19.1.11

Estrogonofe de frango e cadê vc, seu revisor?

Estou usando tudo que tenho no congelador antes de comprar algo no supermercado.. tenho frango, linguiça, feijão e alguma coisa a mais que nem faço ideia que está lá! Um buraco negro. Faço comida, sobra e congelo; sobra e congelo; sobra e congelo! E resolvi que até a próxima mudança de casa (que está próxima) meu congelador estará vazio!

Descongelei filézinho de frango e fui fazer estrogonofe.. comidinha básica e muito gostosa. Quando decidi que faria este prato lembrei da introdução do livro da Dona Benta o qual dizia que naquela edição, a 76a. (septuagésima sexta!) entraria uma receita de estrogonofe de frango.. e eu fui conferir como a Dona Benta fazia, mas fiquei um pouco decepcionada!

Te digo o pq! Todos os ingredientes aparecem bem descritos.. frango, champignon, cebola, manteiga, conhaque, molho inglês, caldo de frango, ketchup, suco de tomate (?), creme de leite fresco, sal e pimenta. Até ai, beleza, apesar de ter achado "estranhinho" este suco de tomate. Ok, comecei a ler o modo de fazer e dai lá pelas tantas...."Adicione os champignons e refogue mais 3 minutos. Salpique com a farinha de trigo e misture." Cara, como assim? Como a farinha de trigo entrou nesta história toda? Sem contar que achei este português bizarrinho.. este "salpique com" me soa estranho...

Resolvi fazer do meu jeito.. com o que tinha em casa! Eu reclamei do surgimento mágico da farinha, mas eu "salpiquei com" pra experimentar.. pra engrossar..! hahaha

- 1kg de filé de frango
- 1 cebola média picada
- 1 colher (sopa) de tempero pronto
- 2 colheres (sopa) manteiga
- 1 colher (sopa) molho inglês
- 3 colheres (sopa) de ketchup
- 1 caixinha de creme de leite
- 1 colher (sopa) bem rasa de farinha "salpicada com"
- pimenta a gosto

Cortei os filés em cubos. Aqueci a manteiga, coloquei a cebola e refoguei até ficar transparente, adicionei o tempero pronto. Foi a vez do frango, dei uma bela fritadinha.. saiu um pouco de água e deixei evaporar bem, até eles ficarem douradinhos. "Salpiquei com" a farinha de trigo e mexi bem, adicionei o molho inglês, ketchup  e o creme de leite. Acertei o sal e coloquei pimenta. Mexi mais um pouquinho e estava pronto.

Como foto de estrogonofe é muito feia (e confesso que estava com preguiça de tirar foto) resolvi trazer flores.. tirei no orquidário do Jardim Botânico.


Ps: fui reler a receita antes de postar e dai aparece assim: 2 colheres (sopa) de manteiga e depois de outros 2 ingredientes eis que a manteiga surge novamente com mais 1 colher (sopa) de manteiga! Ô seu revisor, melhora ai, né? Livrão tão bacana, tão tradicional e mancadinhas assim não são legais! 

14 comentários:

Fernanda Sellan disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkk "Salpique com" foi ótimo!!!!

Bjsss

PS.: Visita meu blog!!!! kkkkkk www.eusouchata.com.br (tendeu né??)

Sâmia disse...

Ai Glau, rí muito com seu post, mas infelizmente isso acontece bastante.
Estrogonofe é um coringa, né??? Facinho de fazer e delicioso...
Bjo, bjo,
Sâmia

Lua Limaverde disse...

Glau, esse livro é uma porcaria, faço questão de fazer campanha contra pra que ninguém caia na besteira de comprá-lo. Eu até já falei sobre isso no meu blog, há muito tempo atrás. As pessoas simpatizam com a tradição dele, mas acho que na questão de tradição mil vezes o livro de receita da revista Claudia. ;D
Beijos!

Joelia disse...

Glau, comprei esse livro recentemente e sabe que fiquei um pouco decepcionada =( Já "achei" várias mancadas nele. Ele precisa ser revisado com urgência!!! Sem contar que ele não tem foto dos pratos.
Mas aposto que seu estrogonofe deve ter ficado delicioso mesmo "salpicado com" kkk
Bjs

Ana Paula Lazzarotto disse...

Muito engraçado o teu post...ri muito, pois já me aconteceu também...daí a importância de se ler antes a receita...quando começei a cozinhar entrei em cada roubada dessas, que tu nem imagina!!!Abraços.

Aline disse...

O "salpique com soa" super estranho. Eu até cheguei a pensar que estava escrito errado. ;D
beijos ;*

Tathyana disse...

Amiga, dá próxima vez que vc for fazer estrogonofe substitua o creme de leite por requeijão cremoso (se vc gostar é claro). Dá um sabor todo especial e é mais saudável.

Bjssssssss

Anônimo disse...

A farinha de trigo é para segurar a agua do frango, para não ficar duro e ressecado.

Glau disse...

Nanda, chorei de rir com seu comentário! haha bjao

Sâmia, estrogonofe é realmente uma delícia, né? bjao

Luna, soltei no twitter este tema e várias pessoas reclaram deste livro! um absurdo não ter uma revisão decente! bjao pra vc

Joelia, tá vendo, mais uma que se decepcionou! O fim da picada, né? bjos

Ana Paula, menina, eu leio a receitinha todinha antes de fazer pra não cair em roubadas haha mas as vezes é inevitável, né? bjao

Aline, mto estranho, né? texto bem ruim... bjao

Tá, não fica mto gordo, amiga? mas vou experimentar.. bjao

Oi, anônimo.. vc tem nome? chato este tipo de comentário..

Dani disse...

Minha mãe tb usa farinha quando faz, até no de carne, isso faz o creme ficar mais firme.

O livro eu tb tenho uma versão antiga, mas confesso que ainda nem usei.

Tâmisa disse...

oi Glaucia, me ajuda aí!


Li na receita q fala q é creme de leite fresco, daí no modus de fazer vc diz q colocou creme de leite de caixinha,então fiquei em dúvidaaasssssssssssssssssssss: é o fresco ou é o de caixa? sou novata nisso de cozinhar então desculpa se minha pergunta parece idiota!

ok? então obrigada e bjo, bjo kkkkkkkkkkkk

Glau disse...

Tâmisa, olá!
Obrigada pelo seu recadinho.. então no livro a receita estava com creme de leite fresco, mas eu não segui a receita do livro por ser muito confusa, mal escrita e até por eu não ter todos os ingredientes que pediam! Dai, eu acabei fazendo do meu modo e com o que tinha em casa: fiz com o creme de leite de caixinha. Dá super certo!

bjos

Tathyana disse...

Não fica muito gordo não amiga, porque vc vai usar somente uma colher se sopa bem cheia, ou seja, menos do que o que vc usa de creme de leite. Não tem erro.

Adriane Pinhate disse...

Um protesto.









Como assim uma receita sem foto? Hoje vai rolar estrogobofe aqui em casa e quando fui consultar no melhor blog, salve, salve, os passos para tentar fazer um parecido... Xiiii nao tem a fotinha básica. Mas tudo bem. Diva pode. Poooodddeeee!!!!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin