5.4.10

Bolo de Mexerica

No caminho pra casa nova vi um menininho vendendo mexericas (tangerina) - fiquei com vontade, exagerei e comprei 2 'baldões'. Queria preparar um bolo simples, me lembrei do mundaréu de mexericas que estava dando sopa na geladeira e me lembrei do bom e velho bolo de laranja com casca. Resolvi testar pra ver como ficava com mexericas.

O modo de fazer foi o mesmo, mas da próxima vez vou colocar meia casca ou nadica de nada de casca pq achei que ficou amarguinho, mas minha cobaias de casa gostaram! Ai vai de gosto mesmo!
Bolo de Mexerica
- 1 mexerica inteira
- 2 ovos
- 2 copos de açúcar
- 2 copos de farinha de trigo peneirados
- 1 copo de óleo
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1 pitada de sal

Cobertura
- Suco de 2 mexericas e 2 colheres (sopa) de açúcar.

Modo de fazer: Lave bem a mexerica, corte ao meio e tire a parte 'brancona e as sementes'. Coloque no liquidificador e bata bem (coloquei com casca, mas como já mencionei, coloque apenas metade da casca), depois de bem batido, acrescente os ovos, açúcar e óleo. Numa tigela peneire a farinha e acrescente a mistura. Ao fim adicione o fermente e somente incorpore. Coloque numa forma untada e leve ao forno pré-aquecido em 200 graus. Faça o teste do palito para ver seu seu bolo está pronto (no meu forno demorou uns 40 minutos).

Enquanto isso, faça a cobertura: esprema 2 mexericas e coloque o suco numa panelinha, adicione o açúcar e deixe ferver, até ficar numa consistência de calda (uns 10 minutinhos).
Bolinho gostoso pro final de feriado e pra começar a curtir a casa nova!

Bjos e bom final de domingo de Páscoa.
Glau

12 comentários:

FOFIS disse...

Achei esse bolo tao fofo com cara de fazenda, adorei parabens fofis

Daniela disse...

Esse bolo já cruzou meu caminho várias vezes e eu nunca fiz, é uma vergonha. Já vi ele sendo feito com mixirica cozida em uma calda, já vi com uma mixirica de casca fina que tem na gringa, de vários jeitos. Um dia eu ainda vou fazer esse danado!
Bjos, boa semana!

Luisa Alexandra disse...

Que excelente aspecto, eu adoro os sabores cítricos, tornam sempre tudo muito mais delicioso!

»¤Þ䵣䤫 disse...

Que linda as fotos Glau, deve ter ficado delicioso seu bolo de mexerica! Bjinhos

Abobrinhas na Cozinha disse...

Glau, que bolo lindo!!!!
Adoro mexerica! Ótima dica!
Beijocas!

Débora disse...

yumiii.. ficou com uma cara ótima !!!
só achei estranho ficar lendo "mexerica" hehehe aqui no sul a gente chama de bergamota! hehehehe
e eu passava os olhos na palavra e lia mexicanas.. hahaha e eu "mexicanas" ??? esse jeito de chamar eu não conhecia! hahaha só depois fui ver q era mexericas! hahaha =p

Boa semana !!!
Com mts bolos gostosos! ^^
Bjoss
PB

Roberta Mello disse...

Gente Glau, nunca tinha visto bolo de mexerica!! Taí, gostei, vou tentar!! Um grande beijo e gostei sim do brigadeiro viu, muito!! beijocas

Patrícia Gomes disse...

Eita Glau, esse tá uma cara bem boa, viu!
Vou procurar mexericas por aqui e fazer tb. ;o)
Xerinhos
Paty

Poronga's disse...

Oiii então, acertei a receite a epostei lá... Acho que este ajuda porque n tem que colocar bicarbonato.
Bjus

Bá Maglia disse...

Adoro mexericas, mas nunca tenho coragem de fazer bolo porque uma vez comi um muito amargo. Mas acho que a solução deve ser essa mesmo, tirar as cascas. Ficou muito lindo!

Beijos!

Elizabeth disse...

OLÁ BOM DIA!!!!!
Estou tentada a fazer este bolo..(amo mexerica) porém tem um detalhe... toda receita de bolo que eu faço e a massa leva óleo;ao invés de manteiga,margarina etc...fica uma massa muito pesada(muito ruin) e não fofinha... será que o defeito é meu??? pode me dá uma sugestão?poderia trocar o óleo por manteiga???? Aguardo sua dica . bjm Beth Lessa.

Mafalda Ofélia disse...

O que é amargo é a parte branca da casca!!! Se for aquela mexirica (tangerina, bergamota...) de casca bem fina já não vai ficar tão amargo... Mas o lance mesmo é deixar as cascas um pouco de molho (uns minutos) ou dar uma fervida, escorrer e raspar bem a parte branca com uma colherinha de chá. Se você botar só a parte colorida da casca não vai ficar amargo... E é a casca que dá o maior sabor... Eu adoro tangerina, geleia de tangerina, tudo!!!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin