30.1.11

Risoto de limão

Ontem a noite resolvi preparar um risoto. A geladeira não estava lá estas coisas e me lembrei que já tinha visto em vários blogs risoto de limão. Limão e arroz arbóreo eu tinha! Estava decidido o jantar. Não segui nenhuma receita, fui fazendo e provando a quantidade de limão (só usei as raspas). O resultado ficou surpreendente! Uma refeição quentinha, salgada, mas super resfrescante. A cara do verão (parece até slogan).

Às vezes tenho dificuldade de passar uma receita pq eu gosto mesmo de cozinhar no olhômentro, vejo os ingredientes necessários, acrescento alguns, experimento, coloco mais sal (meu vício) e asssim acaba funcionando minha cozinha. Vou passar uma receita básica retirada do livro 400g de Técnicas de Cozinha, eu fiz mais ou menos assim pq agora eu não saberia te passar a quantidade exata do caldo e a quantidade de arroz que usei, mas a dica é: faça e vá sempre provando! Veja se a quantidade de sal está boa pro seu paladar, se o arroz está no ponto desejado, coloque mais queijo, mais manteiga... siga seus instintos..

_DSC0982

Risoto (receita básica) com limão
Rende 6 porções (reduzimos para 2 porções)

- 120g de manteiga sem sal gelada
- 15g de cebola em brunoise (picadinha)
- 350g de arroz arbório
- 100ml de vinho branco seco
- 1,250 litro de fundo claro de ave (usamos um tabletinho)
- 50g de parmesão ralado
- sal a gosto
- casca de 1 limão 

Derreta e manteiga e sue ligeramente a cebola. Acrescente o arroz e toste até que os grãos fiquem envoltos na manteiga e bem quentes. Acrescente o vinho (adoro o aroma que exala neste momento) e deixe secar completamente. Adicione a casca do limão (somente a parte verde. Se vc colocar a parte branca seu risoto ficará amargo). Coloque uma concha de fundo, mexendo sempre. Quando secar, acrescente outra e assim será feito até que o arroz esteja al dente. Desligue o fogo, acrescente a manteiga e o queijo parmesão. Sirva logo na sequência.

_DSC0988

Coloquei bastante parmesão ralado na hora... comprei um faixa preta bem bom. Fui assistir Amélie Poulain com minha cumbuca na mão. 

Beijos e bom domingo

Ps: Queridas, vcs adoram receber visitas, recadinhos assim como eu, mas vamos combinar uma coisa? Quando vc me deixa um recado, se eu ou qualquer leitor clicar no seu nome, automaticamente entramos na sua página então não vejo o porque de vc deixar o seu blog no final do recado. Combinado? Eu leio e entro em todos os blogs dos meus leitores, mas infelizmente não dá pra deixar recadinhos do jeito como vcs merecem e como eu gostaria! Super obrigada! :) 

11 comentários:

Ana Canuto disse...

Tbém funciono à base do olhômetro. E certamente colocaria um pouquinho do suco do limão já que gosto de azedos. E o filme da Amélie eu adorei.

Bjos e bom domingo.

Deborah Martin Salaroli disse...

Glau
Tirando o calor e a sensação de inferno, tudo bem, né?
Que delícia deve ser esse risoto.
Bom mesmo.
Vou fazer um dias desses.
Bj
Deborah

www.delicias1001.com.br

blogencontrandoideias disse...

Simplesmente amo risoto de todos os tipos.
Este esta com uma cara muito boa.
Você vive aqui em Bsb, conhece o restaurante Rosario, eles tem um risoto maravilhoso.
Fabiola.
http://blogencontrandoideias.blogspot.com/

Luiza Coelho disse...

Nunca fiz risoto e acho os que comi aqui no Brasil gostosos mas meio enjoativos... Fui pela primeira vez na vida pra Europa e em Paris comi um risoto muito bom... não ficou enjoativo e na verdade eu queria era mais... e olha que o prato era generoso, não era prato de cheff não... (porque cheff tem que colocar pouco no prato? nunca entendi isso, rs).
Quero fazer risoto e sempre fico tentada a fazer esse de limão pq eu amo limão... ou de shimeji ou shitaki já que amo gogumelos... bela foto! Falando em Amelie Polan, fui lá na feira de frutas que ela passa no filme... É um lugar tão lindo! Eu amo a Amelie :)
Ah, quando a escrever o endereço no rodapé do comentário (o que parece que algumas pessoas não entenderam), eu tbm acho péssimo... eu só escrevo quando eu tenho que logar no google (que eu tbm detesto fazer isso pra comentar) e não tem como colocar o endereço do meu blog e quero manter contato com a pessoa. É uma propaganda tão boba né? Dá a impressão que a pessoa só comentou pra divulgar o blog.
beijos e beijos (hoje eu to que tô... percebeu né? sem papas na lingua) hahaha

Ateliete Events disse...

Oiiiiiiiiii!!!
Amei estas fotos ( como todas) e adorei a receita! Gostaria muito de ser prendada assim - rs

Qto ao endereço no final das fotos, as vezes deixo pq tenho dois blogs, um está em Holandês e e outro em português. Deixo o endereço para as leitoras que QUISEREM me visitar!
Acho que não fazem por maldade - rs
Mas se vc não gosta! OK, não sou eu que vou lhe contrariar né? huauahuaua!
Super hiper mega feliz semana.

Eliete

Glau disse...

Queridas, obrigada pelos recadinhos.

O Ps no final do post não foi diretinha pra ninguém, acho chato isto.. criar clima de inimizades! :) Expressei minha opinião e espero que vcs não tem ficado chateadas comigo!

Bjokas em todas e bom final de domingo

Anônimo disse...

Olá Glau!
Eu sou a do twitter que te pediu a foto. Seu blog é lindo (adoro foto de comida). Acho melhor passar meu email por aqui alessandravvr (hotmail.com). É a primeira foto de cima para baixo.
Beijos e obrigada!
Ah, o do twitter eu vou apagar x)

SML disse...

Tem óptima cara esse risotto. E com limão não deve ficar nada enjoativo. A experimentar, agora que perdi o "medo" de fazer risotto (que não é nenhum bicho papão).
Sandra

Paula Fernandes disse...

Hum. Deve ter ficado uma delícia. Já copiei a receita e vou testar.

Brigit - Estúdio Brigit disse...

Olá, Glau!

Já fins uns risotos de limão, mas não acerto o jeito. Vou experimentar esse teu. Será que se eu substituir as raspas de limão por pingos de limão siciliano fica bom?
Bjus!

Dom Pedroca disse...

Ola Glau , muito legal seu blog . Este domingo vou fazer um Pernil de Vitela e estava buscando receitas de risoto para acompanha lo e gostei desse de limão só que vou usa limão siciliano , acho que vai combinar muito bem !

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin