31.3.11

Pingos nos is

Aviso desde já este post vai ser pesado. Vou cuspir fogo e soltar fumacinha pelas orelhas.

Então, vamos lá.
Manter um blog não é fácil. Exige bastante. Investimento não só de tempo, mas de muita energia, estudo, dinheiro. Eu fico fora de casa praticamente o dia todo, muitas vezes passo no supermercado depois do trabalho, compro os ingredientes pra uma determinada receita (que já pensei, pesquisei, estudei), preparo com todo carinho, faço uma produção pra fotos, tiro as fotos, passo pro computador, dou uma tratadinha nas imagens, escrevo um texto. E não para por ai. Faço questão de tratar todos meus leitores com o devido carinho, mas infelizmente os mais prejudicados são vocês, já que pra mim fica impossível responder individualmente e dar a devida atenção que vcs merecem, mas eu me esforço.

Tudo isto demanda bastante de mim já que minha vida não se resume a trabalho e blog. Até que um belo dia chega um email com uma proposta de parceria. Ok, vamos ver, né? Resumo da ópera ofereciam uma parceria de 1 ano (com contrato e tudo), eles teriam um banner no meu blog, eu deveria escrever um editorial (claro que seria com uma linguagem bem pessoal pra fazer com que meus leitores ficassem curiosos com o produto), teria que fazer uma publicidade sutil a cada 15 dias. E o que eu levaria em troca? Um kit! 

Uh la la! Ainda bem que eu nem me dei ao trabalho de ler o contrato pq nas entrelinhas ou naquelas letrinhas pequeninhas ao final do contrato deveria estar escrito: Otária! Você e seus leitores são imbecis.

Não critico aqui quem faz parceria em blogs. Aliás, entendo perfeitamente já que muitas vezes esta é uma maneira que temos de arcar com nossos custos. Até agora não tive um parceiro sequer no blog pq eu só vou colocar algum produto que eu realmente goste e confie. E o principal que  trate a mim e os meus leitores com respeito. Ninguém é idiota!

Mesmo que você tenha um blog que ainda esteja no começo, não aceite receber migalhas. Cada cabeça uma sentença, claro. Mas se ninguém aceitar, este tipo de proposta desrespeitosa tenderá a morrer e é o que eu espero.

Não troco meu espaço, minha dedicação, meu carinho por um Kit de produtos! Porque escrevi tudo isto? Vocês já se deram conta da importância dos blogs? Aposto que muitos recebem muito mais acessos que muitos sites de marcas conhecidas. Somos formadores de opinião e quero que vocês tenham bem claro que aqui, no Quitandoca, você será tratado com carinho e respeito!

E tem outra, já que estou com os sangue nos olhos, pra aqueles que ainda não aprenderam sobre a autoria de fotos e texto, não venha querer dar de espertalhona e pegar minhas fotos e nem ao mesmos colocar referência! Vou te mandar um email educado, mas chego com os 2 pés.  Já deu esta história de fotos, né?

Ufa! Pra você que leu até aqui, obrigada pelo desabafo.
Beijos

65 comentários:

deisoca disse...

Entendo perfeitamente o que você diz, pois recebo diariamente esse tipo de email no meu blog.

Também acredito que os blogueiros sérios têm que se unir para ver se pelo menos diminui essa história de 'blog como filantropia'.

Um beijo!

Petit´s Cupcakes disse...

Flor respira funto e conta até 10 que não vale a pena, só que tem um blog e dedica tempo a ele sabe a imensidão disso, um blog ou uma blogueira podem mudar nosso modo de pensar, mudar a nossa vida não é mesmo.

Concordo plenamente com vc, blog algum deve aceitar migalhas, isso chega ser desrespeitoso.

Quanto a uso de imagens, o povo reclama que os politicos são corrupto, mas usar a imagem de alguém não deixa de ser uma forma de ser cprupto, é querer se dar bem as custas de uma outra pessoa.

Mas óoo gente assim não vale uma ruguinha de preocupação se quer, defende o que é teu e tenha a certeza que mais cedo ou mais tarde a casa cai.

E no mais adoro o seu blog, vc certamente é uma pessoa super cativante!!!

Bjos de uma Melancia preguiçosa! rsrsrsrs...

Stefânia Barreto Tissot disse...

Glauzita, ótimo texto! Parabéns pela sinceridade e por nos representar tão bem em tais palavras. Muitas vezes as pessoas não entendem bem isso...

Quanto as fotos, sabe como é né...você é talentosa...e gente invejosa tem a torto e direito...mas no fim eu realmente espero que essas pessoas que copiaram as suas fotos tomem consciência da importância da autoria do trabalho e referências onde é necessário.

Tenho orgulho de ser sua amiga!

Beijocas!

Tereza disse...

Assino embaixo! Parabéns pela transparência e clareza do texto!

gimenalt disse...

APOIADO!
Por isso cada vez sou mais fã deste blog.
Parabéns!
Bjs

Christina Frenzel disse...

Glau, excelente texto, pra variar!
Dia desses eu tb recebi email oferecendo parceria, mas num produto que não só não uso, como jamais indicaria. Fala sério, néam???

Beijocas, dear

Unknown disse...

Concordo plenamente com você....as pessoas hoje em dia perderam esse "tal" de respeito...adoro seu blog, leio sempre e claro, já fiz algumas receitas....abraços e até mais....

Ariane!!!

Luciana Martinez disse...

Está certíssima, porém, respira fundo, porque tem coisas que não valem o gasto da nossa energia. Tenho um blog como o seu, que fala de gastronimia. Era um projeto pra armazenar minhas receitas pessoais e trocar figurinhas, enfim e isso é o gostoso de tudo, quem vale à pena. Acho que tem muito mais gente a ganhar com isso e é por isso que não vale à pena se vender, em nenhuma área da vida.
Força na peruca e mais Quitandoca pra gente!
Quando o meu tiver aberto ao público, te passo o link e a gente troca figuras e receitinhas! Beijo!
Ah... adorei! Queria ver a cara de pastel de quem ofereceu o 'kit'! :)

Luciana Martinez disse...

Aceita o que está com o nome do blog certo. Desculpinha, enviei e vi depois. Eu sou uma peça rara!

www.sosimplesassim.com.br disse...

Concordo com tudo que vc. disse. O trabalho de um blogueiro é especial e merece ser respeitado.
Seu desabafo é bom para ficarmos todos alertas.
Bj,
Lylia

Coisinhasdalili disse...

Glau, não preciso repetir que vc está muito certa. Acho que um trabalho bem feito com dedicação e cuidado tem muitas coisas como resultado: seguidores fiés, amigas distantes, muitos admiradores e, infelizmente, a inveja. A inveja que nasce da falta de talento e da preguiça. Junto com ela vem a falta de respeito que acaba virando raiva na gente. A raiva trava, deixa a gente rancorosa e vingativa e acaba conseguindo, nem que seja por um momento, atingir seu objetivo que é acabar com nosso encanto e felicidade. Não dá pra dar conselho porque eu quero logo pular na jugular mas tenta tirar isso da cabeça o mais rápido possível. Aproveita e faz um email padrão pra enviar nessas horas e só dá um encaminhar pra não se contaminar. E, claro, vai pra cozinha e faz um brigadeiro que ninguém mais faz e come do lado do amor da sua vida ou de amigas queridas. Eu acho que é a melhor resposta. Muitos beijos aqui do Rio de uma amiga virtual de longe que muito te admira! Bjs

harumi disse...

estou com vc e não abro!
assino embaixo:
harumi.

mila bomtempo disse...

Só digo uma coisa: sou sua fã!
Palmas pra vc! Clap clap clap!\\0

Bejocas!

A União Faz a Vida disse...

Glau, eu já recebi cada proposta... Cada coisa absurda. Eu as vezes fico pensando: eu devo passar uma imagem muito bocó pra uma empresa ter a cara de pau de me propor uma coisa dessas.
Fora os releases, que chegam sempre... À troco de que eu vou publicar um texto falando de algo que eu não conheço?
Eu acho muita falta de respeito e acho uma pena que tantos blogs se prestem à isso.
Um beijo, querida

Carol disse...

hahhaha, eu me divirto com vc..
Juro que eu me vi no texto, falando exatamente assim...
Vc está certa... e o seu blog é animal!!! .. UHUUU!!!!...
Beijos.. rs

Tathyana disse...

ai ai. já recebi esse tipo de proposta e algumas até piores. as empresas de marketing acordaram para o grande filão que é a internet e nós blogueiras que somos formadoras de opinião. porém só estão esquecendo que não trabalhamos de graça para nenhuma empresas. se quiser anunciar no me blog, vai ter que pagar e bem.

Andréia disse...

Adorei Glau!

Marcinha disse...

Aiiiiiii seus desabafos lavam.
To com o sangue quente por ontem ter passado com um por causa desse lance de fotos.
Parabéns só quem tem e se dedica e se empenha em dar vida a tudo que tem entende cada "," desse teu texto.

Anônimo disse...

Muito bem, Glau!
É isso aí, não tenho blog, ainda não tive a coragem, e o valor $$$ para investimentos necessários nos experimentos, produção e tudo mais.
Sempre venho aqui e quase nunca comento, mas hoje resolvi desabafar tb rsrsrs.
Poucos são os blogs como o seu, que respeitam os leitores e outros blogueiros, jogue duro mesmo! Valorize o seu espaço!
Concordo totalmente com vc, o blog é uma ferramenta poderosissíma e essas empresas acham que as pessoas são otárias, alienadas, ou dondocas sem cérebro, sei lá o que acham, mas sei que estão ERRADÍSSIMOS, e acham por outro lado que eles são os caras do marketing e das redes sociais kkkk faz-me rir,um kit???? É o cúmulo!Muitos desses sabidinhos mal sabem fazer um texto convincente.
Vc tem o dom da comunicação clara e divertida como alguns pela blogosfera, eles que sejam mais respeitosos e menos prepotentes. Isso aí vc é muito boa e sabe disso!
Parabéns pela atitude!
ADORO O BLOG *****
Abç :)
Lala

Unknown disse...

Glaucita, você sabe a minha opinião: voadora neles!

Como diz a plaquinha que fiz: Fazemos escambo - Troco Trabalho por Dinheiro. ;)

Elô Pedaço de Amor disse...

tô contigo e não abro!
bjs

Glau disse...

Galera, mto bacana ler a opinião de vcs! valeu! Beijos, Glau

Tássia disse...

Glau, depois do vc escreveu só tenho uma coisa a dizer: PARABÉNS!
Parabéns pelo seu caráter, pela sua personalidade, pelo seu talento, pela pessoa maravilhosa que é!!
Apoio total!
Beijo

Sâmia disse...

Glau,

Parabéns pelo lindo desabafo!

Também sou blogueira (ainda iniciante) e me senti confortada pelo seu depoimento.

Bjs,
Sâmia

Ruby Fernandes disse...

entende porque eu não aceito propostas? Já me ofereceram cada coisa que até Deus duvida...
Falta de respeito total!
bjo querida e sinta-se apoiada.

Thays Travassos disse...

Olá Glau, vc tá certíssima, concordo plenamente!!! Como vc msm disse quando se começa é muito mais difícil ñ se render a essas proposta indecente... eu sei bem pois estou começando e já recebi muitas dessas proposta. Bem quero te parabenizar ñ só pelo poste mais pelo blog que é maravilhoso... kkk Gostaria de pedir humildemente que vc me visitasse e ajudasse com dicas... Uma dica q gostaria muito de ter é sobre fotos??? suas fotos são sempre perfeitas qual é a maquina e como vc dá esse efeito de desfocada no fundo??? Fica lindoooo !!!!
PS:SEI Q VC Ñ TEM MUITO TEMPO MAIS ME RESPONDE POR FAVOR...RS
http://thaystravassos.blogspot.com/

Glau disse...

Thays, olha no menu - na página de perguntas frequentes - que eu falo que equipamentos eu uso. Beijos e obrigada pelo recado

Rafa Zakarewicz disse...

Glaucinha. "dê a cada coisa o seu devido valor". Antes eu me irritava de ver minhas fotos por aí, e tiravam até a minha assinatura. Hoje eu penso "feliz de mim q sei fazer fotos boas q são até roubadas". Sei que não é fácil. Mas que saber? certeza q um dia a ficha vai cair. Mesmo q seja em outra vida. Certeza tambem que a pessoa pode enganar um, por um tempo, dois por dois tempos, mas nao engana todos a todo tempo.

Florzinha, teu trabalho é lindo, incrível e com um capricho absurdamente incrivel. Vai disperdiçar post teu com gente q nao vale nem o seu segundo, quem dirá seu dia?

Beijokas! e toda sorte é pouco, vc merece mais. E ela tá contigo, sorrindo. Acredite.

"quanto mais lhe é dado, mais lhe será cobrado". Essa maré q tá vindo, é pra levar tudo de ruim embora. =)

Anônimo disse...

A-DO-REI! Se ninguem aceitar migalhas, elas deixarao de ser oferecidas!
E sobre o roubo de fotos, vc ja falou com a pessoa e ela nao tirou as fotos e nem te deu o credito? Se for assim, bote a boca no trombone meeeeesmo.
Um beijo, Debora

Unknown disse...

Corretíssima! Já aconteceu uma vez comigo (e o produto nem era conhecido rsrsr). Claro que a troco de "nada", eu tb me recusei. Fala sério, neah.

Aliks disse...

...é isso aí, Glau...!!!!!!
Bjuuuuu

Patricia Scarpin disse...

Adorei o texto, assino embaixo. As empresas realmente acha que vamos trabalhar para elas de graça. É uma pena que alguns blogs se sujeitem a isso.

Ameixinha disse...

Glau, aqui é a mesma coisa, as mesmas propostas e ainda enviam bolo de carteirinha como troca de publicidade. Estas empresas estão habituadas a trabalho escravo, a precariedade e, para isso, basta no nosso emprego... o blog merece sempre mais e melhor :)

Pérola disse...

Perfeito!

Anônimo disse...

Glau, você tem toda razão. Neste mundo virtual tenho visto coisas cada vez mais absurdas. Nada mais justo que você desabafe e, mais do que isso, alerte seus leitores.

Mesmo sem comentar, estou sempre por aqui. Além das receitas, admiro demais suas fotos, sua dedicação e sua forma de escrever que é exatamente como você disse, cheia de carinho e respeito para conosco.

Mesmo sem conhecer, você conversa um pouquinho com todas nós. ;)

Obrigada pela dedicação e sucesso sempre!
Beijos,
Ana

Sarah Abreu disse...

Adorei seu blog e concordo plenamente! Sucesso!

Ana Telma disse...

Ai, Glau, eu não sou uma pessoa chique assim como você para receber ofertas de pessoas interessadas na minha opinião e divulgação... rs Mas eu acredito que posso imaginar a raiva que você passou e também nada que eu possa falar vai fazer isso passar...
Já passei por situação semelhante, na qual fui contactada para fotografar um evento de premiação e depois eu teria que pegar com os organizadores uma lista dos premiados e ligar para cada um para perguntar se eles queriam comprar as fotos! Oi? Então eu vou lá de graça, trabalho hoooras em pé e depois tenho que implorar para que os 'homenageados' comprem as fotos?? Tem 'otária' escrito na minha testa, né?? rs
Bom, mas de qq forma, agora que vc já desabafou aqui, aproveite todos os comentários fofos de carinho para purificar o seu coração... rs
Um arco-íris de beijos pra vc! :D

Valéria Regina disse...

ARRASOU!!!
Se todas as pessoas pensassem como você, com certeza esse tipo de proposta nem existiria.
Beijocas
Valéria Regina

Anônimo disse...

Adorei Glaucia...é isso ai! Estão pensando o que...que 'blog' é só divertimento...é muito trabalho!!
To contigo!
Abraços

✿ Tati Pimentel ✿ disse...

Apoiadíssima!!!

✿ Tati Pimentel ✿ disse...

Apoiadíssima!!!

Luciana Penido disse...

É isso ai! nao dá pra aceitar qualquer coisa so porque quem oferece acha que é bom ou quer mais um para divulgar o produto.OS blogs são sim hoje meios de comunicação e cada vez mais pessoas estão aderindo essa rede.E para quem copia matérias,fotos... não tem palavras para tamanho absurdo.bjs

Dri Dauzacker disse...

Glau, adorei o seu texto e concordo plenamente com vc!
Bjim

Michelli Reblin Bach disse...

É isso mesmo, se a gente não valoriza o que faz, quem o fará?
O seu blog é meu favorito, não só pelas receitas (que são maravilhosas) como também pela beleza de suas fotos e pela delicadeza de cada detalhe!
E menina, você é ligeira viu, não há tédio para quem visita seu blog, sempre com novidades deliciosas (literalmente).
Quitandoca está na minha página de TOP SITES!
Bjs

Luciana D´Agosto disse...

Glau!!
Concordo em gênero, número e grau com cada palavra postada por você.
Também não aceito parcerias assim. Fácil, né? Povo sem noção!
Estou tão cansada desse mundo cheio de espertinhos...

Renata Galvão disse...

A gente tem o valor que a gente se dá! Adorei tua voadora!!!! A vida ensina...bju

Fernanda Reali disse...

Concordo com tudo. achei perfeita a tua colocação.

Recebo propostas que nem respondo, pois considero desleais com os leitores e comigo.

Mesmo que meu blog não tenha fins lucrativos, não aceito esse tipo de proposta.

Também não aceito participar de sorteios em blog cujas blogueiras faça exigências como seguir o blog, pendurar selinho nao sei onde, pendurar melancia no pescoço etc.

Acredito que meu leitor vem me ler porque quer, por isso merece posts de qualidade, merece carinho e jamais vai trabalhar de graça para mim.

Parabéns pelo post.
bjs

Glau disse...

Isto ai, galera! Obrigada pelo apoio!

Sara Graciano disse...

É um típico momento para a voadora acompanhada do tijolo. =)

Andréa Potsch disse...

Certíssima Glau!! Chega de propostas indecentes!!
bjs

Cae Fernandes disse...

Eu também já recebi umas propostas do tipo...rsrrsr
É de se irritar mesmo!!! Mas já passou, né!!!???rsrsrr
Bjos
Cae

lugastal disse...

oi glaucia! gente interesseira, ou melhor, interessada em só ganhar, sempre, tem aos montes por aí!
bola prá frente! uhu!

Morgânia Almeida disse...

kkkkkkkk, adoro a maneira com tu escreve, bjs!

SONIA FIORATTI disse...

Parabéns!!!!! Fico bastante feliz em ser seguidora de um blog tão sério como este....bjus

Renata disse...

Né brinquedo não...tá pensando o que? E ainda tem aqueles que te pedem uma idéia pra uma parceria, voce pensa e repensa, e quando vê, sua idéia tá, com a parceria oferecida tá lá no blog dos outros...mas quer saber? ia falar uma coisa feia...mas deixa pra lá...vou ficando no meu canto!

Vc tá mais que certa,
Abraço,
Renata

Luciana Betenson disse...

Gostei do desabafo. Ponderado mas direto ao assunto. Mas acho muito, muito difícil que as pessoas parem de aceitar estas propostas de, como diz uma amiga minha, "Danoninho vencido"... Paciência, no fim há blogs e blogs não?

Quanto às fotos e até textos, passei por esta experiência pela primeira vez na semana passada e de fato é o fim do mundo!!! A cara de pau das pessoas é infinita. E a pessoa que "copiou" meu texto e fotos teve o desplante de citar o PetitChef e não a mim! E de ainda fazer um post mentiroso distorcendo as informações. Enfim, o que acho que valeu muito foi o apoio de algumas pessoas. Teve gente que não teve medo de dar cara a tapa e escreveu pra 'copiona' me defendendo. A pressão fica maior e a chance da pessoa se 'redimir' também. Foi um exemplo pra mim. Da próxima vez que qualquer DAZAMIGA sofrer isto, estarei lá com meus dois pés na porta também pra ajudar. Pode contar comigo!!
Lu

Simone disse...

onde está o botão "curtir"? ótemo post Glau, vá com os 2 pés mesmo, tem gente que merece!
mas agora respira e tenha uma boa noite de sono que amanhã é outro dia!
bjs

Claudia disse...

Leio seu blog todo dia, ou melhor, toda noite. Essa manhã acordei cedo e precisava fazer umas coisas pessoais na Internet antes de ir para o trabalho e decidi dar uma espiadinha. Lá estava um post incrível sobre a vitamina que você fez de manhã. Pensei sobre a dedicação e o carinho que você tem com os leitores do blog...
Em algum momento, todo mundo pensa em desistir. O que não nos deixa é o impacto positivo que o nosso trabalho causa no mundo. O seu enche nossos olhos, almas e cozinhas...
beijos...

Anônimo disse...

Apoiadissimo!!! Troquei as revistas pelos blogs, economizo dindin e ainda tenho sessões personalizadas. =D
Que abuso essa oferta!

Kuyuki disse...

Nossa! Sei bem como é... Eu já tive um blog, mas bem amador, na minha humilde opinião. Ele era mais utilizado para mostrar meus trabalhos como designer e pouca gente lia o pobre coitado. Gostava dele, mas dava um trabalho infinito. E ainda vinham pessoas e roubavam os códigos de HTML e CSS do meu site, que eu mesma tinha criado. Descaradamente, deixava tudo igualzinho, sem nem mudar o nome das página embutidas! O que mais me frustrava era quando diziam "Eu não fiz isso", embora tenham sido pegos no flagra. Assim não dá, sociedade!

AnaVergara disse...

mete bronca, Glau! Esse mundo virtual tem suas venatgens e tá cheio de espertinhos querendo TIRAR vantagens!
Não se corrompa... você é maior que tudo isso!bjs
DaAna

Fernanda Sellan disse...

kkkkk movimentado esse post eim??? Que falar? Já devem ter falado tudo né? Mas posso falar tbm?? So sorry pelas palavras mas ÁPÁPUTAQUEPARIU!!!! Fala sério né? Fazer parceria é bacana, mas ganhar um kit por UM ANO DE CONTRATO???? Fala para ele ir na TV (já que eu trabalhei no sbt) e propor isso para o Sr. Henrique (diretor comercial) e ver o que acontece! Certeza que ele vai parar na Anhanguera com o chute na buzanfa que vai receber!!!

E falando em fotos, to indo agora tirar todas as 37 fotos que peguei de vc tá? kkkkkk

Beijos lindona!!!

Lísia disse...

Ufa! Sem comentários qto a esta empresa em oferecer um kit! Chega a ser engraçado se não fosse trágico! E ainda tem gente roubando suas fotos?! Povo cara de pau meu! Ah fiz aquela receitinha rápida com a massa folhada que vc fez esses dias - marido AMOU e eu tb! Ainda bem que sobrou e hoje tem mais! ;) Bjao! Lisia

Unknown disse...

Oi Glau, leio seu blog diarimente e é notório o trabalho e capricho com os quais você apresenta suas receitas e demais assuntos.
Acho que está certíssima em se negar a receber uma 'quirera' (com todo respeito à quirera que é deliciosa quando bem feita)para divulgar sei lá qual produto.
Continuarei sua leitora assídua.
Fernanda

Cecilia e Helena disse...

Poxa, eu nunca recebi nenhuma proposta... Nem do tipo indecente kkkkkk... Mas mete bronca, Glau!
Beijão,
Helena

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin