29.3.11

Lava roupa todo dia que agonia... dicas e mais dicas

Eu já contei aqui que sou viciada em amaciante de roupas. Cara, que cheiro bom. Adoro. Tem coisa melhor que roupa bem lavada? Isto pra mim é qualidade de vida. Não consigo comprar sabão em pó e amaciante mequetrefes pq dai o cheiro não vai me agradar. Tem quem prefira os outros, mas eu gosto mesmo daquela famosão.

Então, mas minha relação com as roupas ainda se resume a separar roupas claras das escuras, toalhas pra um lado, tapetinho pro outro. Minha sogra até riu de mim pq fui lavar algumas peças e do jeito que a camisa foi tirada do corpo, ela entrou na máquina e assim foi lavada. Na hora de pendurar eu vi que a manga ainda estava dobrada! Oh, God!

Mas você sabe que fui olhar a máquina por dentro e quase caí dura no chão. Olha que nojo! Já, já explico como limpar.

sem título-37

Bom, já que recordar é viver vamos lembrar de algumas dicas... Na boa, é preciso de manual pra lavar roupas. Af!

Básico do básico

- lavar as roupas claras separadas das escuras
- colocar o sabão em pó na medida (que medida, God? Eu tenho uma colherinha medidora)
- sempre que possível limpar o 'filtrinho' da máquina. Junta uns "pózinhos"
- amaciante só no enxague. Atenção: esta dica é importantíssima. Sai a primeira água, torce um pouco e depois a máquina enche novamente e é ai que entra o amaciante.
- dilua o amaciante em água antes de colocar na máquina (pode manchar a roupa)

Truques
- pra limpar aquela crosta nojenta preta devemos lavar a máquina. É, é isto mesmo que você leu. Este grude é sujeira e amaciante. Você deverá fazer todo o processo de lavagem da máquina (ciclo completo), só que sem roupas usando água sanitária ou vinagre (1 litro). Sério, limpa tudo e eu preciso urgente fazer isto.
- se tiver um lugarzinho que bate sol, deixe a roupa de molho no sol. Chama-se quarar. Tira as manchas e o que deveria ser branco, volta a ser branco. 
- pra tirar aquelas manchas amareladas de desodorante em camisetas brancas, faça uma pastinha com limão e sal e aplique nas manchas e deixe por pelo menos uns 15 min (pode usar vinagre branco com sal, se preferir) 
- se vc tem roupas de malha/linha/lã para lavar, coloque-as na máquina dentro daqueles sacos de tule com zíper, que são super baratinhos e excelentes. E qdo for estender, se for em varal de teto, estenda por cima das varetas, deitada, prá não deformar. Se for em varal de corda, coloque a peça em cabide plástico, e faça como se fosse um franzido nos 2 lados dos ombros e prenda o tal franzido com um prendedor de cada lado, e pendure o cabide na corda do varal. Se vc prender desse jeito os ombros, vai evitar que a peça fique deformada depois.

Algumas das dicas eu retirei de uma leitora super expert em roupas, a Izabel, ela deixou o recadinho no post do amaciante.

Esta foto é da Carol. Dá vontade de afundar minha cabeça na barriga do coelho. Ele tá com cara de estar tão cheiroso (as roupas também).

Varalzinho

Espero que tenha ajudado com algumas dicas. Agora não me venha pedir pra lavar roupa "ma mão"pq eu me recuso! haha Só se for com luvas!

Beijos, Glau

21 comentários:

Ana Telma disse...

Aqui... vou imprimir e colar esse post no meu armário da área de seviço, ao lado da máquina... rs
Sou uma negação pra lavar roupa, o máximo que faço é separar branca da preta, da colorida, roupa de cama e banho. E taco sabão e amaciante, tb gosto dos famosões... rs Mas agora estou desapegando e usando o Ariel Líquido, tenho gostado bastante!
Agora esse lance de lavar a máquina com água sanitária, já fiz e não saiu essa caraca nojenta... :( Acho que tem que ir na esponjinha com algum produto esperto... rs
Ó a neura da limpeza aí! :D

Beijocas Quiquiiii!

Beta, a mãe disse...

DETESTO amaciante, acredita? Fica cheiroso demais, macio demais. Sò compro o sabão em pó que vem com um toque de amaciante, porque senão tudo vira lixa. Adorei as dicas. Beijos

Bina USA disse...

Como aqui nos "States" quase nao secamos roupa no varal, o que lamento pq amo ver roupa balancando no varal e amo o cheiro que o sol deixa na roupa, e nao sou muito fa de amaciante que deixa a roupa muito mole, eu uso amaciante em forma de folha de papel. Coloca uma folhinha dentro da secadora e pronto!Nada muito mole, tudo muito cheirosinho e o risco de manchas eh zero!

Obrigada pelas dicas!
Bjs.

Fernanda Giuliani disse...

Adorei o post Glau!!
Roupa limpinha e cheirosa é tudo de bom!
Vou testar sua dica do limão e sal! Minha avó tira essas manchas de desodorante com uma pastinha de amoníaco....mas eu acho aqui...
Bjs Fe

Figos & Funghis disse...

Glau, eu também estou começando a acertar as coisas aqui em casa, sou inexperiente no assunto porque casei há menos de 1 ano e é tudo muito novo pra mim porque minha mãe nunca nos chamava para ajudar nas tarefas domésticas, brincamos dizendo que ela nos criou para sermos madames...hahha. Lavar roupa é o que ela mais me ensinou depois que casei, suas dicas estão ótimas, algumas eu faço aqui também.
Agora quem aguenta meus telefonemas cheios de dúvidas é ela mesma, mas afinal mãe é para essas coisas né?!
Beijos,
Fabi

Anônimo disse...

Otimas dicas Glau!! Eu tambem amo roupa cheirosa e tenho paixao por amaciante. O que a Bina disse eh verdade, como aqui nos EUA secamos as roupas na maquina perdemos o gostinho de seca-las no sol. Adoro quando vou pro Brasil e minhas roupas ficam com cheiro de OMO haha!!

Katia Bonfadini disse...

Glau, que fofo mais linda!!!!! Adorei a composição!!!! Menina, quem lava roupa lá em casa é o maridão, então nem posso opinar, rsrsrsr! Beijão!!!

Maga Nogueira disse...

Oi Glaucia. Aqui em casa sou eu que lavo roupa. Faço exatamente como voce... mas coloco pouco amaciante, tbém faço lavagem na máquina. Agoraaaaa, lavar roupa na mão.... nem pensar... a não ser quando um dos meus 2 filhotes fazem aquela meleca em roupa que é nova. Quero morrer! Mas ainda bem que tem aquela marca famosa, rsrs. bjs

Tássia disse...

Post utilidade pública! rsrs...
Eu lavo a máquina todo mês com 1 litro de água sanitária, fica limpinha.Mas essa crostinha aí acho que estava pedindo uma buchinha mesmo hehe...
As roupas brancas coloco pra lavar no ciclo com ÁGUA QUENTE e e coloco Vanish para roupas brancas, ficam tinindo de novas!
Pra quem não tem água quente na máquina vale deixar de molho com água fervida ou no sol. Tbm funciona bem.
As calças tem que dar uma esfregadinha na barra antes de jogar na máquina e camisas sociais esfregar na parte do colarinho e punhos.
Sabe que adoro essa vida de dona-de-casa?!
Beijo

Bia Lima disse...

Vou fazer como a Ana Telma, srsrs
dicas valiosíssimas!!!
Eu sou como vc, nem me peça pra lavar nada na mão... e sabão em pó e amacinate, faço um esforço e só levo os melhor msm... vale a pena!!!
Um super beijo e passa la no meu cantinho, vai.. tô me sentindo tão sozinha!!!!
Beijos

Aline nóbrega disse...

Adoooro amaciantes! Quando tira a roupa da máquina e aquele cheirinho gostoso ;D

Os lençois macios e cheirosos!

Por conta do meu gosto já manchei uma roupa ;p Taquei amaciante, bastantão.

Um abraço Glau. Adoro seus post's ;*

Tathyana disse...

Pois então, eu estou usando e gostando do OMO líquido. É outra vida, Amiga. E comprei o amaciante concentrado, mas ainda não perguntei pra Fran se está valendo a pena.

Lavo minha máquina com água sanitária e água morna. Sai toda a sujeirinha preta que teima em grudar na roupa branca. Bjs

Rosana Remor disse...

Amei as dicas e dou mais uma...sabe aquelas escovas redondas de lavar dentro do vaso sanitário?Compre uma nova e use para lavar dentro da máquina,naquela parte que é um cone,igual esta máquina da foto.A gente tira o filtro e fica girando a escova dentro do cone,com a máquina DESLIGADA, é claro!!A higienização fica ótima com o vinagre!!Também,prefiro lavar na máquina, mas algumas peças delicadas, têm de ser na mão mesmo.Bjs!!

Bebela disse...

Adoro o fofo amarelinho! O cheiro é uma delícia!
E amo aquele cheiro de roupa lavada no varal... perfuma a casa inteira!
x)

Christina Frenzel disse...

Glau,
minha mãe me ensinou a usar amoníaco (uma tampinha só) para alvejar as roupas brancas, sem destruir as partes coloridas - ideal para uniformes escolhares, saca? É tiro e queda, eu usto direto aqui em casa, sucesso absoluto!

Beijos

Nataly disse...

Também adoro lavar roupa! Todo mês fico escolhendo o amaciante mais cheiroso!

Não gosto de Vanish, já manchei roupas por causa dele. Usava o alvejante sem cloro do Carrefour. É barato é muito bom pra usar com sabão em pó.Nao uso mais sabão em pó também pq mancha.

Atualmente uso o Ariel líquido (o verde que é mais cheiroso), é ótimo!!! Pode por direto em cima da mancha e depois lava. E fica super cheirosa a roupa.

O amaciante que mais gosto é o Ipê intenso. A roupa ainda fica cheirando na gaveta. Mesmo assim, coloco um sabonete nas gavetas e armários pra deixar um perfuminho ;)

Bjos!

AnaVergara disse...

Pois eu vou completar com mais uma dica preciosa que aprendi noutro dia: Faça você mesma seus saquinho de lavar roupas com TNT. Isso mesmo! Com aquele "tecidinho que não é tecido" que se acha em papelarias ou lojas de festas. Costura um zíper formando um belo saquinho (eu fiz os meus em branco). Preferi o zíper porque as cordinhas desatam, se enrolam nas outras peças e não vedam tão bem quanto o zíper. Se não souber costurar, peça à mamãe, à sogra, à vizinha ou à costureira do bairro. É garantido! Os sacos não deformam, não soltam as tiras, hahaha, e não dão cheiro (hahaha)

Milena disse...

Amiga,eu sou toda chata para lavar roupas.
Separo tudo,não misturo fibras e sou viciada em água a 60 graus.
Para mim,máquina sem água quente,não vai.
Mas lavo algumas coisas à mão...
E conto o peso antes de colocar lá dentro e vou parar porque é esquisito demais,rs!


Bjs

Isa disse...

Glauuu!!

Com certeza vou imprimir uma listinha dessa e colocar no meu armarinho da lavanderia ^^

Sou super fã de roupa cheirosa e nem sempre eu consigo essa proeza! rs

Já pedi dicas no Blog da Aninha, mas a maquina dela e lava-e-seca e dai ela nao teve muuuitas dicas! rs

Adoooooro passar por aki !!

Beeeeijoss*

CACAU REZENDE disse...

Aqui em casa sigo um método há anos e tem valido.
Bato a roupa na maquina (brancas). Quando termina o processo coloco de molho.
-Agua( bacia larga média 0
-1 copo (americanos de alcool)
4 colheres de anil. (vai muito a olho)
E deixo de molho no sol por 24 hrs.
Com a mesma agua coloco na maquina e faço o processo novamente.
Fica limpa..nunca mais lavei roupa na mao.

Anônimo disse...

Bom, eu sou um pouco maniática com as minhas roupas. Lavo tudo separado: roupas de cama, toalhas, panos e toalhas de coazinha, roupas, etc... Separo por cores: brancas, escuras, coloridas e beges. As roupas mais delicadas coloco tudo dentro de saquinhos protetores. Tenho muitos! Normalmente lavo as roupas escuras em água fria, roupas coloridas e beges a 30º, roupas de cama e toalhas entre 40 e 50º e as de cozinha quando muito a 60º. Lavo quase todas as roupas do lado avesso. Só uso alvejante em roupas brancas(claro), mas com a ajuda de um cotonete. Coloco diretamente nas manchinhas e enseguida na máquina. Nao lavo nada na mao! Para roupas escuras prefiro o sabao líquido. Adoro amaciante! Depois de lavadas e bem centrifugadas tenho mania de colocar as roupas de algodao, toalhas e roupas de cama na secadora, mas em programas delicados e só para dar uma "desarrugada" nas roupas. Depois, ainda dou uma boa "afofada" nas roupas com as maos e coloco para secarrem bem estiradinhas. Seco as roupas sempre na sombra. Nao gosto de secar ao sol! Depois as tiro do varal e as dobro imediatamente. Tirando camisas e algumas poucas peças de algodao que sao inevitáveis, quase nao passo nada de roupas. Bom, para mim, todo esse "ritual" é uma verdadeira terapia! hehehhhhhh

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin