7.4.11

Você tem fome de quê?

Tem dias que eu tenho fome de doce, mas é raro. Desde criança meus olhos brilham pelos salgados. Sal. Amo sal. Adoro legumes e verduras. Ultimamente tenho comido pouquíssima verdura. Um pé de alface vem muito e dai pra uma pessoa só é muito, me enjoa. Aquelas saladas que já vem lavadas e com uma certa variedade, eu acho carérrimo e me recuso.

E vc, me conta. Como é sua alimentação?
Tiro o chapéu pros meus pais pq eles nos educaram direitinho quanto a alimentação.

"Só vai levantar da mesa depois que comer tudo!"
"Se colocou no prato, vai ter que comer. Pq tem olho maior que a boca?"
"Ah, não quer esta comida? É isto o que tem pra comer. Se não quiser, vai ficar sem nada até a próxima refeição". 

Pra alguns pode ser tratamento de choque, mas funcionou direitinho. Comemos de tudo, sem frescurice. Em casa (dos meus pais) sempre tem comida fresquinha. Uma delícia! Lembro da minha mãe fritando bifinho e refogando legumes. Sem contar o espremedor de laranja pra fazer suco na hora. Muito bom.

Salgadinho, bolacha recheada, refrigerante, doces entravam só aos finais de semana. Mas frutas, gelatina e iogurte poderíamos comer à vontade. E foi assim que fui pegando gosto por tudo que é mais saudável, tudo que é caseiro, bem temperadinho.

Daí as pessoas me perguntam: Pq vc não engorda? Não engordo pq como pouco, super pouco. Um pedaço de bolo (pequeno) já me satisfaz. A noite tomo muita sopa, não ligo pra arroz e também nao consigo me entupir de pão, apesar de gostar muito.

_DSC1412

O jantar de ontem teve franguinho grelhado, salada de beterraba e quiabo no alho (cozinhei no vapor, depois cortei em pedaços e passei no azeite com alho e sal). Amo quiabo, amo beterraba.

E você, você tem fome de quê?

Ps: Na sexta-feira eu tenho "fome" de Doritos com uma cervejinha :) 

37 comentários:

Rachel disse...

Glau, eu também adoro sal, gosto muito de fazer doce, mas comer não!
Esse seu pratinho é um dos meus favoritos, beterraba é tudo de bom e essa forma de fazer o quiabo é novidade para mim, vou testar.
Bjuss!!!

Isa disse...

Ai Glau... eu queria muito ter fome de quiabo, mas não rola! rs

Eu amo verduras!! Mas não sou muito ligada em legumes não... Só batata,cenoura,tomate, repolho (em salada), abobora cabotcha (é assim que escreve ?) mas em sopa...

Antes eu só tinha fome de bobeiras, hj eu como mais comidinhas e menos porcaria ^^

Mas com certeza, eu prefiro doce a salgados!

Bjs

Tathyana disse...

Doce é o meu pecado!!! Ontem no jantar me lembrei de vc. Fiz sopa cremosa de batata barôa, abóbora japonesa e abobrinha. Finalizei com um tiquinho de creme de leite e linguicinha calabresa frita. Bommm!!!

Bjsssssssssss.

Chris disse...

Glaucia, comer bem é de família...aqui em casa a gente adora verdura, legume e uma boa salada. Agora com a horta então, nadamos de braçada!Mas como boa mineira, adoro uma quitanda e aprendi com minhas avós a prepará-las, aí já viu? Me perguntam também pq sou magra sendo mãe de três...Como pouco mas como tudo.
A Maria Paula ( a minha menor ) como até sushi e ama sashimi, come abóbora,quiabo,cenoura,beterraba e ama um suquinho de laranja com capim santo! Bom demais! Bjim, adorei esse post! Chris

Rashmi Tara disse...

Amiga, até pra falar de coisas que as pessoas geralmente não curtem, vc é fofa e ultra rica em detalhes que nos remetem, de verdade, a nossos tempos de filhas, só de filhas!
Vc tem esse dom de escrever, falando conosco, é tão bom....
Beijo Grande, Luz e Certezas.
Rashmi

Mi Müller disse...

Olá Glau!
Primeira vez que comento por aqui, conheci o blog uns dias atrás, e fiquei encantada :)
Teus pais fizeram certinho o trabalho deles, eu sigo essa mesma filosofia aqui em casa e meu guri come de tudo, adora salada tem pessoas que estranham ele não tomar refrigerante, mas assim como eu ele não gosta. Ele é bem formiguinha, adora doces, mas aqui só é liberado nos finais de semana e só os que eu faço em casa.
Parabéns pelo blog, teus textos são deliciosos.
estrelinhas coloridas...

Ana Paula Batista disse...

Menina... cheguei a ouvir a voz da minha mãe quando li o texto! hahahaha
Lá em casa a educação foi na mesma base. Nada de doces e refrigerantes durante a semana também. E hoje como de (quase) tudo. Também prefiro os salgados. De longe!
E esse seu pratinho, hein... deu água na boca! Não curto muito beterraba, mas esse quiabinho tá uma beleza!

Beijão

Mari disse...

Eu vivo dizendo pra minha mãe que eu sou um milagre hahaha! É porque quando eu era criança eu era um pé no saco pra comer. Aliás, até uns 18 anos eu fui assim, só gostava de besteira, não botava um "verdinho" na boca e minha mãe, ao contrário da sua, sempre fazia comidinha especial pra mim. Refri e doces lá em casa sempre teve. Hoje em dia, eu tomo refri muuuuito raramente, como verdura, legumes e (acho) sou saudável! Não sei porque, por educação que não foi hahaha. Mas sou formiga, adoro um doce e se deixar como um bolo inteiro... hehehehe

Unknown disse...

Bem, minha alimentação é bem louca, como fico em casa sozinha durante a semana eu não cozinho, vivo de sobras do FDS e lanches rápidos... Tb como super pouco e tomo muitoooo café!!

kaci disse...

A alimentação da minha familia é bem parecida com o que voce escreveu!
Parabens para nós!!!
Mas de uns tempos pra cá
ando tão comilona...
Principalmente se o negócio for doce,foi em uma busca insana por brigadeiro de pequi que eu encontrei seu delicioso blog!Hummmm!!!
Essa semana estou com fome de macaronds cheguei a sonhar com eles!Preciso fazer terapia!?

Renata @kiquis disse...

Ahh tenho fome de tudo, sou boa de garfo desde pequena faço vergonha para minha mãe, certa vez fomos a uma amiga dela, que me ofereceu jacá:
Minha mãe "Ahh ela não gosta"
Eu comi quase tudo, mais passa pq eu era pequena rssssssss

Beijos

Patricia Medeiros disse...

Oi Glau... Primeira vez que comento por aqui, mas passo no seu blog diariamente.... as coisas que você faz me inspiram no dia a dia... E o post de hoje tem muito haver comigo por duas coisas: 1º moro sozinha e sou igual você, adoro legumes e não ligou muito para arroz... também como pouco apesar de comer varias vezes ao dia, inclui pelo menos 3 frutas diárias... então qualquer legumes, saladinha e uma carne, frango, peixe ou torta integral, me diverte e alimenta!
Parabéns pelo blog!
Um beijo,

Nane Cabral disse...

Glau, lá em casa tb fui criada no mesmo estilo que na sua. Mas não tenho a sorte da tendência em ser magra. Se não vigio, o ponteiro da balança sobe logo. Sou vegetariana e como muitas verduras e legumes, porém, amo carboidratos, que são o meu pecado. Amo quiabo, mas beterraba eu tomei aversão depois de comer tanto qdo era criança, rs... bjinhos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

Roberta disse...

Oi Glau,
To viciada no seu blog. AMOOO!
Eu moro sozinha e muitas vezes não tenho ideia e/ ou disposição de fazer uma comidinha só p mim e light. Da mais dicas de jantarzinho leve e gostosinho p quem mora sozinha? Vou adorar :)
Beijosss

Bruna Leite disse...

Nossa, tive a mesma criação, com as regrinhas da mesa! "Se quisesse um segundo prato, só com as coisas gostosas, tinha que comer o primeiro, cheio de salada e verdura!" Funciona muito bem com criança, né? A gente acaba gostando de tudo! Muito legalseu blog!
Bjos
www.gourmandisme.blogspot.com

JULIANA disse...

Tb sou do sal. Na maior das maiores correrias rola um aipim (mandioca) cozido com manteiguinha e cheiro verde. Mas no geral qualquer salada crua ou de legumes já me deixa bem. Meu pecado é: farofa - sou uma pessoa que não sabe comer farofa com moderação.
Agora, bora combinar aqui... ontem cheguei em casa e corri para um creminho de mandioquinha com espinafre (culpa da provocação do post da sopa) e hoje vc me arrasa com esse quiabo - delícia!!! Vou comer quiabo hoje. Beijos

Anônimo disse...

Eu tenho tido fome de tudo que nao presta, um horror. Ando ansiosa pois estou me mudando, entao como qualquer coisa, so pra encher o estômago. Assim que chegar no Brasil vou começar a me cuidar...
Mas adoro uma comida caseira, nao troco nada por um prato de arroz com feijao. Ah que saudade da comida da minha mae...
Um beijo, Debora

Vera Martins disse...

Glau,
Eu tenho fome de comida caseira tb... Sinto uma falta danada da comida da minha mãe.
E adoro doces!!! Caseiros de preferência...Doce de abóbora com côco é o meu preferido e o que faço melhor...

Já fiz até o Brownie que voce postou tantas vezes. E deu certinho...Obrigada.

Bjs e tô-sempre-aki

Glau disse...

Queridas, amei os recadinhos. Tô vendo que vcs são das minhas.. gostam de uma boa comidinha caseira!

Bjao e muito obrigada pelos recados (mesmo pra aqueles que mandam só por pensamento hahaha)

Milena disse...

Gosto mais de sal também.
Meus filhos comem até bem em se tratando de comidas hoje em dia.
Mas pego no pé.
O mais velho não é fã de sopa de legumes,então,faço só a sopa e ele é "obrigado"a enche a barriguinha com ela.
Esse mesmo quando pequeno,começava a comer e separava as verduras no lado do prato,o que de nada adiantava,pois antes de levantar-se tinha que "papar"tudo.
Até que o meu do meio(malandro!)disse para ele começar pelo ruim,pois terminaria com o gosto bom!
Mas hoje comem hortaliças,legumes,gostam de grãos e pedem.
Acho que diante do que se vê por aí,não posso me queixar.Não são fã de fast food,pois só levava em ocasiões especiais.
Comida é hábito,assim como higiene e educação.
Bjks

Roberta Lito disse...

Glau sempre me suspreende com suas receitas e suas panelinhas.

Fofo demais.

Beijos
Roberta Lito
www.chocolitos.com.br

A Dona da Cozinha disse...

Glau, também adoro um sal, mas um pudim de leite me enlouquece absurdamente!
Como muitas verduras, legumes, folhas, brotos, e os preferidos são vagens, brócolis, ervilha, abóbora e quiabo!! ai Meu Deus, deu uma vontade louca de quiabo! haha
Também faço vapor e depois alho, azeite e sal.
bjs,
Paula

Giselle disse...

Eu faço igualzinho com o Ga, besteiras só de final de semana; tem que acostumar comer coisas saudáveis, porque vai dizer que uma friturinha não é uma delícia?!
Bom, eu prefiro doce, sou daquelas que não sai de uma festa antes dos parabéns....hahahaha
bjos

Glau disse...

Gi, o Gá come de tudo.. até que vc educou direitinho.. agora qdo ele é mal criado ele puxou a vc! hahaha lov

Carol disse...

Glau, eu sou formiga, troco qualquer prato de sal por um docinho. Agora, me explica, vc diz que come pouco mas suas receitas são bem fartas, haha. Explico: fiz a sopa branca de couve flor, ontem e meu Deus, tomamos horrores, foi 1 pote pra minha mãe e outro pro congelador, acredita! Agora, que delícia, vou fazer um post sobre ela pq merece e linko VOCÊ, claro!
bjos

Helena Gasparetto disse...

Jura que vc não gosta de doce? Uia : ))))

Beijo
Lena

Glau disse...

Lena, eu amo doces, mas se tiver um doce ou um salgado na minha frente, vou escolher pelo salgado. :)

Lina disse...

Glau, pra quem come tão pouco você está super bem. Minha irmã quase não come e é um palito, minha melhor amiga também, mas sua aparência é super saudável, tem corpo, curva (nas poucas fotos que deu pra ver você. rs), tá linda. O que importa é comer no tanto que a gente aguenta, sem se empanturrar e, claro, comendo as coisas certas. Enfim, ser saudável. Eu reparei mesmo que suas receitas são mais com legumes do que com verduras. Eu prefiro mil vezes verduras, amo folhas e não fico sem elas aqui em casa. Legumes gosto também, mas não tanto quanto verduras. Frutas não dá pra ficar sem, né? Não sou muito de doces, mas amo bolos e os seus parecem sempre deliciosos. Acho seu blog uma graça e pretendo te visitar outras vezes. Eu moro nos EUA e quem me indicou seu blog foi uma amiga que mora aqui também e sempre te visita. Beijinho e parabéns pelo seu talento!

Ju Padilha disse...

oh querida,
só agora vim ler seu post! de fato tivemos um peuqeno momento de sintonia em pensar a respeito das comidinhas infância!! na minha casa o doce sempre imperou, mas as regras eram as mesmas!! nossos pais fizeram a mesma escola, ainda bem, pois também como de tudo, só não morro de amores por beterraba!! kkk
beijinhos!

Thiara Ney - Tuty disse...

Eu tenho fome de pipoca toda tarde, e de Doritos com cerveja todo fim de semana. Sou normal? Risos.
Bjos!

Vera Martins disse...

Glau,
Esqueci de dizer que no meu caderninho de receitas tem o bolo de fubá da tua avó...E tá escrito assim..."Bolo de Fubá da avó da Glau..."
Voce me inspira!!!

Beijos

Bebela disse...

Eu sou do sal. Não troco jamais um prato de salgado por um de doce... Maaaaas, tem dias que a vontade por doce bate louca na minha porta, aí não tem jeito... Eu deixo entrar, se não ela derruba tudo! :)

Unknown disse...

Nossa, que jantinha apetitosa... Adoooro um quiabinho bem feito! Na casa da minha mãe sempre teve comida saudável tb. Pouco óleo, rara fritura, sal o suficiente, leite e iogurte desnatados, frutinhas, verduras e legumes sempre presentes e fartos e sucos naturais. As demais porcarias (refri, sobremesas calóooricas...)nos fins de semana e olhe lá!
Aqui em casa é uma "zona"! (que mamis não me ouça, óh Senhor!)
Procuramos sim ter uma alimentação mais saudável mas sucumbimos frequentemente... Aff!
Tenho fome de doces! Aiiiiiiiiii os doces ainda vão me matar!!! E amos salgados. E agridoces... E....
rsrsrs

Unknown disse...

Glau, (voltei)! rsrs
A beterrabinha que eu faço aqui em casa é cozida em cubinhos simpáticos regados com azeite, algumas pitadinhas de sal e salpicados com cebolinhas verdes frescas em farta quantidade. Já comeu assim? Eu amo!

AnaVergara disse...

Ah, eu tenho fome de doces diferentes e de doces beeeem açucarados!
Não tive uma criação alimentícia das melhores, mas compensei com os meus filhos. Sou da linha dura! Aprendi com pediatra e com psicóloga - não comeu na hora certa o que tinha é porque num tá com fome. Espera a próxima refeição, sem trocas, nem prêmios nem consolinhos. É difícil educar, mas o resultado é gratificante. Meninos com consciência ecológica, alimentícia e de vida saudável. Pode investir que dá certo!

Fabiana disse...

Gente! Saladinha de quiabo é maravilhosa... afervente o quiabo, coloque gotinhas de limão e um poquinho de bicarbonato para tirar a baba, depois tempere a gosto, vai bem um pouquinho de ervas finas... sem contar que é ótimo para quem tem problemas de intestino... vai por mim!
Bjus

Fabiana - Brasília

Paloma Varón disse...

Amo quiabo! E agora, influenciada por este lindo quiabo da foto, fiquei com fome de caruru.
Hmmmmm!
Beijos

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin