Fubá mexe com minhas memórias afetivas lembro do bolo de fubá da minha avó.
Bolo, broa, polenta, biscoitos, caldos - fubá - pó com cor quase de ouro, capaz de alimentar muitas bocas e auqecer muitos corações, gastando-se muito pouco. Fubá, derivado do milho, de grão secos e triturados, pode ser uma textura fininha (como o fubá mimoso) ou mais grossa. Pode ser moído em moinhos elétricos ou como antigamente, em moinhos de pedra movidos à água.
Segundo o livro da Marcella Hazzan, Fundamentos da Cozinha Italiana Clássica, na Itália antiga "era a polenta, mais do que qualquer outro alimento, a base do sustento da vida italiana. Prepará-la era um ritual, degustá-la era como estar recebendo o sacramento."
"Observava o fio reluzente do fubá caindo no caldeirão fervente de água".
"Com manteiga e queijo parmesão ralado derretendo por cima, pode ser comida sozinha".
"Acompanha qualquer carne"
"Pode ser fatiada e grelhada e servida como em Veneza, ao lado de um fritto misto di pesce, um misto de frutos do mar e legumes fritos"
"Pode ser fatiada e assada como lasanha, com uma grande variedade de recheios"
"Pode ser cortada em palitos e frita em óleo até ficar crocante"
Polenta
Fonte: Fundamentos da Cozinha Italiana Clássica
7 xícaras de água
1 colher (sopa) de sal
1 2/3 xícara de fubá
Leve a água para ferver num caldeirão grande. Adicione o sal, mantenha a água fervento em fogo médio alto e adicione o fubá deixando escorrer entre os dedos. Durante todo o tempo, mexa sem parar e certifique-se que a água esteja sempre fervendo. Quando tiver colocado todo o fubá mexa com uma colher trazendo a mistura do fundo para cima e soltando as laterais. A farinha de milho se transforma em polenta quando a massa se desprende da panela sem deixar resquícios dos lados da panela.
Ao começar a esfriar, a polenta fica espessa e firme. Se você pretende assá-la ou fritá-la deve preparar com várias horas de antecedência.
Molho de cogumelos e tomate
Fatiei os cogumelos frescos e bem limpos, cortei tomate-uva, fatiei um dente de alho e ralei casca de limão (1 colher de sobremesa). Coloquei 1 fio de azeite numa panela, dourei as lascas de alho, adicionei os cogumelos até que ficassem ligeramente dourados. Acrescentei sal, as raspas de limão, orégano e os tomates. Deixei cozinhar por alguns minutinhos. Coloquei por cima da polenta e acrescentei pedaços de queijo camembert.
E pra finalizar, mais uma foto incrível da Rafa.. de Veneza!
Foto: Rafaela Zakarewicz
Boa semana!
20 comentários:
Yummmmmm, que delícia, Glau!
Eu gosto de polenta com ragú de cordeiro, polenta frita, sopa de fubá, bolo de fubá... Ô delícia!
Beijocas
Glau, eu aaaamo polenta!
Era dificil comer na merenda da escola (pública), aquela sopa com carne cheia de nervo servida no prato beginho não me atraía muito..rsrs.....mas quando tinha polenta eu amava! As fotos ficaram mto fofas!!
Bjs querida
Fe
Receitas que fazem bem ao estômago
Fotos que fazem bem aos olhos
Blog que faz bem à alma
Parabéns, tudo muito lindo!
Rosita
Polenta é TUDO numa cozinha! :-)
Adoro Polenta, gosto dela em creme, bem molinha e homogênea, fica uma delícia com molho bolonhesa ou com franguinho.
Pra manter a polenta na consistência que eu quero no final do cozimento eu acrescento um pouco de leite, assim ela não endurece quando vai esfriando.
Gosto tbm de colocar creme de leite fresco e bastante queijo parmesão ralado na hora.
Fica uma Delícia!
Glau, que deliiicia! E linda, pra variar...
Bjim
só de pensar em polenta já fico enjoada!!! Passei mal uma vez, fiquei internada no hospital, foi um caos e nunca mais quero saber de polenta na minha vida!!!!
hahah ai Tamy, que comentário!
Meu Pai faz a melhor polenta do mundo inteirinho! :D
A dele é diferente... vai leite, manteiga, um luxo só! Mexe durante um tempasso... Mas fica assim... MA-RA-VI-LHO-SA! Pra comer com aquele molho a bolonhesa que vc passou a receita aqui... Ui! Tudo!
Só que a gente é do Rio e chama de Angú! :P
Belinha, nesta dai eu coloquei uma manteiguinha também. Adoro! Vc sabe que eu ando com vontade de comer polenta doce. Vc chegou a comer na Itália?
bjos
Ps: vou te mandar o tel de uma cerimonialista.
Putz! Que trem bão...minha avó fazia muita polenta pra gente...com carne moída, linguiça calabresa, molho de tomate feito por ela e MUITO bolo de fubá com erva-doce!!!!
Bjim
Chris
deve ter ficado maravilhosa... adoramos polenta, com carne moída, com linguiça moída, com frango, catupiry, com tudo!
Lindas fotos, como sempre!
bjs DaAna
Doce nunca comi!
Cheguei a comer dessa salgada. Era o prato principal mesmo, comi numa cidadezinha pequena que não lembro agora o nome... Vinha numa travessa de madeira e coberta com um molho de linguiça! Salivei só de lembrar! hahahahaha
Opa, eu aceito o telefone sim! A minha eu tô quase fechando, depois de já ter corrido atras de um monte... Mas sabe quando bate? Tá caro, mas bateu! kkkkkkkkk (mas tenho uma amiga que vai casar ano que vem que tb tá na procura!)
Ah, com fotos tão bonitas, qualquer um se convence de que tudo que é postado aqui é gostoso.
O nome muda, mas a base é a mesma do angu com galinha caipira de PE.
Amo!!!
Coisa boa polenta. Aqui no sul tem uma coisa das famílias de descendencia italiana TEM QUE TER POLENTA. E eles (nós) cantamos uma musiquinha querida: 'Quando se flora la bela polenta, la bela polenta,
Se flora cosi, se planta cosi, se cresce cosi,se flora cosi?" Uma coisa bem no sense mas que é tri boa. Graciano, né, foi lá no fundo da minha alegria de ser italiana!
Glau, quem me recomendou seu blog foi minah querida amiga e vizinha, Ana SInhana. Amei!
Sou doida por fubá e pretendo fazer essa receita logo mais!
Bjs!
Com inspiração desse Post, hoje vou fazer uma polenta cremosa com molho de cogumelos e shiitake! Espero que fique bom!!! Bjs
Olá Glau!
Moro em Brasília como você e não sei onde encontrar cogumelos frescos...
Onde você encontrou?
Um abraço!
Parabéns pelo blog...
Postar um comentário