13.10.10

O que te faz feliz.. bolo de fubá e matar saudades

Preparamos a 6 mãos o bolo de fubá da minha avó..
A mão pequenininha queria apertar o botão do liquidificador, fazer um milhão de perguntas e mexer em tudo. A mão pequena queria quebrar o ovo, colocar açúcar na xícara e eu, como tia que quer ver o sobrinho lendo, pedia para ele olhar a receita e ler qual era o próximo ingrediente a ser misturado na massa! E numa bagunça toda o bolo foi feito!

O gosto do bolo ficou bem parecido com o da minha avó, mas a tia aqui esqueceu de tirar a grelha da parte superior do forno e o bolo, que crescia numa velocidade surpreendente como meus sobrinhos, grudou, mas ficou bem gostoso.


Bolo de Fubá da minha Vó Yone

- 3 ovos
- 2 xíc. de fubá
- 1 xíc. de farinha de trigo
- 2 xíc. de açúcar
- 1 colher (sopa) de fermento
- 1 xíc. menos um dedo de óleo
- Leite para dar liga
- Opcional: 1 sachê de chá de erva doce

Modo de fazer

Bater bem (bem mesmo!!) os ovos com o açúcar no liquidificador. Depois coloque o restante dos ingredientes. Por último o fermento. Untar a forma (ela usa aquela com o furo no meio) e colocar no forno pré-aquecido em 200 graus. Desenformar depois de frio. O bolo da foto poderia ter ficado mais uns 10 minutinhos no forno, no meio ele ficou um pouco crú, mas o sabor estava ótimo!

Até quente o bolo foi comido...

Sentado na pia com o pé na bancada e comendo muito bolo!
Beijos!

13 comentários:

Lidiane Cabral disse...

oi, como vai?
li a receita mas tive dúvidas: dps de bater os ovos c/ açúcar tem q bater no liquid/ tb/ os outros ingredientes ou misturar apenas sem bater? e se for pra bater no liq/ tudo, o fermento tb/ tem q ser batido ou só misturado fora do liq/?
desculpa tantas dúvidas mas acho q ficou meio nublada essas informações no mmodo de fazer q vc escreveu.
obrigada caso responda minhas dúvidas e bejus

Ana Matusita disse...

Sabe que sempre que fico longe de casa e das crianças, eu volto ansiosa pra fazer coisas assim? Um bolo simples, com muitas mãozinhas, pra comer quentinho...
Conforto puro!
bj,
Ana

Clau disse...

Eu adoro bolo de fubá quente,logo que sai do forno e o seu parece ter ficado delicioso.bjus

Unknown disse...

Mais uma pro meu caderninho de receitas! Thanks... ;)

Glau disse...

Meninas, que bom que gostaram da receita! Ela já apareceu inúmeras vezes por aqui!

Lidiane, não ficou nublado não.. é simples demais mesmo e qdo é simples parece até que a gente desconfia! :) Bata os ovos com o açúcar e depois bata ainda no liquidificador o restante dos ingredientes, exceto o fermento que vc só irá incorporar a massa! Fácil, fácil!

Bjos

Cantinho da Jana!!! disse...

Nada melhor que um bolinho de fubá e um belo cafézinho...rsrs

bjim
Jana
http://janainamechi.blogspot.com/

Patrícia Gomes disse...

ô, delícia!! Ainda mais assim com tanta boa cia! ;oD

Tb fiz bolo de fubá, ams foi na segunda, e Marido fez a festa coma criança interior dele. rs

Xerinhos, bonita!
Paty

Katia Bonfadini disse...

Que delícia, Glau!!!!! Adoro bolo de fubá e deve ter sido bem divertido fazer essa receita com seu sobrinho fofo!!!! Eu morro de saudades do meu que mora bem longe, mas acho que deve vir me visitar em breve! Estou torcendo! Grande beijo!

Kakau disse...

Glau, que gostosinho ter vc de volta! Com certeza o bolinho de fubá foi uma delícia de fazer, com uma ajuda dessas. Também adoro crianças por perto. Já fiz esse seu bolinho, fica mesmo divino.
Bjos!!!!

Unknown disse...

Glaucia, fiquei encantada com sua xícara e seu bule. Pode me dizer onde comprou?! Amei.Que bom que vc voltou!

Bá Maglia disse...

Coisa boa!!!! Como é bom ficar perto de pequenininhos queridos, né?!

Beijos!

Meire Solange disse...

Querida Glau(vc é querida sim!!Estou aprendendo muito com vc,receitas,decoração de mesas,geléia!)Tudo que vc ensina é ótimo,fiz esse bolo e ficou delicioso,a geléia de morango também,o antepasto de beringela, o bolo de banana...menina vc me inspira viu!!!Obrigada por tudo!!Continue assim,vc arrasa!Bejinhos e que Deus te abençõe hoje e sempre.Meire Solange Crixás-GO

Unknown disse...

Que Blog mais gostoso!Dá vontade de esperimentar todas as receitinhas.Vou agora mesmo fazer uns biscoitinhos de canela.Obrigada e Parabéns por tanta delicadeza.Bjos

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin