3.5.10

My dinner in the sky.. no céu de Brasília!

Depois do jantar maravilhoso nas alturas, recebi a doce incumbência de preparar um jantar.. as instruções foram claras: entrada, prato principal e sobremesa! No restante: livres, leves e soltos para prepararmos o que quiséssemos.

Liberdade na criação dos pratos! Li-ber-da-de!
Foi o que senti no jantar nas alturas...pés soltos, vento no rosto, olhar longe... pro horizonte... Porém, a primeira reação frente a liberdade pode ser o medo! Receio! Frio na barriga! Será que é seguro? E se eu quiser descer? Te digo, meus queridos, uma vez que você prova o sabor 'do novo', do desafio... você não quer descer e quer muito mais! Você percebe que é uma viagem sem limites... em muitos sentidos...

E minha 'viagem' começou muito antes...
Mudar pra Brasília possibilitou um vôo alto, cortei as raízes que me estruturavam e me prendiam, senti frio na barriga, mas respirei fundo e me lancei...

Assim meu cardápio foi inspirado na região na qual escolhi morar e que acolheu meu vôo - O Centro-Oeste Brasileiro! Uma homenagem também a cinquentona: Brasília! A cidade sonhada e construída por JK! Elaborada e desenhada por Niemeyer e Lúcio Costa. Este cardápio também é em homenagem aos candangos que, assim como eu, sairam de suas cidades e vieram morar, trabalhar e viver a vida em Brasília!

Pequi, guariroba, baru... capim dourado, cerrado e lago Paranoá! Você está convidado a conhecer o céu de Brasília! Tire os pés do chão! Voe! Respire! Sinta!

Convite
O ambiente
A decoração foi feita
por mim...também inspirada nos elementos encontrados nesta região. Fiz jogo americano com juta e paus de canela, costurei os guardanapos (com espaço para os talheres), fiz florzinhas artesanais utizando as flores típicas do cerrado.

Num vaso de vidro coloquei cajá-manga e decorei com barbante e canela. Nada de luz direta, trouxe as luminárias pra perto, enchi de velas e folhas secas pra montar um clima bem aconchegante e quentinho. Na decoração da sobremesa utilizei, além da cerâmica, folhas da árvore de pequi (que tenho em casa) e paus de canela.

Vamos ao Menu!
Entrada: Creme Brûlèe Goiano
Prato Principal: Confit de carne de sol, farofa dourada (com banana da terra e castanha de baru), arroz vermelho com rúcula rasgada colhida na horta e ovo mole com manteiga aromatizada com ervas e flor de sal
Sobremesa: Brigadeiro de Dois

Entrada:
Creme Brûlèe Goiano
Inspirado no regional e famoso 'Empadão Goiano'. Aqui numa releitura do prato, preparei uma 'caminha' de purê de abóbora, linguiça calabresa flambada na cachaça, uma surpresa com guariroba salteada, cobertos com purê de abóbora. Para contrastar com o amargo da guariroba e dar textura a entrada, polvilhei açúcar demerara e queimei com maçarico.
Receita completa: aqui.


Prato Principal
Confit de carne de sol, farofa dourada (com banana da terra e baru), arroz vermelho com rúcula rasgada colhida na horta e ovo mole com manteiga aromatizada com ervas e flor de sal.

Combinação do sal da carne com a doçura da banana e o ardidinho da rúcula fresca, o molinho do ovo e a crocância do baru...
A escolha do prato foi em
homenagem aos candangos que trabalharam pra erguer a cidade - no meio do Cerrado - no meio do nada - e fizeram surgir prédios que até hoje, depois de 50 anos, são modernos e grandes símbolos de arquitetura. Como encontrado nos registros, os candangos "comiam comida de verdade!". Nada melhor que uma carne, arroz, farofa e ovo pra matar a fome! Em tempos de construção da cidade, pouca refrigeração sendo assim a carne mais consumida era a de sol, por isso a escolha desta carne.

Confit de carne de sol: foi feita uma cura com ingredientes fresquíssimos e especiarias e confitado em banha de porco por horas... até ficar macio e 'derretendo' na boca.
Arroz Vermelho: o utilizado foi proveniente de Lençois-BA - alimento muito consumido no interior do Brasil - combinou com a rúcula colhida na hora.
Farofa Dourada: o doce da banana contrastando com a crocância da castanha de baru
Ovo Mole: divinamente temperado com manteiga de ervas e flor de sal
Receita completa do prato principal: aqui.

Sobremesa
Na casa da Quitandoca, a sobremesa não poderia ser diferente!
Brigadeiro de Dois
Brigadeiro de Chocolate ao aroma de Pequi
Pequi é um fruto de uma árvore nativa do cerrado brasileiro. De gosto muito pronunciado e marcante. Resolvi fazer uma infusão e deixar o brigadeiro apenas ao aroma de pequi.

Brigadeiro de Canela com Cachaça
Pinguinha... bebida bastante apreciada pelos brasilienses.. e não poderia deixar de fora do meu cardápio!
Receita da sobremesa: aqui.

Bebidas: Água fresquinha e suco de cajá.

Preparei um vídeo com as fotos... penei horrores pra fazer este vídeo! Meu computador travou umas 300 vezes, não consegui sincronizar... mas dá pra curtir! Som na caixa!



Caso você não consiga abrir o vídeo na postagem, clique aqui.

Valeu por esta experiência! Foi incrível! Fica aqui meu beijo e muito obrigada! Agradeço a Agência LiveAd e a Brastemp por terem me proporcionado esta grande aventura!
Agradeço ao meu querido amigo Marcelo Bergamo que me assessorou na criação do cardápio! Outros agradecimentos (mas não menos importantes) no vídeo!

Glau

Agradeço todos os recadinhos que tenho recebido, mas um em especial.. o da leitora Eliane que define em palavras doces a essência do meu jantar:

"
Algo me agrada mais na sua produção: a originalidade. O fato de voce ter usado ingredientes e materiais típicos da sua região foi uma ideia genial. Tudo ganhou ares rústicos e o principal, foi produzido por você mesma. Você poderia ter optado por um cardápio afrancesado e requintado mas preferiu apostar na riqueza das delícias de Brasília. Apesar do rústico, o jantar ficou sofisticado e bonito, o ambiente aconchegante harmonizou perfeitamente com o cardápio e os materiais usados, mas sem perder sua característica principal: a originalidade. E em tempos de aniversário de Brasília sua escolha não poderia ter sido mais acertada. Parabéns pela escolha, pela produção e pela dedicação que é possível ser vista em cada detalhe do seu trabalho. Eliane"

52 comentários:

Tricia disse...

Glau, adorei o cenário, o cardápio. Que gracinha seu texto! Vc dá um toque especial em tudo que faz. O Alê deve passar muuuuuuito bem experimentando tudo isso! Vc está de parabéns, amiga. Quitandoca ainda vai voar muito mais alto. Bjs ♥ Tricia

Joelia disse...

Nossa que jantar hein! Deve ter sido tudo de bom ainda mais com baru e pequi, amo! Linda a decoração. Parabéns Glau.
Beijos

Leandro Gonçalves disse...

Tá tudo muito lindo. Feito com todo o amor do mundo.
Eu sei o quanto isso é importante... por isso tô aqui na torcida, amiga!

Beijo!

Joana disse...

Nossa, tá tudo muito lindo!
E dá vontade de provar também!
O menu parece delicioso e a decoração tá muito legal.
Parabéns!
Só não sei se eu consigo tentar alguma dessas receitas... =)

Sara Graciano disse...

Adorei, o menu, a decoração e tudo mais. Ficou muito interessante essa idéia de aliar as coisas do local ao seu jantar. Me lembrou a teoria máxima de Gordon Ramsay que sempre diz que os melhores restaurantes são aqueles que sabem aproveitar o que o local que estão estabelecidos pode oferecer. Ingredientes frescos, comida com história e muito amor no que é feito. E foi isso que você conseguiu me transmitir. Bjs grandes e boa sorte!

harumi disse...

ah, que jantar maraqvilhoso! tudo perfeito!!!
beijocas,
da harumi

Bia Szasz disse...

Ficou o máximo, super produção. Adorei o cardápio! bjs

Aninha Padredi disse...

Parabéns Glau!! Ficou tudo MARAVILHOSO!!
Seu capricho ultrapassa barreiras!!

Andréa Potsch disse...

Ficou lindo Glau!!! E com certeza ficou delicioso também! Pena que não pude provar... Boa sorte!
bjs

Tathyana disse...

Oda-oda-oda a Glau é muito foda!!!

Juliana disse...

Só tenho uma palavra = LU-XO!
Arrasou Glau!

Oh, se o Quintadoca comercializar guardanapos tão fofos, to na fila da encomenda.

bjs

Clau Atelier disse...

Amei o post e fiquei com agua na boca.
Sucesso Glau.
Bjs

manjericota disse...

Glau, vc arrasou no cardápio hein! Não preciso repetir novamente: Oh mulher caprichosa!

Bjo gde e uma ótima semana, Dani :)

Bá Maglia disse...

Glau! Tudo de bom seu jantar! Que cardápio mais interessante! Parabéns!!!

Beijos!

Claudia disse...

Glau,

Arrasando quarteirões com esse cardápio, hein? Ficou tudo bacanérrimo. Ficou tudo muito lindo e deve ter ficado delicioso. Ainda não vi o vídeo, mas vou voltar pois estou curiosa.

Parabéns querida, adorei.


Beijos,

C.

Richie disse...

Glau, lindooo!
Tudo de muito bom gosto, td no mesmo tema, e o tema comida regional sofisticada é super legal tb! Adorei tudo: do jogo americano às fotos e aos brigadeiros no copo americano.
Dos que vi é meu preferido!

Parabens

bjim

Glau disse...

Queridos, agradeço imensamente os recados... eu preparei este jantar com muita alegria e muita dedicação! Desde a escolha dos ingredientes, pensar na combinação entre eles, preparar o ambiente.. e o mais importante homenagear a cidade que me acolhe tão bem!

Que bom que vcs gostaram!
Muito obrigada!

ameixa seca disse...

Não consegui ver o vídeo mas o aspecto da comidinha é óptimo :)

Glau disse...

Ameixinha, dá pra ver clicando neste link: http://www.youtube.com/watch?v=78MYvDeJUaY

Bjos, Glau

Eloisa disse...

A Trícia tem razão. Vc dá um toque especial no que faz! Vou ver o vídeo!
bjs

Ney e Paty disse...

é isso ai Glaucia, tudo incrível... parabéns

Anônimo disse...

Gostei de todos os concorrentes, cada um apresentou pratos maravilhosos, mas algo me agrada mais na sua produção: a originalidade. O fato de voce ter usado ingredientes e materiais típicos da sua região foi uma ideia genial. Tudo ganhou ares rústicos e o principal, foi produzido por você mesma. Você poderia ter optado por um cardápio afrancesado e requintado mas preferiu apostar na riqueza das delícias de Brasília. Apesar do rústico, o jantar ficou sofisticado e bonito, o ambiente aconchegante harmonizou perfeitamente com o cardápio e os materiais usados, mas sem perder sua característica principal: a originalidade. E em tempos de aniversário de Brasília sua escolha não poderia ter sido mais acertada. Parabéns pela escolha, pela produção e pela dedicação que é possível ser vista em cada detalhe do seu trabalho. Eliane

Glau disse...

Eliane, meu Deus, fiquei emocionada com seu comentário.. vc pegou a essência da minha preparação! Muito obrigada! Agradeço de coração! Glau

Rosana Midori disse...

Uau, Glau! Sem palavras...

Luciana Betenson disse...

Glau, ficou muito, mas muito legal mesmo, este post!! Linda a decoração, maravilhosas as fotos (será que se eu comprar a máquina igual a sua vou fazer fotos tão bonitas também? Rsrsrss...). Muito bem escolhido o cardápio respeitando e usando os ingredientes regionais, enfim, arrasou :-) Um beijo,

Guacira disse...

Oi Gla !

Parabéns ! Tudo perfeito !Valeu todo seu esforço e dedicação.
Desde a criação dos pratos, a originalidade, uma paulistinha tão
entrosada em Brasilia, tão pouco tempo e já conhece tudo.
Jantar maravilhoso, escolha sensacional dos pratos e até o vídeo arrasou !
Tenho muito orgulho de vc !

Beijos

Andréia disse...

Glau, que dedicação e amor nesse jantar!
Parabéns! Ficou tudo lindo e com certeza isso faz valer a pena para todas as Glaus que participaram dessa super produção!
bjs,
Déia
www.blogsweethouse.blogspot.com

Zezé disse...

Caramba, vc arrasou. Fiquei com água na boca. Amo Brasília e os alimentos do cerrado. Ainda teve os adicionais, decoração utilizando matéria do cerrado e sua dedicação e criatividade. Nota mil. Bjos, Zezé

Linha disse...

Glagla, parabéns pelo resultado! Foi legal ter compartilhado as suas 10 idéias por minutos, os seus pedidos para eu não bagunçar a cozinha (totalmente infundados), seus momentos de tensão e todas as suas dancinhas de comemoração! Te amo Ale
PS: Sou suspeito para falar, mas ficou uma delícia!!

Le disse...

Oi amiga querida! Adorei! Tudo muito lindo e apetitoso! O vídeo ficou demais! Já dá para abrir e fazer o maior sucesso com um bistrô aí em Brasília!!! Parabéns!! Grande beijo!

Glau disse...

Queridos, um recado mais lindo que o outro! Puxa, me deixaram muito feliz! Mesmo! Muito obrigada, Glau

Fabio Macedo disse...

Gláucia,

Acompanho seu blog ja faz tempo é impressionante que a cada post você nos impressiona com sua criatividade, delicadeza e principalmente talento.
Parabéns pelo "dinner in the sky" e, TENHO CERTEZA, que vc JÁ GANHOU !!!!!!!!!!!!

Sucesso e bjos e continuu nos brindando com receitas deliciosas e comentários leves e alegres.

Giselle disse...

MARAVILHOSO, CRIATIVO, PERFEITO!
Não existem outras palavras para definir melhor o seu jantar.
Parabéns!
Bjos

Anônimo disse...

Glau, vc definitivamente me inspira...sen-sa-ci-o-nal !!!
Todos os detalhes impressionantes e me deu água na boca...rs
Continue sempre assim...bjs
Vera Martins - Santos/SP

Sofia disse...

Glau,
Parabéns! Adorei o seu jantar. Fiquei impressionada com a sua criatividade, bom gosto, capacidade de transformar ingredientes tão simples em verdadeiras obras de arte.
Entrei no blog dos outros participantes, mas realmente o seu é o MELHOR!
para mim, você JÁ GANHOU!!!!
Bjos,

Anônimo disse...

Conheço vc há alguns anos e tenho acompanhado sua trajetória, mesmo de longe. Glau, como você tem bom gosto, querida. Como é gostoso de ver e ler seus textos, seus pratos então devem ser uma delícia. Acho que preciso te visitar...rs. Parabéns, tá tudo lindo demais. Beijos
Nivea

Dani Oliveira disse...

Oi Glau Brigadeiro!
Minha amiga virtual!
Minha amiga de cozinha!
Minha nova amiga!
E minha concorrente... olha que ironia do destino.

Ontem, nos falamos tanto pelo MSN, fofocamos tanto que pude jurar que tinha vindo aqui postar um comentário pra você, no momento que você postou o seu jantar. Não paramos um minuto de nos falar... rsrsrsrsrs... foi muito bom ter a sua companhia durante o dia e a noite e dividir com você todo o nervosismo e ansiedade que estamos passando juntas. A expectativa tá muito grande. Recebemos muitos recadinhos carinhosos, twitters e isso só fez o frio na barriga aumentar.

Você arrasou no seu cardápio e mostrou que realmente ama cozinhar e faz isso com muito carinho. Colocou nas suas panelas, toda a sua essência, que eu já conhecia (como leitora do seu blog) mas que me deixou ainda mais orgulhosa e feliz!

Apenas um será o vencedor ou vencedora, frente a tantos outros talentos gourmets que estão concorrendo, mas de verdade, se você ganhar esse páreo, ficarei radiante, pois nada faz tão bem ao coração, do que desejar o bem a pessoas queridas.

Espero que aquele dia, lá no céu, lá no meio das nuvens, tenha sido o início de uma linda e sincera amizade. Este é o meu desejo!

Um beijo no coração cheio de brigadeiro!

Dani =)

Talitha Monfort Pires disse...

Glau,
Como cobaia (sim gente, eu fui, eu comi esse menu!) só tenho elogios! Tudo perfeito, do começo ao fim. A decoração fofa, a cara da Glau! A cerâmica linda (feita por mim, hihi), a hospitalidade e descontração que precisávamos!
Tive a chance de acompanhar os últimos toques e a preparação dos pratos, a caramelização do brulê de abóbora (que fez diferença!), a guariroba, surpreendente...
No prato principal a combinação do sal da carne com a doçura da banana e o ardido da rúcula, o molinho do ovo, com a crocancia do baru: sensacional! Parece simples, mas na boca é uma explosão.
Os brigadeiros... que dúvida, mas meu preferido foi o de chocolate com aroma de pequi (de lamber o potinho!).
Depois de me fartar e me divertir com a sessão de fotos, fui pra casa só com a lembrança gostosa.
Obrigada Glau! Adorei!
Ah, o post ficou ótimo, amei o filminho!
Bjocas Tata

Victório/Lydia disse...

Querida,

Ficamos muito felizes em ver que voce está perfeitamente adaptada à sua nova morada, Brasília.
Assim que aparecer uma oportunidade vamos te visitar.
Imaginamos como deve ter sido gostoso o cardápio.
Parabéns e continue mandando bala !!!
Beijos,
Victório e Lydia

Ypsilon Yvone disse...

Decoração, cardápio, criação, fotos tudo impecável!
Deu até agua na boca hummmmmmmm
Parabéns!!!!!!!!
bjs linda semana

Marina disse...

Glaucia,
Acompanho seu Blog há algum tempo, mas nunca fiz um comentário, sou Brasiliense e me senti muito honrada com a homenagem que você prestou à nossa cidade, por isto resolvi escrever.
Parabéns pelo seu Talento, Sensibilidade, Criatividade e Bom Gosto.
Marina – Brasilia

Unknown disse...

Glau, isso está simplesmente sensacional!
Sabe, já babei ovo horrores para você, rs, mas seu carinho, sua meticulosidade, sua entrega ao projeto ainda me causam muito orgulho de iniciarmos essa amizade.
Super parabéns!
=)
Bjos!
Thi

Alfredo disse...

Gla, parabens,
nunca tive dúvidas que você prepararia o melhor, tenho muito orgulho de você, filha,
beijos e te amo.
Alfredo

Unknown disse...

Glau, você como sempre muito prendada, hein?! Adorei tudo que vi por aqui, do jantar nas alturas até o " My dinner in sky".


Bjs

Estou lhe seguindo também no twitter!! :)

Thiara Ney - Tuty disse...

Glau! Agora eu de verdade! Menina, meus dotes culinários são tão fracos que eu nem conheço alguns dos seus ingredientes. Mas tá tudo tão perfeito, que tenho certeza que é só sucesso!
E vc já sabe tudo o que te desejo de bom...
Super bjo!

Bergamo disse...

Glau,
Não teria qualquer comentário a fazer, mas, fiquei tão admirado pelo seu trabalho, que, meu lado acadêmico se vê obrigado a comentar.
Gostei da escolha das cores da decoração, iluminação e louças, que, propositadamente ou por acaso, combinaram perfeitamente com a cor de todas as preparações - vejo o Cerrado nos seus pratos - pelo menos, o "seu" Cerrado, que é o que importa, pois não precisamos de regras para acertarmos, mas sim de emoção e sentimento. Você conseguiu imprimir esse sentimento, essa garra em suas produções. Não é chef, não é gastrônoma, mas tem garra, garra para perguntar, vasculhar nos livros, nos blogs, nas revistas. Usa as técnicas, talvez sem dominá-las completamente, mas tenta entendê-las e, o que mais importa? Nada, pois escutar o outro é muito importante. É isso aí, gostei do seu mergulho - ou do seu vôo as alturas.
Beijos,
Marcelo

Renata Galvão disse...

Cara! Deve ter ficado uma delícia! artesã:Glau, cozinheira:Glau, costureira:Glau, hostess:Glau, etc e tals:Glau...hehehehe vc fez muita coisa, hein? Prabéns! O post tá massa! bjussss

Unknown disse...

Caí no seu blog por acaso, e simplesmente AMEI!!! Quanta originalidade e bom gosto! Você está de parabéns!! Até adicionei nos meus favoritos e espero que não se incomode de eu copiar algumas das suas criações, tá? rsrs
Sei que as vezes é dificil mas não deixe de atualizar o blog, ok?

bj
Mara

Sabrina disse...

Glau, muito criativo o seu cardápio!Nada daquelas variações francesas do mesmo prato,tudo novinho em folha!A decoração também tem tudo a ver...adorei!Parabéns pelo talento! beijinho,Sabrina

joseilda disse...

Glau, Achei tudo muito bonito desde a decoração até a organização do prato. Gosto muito de carne de sol, pequi e chocolate, nem se fala! Parece que ficou tudo muito saboroso. Sabe quando você "saboreia com os olhos?" Foi o que senti quando vi o reultado do seu capricho, carinho e delicadeza no preparo de tudo!
Parabéns! Estou na torcida por vocês. Joseilda

Daniela disse...

Achei show, muito criativo o conceito, muito bem executado. Fora o pequi, adorei tudo, hehehe... Coisa de profissional mesmo, tá de parabéns!
Beijos!

Sônia Ropero disse...

Como adoro estilo rústico amei este seu trabalho. As fotos estão lindíssimas !!!!!!!!!
Um charme só !!!!!!!!
bjs

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin