12.2.11

Caramelos de baunilha com flor de sal

Estes dias ganhei um presente que queria muito, flor de sal. Fleur de sel de Guérande. Bem glamouroso, veio direito da França, ganhei da minha amiga Stef. Assim que peguei meu presente já sabia qual receita iria fazer. Desde que a Paula tinha postado caramelos de baunilha com flor de sal eu tinha me apaixonado perdidamente:

1) Porque amo caramelo
2) Sou viciada em baunilha (tenho a coleção toda dos creminhos da Victoria Secret tbém. Ok, assumo. Foi um comentário besta)
3) Sou viciada em sal e flor de sal é muito chique, né?

_DSC1208

Não é difícil de fazer, de verdade! O único empecilho é que você precisará de um termômetro culinário. Eu não arriscaria fazer sem e eu, como sou seu caxias, segui direitinho a temperatura indicada na receita.

Caramelos de baunilha com flor de sal
Receita: The Cookie Shop - Ela, por sua vez, retirou do Chef David Lebovitz

- 180ml de creme de leite fresco
- 1 fava de baunilha
- 1/2 colher (chá) de flor de sal (ou uma pitada de sal de mesa) e mais um pouco para polvilhar.
- 1/2 xícara de glucose de milho (Karo)
- 1 xícara de açúcar
- 4 colheres (sopa) de manteiga (60g)

Como fazer?
1) Pegue uma forma de bolo inglês, cubra bem com papel alumínio e depois unte com bastante manteiga.
2) Abra a fava da baunilha e com a pontinha da faca retire as sementinhas. Numa panelinha, coloque o creme de leite, a baunilha (tanto as sementinhas quanto a fava), metade da manteiga e a flor de sal, leve para o fogo até levantar fervura. Desligue e reserve.

_DSC1185

3) Numa outra panela, coloque a glucose de milho e o açúcar e misture bem. Ligue o gás (deixei bem baixo) e acompanhe a temperatura, deverá chegar aos 150 graus. Se por acaso, alguma parte começar a ficar mais douradinha, apenas "rode" a panela, não mexa com colher, ok? Quando atingir a temperatura, desligue o fogo.

_DSC1197

4) Com cuidado acrescente a mistura do creme de leite (exceto a fava), misture para homogenizar. Ligue o gás novamente e mexa de vez enquando. Quando a temperatura atingir 127 graus desligue, adicione o restante da manteiga e mexa bem.
5) Passe o caramelo para a forma.

_DSC1200

6) Passados 10 minutos polvilhe mais flor de sal

_DSC1201

7) Deixe esfriar completamente. Retire a barra da forma e tire todo o papel alumínio
8) Corte com uma faca bem afiada e corte em pedacinhos. Pode enrolar no papel celofane (não tinha)

Esta receita rendeu 60 balinhas como esta da foto.

_DSC1210

Segundo a Paula, pode ser guardado em recipente fechado por até 1 mês. Se durar, né? Por que ó, é bom demais. Mas como soltei no twitter, só tem que tomar cuidado pq esta bala é daquelas que arranca obturação! Eu tento ser fina, mas não consigo! :)

Desejo uma noite de sábado bem doce pra vc. 

11 comentários:

Clarinha Chastinet disse...

Oieeeeeeee !!!!
Glau, me ajuda!!! O que é "flor de sal"??? Deve ser chic, mas não tenho a menor ideia! rsrsrs
Beijo Grande, Luz e Encantamento!

Glau disse...

Sorry! Esqueci de explicar no post. Peguei uma explicação no Wikipédia

Flor de Sal
A flor de sal ou coalho é constituída pelos cristais de sal que se formam à superfície da água, durante a produção de sal marinho em salinas. Estes cristais, se não fossem colhidos, acabariam por se depositar no fundo, produzindo então o sal marinho vulgar. A flor do sal é colhida diariamente, cuidadosamente e com um instrumento apropriado, evitando tocar o fundo.
A flor do sal é um ingrediente comum na moderna alta gastronomia, utilizada mundialmente por apreciadores e chefes de cozinha, devido ao seu sabor especial e sua maior riqueza em oligoelementos e micronutrientes.

O que eu ganhei é de Guérande: A cidade francesa de Guérande, na Bretanha, é a origem do produto mais valorizado internacionalmente, que leva seu nome.

Bjokas

Clarinha Chastinet disse...

Hummmmmmmmmmmm!!!!!!
É para ser "usada"como sal? Tipo p/ salgar??? Perdão, pelas perguntinhas, mas sou mega curiosa e te acompanho sempre!! rsrsrs
Bjs

SML disse...

Ficaram maravilhosos. Em Portugal também temos flor de sal muito boa. Quando acabar o seu stock avise-me. ;-)
Sandra

Fabrícia disse...

Glau .. estamos em sintonia ... Beijos e flor de sal é chique no "urtimo" ... adoro também ... com preferência pela de Guérande... bjs.

Milena disse...

Menina,aquela foto do caramelo na panela,tá linda.Esqueci até do termômetro!
Chique e fina,rs!!
Você é...porque é você mesma.
bj

Téia disse...

Lindona, também fiquei louca com esta receita. ALiás, é um clássico francês, trouxe uns divinos de Paris. Também amo caramelos, e o contraste do sal é incrível. Já que você falou que é fácil (sempre achei o contrário), vou tentar. Bjka. Teinha.

Unknown disse...

Não sei o que me faz "babar"mais, se é a bala ou se são as fotos!
Muito chique a explicação que vc deu aqui nos comentários sobre a flor de sal ;)

Bjks
Eliete

Danielle Schelb disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkk!!!
Não aguentei o "arranca obturação" e o "tento ser fina"!!
Glau, tu é óóóóteeemaaa!
bjs

Heloisa disse...

Oi Glau! Segui a receita direitinho, fui inclusive comprar o termômetro. Mais fácil de fazer do que eu imaginava, e ficou INCRÍVEL! Vou inclusive repetir a dose nesse final de semana!

A única coisinha é que não consegui cortar assim bonitinho igual suas balinhas. Ñ sei se esperei demais e ficou muito frio, mas estava duro demais e nem uma faca bem afiada adiantou, tive que ir meio que quebrando os pedaços - o que não foi tão mal, deu um ar mais artesanal. Mas como você fez para cortar?

Obrigada por dividir a receita e fotos tão lindas!

Glau disse...

Tenta tirar alguns segundos antes do fogo. Vc vai ver a diferença que dá na hora de cortar :)

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin