30.6.11

Metrô de Paris

Em São Paulo sempre que dava eu preferia andar de metrô, morava pertinho de uma estação e chegava sem estresse ao meu destino (eu não pegava a linha vermelha que é um inferno de cheia!), não pegava trânsito, nem ficava preocupada em achar vaga pra estacionar o carro. Em Brasília confesso que nunca nem entrei numa estação de metrô, não me orgulho disto, mas a linha que tem vai pra um lugar que raramente costumo ir. 

Em Paris andamos muito de metrô nos primeiros dias. O metrô de lá é um show a parte! Pra começar com as placas de identificação.

_DSC0305

_DSC0472

_DSC0218

_DSC0701

Assim que chegamos no aeroporto pegamos um metrô e no vagão tinha um senhor com violão cantando que nem um doido. Eu amei aquilo. Ninguém pergunta se você quer ouvir, eles simplesmente entram, fazem um show e passam pelos corredores recolhendo dinheiro de quem quiser contribuir. Nas minhas andanças, ouvi praticamente todos os estilos musicais: desde uma senhora cantando La bamba com seu carrinho mega adaptado com uma caixa de som até uma outra senhora que detonava na ópera! Lindo! Me parece que faz parte da cultura, não vi ninguém incomodado com aquilo. 

Não tenho nenhuma foto de algum artista. Eu até fiz um videozinho, mas percebi que a mulher (do La Bamba) ficou incomodada e dai preferir ficar quietinha na minha. Meu francês é tão chulé que não me permite arranjar briga! :)

_DSC0717

_DSC0718

Outra coisa que rola: o metrô é mega democrático. Tem gente de tudo que é jeito! Todas as idades, classes sociais, tribos. Geralmente eu gostava de sentar numa poltroninha bem perto da porta pra ver as pessoas entrando e saindo e nesta posição eu conseguia ver o resto do vagão. Sabe a alma de fifi? Queria ver tudo. 

_DSC0104

aa-1

_DSC0704

Tem até cachorrinho andando de boa.

_DSC0021

Sabe o que é mais louco? Você entra na estação, começa a andar e ver as paredes de azulejo branco, cheias de cartazes, você se sente num filme! E o mais legal de tudo é que cada estação tem uma carinha, tem umas antigonas e outras bem modernets! 

_DSC0102

_DSC0473

As linhas de metrô cruzam praticamente a cidade inteira, mas você tem que ficar atento: tem tanta linha que facilmente você se confunde, mas não é nada de outro mundo. Tem mapa, a gente sabe ler (ainda bem que não precisa entender muito francês pra sacar o mapa) e ninguém vai morrer se se perder um pouquinho, né?  C´est la vie.. tem momentos que ficamos perdidinho mesmo de qual rumo tomar! 

_DSC0702

_DSC0027

Ai, ai, saudadezinha...
Se eu andava com a máquina pra fora da mochila? Sim, praticamente o tempo todo! :)

12 comentários:

Thiara Ney - Tuty disse...

Que lindo! Em Buenos Aires tbm me apaixonei pelo metrô, e usei o tempo todo.
Agora o melhor de estar na Europa é andar co ma máquina a postos o tempo todo né? Eu morro de vontade de fotografar o centro de SP, mas e coragem de sair por aí com o trambolho no pescoço???
Parabéns pelas fotos, todas elas. Tô amando a sessão Paris.
=)
Bjo.

Ju Padilha disse...

Glau,
bom dia!
amei esta seleção de fotos!
quando estive em Paris, minha percepção do metrô não foi assim tão romântica! peguei sim metrôs lotados, quentes e fedidos, simmm, muito fedidos!!!! kkkkkk
ainda bem que vc deu mais sorte!!!
mas de fato, a transpodet pública funciona que é uma beleza, para todos os cantos!!!
beijinhos

AnaVergara disse...

suas fotos são poesia para mim... e a sensação que revivo ao vê-las é muito boa! Cada pedacinho de Paris é mágico, não? E ter olhos assim atentos como os seus é presente divino!
bjs e bonjour,
DaAna

Daca disse...

Olá!

Nossa, suas fotos estão ótimas. Me sinto em Paris...hehehehe
Um abração e boa quinta-feira
Carinhosamente
Daca

Ana Paula Batista disse...

Você adivinhou a pergunta que eu ia fazer... se é seguro pra andar assim com a câmera.
Menina, vendo esses seus posts sobre Paris fico ainda mais animada com minha viagem. Depois temos que tricotar pra você me dar umas dicas, viu?
As fotos estão lindas! Pode fazer um monte de quadrinhos pra decorar sua casa! =)
Beijão

Unknown disse...

Isso é verdade...cada estação um espetáculo de arquitetura e design! Achei o máximo andar de metrô em Paris...bem melhor que os trens superlotados do metrô carioca...aff...rsrs

Bjocas

Tati Ibelli disse...

Oi Glau, simplesmente adoro seu blog...Como diria meu marido: a Glau seria sua amiga? Sim, com certeza...Sua linguagem simples nos convidaa entrar e puxar uma cadeira e suas fotos, sem comentários...Paris, iluminada...Imagina a cena: minha mãe descalça no metrô por conta de uma bolha no pé de tanto andar...Detalhe: maior felicidade do mundo...Um bjo grande

Marcinha disse...

Tão bom poder ter essa liberdade para simplesmente fotografar né?! Já morri de vontade de fotografar tanta coisa, pelos lugares conhecidos...mas sinceramente o medo não nos permite.
Esses seus posts foram um mergulho bom, uma prosa com café e poesia.
Beijos...

Anônimo disse...

A Tuty falou tudo.... eu morro em SP amo fotografar e morro de medo de andar com minha camera em SP.... uma pena ne.
Mas eu gosto de andar de metro asim eu me sinto fazendo parte da cultura deles.
Tudo e lindo em Paris, devia ter sido francesa na outra reencarnacao. ;-)...kkkk
bjs
Fabi

maria disse...

Glau, gostei muito das fotos deste post! Especialmente, desta vez, não sei bem dizer o porquê, mas acho que vi uma mesma linguagem em todas elas... Parabéns, muito lindas! Beijos da Maria

Marta disse...

Eu achei o metrô um pouco sujo, assim como de Londres.. mas realmente ele cruza a cidade toda e vai até além!!! É ótimo!
Beijos

Isabela disse...

Amo Paris e me deu muita saudade agora.
Adorei suas fotos, os detalhes das placas, essa movimentação, e simplesmente estar em Paris e tudo ne.
Beijao

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin