13.4.10

Risoto (receita básica)

Eu já contei que aqui em casa funciona assim: no dia do aniversário de um, o outro é escravo! Então, ontem meu escravo fez um jantar pra mim! A patroa aqui até ajudou.. mexeu, deu ordens, mas o resultado final ficou ótimo e total méritos dele!

Menu: risoto e bifinho.

Geralmente eu faço risoto sem pensar mto.. aquele jeitão básico que "todo mundo" sabe fazer, mas como eu não queria dar pitacos na produção do meu serviçal, peguei o livro 400g de Técnicas de Cozinha para ele seguir. No livro tem a receita básica e umas dicas ótimas para você preparar seu risoto bem como algumas sugestões de 'recheios'.

A foto não ficou uma maravilha e eu também não estava com muita paciência pra ficar pensando na luz e fazendo uma produçãozinha pra foto, mas te falo que o jantar estava incrível.

Risoto (receita básica)
Rende 6 porções (reduzimos para 2 porções)

- 120g de manteiga sem sal gelada
- 15g de cebola em brunoise (picadinha)
- 350g de arroz arborio
- 100ml de vinho branco seco
- 1,250 litro de fundo claro de ave (usamos um tabletinho)
- 50g de parmesão ralado

Derreta e manteiga e sue ligeramente a cebola. Acrescente o arroz e toste até que os grãos fiquem envoltos na manteiga e bem quentes. Acrescente o vinho (adoro o aroma que exala neste momento) e deixe secar completamente. Adicione uma concha de fundo, mexendo sempre. Quando secar, acrescente outra e assim será feito até que o arroz esteja al dente. Desligue o fogo, acrescente a manteiga e o queijo parmesão. Sirva logo na sequência.

No de ontem, meu escravo colocou uma pitada de "açafrão" (entre aspas mesmo pq aquilo não pode ser chamado de açafrão). O bifinho ele fritou na manteiga.. uma delícia comer bife, mas a casa fica um cheiro horroroso! Primeira e última vez que fizemos bife frito!

Queridos, agradeço imensamente os recados que vcs deixaram e toda energia positiva que me mandaram! Fiquei super contente, emocionada com tanto carinho que recebi! Muito obrigada mesmo! Bjos, Glau

10 comentários:

Nani disse...

Uma delícia o teu Blog,já estou seguindo!Bjs Nani

Thiara Ney - Tuty disse...

Eu simplesmente AMO risoto, e tbm faço sempre de olho. Faço um de limão que meo deos, hehehe.
Qdo vc vier jantar aqui, faço pra vc.
=)
Bjos!

Sandra Peres disse...

Que delicia, é um ótimo presente, ser escravo, preparar comidinhas.

Mas o cheiro do bife é realmente difícil de conviver, parece que fritou bife na casa toda, eu fecho tudo e até ligo o ventilador na cozinha, mas evito de fazer.

Roberta Mello disse...

Glau, aqui em casa temos a mesma brincadeira, dia do escravo no aniversário, dia das mães e dos pais, é sempre muito divertido, além do que, ele sempre fica mais escravizado que eu rssss, quanto ao risoto, adoramos, desde o basiquinho ao mais maluco!! Um beijão

isa disse...

Glauu!!
Primeiro, parabens!! Milhoes de felicidades pra ti! Continua criativa, caprichosa e fazendo essas delicias que você faz com tanto carinho pra gente poder ver e testar as receitinhas! =)
Segundo, preciso te pedir um favor. Já que teu blog é repleto de gente de todos os cantos, então, pq não pedir pra você perguntar ai em um post, se existe alguma menina de Curitiba, interessada em uma sociedade num atelie de festas. É uma coisa super cute, bem fofurinha, sem essas decorações de isopor, uma coisinha mais fofa e mais personalizada! Por favor, se você puder ficaria muitoo feliz!
Qualquer coisa meu e-mail e msn isajapiassu@hotmail.com
bjo grandãooo

Claudia disse...

Glauzinha,

feliz aniversário atrasado e muitos anos de vida daquela data querida!!!! Eu lembrei de você ontem, mas sou ruim para datas e celebrações já que eu não ligo para aniversários... mas gosto de celebrar as amigas e a vida e queria ter me lembrado de vir aqui te saudar!!!! Mil perdões.

Sábado como quem não quer nada vamos ao japonês, mesmo que eu adotasse o sistema escravocrata por aqui, meu escravo não sabe fazer sushi! Beijos,

Clau

Patrícia Gomes disse...

Hum, essa idéia é bem boa... pena que meu niver já passou, pelo visto serei eu a primeira a ser escravisada no niver... rs

Delicinha de receita, hem..

Xerinhos, Linda!
Paty

Kalanga Brazil disse...

Trem baum esse teu bloguito, Glau! Tô espiando já tem um tempão. Mas somente agora, com umas diquinhas da Fê (Minha Casinha Nova), tomei um chá de cara de pau e resolvo aparecer, seguindo e comentando! Bjaum, Moça Prendada.

PS¹ Quando quiser e puder, passa lá em casa tb, Sô. Será bem-vinda!

Sara Graciano disse...

Adoro risotinho. Eu to programando um de palmito pra iniciar a boa mesa na casa nova! Hahah, mas nao tive tempo de ir ao super ainda.

Que queridão o maridão fazendo janta pra vc no seu aniver. Aconchega ne?

Adoro.

Beijos amiga! Saudades dos papos! (acho q hoje vao transferir minha internet la pro ap novo, finalmente!)

Renata Boechat disse...

Glau,

Parabéns pelo aniversário, pelas panelas novas, pela comida gostosa e mais que tudo, pelo escravo!!!Rsss...e pelo blog, sempre no maior capricho!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin