21.6.11

Comidinha quente pós viagem

Voltei de viagem faz pouco tempo e mesmo assim tive que emendar uma outra neste final de semana, coisa rápida, mas bastante especial. Esta lindeza da foto abaixo fica numa cidade super importante da minha história, Ouro Preto. Toda vez que passo por lá me encanto por um outro detalhe da cidade, é sempre uma nova descoberta - impossível não se apaixonar por Ouro Preto. 

_DSC0250

Mas ficar tanto tempo fora de casa tem um lado ruim, minha geladeira estava vazia demais, não tinha um verde pra contar história, só tinham uns vidros de tempero que não estragam, uns potes de azeitona que eu amo e algum outro cacareco dentro do prazo de validade. E dai que nestas horas vale o improviso e sempre que quero comer uma comida gostosa, quente, minha escolha sempre recai no risotto.

Mas desta vez eu contava com um novo ingrediente que queria muito usar: um azeite de limão

_DSC0006

Risoto (receita básica) 
 Do livro 400g de Técnicas culinárias - rende 6 porções (reduzo para 2 porções), mas a grande real é que faço tudo no olhômetro mesmo. 

- 120g de manteiga sem sal gelada
- 15g de cebola em brunoise (picadinha)
- 350g de arroz arbório
- 100ml de vinho branco seco (não tinha)
- 1,250 litro de fundo claro de ave (usei um tabletinho)
- 50g de parmesão ralado
- sal a gosto
- 2 colheres (sopa) de azeite de limão
- pó de açafrão (dos baratinhos pra dar uma corzinha) 

Derreta e manteiga, coloque 1 colher de azeite e sue ligeramente a cebola. Acrescente o arroz e toste até que os grãos fiquem envoltos na manteiga e bem quentes. Acrescente o vinho e deixe secar completamente. Adicione o pó de açafrão e mexa. Coloque uma concha de fundo, mexendo sempre. Quando secar, acrescente outra e assim será feito até que o arroz esteja al dente. Desligue o fogo, acrescente uma colher (sopa) de manteiga, o queijo parmesão e o azeite. Sirva logo na sequência.

_DSC0003

_DSC0002

Este azeite eu comprei numa loja que é um paraíso dos amantes de uma boa cozinha, é tipo um Santa Luzia (mercado fino de SP), mas francês. Pensa na loucura que era aquilo? Se chama La Grande Epicerie. Nas andanças de bicicleta passei por lá 3 vezes e entrei nas 3 vezes! Surtada. 

_DSC0009

Tem tudo que você possa imaginar: um mundo de temperos, chocolates, geléias, chás, macarrão, pães, alimentos frescos, comidinha pra comer lá mesmo. Um verdadeiro sonho!

page

Mas você não precisa ir até lá pra comprar este azeite, você pode encontrar nestes endereços infelizmente só disponíveis em SP e Rio.

Quer saber? O toque deste azeite fez TODA diferença! Ficou incrivelmente saboroso, mas caso você não tenha a possibilidade de adquirí-lo sugiro esta receita de Risoto de limão: um pouco mais simples, mas super gostoso. A próxima receita que o usarei vai ser uma do querido Prato Fundo e irei preparar esta combinação, passei mal de vontade!

Beijos, Glau

Ps: Não como somente a quantidade de um potinho, mas imaginei que seria bem chique pra servir num jantarzinho.
Ps 2: O outro azeite é de bergamota. Imagina a loucura que não deve ser? Ainda não abri.
Ps 3: Quer ver outras receitas de risotto?

13 comentários:

Adriane Pinhate disse...

Só te digo isto: deu fome e eu quero também!! bjs

Stefânia Barreto Tissot disse...

Glauzita! É aquela marca que indiquei ou estou viajando na maionese, baby?

By the way, receitinha luxo!

Beijocas!

Figos & Funghis disse...

Glau, eu também sou assim como você, sempre que me dá vontade de uma comida quentinha, deliciosa e "comfort food plus size" eu opto pelo risotto, não tem erro! É perdição da minha dieta...
Eu uso os produtos da Oliviers & Co, são deliciosos! Tem uma geléia de azeitonas pretas com gengibre que é uma loucura, mas são tão caros por aqui!
Beijos

Cozinha Perfumada disse...

Glau já estava com saudades das suas comidinhas!! Esse azeite de limão deve tudo hein !Quando eu for a SP irei comprar por lá...rsrs E essa loja em Paris hein!?! Acho que ia comprar tudo o que visse...hahaha Que deliciiaaaaaa!! Lindinho seu risoto e uma delicia !! Beijos Tereza

Katima disse...

Oi, Glau.
A receita deve ser boa, depois vou fazer a galera aqui de casa adora risoto.
Glau você é a pessoa mais indicada para me responder, minha filha adora waffer, você sabe se aquelas máquinas de fazer, que vendem nos hipermercados funcionam?É fácil de fazer? Por favor se puder me responder. Meu blog é coisasdakatima.blogspot.com
Beijos,Kátima.

Unknown disse...

que receita boa! e bateu uma fominha!
pra variar seus posts são lindos, adoro o Quitandoca!
beijo
Ju

Meu Jeitinho Mineiro disse...

Tô morrende de inveja dos seus azeites!!! agora morra de inveja de mim, moro em Mariana, pertin de Ouro Preto!!! Bjus

Ju Padilha disse...

ai quetudo!!!
fiquei com muita vontade! vontade não só do risotto mas de OUro Pretp!
e como viajar é bom!!!
beijinho

ednamedici disse...

Fantástico blog! Adorei as fotos, Glau! Beijo enorme

Carla Maciel disse...

Assim como você sou apaixonada por Ouro Preto. Adoro passear naquelas ladeiras de dia e de madrugada, aproveito todos os minutos quando estou por lá. Já acordei às 05 da manhã só para ver o sol nascer e ver a cidade sob aquela luz maravilhosa da manhã. Romântico!!! Grande abraço!
www.arquitrecos.com

Bebela disse...

Amo panelinhas e amo risottos! :D
Tudo de lindo, viagem linda, potinhos lindos, tô de férias e é lindo, sumi e não é tão lindo, mas sempre passo por aqui!
Beijooo :*

Katia Bonfadini disse...

Glau, também comprei esses azeites da Oliviers, são maravilhosos, né? Os que mais gostei foram o de limão, de manjericão, de pimenta e de tangerina... simplesmente sensacionais!!!! As suas fotos de viagem estão todas lindas e depois volto com muita calma pra ver tudinho!!!! Um grande beijo!

Gratissima disse...

Noooooossa Glau... esses azeites devem ser uma delícia hein?
E esse risoto nesses potinhos fofos, sem comentários!
beijinhos e bom feriadão...
Rô Gratão

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin