14.6.10

Polenta...

Dia destes fiquei com vontade de comer polenta.. e por incrível que possa parecer nunca tinha feito em casa.. e também nem sabia como fazer! E te digo... é barato, rápido e gostoso! Tudo que a gente gosta...

Olha..vcs vão brigar comigo pq não saberei passar medidas.. fiz no olhômetro e deu certinho.. Quem me ensinou foi o mizifio.

Faz assim.. coloca água pra ferver e quando levantar fervura, adicione fubá como se fosse uma chuvinha, vai mexendo bem, bem mesmo até engrossar. Deixa cozinhar e vai mexendo, mexendo.. até começar a desgrudar do fundo da panela (eu mexi ainda um pouco mais). Enquanto estiver cozinhando, adicionei sal e pimenta moída na hora, tudo a gosto. Quando estiver quase pronto, coloque uma colheradona de manteiga. Pronto!

Polenta com "cobertura" de shitake

Pra "cobertura" eu fiz aquele mesmo shitake das bruschettas.
Usei shitake desidratado e dai hidratei com água morna, suei cebola na manteiga e coloquei o shitake (já hidratado).. temperei com shoyo e cebolinha. Cortei um tomatinho e cobri com parmesão ralado e um fiozinho de azeite.

tomatinho

O legal deste prato é que vc pode colocar a "cobertura" que quiser e tiver em casa... pode ser carne moída com molho de tomate, sem molho de tomate, frango desfiado (pode ser aquele frangão que sobrou de domingo), calabresa fitinha, com queijo ou sem queijo, pode ser uma versão vegetariana... ou seja, aquilo que realmente vc gostar!

Bjos e boa semana! Glau
Ps: Se vc não quiser fazer tanta polenta, diminua a quantidade de água que colocar pra ferver. (a 'altura' ou o volume da água na panela foi a quantidade imaginada que queria da polenta. Ficou confusa esta explicação?)
Ps2: Cogumelo pra mim não tem cara fotogênica, mas te garanto que ficou uma delícia!

9 comentários:

Patrícia Gomes disse...

Ai, polenta é mesmo tuuudo de bom, e ainda cai bem num jeito super mineiro de ser: galinha caipira bem cozidinha, polenta e couve refogada, beem fininha... pense num prato delícia!! rs

Xêros, frô
Paty

Patrícia Gomes disse...

Glau, eu estou com dor de cabeça, em variados níveis, desde a terça-feira!
Estou, agora q lembrei do remédio né, tomando medicação a cada 6 horas, e ela não passa de todo, é horrível, tenho uma ótima tolerância a dor, mas a de cabeça, me tira do prumo. Vou procurar meu neuro pra gente rever tudo isso, pq não quero mais ficar sofrendo assim não, credo, e o pior, ataca mais nos finais de semana, vê se posso com isso? rs
Ah a fotinha, né.. Eu gosto dela tb, Marido acertou no olhar, num dia em que brincávamos de fotografar. rs

Melhoras pra ti tb, lindona!
Mais xêros
Paty

Paula Labaki disse...

Glau...adorei e me deu uma idéia para o jantar hoje...vou fazer polenta rsrs. Querida que dia vc vem pra SP...me avise que quero te encontrar.
Ontem estava mal e ai fiquei cozinhando o dia todo aqui em casa...melhorei um tiquinho...rs
Coloquei uma das produções no blog.
Beijos
PS- achei a cara dos cogumelos linda ...e suas fotos estão de arrasar

Luiza Coelho disse...

Eu adoro polenta e esses dias até entrei numa crise existencial por não saber a diferença entre polenta e angu... aqui em minas sempre falamos angu mas sei que paulistas falam polenta... não sei se é só questão de terminologias... rs

Shitaki na minha opinião combina com tudo, eu amo e ess findi eu fiz um caldo de milho e coloquei uns pedaços de shitaki e ficou muito bom!

Hmm... polenta no frio é tudo de bom!!!

P.S: que fotos lindas... como sempre!

Karla disse...

E te outro dia que fizemos poleta com shitaki nééééé e tava boa demais... No frio a gente fica com muita fome e acaba morando na cozinha... quando estamos em casa, estamos cozinhando ou comendo, hehehe.

Beijokas

Unknown disse...

Nossa Glau acabei de ver uma receita de polenta com shitake numa revista semanl...que coincidência! Devo fazer em breve...eu adoro cogumelos.
beijos

Anônimo disse...

Oi Glau,
eu sempre ponho na água da polenta um cubinho de caldo do sabor que tiver em casa (carne, frango ou legumes). Dá um tchan a mais!!! E a diferença entre polenta e angu é simplesmente a consistência. A polenta é molinha e o angu é firme.

Beijos,
Ana Carol Crocks

Silvia Arruda disse...

Eu adoro polenta... é simples e fácil de fazer! E geralmente todo mundo tem fubá em casa né?

Claudia disse...

Querida,

ficou uma beleza, eu adoro polenta é um prato tão boêmio. Mas sabe que no Rio e em Minas esse prato é chamado de angú e servido com molho de carne de miúdos. Nos anos 70 e 80 virou um clássico da noite e da boêmia carioca chamado Angú do Gomes e vendido em carrocinhas tipo de sorvete.

Os italianos chamam de polenta mas eu fico com o angú. Essa polenta/angú macia me lembra uma cena emocionante de doer do filme Um certo capitão Tornado quando os artistas do circo famintos, pedintes, chegam na casa de um príncipe que serve polenta com molho de carne numa bandeja de madeira imensa e eles mortos de fome comem aquilo tudo num piscar de olhos usando umas colheres de pau que são a tua cara. Uma cena lindíssima, você iria ficar passada se visse. É um dos meus filmes favoritos...

Bj,

Clau

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin