cereja, oregano e queijo parmesão....ficou ótimo!!!! Vc não sabe como seu blog me ajuda, sinto que estou mais "corajosa" e criativa. Aqui, me sinto em casa!!! bj

Mara Faria disse...

A cada dia q entro em seu blog me apaixono, ja viciei tenho q entrar todos os dias. Com certeza vou tentar fazer essa receita. Obrigada por sempre me ajudar na cozinha. Q Deus lhe proteja!!

étycoca disse...

Olá,tudo bem!? Sempre venho aqui no seu blog, e confesso que amo tudo o que vc faz, os pratos, as fotos, o texto...enfim, hj tomei coragem de escrever tbm e deixar meu depoimento!
Fiz esse prato delicioso de abobrinha. Foi a primeira vez que comí e amei. Não imaginava que ficava tão gostoso!! Hj vou fazer de novo e acrescentar berinjela. hummm só de imaginar sai água da boca!!!
Bjs

Glau disse...

Querida, que bom que tomou coragem e me escreveu. :) obrigada por ter testado uma receitinha daqui! Fico feliz em saber que vc curtiu! Bjos pra vc

Ps: não precisa ficar sem graça de me escrever, ta?

Priscila Beneducci disse...

Gosto demais do seu blog. Sempre passo para te ver, so nao consigo bater um papinho contigo. As postagens e fotos sao perfeitas, pena que nao consigo reproduzir esta imagem de 1.a no meu blog. Fazona Priscila Beneducci (MG)

Fuxicando Sobre Artes disse...

Ola, estou encantadíssima com o seu blog. Tudo aqui é de extrema qualidade, desde suas receitas, fotos.. adorei mesmo! pretendo ficar aqui horinhas do meu dia. Fui correndo ver essa receita pois meu noivo descobriu recentemente que é diabético, estou renovando todas as receitas do meu caderno. rss
Venha me visitar e conhecer meu trabalho tbm!!! beijosss, Polly.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin