1.9.10

Franguito

Franguinho

Seguinte..não é só de bolo, brigadeiro e ranguinho fino pra receber amigos que vive esta casa! Aqui rola muito arroz com feijão (mentira... eu não ligo pra arroz! passo meses numa boa sem comer e não sinto a menor falta!), mas rola sim muita comidinha caseira por aqui! Mas cozinhar pra 2 é complicado pq não rola fazer 2, 3 coxas de frango assada! Não rola! A comida fica zanzando pra lá e pra cá! E dai temos que botar a cachola pra funcionar e não perder comida! Congelar? Sei lá.. não sou mto fã de comida congelada! Não fica com cara de apetitosa depois de descongelada! A comida não fica pálida? :)

Fiquei pensando o pq de eu ter escrito toda esta introdução! Me dei conta que o cheiro do frango assando está enlouquecedor, mas que terei que comê-lo por umas 15 refeições seguidas para exterminar com o danado! Mas enquanto o cheiro está incrível me animo pra escrever sobre este frango!

Franguinho
Como fiz? Peguei umas coxas de frango e lavei bem, mas mto bem mesmo! Tirei o excesso de gordura (mas deixei a pele, ok). E temperei bem e fiz uma marinada... aqui não tem regra! Coloque o tempero de sua preferência, eu coloquei:
- alecrim fresco
- salsinha fresca
- manjericão fresco
- orégano
- mostarda l´ancienne
- pimenta moída na hora
- suco de 1imão
- tempero pronto (já tem cebola e alho)
- 1 cálice de vinho branco seco (amo colocar vinho)
- fio de azeite


Coloquei num saquinho próprio pra alimentos (na verdade coloquei em 2 sacos.. um dentro do outro,para não correr o risco de vazar na geladeira). Fechei bem e deixei 24 horas na geladeira marinando. O legal do saquinho é que o tempero fica em todo o frango! Em alguns momentos eu até dava uma viradinha, mexidinha no saquinho... pra possibilitar que todas as coxas entrassem em contato com todos os temperos! Aqui rola a igualdade! Se um pode ficar encostado no alecrim, todos também podem! Sem desfeita!

Passadas estas 24 horas (não vai deixar de fazer se vc não puder deixar 24 horas marinando, hein? Não esquece que aqui na minha cozinha não tem regras. Cozinhar em casa não é pra ter nóias! Tem horas que é chato cozinhar? Vira obrigação? Tem sim, mas cozinhar não pode ser encarado como tortura! Certo?)

Bom, daí e só colocar o frango pra assar! Aqueça o forno, coloque as coxinhas numa assadeira, cubra com papel alumínio (pra cozinhar bem o frango).Fique de olho pra ver se o frango cozinhou, tire o papel alumínio e deixe dourar. Aqui foi um pouco mais de 1 hora! Antes que eu me esqueça: descarte as ervas frescas pq o tempero já ficou e no forno ela só vai queimar!


Ah, se quiser coloque umas batatas pra assar junto com o frango! Ou abra um pacote de batata palha! Uma delícia! Se ligar pro arroz, faça um arrozinho tbém! Eu fiz! :)

Bjos e ótima 3a. feira, Glau

12 comentários:

Fernanda Giuliani disse...

Glau, sei bem como é esse lance de cozinhar pra dois..f...
Tento adaptar as receitas..mas quando não dá...eu congelo mesmo.(tipo divido a quantidade de frango para cada refeição) Adorei seu franquinho! As vezes eu coloco um pouco de erva doce..(bem pouquinho só pra dar um sabor diferente..fica ótimo!)
bjs

Luiza Coelho disse...

Hahahah sei bem como é cozinhar pra poucas pessoas... aí o frango assado vira galinhada, torta de frango, salpicão, recheio de sanduíche, rs
Bom, não como carne mas achei legal você mostrar o frango marinando nos temperos... isso sim é comida de qualidade pq o tempero é saudável... demora mais mas nem se compara com os maléficos caldos de carne, franfo ou legumes industrializados... glutamato monossódico faz mal a saúde, eca! Viva a cozinha saudável e saborosa!
beijos

Very Well! disse...

Oi Glau tudo bem... bom inspirada nas tuas receitinhas, fiz ontem um escondidinho de polenta ou polenta recheada huahauahaua... e as batatinhas com casca no forno... ficou uma delícia... Olha as fotinhos no meu blog como ficaram... Bjao e boa terça!

Roberta disse...

Que horas que coloca as batatas? Só na hora de dourar ou junto com o frango??? Bjos

Glau disse...

Meninas, super obrigada pelos recadinhos! adoro!

Roberta, olá! Tudo bem por ai?
Se for usar batatas cruas coloque pra assar junto com o frango cru, mas se vc preferir dar uma fervida nelas antes, coloque apenas quando retirar o papel alumínio e deixe apenas pra dourar. Bjo

Beijos meninas, Glau

Bá Maglia disse...

Glau, suuuper apetitoso seu franguito! Lá em casa tenho o mesmo problema de falta de bocas! Mas faço assim, compro o frango resfriado, separo em saquinhos em quantidades menores e congelo. Assim faço pouco cada vez.

Beijos!

Juliana disse...

Eu também cozinho pra dois, mas já me acostumei.
Faço sem dó 3 coxas de frango, dois bifes, tortinhas, mini-quiches.
Minhas panelas são menores também.
Eu e meu marido compramos carne, por exemplo, e já congelamos a porção exata que iremos conseguir comer em 1 ou duas refeições. Temos economizado $$!

bjs

Sara disse...

Eu sou chataaaaaaa pra frango, como diz meu vô "a única parte comestível do frango é o peito" hahaha (acho que tá no dna da família) Mas tá bem bonito esse teu frangote aí. Pensei em fazer com peito, mesma marinada básica, fica tri legal.

Ando buscando idéias pras comidas, pois a gente vicia e passa a fazer sempre as mesmas coisas, somente mudando a sequencia, não achas?

Beijos!

Christina Frenzel disse...

Glau, também tenho esse pequeno problema de cozinhar para 2 1/2, é terrível, sempre sobra comida e, como não jantamos em casa, o desperdício às vezes é inevitável. Blé.

Lá em casa (e também na da mamamãe) o clássico dos clássicos com frango é o tradicional na sopa de cebola com ou sem cerveja. Tiro e queda, todo mundo ama!

Beijos

Anônimo disse...

Olá Glau!
Cozinhar pra dois é um ó mesmo! Sofro desse problema também, mas dá usar as sobras né!? O frango assado só como fresco, "guardado" não consigo, então eu uso uma churrasqueira de fogão e asso a quantidade certinha do franguinho, só dou uma cozida antes e começo a assar no fogo brando e quando estiver cozido aumento a chama e termina de corar fica ótimo! Bem sequinho! Experimente!

Com carinho
Cátia Milhomens
PS. Se você não conhece dá uma olhada no google imagens, são as redondas,baixas e com uma grelha para serem usadas na boca do fogão.

Rose disse...

Nossa que maldade...eu to morrendo de fome. kkkk
Eu também uso esse truque do saquinho pra temperar carne, fica perfeito sem deixar cheiro na geladeira...rs
Bjinhus!!!

Anônimo disse...

mas bem que numa hora de corre-corre os saquinhos "mágicos" knorr ou maggi quebram uma "árvore"
já experimentou???
acho que não vai se arrepender.
bjão
simone

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin